Acontecimentos históricos do dia 21 de Janeiro

1963 – Acontece o lançamento da pedra fundamental da atual igreja da Comunidade Evangélica Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon.

A pioneira Edith Anna Schmitz von Borstel assentando a pedra fundamental da atual Igreja da Comunidade Evangélica Martin Luther. 
Imagem: Acervo Edith von Borstel
A pioneira Edith Anna Schmitz von Borstel assentando a pedra fundamental da atual Igreja da Comunidade Evangélica Martin Luther. Imagem: Acervo Edith von Borstel
Família Schneider.   Da esquerda para a direita: minha mãe Ilga Borchardt Schneider, meu pai Edgar Schneider, minha tia Amanda Schneider (falecida ) com minha prima Ivanete Schneider no colo; meu tio Ito Schneider , minha Tia Lúcia Schneider Kurtz com minha prima Eliane Kurtz ;  meu tio  marido da tia Lúcia Alberto Kurtz,  minha avó Sophia Schneider e meu avô Henrique Schneider. As crianças, da esquerda para a direita,  minha irmã Ivete, eu (Isolde, Darci, Nair (meus irmãos); Iracema Schneider, Ilmo Schneider, meu tio caçula Herton Schneider (mora em Pato Bragado); meu primo Egon Kurtz, minha prima Emelda Kurtz e minha prima Elaide Kurtz.
Esta foto foi tirada na frente da casa dos meus avós em Pato Bragado  no Domingo de Natal. (Identificação feita por Isolde Schneider) - Imagem: Acervo da Família - FOTO 2 -
Família Schneider. Da esquerda para a direita: minha mãe Ilga Borchardt Schneider, meu pai Edgar Schneider, minha tia Amanda Schneider (falecida ) com minha prima Ivanete Schneider no colo; meu tio Ito Schneider , minha Tia Lúcia Schneider Kurtz com minha prima Eliane Kurtz ; meu tio marido da tia Lúcia Alberto Kurtz, minha avó Sophia Schneider e meu avô Henrique Schneider. As crianças, da esquerda para a direita, minha irmã Ivete, eu (Isolde, Darci, Nair (meus irmãos); Iracema Schneider, Ilmo Schneider, meu tio caçula Herton Schneider (mora em Pato Bragado); meu primo Egon Kurtz, minha prima Emelda Kurtz e minha prima Elaide Kurtz. Esta foto foi tirada na frente da casa dos meus avós em Pato Bragado no Domingo de Natal. (Identificação feita por Isolde Schneider) - Imagem: Acervo da Família - FOTO 2 -
Casal Sophia (nascida Steinbach)) e Henrique Schneider com o neto  filho do filho Tarcísio Leandro Schneider.
Imagem: Acervo Isolde Schneider - FOTO 3 -
Casal Sophia (nascida Steinbach)) e Henrique Schneider com o neto filho do filho Tarcísio Leandro Schneider. Imagem: Acervo Isolde Schneider - FOTO 3 -
Casamento de Amanda Borchardt Schneider e Ito Schneider (irmão de Edgar Schneider.
A foto foi tirada junto a residência do casal Ilga e Edgar Schneider, na cidade de Cascavel. 
Imagem: Acervo Isolde Schneider - FOTO 4 -
Casamento de Amanda Borchardt Schneider e Ito Schneider (irmão de Edgar Schneider. A foto foi tirada junto a residência do casal Ilga e Edgar Schneider, na cidade de Cascavel. Imagem: Acervo Isolde Schneider - FOTO 4 -
Rondonense Plínio Port, falecido em 21 de janeiro de 1991. 
Imagem: Acervo Nilsa Port - FOTO 5  -
Rondonense Plínio Port, falecido em 21 de janeiro de 1991. Imagem: Acervo Nilsa Port - FOTO 5 -
Pioneira Nelsi (nascida Schwantes) Baasch falecida em janeiro de 2011. 
Imagem: Acervo da família - FOTO 6 -
Pioneira Nelsi (nascida Schwantes) Baasch falecida em janeiro de 2011. Imagem: Acervo da família - FOTO 6 -
Registro da assinatura do convênio entre a Prefeitura de Marechal Rondon e o PTI, em 21 de janeiro de 2016. Da esquerda para a direita: 1º - não identificado; Claudio Koehler - diretor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio; Guido Herpich, Secretário municipal de Indústria e Comércio; Maria Cleonice Froelich, 1ª dama; prefeito municipal de Moacir Froelich; Juan Carlos Sotouyo, diretor superintendente do PTI; vereador Josoé Pedralli; Paulo Rodrigo Copetti, presidente da Acimacar e Sérgio Marcucci, presidente da Caciopar. Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR .
Crédito: Ademir Herrmann - FOTO 3 7
Registro da assinatura do convênio entre a Prefeitura de Marechal Rondon e o PTI, em 21 de janeiro de 2016. Da esquerda para a direita: 1º - não identificado; Claudio Koehler - diretor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio; Guido Herpich, Secretário municipal de Indústria e Comércio; Maria Cleonice Froelich, 1ª dama; prefeito municipal de Moacir Froelich; Juan Carlos Sotouyo, diretor superintendente do PTI; vereador Josoé Pedralli; Paulo Rodrigo Copetti, presidente da Acimacar e Sérgio Marcucci, presidente da Caciopar. Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR . Crédito: Ademir Herrmann - FOTO 3 7
Convite para a celebração das Bodas de Ouro do casal Romeu e Venilda Saatkamp. 
Imagem: Acervo do casal no Facebook - FOTO 8 -
Convite para a celebração das Bodas de Ouro do casal Romeu e Venilda Saatkamp. Imagem: Acervo do casal no Facebook - FOTO 8 -
Casal Romeu e Venilda Satkamp que comemorou Bodas de Ouro, em janeiro de 2017. 
Imagem: Acervo do casal no Facebook - FOTO 9 -
Casal Romeu e Venilda Satkamp que comemorou Bodas de Ouro, em janeiro de 2017. Imagem: Acervo do casal no Facebook - FOTO 9 -
Professora doutora Lúcia Terezinha Macena Gregory (Tere), falecida em meados de janeiro de 2019. 
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 10 -
Professora doutora Lúcia Terezinha Macena Gregory (Tere), falecida em meados de janeiro de 2019. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 10 -

===================================================================================================

1957 - A família Sperafico inicia no município de Toledo suas atividades no cultivo da terra e comercialização de cereais (O Presente.Marechal Cândido Rondon: ed. 27.01.2017, p. 11). 

O toledano Adair Krolow acresceu a seguinte informação em "Toledo Memória e Fotos Atuais", página no Facebook, em 21 de janeiro de 2020:

"Quando ainda criança lembro que Ismael Sperafico possuía uma casa de Secos e Molhados na localidade de Vila Nova, distrito de Toledo. Ismael Sperafico juntamente com os seus filhos atuavam no atendimento aos agricultores da região na venda armarinhos, utensílios agrícolas, roupas em metro além de comprar os produtos produzidos pelos agricultores" (nota do pesquisador).

_______________________________

1967 -  À noite, na localidade de Entre Rios (hoje Entre Rios do Oeste), Moises Fernandes Lima captura numa armadilha um onça pintada, de aproximadamente 100 kg. Posteriormente, o animal foi apresentado em diversas localidades  da região, mediante a cobrança de taxa.

____________________________________

1974 – É iniciada a construção da cerca protetora em torno da área do  Aeroporto Ruben Berta, localizado em Marechal Candido Rondon (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 21.01.1974, p. 419).

______________________________

1974 - Falece o jovem rondonense Rui Ernesto Wiebrantz, filho do casal Paula e Alfredo Wiebrantz. Rui, acometido de mal súbito, não resistiu a intervenção cirúrgica.  Era funcionário da Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda. (COPAGRIL), agora Cooperativa Agroindustrital Copagril.  Por causa do falecimento, a cooperativa não teve expediente no período matutino do dia 22 de janeiro (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 22.01.1974, p. 421).

___________________________________

1975 – É inaugurado o então cinema de Mercedes, de propriedade de Adolfo Schemmer, com a exibição do filme “Este Pato Vale Ouro”, de Walt Disney Produções.

_______________________________

1977  - Começa a revitalização da Avenida Rio Grande do Sul, do trecho entre o Lago Municipal até o acesso a extinta empresa Cereser, agora Sperafico Industrial. 

_______________________________

1978 -  Acontece a inauguração do então Supermercado Trento, da família Brandalise, hoje Supermercado Allmeyer, em frente a rodoviária municipal de Marechal Cândido Rondon (Radio Difusora Rondon. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol.41, de 16.01.1978 a 23.02.a 1978).

_______________________________

1978 - Casam-se na Igreja Evangélica Martin Luther, os jovens pioneiros Dario Alberto Schwambach, filho de Reinoldo e Erica Schwambach¹, e Wally Schneider, ela filha de Hedo e Aida Schneider (Radio Difusora Rondon. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol.41, de 16.01.1978 a 23.02.a 1978).

¹ O senhor Reinoldo Schwambach, na época do casamento do filho Dario Alberto, era revendedor dos motores Briggs e das trilhadeiras Lindner e outros equipamentos para  atividades agropecuárias. O seu estabelecimento ficava à Rua Santa Catarina, agora (dia14.10.2016), em frente a agência da Caixa Econômica Federal, em Marechal Cândido Rondon. A senhora Erica Schwambach tinha no mesmo prédio, em espaço separado, uma loja de presentes e de decoração.. O casal Hedo e Aida Schneider possuiam a revenda da cerveja Brahma e linhas de refrigerantes, em Marechal Cândido Rondon, próximo ao Hospital e Maternidade Filadélfia (nota do pesquisador).

______________________________

1987 - Falece na cidade de Sinop (MT), o rondonense Edgar Schneider, vítima de descarga elétrica. Como mestre de obras já tinha construído o forum da cidade matogrossense e no momento do acidente fatal estava dirigindo a edificação de outro. Seu corpo foi trasladado para a cidade de Marechal Cândido Rondon e sepultado no cemitério público da sede municipal. 

Era natural de Estrela (RS), onde nasceu em 12 de abril de 1941, filho do casal Sophia (nascida Steinbach) e Henrique Schneider¹ (o casal mudou de Três Passos (RS), em 1969, para o KM 5, em Pato Bragado e em 1988, fixou residência na cidade de Marechal Cândido Rondon, à Rua D. Pedro, próximo do Colégio Luterano Rui Barbosa).

¹ Faleceram, respectivamente, ela em 14 de junho de 1995 e ele em 31 de julho de 2007. Seus corpos foram sepultados no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).

Edgar Schneider casou-se em 28 de abril de 1962 com Hilga Borchardt, natural de Três Passos (RS), nascida em 30 de novembro de 1944, filha de Elma (nascida Lagemann) e Germano Borchardt² (o casal não mudou-se para o Paraná - permaneceu morarando em três Passos, RS).

² Foi expedicionário do Exército Brasileiro na Segunda Guerra Mundial. Foi convocado no dia seguinte ao seu casamento. 

Edgar Schneider e sua família vieram residir na cidade de Marechal Cândido Rondon, em 15 de maio de 1968, procedente da cidade de Cascavel (PR). Naquela cidade se dedicavam à agricultura e eram proprietários da área de terras onde se localizava a antiga rodoviária . Em 1968 tiveram que abandonar a propriedade ameaçados de morte e desalojados por jagunços. O que determinou a mudança para Marechal Cândido Rondon. 

Aqui, Edgar Schneider, se dedicou a profissão de construtor. Atuou na ampliação dos hospitais Filadélfia e Marechal C. Rondon, entre outras construções.  Também foi funcionário da pedreira municipal. Segundo depoimento de sua filha Isolde - professora Isa - seu pai foi: "O primeiro guarda noturno do Posto Atlantic, de Marechal Cândido Rondon, ora (04.07.2019) Posto Camilo... só parou devido um assalto que teve na época ... retornou 3 anos depois a ser guarda noturno da Casa Rieger e durante o dia, na parte da tarde, era mestre de obras" (colaborou Isolde Schneider). -- FOTOS 2, 3  e 4 --

Ver mais, clique aqui

_______________________________________

1991 - Falece o rondonense Plínio Port que chegou a Marechal Cândido Rondon, com a esposa Cacilda Spier e os filhos Elmir, Valdir (Portinho) e Nilsa.

 A família chegou a Marechal Cândido Rondon em 25 de outubro de 1967, procedente de Linha do Cedro, no atual município de Ibicaré, Santa Catarina. Em Marechal Cândido Rondon  nasceu mais a filha Rosilei (informação de Nilsa Port). -- FOTO 5 --

_______________________________

1994 - Começa em Nova Santa Rosa e vai até o dia 23, o 24º Congresso Nacional de Jovens da Igreja Evangélica Congregacional, patrocinado pela organização de jovens evangélicos congregacionais de Nova Santa Rosa (GREGORY, Valdir. IECB 50 ANOS - 1959 A 2009. Marechal Cândido Rondon; Editora Germânica, 2008, p. 127). 

_______________________________

2011 - Falece a pioneira da cidade de Mercedes, Nelsi (nascida Schwantes) Baasch, esposa do pioneiro Wilfrid Baasch. Seu corpo foi sepultado no cemitério público local. 

A falecida nasceu na Linha Esperança, município de Três Passos (RS), em 01 de março de 1948,  filha do casal pioneiro Frida (nascida Lindemann) e Valentin Schwantes. A família chegou de mudança ao Oeste do Paraná  em 1962. A pioneira estava com 14 anos.

Nelsi Schwantes casou-se com Wilfrid Baasch em 30 de abril de 1966 (colaborou Rosecler Baasch). -- FOTO 6 --

Ver mais, clique aqui

_______________________________________

2016 - Acontece no auditório da Prefeitura Municpal a assinatura do convênio entre o município de Marechal Cândido Rondon e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) com o propósito de instalar uma unidade da Incubadora Santos Dumont, a primeira fora do complexo do PTI . -- FOTO 7 -- 

_______________________________

2017 - Comemora Bodas de Ouro o casal de pioneiros Venilda (nascida Mees) e Romeu Saatkamp - ela professora e ele cirurgião dentista, historiadora e alguns anos secretária municipal de Educação e Cultura  de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTOS  8  e 9 -- 

Ver mais, clique aqui e aqui.

_________________________________

2019 - Falece na cidade  de Pontal do Paraná, a professora e pesquisadora rondonense doutora Lúcia Terezinha Macena Gregory (professora Tere), aos 63 anos, esposa do professor doutor Valdir Gregory, vítima de câncer.

O casal era docente aposentado da Unioeste - campus de Marechal Cândido Rondon e tinha transferido residência para o litoral paranaense logo após a aposentadoria.

Seu corpo foi sepultado no cemitério público de São Martinho (RS), sua cidade natal. -- FOTO 10 --

_______________________________________

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados