Primeiro assalto a banco em Marechal Cândido Rondon

Pioneiros 09 de Maio de 2017
Em destaque o local onde aconteceu o primeiro assalto a banco em Marechal Rondon. 
Do outro lado da Rua 12 de Outubro, em primeiro lugar o barracão de alojamento da Maripá e atrás, o prédio da filial do Empório Toledo. 
A fotografia é de 1958. 
Imagem: Acervo Família Seyboth

Em destaque o local onde aconteceu o primeiro assalto a banco em Marechal Rondon. Do outro lado da Rua 12 de Outubro, em primeiro lugar o barracão de alojamento da Maripá e atrás, o prédio da filial do Empório Toledo. A fotografia é de 1958. Imagem: Acervo Família Seyboth


Esta é mais uma lembrança histórica interessante e curiosa pela época em que aconteceu ...


Na esquina oposta ao Hotel Avenida¹, isto é, do outro lado da Avenida Rio Grande do Sul, existia no começo da década de 1963 a loja filial do Empório Toledo², pertencente à colonizadora Maripá.

Do outro lado da avenida, na mesma construção onde hoje está sediada a Funerária Cristo Luz, na esquina da Rua 12 de Outubro, estava a agência do extinto Banco Comercial do Estado do Paraná, que foi a primeira agência bancária que se instalou na cidade

Em certa manhã de 1961, um grupo de homens se dirigiu ao Empório Toledo (onde trabalhava minha irmã Rosmari) para comprar lenços, que eram experimentados por eles no balcão e na frente de todos. Os homens experimentavam se os lenços eram grandes o suficiente para encobrir o rosto e atar com um nó na nuca.

No Empório, naquele momento ninguém desconfiou de nada. À tarde, usando aqueles lenços para esconder o rosto, o grupo assaltou a agência bancária.

O fato deixou surpresos os moradores da pequena e pacata cidade. Afinal assalto a bancos só se via em filmes de faroeste no cinema do Alemão Preto², que ficava a três quadras dali, ainda na Rua Paraná, num prédio de madeira.

Os bandidos fugiram levando dinheiro, e não se tem a informação de que chegaram a ser presos.

 

(*) Texto do pioneiro rondonense Wili Germano Lohmann, hoje residente em Nova Petrópolis (RS).

 

¹ A matriz do Empório Toledo ficava em Toledo com várias filiais. Além de Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Quatro Pontes, Dez de Maio, entre outras localidades dentro do projeto de colonização da Maripá.

² De propriedade do casal Amélia (nascido Vencatto) e José Feiden. 

ᵌ Adolino Sehn.

 

Luiz Alberto Martins da Costa, em "Calendário Histórico de Toledo", registra que este assalto aconteceu em 28 de novembro de 1963; e foi o primeiro a um banco na história do Paraná: 

"Os bandidos chegam a cidade quase 1 mês antes, se hospedam no Hotel Brasil e esperam os suinocultores depositarem "sacos de dinheiro" na agência do Banco Mercantil e Comercial S/A, para concretizar o roubo" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo; Gráfica e Editora GFM, 2009. p.269). 

Compartilhe

COMENTÁRIOS


Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados