1963 — Chega em Marechal Cândido Rondon e assume como segundo vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, o Padre Cristiano Wiemann (SVD) [...]


Imagem: Acervo Cirley Smaniotto Fuchs - FOTO 2 -

Imagem: Acervo pessoal - FOTO 3 -

Imagem: Acervo da Edilidade citada - FOTO 4 -

O clclista de traje azul é o rondonense Valdir Lermen.
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 5 -

O imigrante alemão rondonense faleceu em março de 2003.
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 6 -

Imagem: Acervo Família de Ariovaldo Luiz Bier/Projeto Memória Rondonense - FOTO 7 -

Imagem: Acervo |Prefeitura Municipal de Toledo - FOTO 8 -

Imagem: Acervo O Presente Digital - FOTO 9 -

Imagem: Acervo Associaçãao Rondonense de Ciclismo - FOTO 10 -

Imagem: Acervo Revista Cristo Rei - FOTO 11 -

Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 12 -

Imagem: Acervo da Câmara Municipal de Maceió - FOTO 13 -

Imagem: Acervo e crédito do rondonense Valdemir Sonda - FOTO 14 -

Imagem: Acervo e crédito do autor - FOTO 15 -

Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 16 -

Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - crédito de Harto Viteck - FOTO 17 -

Imagem: Acervo do Órgão citado - FOTO 18 -

"Somos todos paranaenses, somos todos Curitiba".
Imagem: Acervo e crédito de Ivanfé - FOTO 19 -

1959 — Casam-se na cidade de Tenente Portela (RS), os jovens Maria Magdalena do Amaral e Abrelino Smaniotto, casal pioneiro de Marechal Cândido Rondon. Ela filha do casal Luiza (nascida Wohlemberger) e Domingo do Amaral; e ele filho de Romana (nascida Ferreira) e Ernesto Smaniotto (colaborou Cirley Smaniotto Fuchs, em 07 de agosto de 2017). -- FOTO 2 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1963 — Chega em Marechal Cândido Rondon e assume como segundo vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, o Padre Cristiano Wiemann (SVD)¹ (PAWELKE, Joachim. Ficando rico no oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon (PR): [s.n.], outubro de 1970, p. 38). -- FOTO 1 --
¹ Era natural da Áustria e permanece na função em Marechal Cândido Rondon até 29 de dezembro de 1969 (nota do pesquisador).
___________________________________
1967 — É "fundado o Rotary Clube de Toledo" (PR) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 50).
___________________________________
1968 — Falece o atleta Luiz Rafaelli, do então Brasil Esporte Clube, de Quatro Pontes, durante partida com o então Esporte Clube Paraná, da póvoa rondonense Linha Horizonte, vítima de ataque cardíaco (nota do pesquisador).
__________________________________
1970 — Começa em Marechal Cândido Rondon, o primeiro curso de formação de lideranças cooperativas promovido pela então Acarpa, Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário e Banco do Brasil (nota do pesquisador).
__________________________________
1971 — É fundado na antiga sede social da Sociedade Cantores Aliança, o então Clube de Caça e Pesca, de Marechal Cândido Rondon.
Na oportunidade, é eleita 1ª diretoria:
Presidente: Noroaldo Boska
Vice-Presidente: Dr. Renato Guzzoni
Tesoureiro: Josef Wenzler
Sócios fundadores: Leo Borgmann, Dorneles Joachins, Dr. Renato Guzzoni, Carlos Vanzin, Daltro Paluch, Josef Wenzler, Pedro Welter, Virgiliano Callai, Vitorino Angeli, Dirceu da Cruz Vianna (nota do pesquisador),
___________________________________
1972 — Entra em operação a serraria da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, instalada próxima a subestação da Copel, hoje dentro do campus da Unioeste.
A serraria anos mais tarde é desativada quando as construções públicas começam a ser erguidas em alvenaria.
Com o início das operações da serraria, o então prefeito municipal Dealmo Selmiro Poersch anuncia a construção das seguintes escolas:
- Escola Municipal XV de Novembro, com duas salas de aula, na Linha Guavirá;
- Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, com duas salas de aula, na Linha São Bernardo, no distrito de Margarida;
- Escola Municipal Caetano Munhoz da Rocha, com 4 salas de aula, na Esquina Guaçu, no então distrito de Mercedes;
- Escola Municipal Castro Alves, com 4 salas de aula, na Linha Bela Vista¹, no distrito de Iguiporã;
- Escola Municipal Jorge Lacerda, com 1 sala de aula, na Linha Sanga Guilherme, no então distrito de Mercedes; e
também duas unidades, de 1 sala cada uma, nas localidades de Três Voltas e Linha Princesa, essa última no então distrito de Pato Bragado.
(Fonte: Rádio Difusora Rondon. O Mundo em Revista. Marechal Cânido Rondon: vol. 15, de 18.2.1972 a 17.6.1972. Programa de Rádio).
¹ Agora é sede distrital.
__________________________________
1972 — O Clube Recreativo Esportivo Cristal, da então sede distrital rondonense¹ de Pato Bragado, adquire o salão de baile Müller para, doravante, ser a sede social do clube (Rádio Difusora Rondon. O Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. 15, de 18.2.1972 a 17.6.1972. Programa de Rádio).
¹ Gentílico do município de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1973 — Casam-se em Pato Bragado, os jovens Werner (Bengala) Güttges e Ignez Schneider. O casal atualmente é proprietário da Confeitaria Branca de Neve (2025), na sede municipal de Marechal Cândido Rondon (informação de Wilmar Güttges). -- FOTO 3 --
___________________________________
1974 — É inaugurada a extinta Escola Municipal de Linha Maracanã, no distrito de Margarida, no município de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
__________________________________
1974 — É inaugurada a então Escola Municipal Gabriel de Lara, na Linha Barra Grande, no então distrito rondonense de Entre Rios, agora município de Entre Rios do Oeste (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, por indicação do vereador Lauro Rohde, então representante do distrito de Entre Rios, expende cumprimentos de boas-vindas ao pastor Gernote Gilberto Kirinus¹ (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --
¹ Acabara de ser instalado como pároco da comunidade evangélica local (IECLB).
___________________________________
1977 — Visitam o prefeito municipal Almiro Bauermann, os senhores José Geraldo Dominato, gerente regional do extinto Banco Nacional, e José Luiz Vargas, gerente da futura agência da instituição financeira em Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1978 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova o projeto de lei nº 01/1978, que concede o título de cidadão honorário¹ do município ao secretário dos Transportes do Paraná, Osires Stenghel Guimarães (Rádio Difusora Rondon. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, p. A-138 e A-139. Programa de Rádio).
¹ A concessão do título foi feita em agradecimento ao empenho do secretário na pavimentação asfáltica da rodovia PR-239 e foi entregue em 19 de março de 1978, durante a solenidade de inauguração da macadamização da rodovia referenciada (nota do pesquisador).
___________________________________
1993 — O governador do Paraná, Roberto Requião visita as obras de construção da linha ferroviária da Ferroeste, para interligar as cidades de Cascavel a Guarapuava, e assenta simbolicamente os primeiros trilhos da via férrea (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 50).
___________________________________
1996 — O ciclista rondonense profissional Valdir Lermen, integrante da seleção brasileira de ciclismo, participa pela segunda vez, aos 18 anos, da "Vuelta do Chile", uma das mais importantes competições do ciclismo da América Latina.
O rondonense fica com o 4º lugar entre os 150 competidores inscritos para o circuito. Perde apenas para os ciclistas da Festina, renomada equipe européia. -- FOTO 5 --
Sobre a sua participação na renomada prova chilena de ciclismo, o atleta comenta:
Nesse dia perdi a liderança subindo a cordilheira dos Andes. De 150 atletas sobrou apenas 4 atletas para a disputa final na etapa rainha. Três atletas da equipe Festina (França) considerada uma das melhores do mundo, e eu vestindo a camisa de lider. Foi uma disputa intensa e o trabalho de equipe realizado por eles foi incrível. Etapa de 190 km sendo os últimos 40 subindo a cordilheira.
No final desse dia recebi o convite para integrar esse time. Meu técnico achou que não deveria por conta da idade. Tinha 18 anos. (in: [Partipação no Chile]. WahtsApp, em 18.12.2024. 14:48 horas. 1 mensagem WahtsApp).
______________________________________
2003 — Falece na cidade de Cascavel o imigrante alemão rondonense Heribert Hans-Joachim Gasa, aos 83 anos, vítima de complicações pós-operatório de implantação de ponte de safena.
Era natural da localidade de Dambritsch, pertence a cidade de Neumark, hoje (09.03.2019), na Polônia (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 11 de março de 2003, p. ) -- FOTOS 6 e 7 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2006 — Acontece na Prefeitura Municipal a assinatura dos termos de compromisso entre a administração pública de Marechal Cândido Rondon e a Copagril para implementar o Programa de Educação Cooperativista na Escola (COOPERJOVEM), com o objetivo de estimular a formação de consciência inicial sobre cooperativismo nos estudantes de 3ª a 4ª séries da rede municipal de ensino.
O projeto começa a ser implantado na Escola Municipal de Margarida e na Escola Municipal Floriano Peixoto, sede distrital de Iguiporã.
O Cooperjovem é um projeto fomentado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo (SESCOOP) e tem como objetivo dar suporte ao desenvolvimento das cooperativas vinculadas à Organização das Cooperativas Brasileiras (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 340, Março/Abril de 2006. Programa de Rádio).
____________________________________
2014 — Falece o pioneiro de Toledo (PR), Alberto Reinaldo Engelmann, aos 84 anos. -- FOTO 8 --
Em referência à morte do pioneiro, a Prefeitura Municipal da cidade publica a seguinte nota em sua mídia social digital:
Em viagem para Brasília, no Natal 2013, Alberto Reinaldo Engelmann foi acometido por uma infecção generalizada causada por bactéria. Foram 70 dias de luta pela vida.
Aos 84 anos, deixa 08 filhos, 15 netos e sua esposa e mãe Luzina. Pioneiro de Toledo, veio do Rio Grande do Sul na década de 50. Nos últimos anos o que lhe alegrava, era prestar a sua contribuição como Papai Noel junto com a esposa em Instituições e hospitais.
Ao Pai sempre presente fica o nosso amor, carinho e seu exemplo de vida.
“As pessoas que amamos não morrem. Partem antes de nós!”
COMENTÁRIOS