Deprecated: __autoload() is deprecated, use spl_autoload_register() instead in /home/memoriar/public_html/index.php on line 2
La empresa Domingo Barthe: Extractivismo yerbatero-maderero em la Fronteira Alto Paranaense 1870-1930 - Memória Rondonense

La empresa Domingo Barthe: Extractivismo yerbatero-maderero em la Fronteira Alto Paranaense 1870-1930

Pioneiros 17 de Julho de 2020

Nesta obra o professor e historiador Dr. Alberto Daniel Alcaráz, da Universidade de Misiones (Argentina), retrata a figura de Domingo Barthe, um francês que chegou em Posadas, em 1867, com "uma mão atrás e outra na frente, e que, após passada um pouco mais de uma década, se tornou num dos empresários economicamente mais fortes na região trinacional (Argentina, Brasil, Paraguai), no período 1870-1930.

No Brasil, a obrage de Barthe começava em Santa Helena, às margens do Rio Paraná, e seguia até às barrancas do Rio das Tormetas, no município de Catanduva. Um portentoso empreendimento quando comparado com as outras obrages que existiram no Oeste do Paraná.

Ler o trabalho de Alcaráz é penetrar no universo do contexto histórico do nordeste argentino e conhecer o homem que se fez ícone do extrativismo da erva-mate e do ramo madeireiro nas décadas finais do século 18 e décadas iniciais do século posterior.  E que, valia-se, não poucas vezes, de expedientes nem sempre éticos para alcançar suas pretensões lucrativas e de negócios.



 

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados