1874 — Casam-se a grã-duquesa russa Maria Alexandrovna, filha do Czar Alexandre II, e o quarto filho da Rainha Victória do Reino Unido (...)
Imagem: Acervo Wikipédia - FOTO 1 -
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 2 -
Da esquerda à direita: Odolir, Antonio, pai, Ari, mãe, Amélio, Rosalino, Alcides e Josefina. O casal chegou de mudança em janeiro de 1953.
Imagem: Acervo Ari Bianchessi - FOTO 3
Imagem: Acervo Rafael Miguel Sturm - FOTO 4 -
Imagem: Acervo do Grupo Juína-MT / Facebook - FOTO 5 -
Imagem: Acervo da publicação citada, nº 214 - Nov. 2023 - FOTO 6 -
Imagem: Acervo Imprensa Copagril - FOTO 7 -
Imagem: Acervo Imprensa Copagril - FOTO 8 -
Imagem: Acervo Imprensa Copagril - FOTO 9 -
Imagem: Acervo Youtube - FOTO 10 -
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 11 -
Imagem: Acervo de Laurici Bottke Valle - FOTO 12 -
Imagem: Acervo Esportes Tribe - FOTO 13 -
Imagem: Acervo Comunicação Copagril - Crédito: Tainã Felipe Cerny - FOTO 14 -
Imagem: Acervo O Presente - Crédito: Joni Lang - FOTO 15 -
Imagem: Acervo Cassiano Ricardo Dalberto - FOTO 16 -
Imagem: Revista Copagril - edição 113 - FOTO 17 -
Imagem: Acervo Aprosoja Brasil - FOTO 18 -
Imagem: Acervo e crédito de Ilda Bet - FOTO 19 -
Ao fundo, o vulcão Incahuasi com 6.621 de altitude
Imagem: Arquivo pessoal - FOTO 20 -
Imagem: Acervo e crédito de Aílton Santos / Tarobá Cascavel / Facebook - FOTO 21 -
Imagem: Acervo e crédito de Ailton Santos / Tarobá Cascavel / Facebook - FOTO 22 -
1874 — Casam-se a grã-duquesa russa Maria Alexandrovna, filha do Czar Alexandre II, e o quarto filho da Rainha Victória do Reino Unido, Príncipe Alfred Ernest Albert. Para comemorar a união do jovem casal, um padeiro inglês criou a Bolacha Maria¹, em homenagem à noiva estrangeira do príncipe.
Posteriormente a bolacha acaba fazendo sucesso em outros países, como Portugal, México, Austrália, Brasil, Índia, África do Sul e Espanha. Alfred e Maria recebem o título de Duque e Duquesa de Edimburgo e de Saxe Coburgo-Ghota, ficando casados por 26 anos, até a morte de Alfred em 1900. Maria Alexandrovna, porém, odiava a Inglaterra, seus costumes, etiqueta e protocolo, tendo permanecido boa parte da vida no ducado alemão herdado por ela e pelo marido (extraído de História Oculta Photos, Facebook, postagem de 02.02.2020). -- FOTO 1 --
¹ Produto amplamente consumido no mundo ocidental. O que o inclui no nosso cardápio quase cotidiano (nota do pesquisador).
______________________________________
1948 — Casa-se em Peritiba (SC), na época Alto Veado, na Igreja Matriz Santo Isidoro¹, o casal pioneiro rondonense Maria Dalita Witeck e Roberto Schütz.
Ele, filho de Carlotta (nascida Dahmer) e de Luiz Schütz. Ela, filha caçula do casal Catarina (nascida Michaud) e Leopoldo Witeck (também pioneiro no Oeste do Paraná) e neta de Catarina (nascida Kranz) e Franz (Francisco) Witeck (imigrante boêmio); e de Clara (nascida Dobner, imigrante boêmia de Neudorf, atualmente Nová Ves nad Nisou, na região da cidade de Jablonec, na República Tcheca) e José Michaud.
É ainda bisneta de Magdalena Florian (imigrante boêmia sepultada (?) no cemitério de Feliz, RS) e Joseph Witeck; de Catharina (nascida Hoffmann, natural de Oberstein, Alemanha) e de Johann (João) Kranz (imigrante alemão, de Filzen); de Maria (nascida Röder, natural da Alemanha) e Leon Michaud (imigrante suiço, de Bovernier); e do casal Margaretha (nascida Pellner) e Johannes Dobner, ambos imigrantes boêmios, da aldeia de Neudorf, próxima da atual cidade tcheca Jablonéc -- FOTO 2 --
¹ O casal Leopoldo e Catarina Witeck foi o patrono da imagem do Santo Isidoro, escolhido como padroeiro da matriz católica de Peritiba.
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1953 — Chega de mudança ao atual distrito de Iguiporã (na época conhecida como Vila Iporã¹), no município de Marechal Cândido Rondon, o senhor Albino Bianchessi com esposa Oliva (nascida Brandelero) e filhos, procedente da então vila de Seara, pertencente ao município de Concórdia (SC).
Nas terras² em que fixa moradia, Albino Bianchessi adquiriu em 1951, durante viagem especial que fez ao Oeste do Paraná. A área comprada margeia, atualmente, a rodovia estadual PR 467, em toda a extensão, do ponto da rodovia conhecido como Curva do Rodeio até o córrego, na atual Linha Ouro Verde³.
A propriedade hoje (07.01.2018) pertence a familiares
Albino é natural de Soledade (RS), onde nasceu em 28 de dezembro de 1918, filho do casal Maria Assunta (nascida Müller Fleck) e João Bianchessi. Casou-se com Oliva Brandelero⁴ na localidade de Maurício Cardoso, município de Guaporé (RS), em 22 de julho de 1939. Recém casados transferiram residência para à então vila de Seara, no município de Concórdia (SC).
O casal constitui família com o nascimento dos filhos Negibe, Odolir, Geni Maria, Antonio, Ari, Amélio (todos nascidos em Santa Catarina), Rosalino, Alcides e Josefina, natos na então vila de Iporã, depois vila Iguiporã, no atual município de Marechal Cândido Rondon.
O casal pioneiro é um dos fundadores da comunidade católica Santo Antonio, da sede distrital de Iguiporã, ainda frequentada por familiares.
O casal de pioneiros, Albino Bianchessi é falecido em 13 de agosto de 1966; e a esposa Oliva em 16 de fevereiro de 2013 (colaborou Ari Bianchessi, em 2018). -- FOTO 3 --
¹ A alteração de nomenclatura se deu pelo fato de existir no Noroeste Paranaense, a cidade de Iporã. na região metropolitana de Umuarama. Iguiporã significa na língua indígena "água bonita" ⇒ ig = água; e porã = bonita.
² O primeiro morador nas terras foi Armindo Bianchessi que mais tarde muda-se para o município de Palotina. O irmão²·¹ chegou de mudança ao local em 25 de julho de 1952.
²·¹ Um outro irmão, Armando Bianchessi, recém casado, chega de mudança à então Iporã um ano e meio depois que o pioneiro.
³ A localidade antes era conhecida como Paragem Porã.
⁴ É filha do casal Josefina (nascida Negreli) e José Brandelero.
___________________________________
1971 — Casam-se os jovens rondonenses Creoni Maria França¹, natural de Palmeira (PR) e Ercy Anelino Sturm², natural de Lageado, RS (informação recebida de Rafael Sturm via Facebook, em 14 de agosto de 2017). -- FOTO 4 --
¹ É falecida em 28 de maio de 1994 (saber mais, clique aqui).
² É falecido em 14 de agosto de 1997 (saber mais, clique aqui).
___________________________________
1974 — É fundada a comunidade da Igreja Evangélica Congregacional da Linha Brasil, no município de Nova Santa Rosa (PR). Fundadores: Belmiro Dassow, Ernesto Reiter, Waldomiro Dillschneider, Arnaldo Steinke, Rosa Reiter, Elsa Janke, Dalila Friske, Willi Schust e Edmundo Rüedigue (GREGORY, Valdir. IECB 50 ANOS — 1959 a 2009. Marechal Cândido Rondon, Editora Germânica, 2008, p. 138).
___________________________________
1974 — Acontece na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) o Encontro Nacional Juvenil da Igreja de Deus e segue até o dia 27 de janeiro, com participação de delegações das cidades paranaenses de Arapongas, Rolândia, Curitiba, Nova Esperança e Guaratuba.
De Santa Catarina, da cidade de Caçador; e do Rio Grande do Sul, de Capão Alto (VIANNA, Dirceu da Cruz. RODRIGUES, Ricardo José. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 21.01.1974, p. 417 e ed. 24.01.74, p. 427. Programa de Rádio).
___________________________________
1976 — Inicia o Campeonato Municipal de Futebol de Salão (TROFÉU DIFUSORA) com três jogos na quadra do Clube Concórdia. A primeira partida foi na Chave “A”: Aliança (finalista de 1975) e Auto Posto Waldow, arbitragem de Rui Schimmel; na Chave “B”: Difubrahma (finalista de 1975) e EC Mercedes, arbitragem de Sérgio Limberger; e Chave “C”: Orgasol (finalista de 1975) e Cercar, arbitragem de Dirceu da Cruz Vianna (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — É fundada a cidade de Juína¹ (MT) com a presença do diretor e funcionários da Companhia de Desenvolvimento do Mato Grosso (CODEMAT) e diretores da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), dentro do Projeto Juína.
Devido seu crescimento acelerado, Juína passa a ser município pela Lei nº 4.456, de 09 de maio de 1982. -- FOTO 5 --
¹Várias dezenas de famílias do Oeste do Paraná migraram para o projeto de colonização (nota do pesquisador).
___________________________________
1978 — Em nota a imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon (PR) informa que adquiriu da empresa Transparaná, via licitação, uma máquina varredeira mecânica auto-propulsora, da marca Terma (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol.41, de 16 jan.1978 a 23 fev.1978, [s.p]. Programa de Rádio).
___________________________________
1985 — Agricultores se movimentam contra as empresas aéreas de pulverização que atuam na região, em vista da contaminação de águas e intoxicação de animais e pessoas que tal procedimento provoca (LEDUC, Lincoln. Agricultores estão movendo ação contra companhias de pulverisação aérea. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 118, ed. 23 jan.1985, [s.p.]. Programa de Rádio).
___________________________________
1986 — É implantado nos estados da Região Sul o regime de racionamento de energia, em virtude da baixa capacidade de produção das usinas hidrelétricas, em virtude da prolongada seca. O racionamento é alternado entre os três estados, começando pelo Paraná.
O racionamento fica mantido até a normalização da capacidade de geração das usinas (Rádio Difusora do Paraná. Já está em vigor o racionamento de luz. Marechal Cândido Rondon: Panorama, vol. 002, cad. janeiro a março 1986, fls. 86. Programa de Rádio).
__________________________________
1992 — Falece na cidade de Curitiba, o senhor José Carlos Lins Santos, primeiro juíz de Direito designado para a comarca de Marechal Cândido Rondon (calboração da família).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1993 — Em Assembleia Geral, a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR) aprova a modificação do seu estatuto social para "incluir a prerrogativa sindical"; e começa nos dias seguintes gestões junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para a obtenção da carta sindical.
O documento é concedido em janeiro de 1997.
Em 09 de setembro de 2003, a entidade sindical, por exigência constitucional, altera a sua carta social, via assembleia geral extraordinária e é transformada em federação, com a filiação dos sindicatos afins.
Com a abertura de sua base sindical, como denominação "Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (FECOOPAR)", é certificada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, como entidade representativa das cooperativas paranaenses, com abrangência e base territorial no Estado do Paraná (Paraná Cooperativo. Fecoopar: 20 anos de história. Curitiba: ano 19, nº 214, cad. nov /2023, p. 12 a 23). -- FOTO 6 --
____________________________________
2011 — Falece na cidade de Cascavel (PR), onde estava internado, o pioneiro rondonense Otvin Ruppenthal, aos 77 anos, acometido de carcinoma metástico ósseo. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
É natural de Snata Rosa (RS), nascido em 03 de junho de 1933, filho do casal Frida (nascida Scholz) e Alfredo Ruppenthal.
O pioneiro casou com Nilda Groeler, em Tuparendi (RS), em 13 de março de 1954; ela filha do casal Leonida (nascida Radtke) e Edvino Groeler (colaborou Viviane Ruppenthal, neta).
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
2013 — Acontece às 20h00 a abertura oficial do Dia de Campo Copagril 2013, da Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), com a palestra do economista e analista de mercado Aldo Francisco Lobo, seguida de show com Orquestra Feminina de Viola Caipira de Toledo. -- FOTOS 7, 8 e 9 --
___________________________________
2015 — Acontece na sede da JCI Marechal Cândido Rondon (PR), o curso sobre Reuniões Eficazes, conduzido e administrado pelo vice-presidente executivo da JCI Brasil, Rafael Jun Mabe, de São Paulo (O Presente). -- FOTO 10 --
___________________________________
2018 — Começam as pré-assembleias da Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), e se estendem até o dia 26 de janeiro, com calendário pré-estabelecido, com início na sede distrital rondonense de Margarida, no Clube Corinthians (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 23 jan. 2018, p. 26). -- FOTO 11 --
___________________________________
2018 — Falece o rondonense¹ Alberto Bottke, aos 85 anos de idade. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
O pioneiro chegou na então vila de General Rondon em 1953. É natural da Linha 29, município de Ajuricaba (RS),nascido em 07 de março de 1932, filho do casal Lidia (nascida Raabe) e Jacob Bottke. Casa-se em Marechal Cândido Rondon com a jovem pioneira Lony Lydya Wendpap, na Igreja Evangélica Martin Luther, em 20 de maio de 1961. Ela nascida em 29 de novembro de 1942 e filha do casal ... -- FOTO 12 --
¹ É o gentílico de nasce ou reside no município de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
2018 — O zagueiro Henrique Adriano Buss, natural de Marechal Cândido Rondon (PR), rescinde contrato com o Fluminense e assina com o Corínthians por duas temporadas. Em 2019, o atleta deixa o clube paulista e acerta a sua transferência para o Al-Ittihad Kalba, do Emirados Árabes. -- FOTO 13 --
___________________________________
2019 — Ocorre a abertura do Dia de Campo Copagril 2019, na Estação Experimental da referida cooperativa agroindustrial rondonense, localizada na área suburbana da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR). -- FOTO 14 --
Saber mais, clique em: Dia de Campo apresenta Rota do Leite, Copagril repassa bônus aos produtores de soja da Agricultura Familiar, Inovações tecnológicas para agricultura são demonstradas no Dia de Campo Copagril e Rally da Safra 2019 marca presença no Dia de Campo Copagril.
_____________________________________
2020 — O narrador esportivo Anderson Picolo, após vinte anos de atuação, anuncia a sua saída da Rádio Difusora do Paraná, de Marechal Cândido Rondon (PR), e apresenta seu novo projeto de trabalho na comunicação desportiva (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 jan. 2020, p. 14 e 15) . -- FOTO 15 --
Ver vídeo, clique aqui (crédito do audiovisual de O Presente).
___________________________________
2020 — Falece a rondonense Justina Marisela Dalberto, casada com Moacir Dalberto e com quem formou família com o nascimento dos filhos Cassiano Ricardo e Roges. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (PR).
É natural de Encantado (RS), nascida em 01 de janeiro de 1954, filha do casal Lidia (nascida Castoldi) e Ventelino De Bortoli.
Defensora dos animais, Justina Marisela foi membra da ONG Arca de Noé¹, organização cuida de cães e gatos abandonados em Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
¹ Entidade com sede na cidade de Marechal Cândido Rondon.
__________________________________
2020 — Começam e vão até o dia 28 de janeiro, as pré-assembleias da Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), a cada dia em localidade previamente agendada (LAURETH, Jean Michel. Pré-Assembleias serão realizadas em janeiro de 2020. Marechal Cândido Rondon: Revista Copagril, ed. 113, ano 14, cad. Novembro/Dezembro 2019, p. 13). -- FOTO 17 --
__________________________________
2020 — Acontece na cidade de Jataí (GO), a Abertura Nacional da Colheita da Soja 2019/2020, promovida pela Associação dos Produtores de Soja do Brasil (APROSOJA BRASIL). -- FOTO 18 --
___________________________________
2021 — A semana finda em Marechal Cândido Rondon com o registro de dias com chuvas de intensidade váriável e céu parcialmente nublado (nota do pesquisador). -- FOTO 19 --
___________________________________
2022 — O domingo é de intenso calor na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), com temperaturas oscilando entre 26 e 38 graus. Ventos do quadrante Noroeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Umidade relativa do ar menos de 25%, resultado da prolongada estiagem. Nebulosidade esparsa, com formação de nuvens tipo cumulonimbus, com registros de precipitações pluviométricas pontuais e de curta duração.
Ocorre pancada de chuva em Marechal Cândido Rondon, de aproximadamente 18 mm, em pontos isolados — centro e setor norte (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 - A rondonense Manuelli Brambati¹ e esposo Rafael Holzbach, após dias de escalada, chegam ao topo do Vulcão São Francisco, na província de Catamarca, Argentina.
O casal é morador na cidade de Palmas, Tocantins (nota do pesquisador). -- FOTO 20 --
¹ É filha caçula do casal Ivete (nascida Foppa) e Moacir Brambati.
___________________________________
2023 — Segunda-feira de céu parcialmente nublado, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), com formações de vários tipos de nuvens. Não ocorrem precipitações pluviométricas.
Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Temperaturas do dia na cidade entre 25 e 36 graus, com sensação térmica de 37 a 38 (aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador).
___________________________________
2024 — É terça-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) com temperatura de 20 graus.Ventos do quadrante Nordeste, brisa, persistentes até o começo do final da tarde. Céu parcialmente encoberto com nebulosidade tipificada com altocumulus. Não ocorre nenhuma precipitação pluviométrica.
A temperatura máxima do dia atinge 27 graus com sensação térmica de 28° Celsius (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador).
___________________________________
2024 — A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon (PR) incorpora a sua frota de veículos mais 14 novos automóveis: 8 veículos para a Secretaria de Saúde, 2 carros para a Secretaria de Esporte e Lazer, 3 para a Secretaria de Educação e 1 para a Secretaria de Mobilidade Urbana (Tribuna do Oeste: Marechal Cândido Rondon, ano V, nº 297, ed. 25 jan. 2024, p. 4).
___________________________________
2025 — É quinta-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) com temperatura de 22 graus com sensação térmica de 24. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Céu parcialmente encoberto com nebulosidade tipificada com cirrus.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Nesta quinta-feira, o tempo segue instável no Paraná, com pancadas de chuva típicas de verão, e temporais localizados com raios e possibilidade para rajadas de vento. A combinação de calor e umidade favorece maior instabilidade no estado, com chuva a qualquer hora do dia, principalmente no turno da tarde. Os maiores acumulados estão previstos para as regiões noroeste, centro e metropolitana de Curitiba".
À tarde, céu encoberto com nebulosidade cirrostratus e discreita presença de formações de nuvens tipo cumulonimbus. Não o correm precipitações pluviométricas no município de Marechal Cândido Rondon. Recrudesce a estiagem. Avista-se gramados, jardins e lavouras com plantas murchas.
A temperatura máxima do dia atinge os 36° Celsius com sensação térmica de 39 (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador). -- FOTO 21 --
A cidade de Capanema, no Sudoeste do Paraná, registra a temperatura mais alta entre as cidades paranaenses: 39,3°C, seguida de Cruzeiro do Iguaçu (35,8ºC) e São Miguel do Iguaçu (37,2ºC) (GMC online).
_________________________________
2026 — É sexta-feira. O começo da manhã na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) tem temperatura de 20 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Céu sem nebulosidade. Á tarde, presença de formações de nuvens tipificadas como cumulus.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
Ao longo da sexta-feira, poucas mudanças nas condições do tempo serão observadas. A circulação dos ventos mantém potencial para chuva fracas e isoladas na faixa leste, com destaque para a Serra do Mar e litoral. As temperatura seguem amenas e a nebulosidade varia bastante, com o Sol aparecendo em alguns momentos. Nas demais regiões, Sol, variação de nuvens e elevação das temperaturas, com até 34 °C no Oeste e Noroeste. Chuvas passageiras ao final do dia não estão descartadas."
A temperatura máxima do dia atinge 30° Celsius com sensação térmica de 32 (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTO 22 --
A madrugada desta sexta-feira registra a quinta geada no Vale dos Caminhos da Neve, em Santa Catarina, "um que evento marcou sem precedentes na climatologia da Serra Catarinense" (scc10.com.br).
____________________________________






COMENTÁRIOS