Oeste Paranaense

Pioneiros 10 de Novembro de 2017

Ruínas do complexo da sede da Fazenda Allica, em Porto Mendes (hoje estaria submerso nas águas do Reservatório da Itaipu)  depois da destruição desencadeada pela Coluna Prestes.
Imagem presente no livro

Ruínas do complexo da sede da Fazenda Allica, em Porto Mendes (hoje estaria submerso nas águas do Reservatório da Itaipu) depois da destruição desencadeada pela Coluna Prestes. Imagem presente no livro "Oeste Paranaense".


Esta obra rara e quase centenária nos apresenta o Oeste do Paraná do começo da década de 1930.


           O título “Oeste Paranaense” é o relato da viagem que o próprio autor, General Lima Figueiredo, realizou ao Oeste do Paraná, a partir do Porto de Paranaguá. 

            A obra não detalha em que ano a viagem exploradora do militar ocorreu e nem as razões e finalidades. Pensa-se que a excursão se deu nos primeiros anos da década de 1930, considerando que um dos mapas inseridos na obra é datado de 1934. 

           O livro foi publicado em 1939, como parte da coleção “Brasiliana”, acervo de múltiplas publicações editadas pelo programa oficial “Biblioteca Pedagógica Brasileira”. 

           Não existem elementos informativos sobre o autor e o livro quase centenário é desprovido de texto prefacial e comentários em dobras de capa. 

          Como nem todos os capítulos da rara obra têm interesse histórico comum, por se reportarem a outras paragens paranaenses, somente selecionamos e postamos no portal da “Memória Rondonense” os capítulos que falam diretamente do espaço geográfico que compreende ao Oeste do Paraná.

Compartilhe

COMENTÁRIOS



Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados