Wandschein: Memórias de Bordados e Arte

Pioneiros 20 de Dezembro de 2021

(Em preparação). 


Acervo de Elizabeth Schnitzenhofer

Acervo de Elizabeth Schnitzenhofer


Este documentário audiovisual revisita, entre outras atenções,  a trajetória histórica da antiga arte popular, muito comum entre as famílias pioneiras do município de Marechal Cândido Rondon, em especial aquelas de origem alemã. Trata-se do "wandschoner" mas que, por aqui e em algumas regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no dialeto hunsrückisch-brasileiro, passou a ser designado de "wandschein"(estampa de parede).

A peça decorativa antes tão usual nas residências foi perdendo importância na decoração, na medida que as novas residências de alvenaria dificultivam a sua fixação. Ao tempo em que  também novos artefatos decorativos surgiam, mais atraentes e de manuseio mais fácil,  transformando os "wandscheine"  em itens descartáveis, diante das novas preferências em decoração manifestadas pelas famílias, resultado do surgimento de novos conceitos na arte de decorar. 

O projeto foi patrocinado pela Lei Federal nº 14.017/2020 via Chamamento Público nº 001/2021 (ARTE POR TODA A PARTE) e autorizado pelo art. 20 do Decreto Municipal nº 293/2021.

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados