Acontecimentos históricos do dia 14 de Janeiro

1966 - Deixa como primeiro pastor da Comunidade Luterana Cristo, de Marechal Cândido Rondon, o reverendo Joaquim Cristiano Steyer.

Pastor Cristiano Steyer, à direita, com a primeira turma de confirmandos da Igreja Luterana Redentor,  de Linha Concórdia.
À esquerda, o pioneiro e professor Roberto Graff.
Imagem: Acervo Vilton Graff
Pastor Cristiano Steyer, à direita, com a primeira turma de confirmandos da Igreja Luterana Redentor, de Linha Concórdia. À esquerda, o pioneiro e professor Roberto Graff. Imagem: Acervo Vilton Graff
Adolino Sehn e esposa e acompanhante no aeroporto de Toledo.
Imagem: Acervo Museu Histórico de Toledo - FOTO 2 -
Adolino Sehn e esposa e acompanhante no aeroporto de Toledo. Imagem: Acervo Museu Histórico de Toledo - FOTO 2 -
Jovem rondonense Ana Carolina Meotti falecida em janeiro de 2019. 
Imagem: Acervo e crédito de Luana Schmitt. -- FOTO 3 --
Jovem rondonense Ana Carolina Meotti falecida em janeiro de 2019. Imagem: Acervo e crédito de Luana Schmitt. -- FOTO 3 --
Rondonense Laércio Pinz, (e) falecido em janeiro de 2020, com o irmão Luiz.
Imagem: Acervo Gramado Digital - FOTO 4 -
Rondonense Laércio Pinz, (e) falecido em janeiro de 2020, com o irmão Luiz. Imagem: Acervo Gramado Digital - FOTO 4 -
Professora Leila Daronch Adams empossada como diretora da Escola Municipal D. Leopoldina, de Quatro Pontes, em meados de janeiro de 2020.
Imagem: Acervo Comunicação PM - Quatro Pontes  - Crédito: Vanderleia Kochepka - FOTO 5 -
Professora Leila Daronch Adams empossada como diretora da Escola Municipal D. Leopoldina, de Quatro Pontes, em meados de janeiro de 2020. Imagem: Acervo Comunicação PM - Quatro Pontes - Crédito: Vanderleia Kochepka - FOTO 5 -
Diogo Schneider (Bolha) e vereador Valdir Port (D), nomeados secretários municipais da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, em janeiro de 2021.
Imagem: Acervo Imprensa MCR - FOTO 6 -
Diogo Schneider (Bolha) e vereador Valdir Port (D), nomeados secretários municipais da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, em janeiro de 2021. Imagem: Acervo Imprensa MCR - FOTO 6 -
Professor Tarcísio Vanderlinde  e sua obra
Professor Tarcísio Vanderlinde e sua obra "Olam Haseh - O Testemunho das Pedras", lançada em meados de janeiro de 2022. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 7 -
Final de tarde na cidade de Marechal Cândido Rondon , instantâneo fotografado pela pioneira rondonense Ilda Bet, desde o Bairro Espigão, em 14 de janeiro de 2022. - FOTO 8 -
Final de tarde na cidade de Marechal Cândido Rondon , instantâneo fotografado pela pioneira rondonense Ilda Bet, desde o Bairro Espigão, em 14 de janeiro de 2022. - FOTO 8 -

=====================================================================================================

1951 -É fundada na residência do pioneiro toledano Avelino Schmidt, a primeira comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), com a realização do primeiro culto  e os primeiros batismos pelo pastor Willy Schiermann¹.

O religioso vinha da cidade de Erechim (RS) para atender a comunidade evangélica da região de Toledo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo. Cronologia de Fatos, Registros e Acontecimentos da História do Município de Toledo. GFM Editora & Gráfica, 2009: 17).
 

¹ Outras publicações apresentam o religioso com o nome de Wilhelm Schiemann. O pastor também celebrou o primeiro culto na cidade de Marechal Cândido Rondon, em 15 de janeiro de 1951. 

Até a nomeação do primeiro paráco Joachim Pawelke, em 1959, os pastores de comunidade de Toledo assistiam a comunidade evangélica rondonense² (nota do pesquisador). 
 

² É gentílico da cidade de Marechal Cândido Rondon (idem).

____________________________________

1974 - A Associação Comercial e Industrial de Marechal Cândido Rondon, agora Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) passa a ter sua sede à Rua Paraná, 1309. A entidade estava sob a presidência do empresário rondonense Gualberto Batschke  (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 14.01.1974, p. 397). 

________________________________________

1975 – Falece, vítima de enfarte de miocárdio, o senhor Adolino Sehn (popular Alemão Preto),então proprietário do Cine Ideal, aos 44 anos e 11 meses. Era natural de Sobradinho (RS), filho de Maria e Walter Sehn. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 2 --

________________________________

1977 – Inicia o Campeonato Municipal de Futebol de Salão, vôlei masculino e feminino, e atletismo de Marechal Cândido Rondon, com partidas no módulo esportivo: Frimesa x Incorol (futebol de Salão, às 20 horas); Juventude São Paulo, de Esquina Guaíra X Difubrahma (vôlei masculino, às 21 horas); e Orgasol X União Juvenil, da sede distrital de Margarida (futebol de salão, às 22 horas). 

O campeonato de futebol teve as seguintes equipes participando: Grêmio Esportivo Mercedes, Imaguá, Assemarm Cereser, Orgasol, Reveral, Metro-Ilo, Esportiva Caça e Pesca, Associação Bamerindus, Difubrahma, Ajax, União Juvenil de Margarida, Escritório Bolinha, Grupo Esportivo Bragadense, Associação Frimesa, Faixa, 1500, Juventude Evangélica de Mercedes, Associação Copagril, Aliança/Renner, Incorol, Associação Atlética Bela União, Associação Atlética Banestado, Sociedade Lira e Panificadora Central. No campeonato municipal de vôlei masculino, as equipes: Incorol, Primeira Igreja Batista, Juventude São Paulo de Esquina Guaíra, Ajax, Sociedade Esportiva Campos Sales, Aliança/Renner, Jotacê e Difubrahma. No vôlei feminino: Copagril, Mexa-se, Ajax, Jotacê e Aliança/Renner. (Confirmar data).

__________________________________

1989 - Começa e segue até o dia seguinte, no Parque de Exposições de Marechal Cândido Rondon, o encontro anual da Família Lohmann (GOMES, João Marcos. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, ed. 10.01.1989, fls. 76).

________________________________________

2015 – O governador Beto Richa sanciona a Lei Estadual nº   que cria a Região Metropolitana de Toledo, integrada por 17 municípios, incluindo Marechal Cândido Rondon (O Presente).

_______________________________________

2016  - Dados do Sistema de Metereológico do Paraná (Simepar) e do meterologista Antonio Rodrigo Jusevicius,  informam a incidência de raios em vários municípios da microrregião de Marechal Cândido Rondon.

Incidência em Marechal Cândido Rondon:

2012 = queda de 4.287 raios;  2013 = queda de 5.642 raios; 2014 = queda de 8.283 raios; e 2015 = queda de 9.168 raios (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14.01.2016: 16 e 17).

_________________________________

2016 - A deputada federal Leandre Dal Ponte, do Partido Verde, mantém reunião na Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, com o prefeito em exercício Silvestre Cóttica, secretária de Saúde Elveni Capitani Turmina (Mari) - (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 15.01.2016, p. 12). 

_________________________________

2017 - Acontece o Dia de Campo Verão, da Grasel Cerealista, do município de Entre Rios do Oeste (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20.01.2017, p. 14). 

_________________________________

2019 - Falece na cidade de Cascavel, onde estava internada, a jovem rondonense Ana Carolina Meotti, aos 21 anos, vítima de câncer, contra o qual se trata há alguns anos. É filha do casal Ingrid (nascida Hansen) e Flávio Meotti. 

A jovem se tornou uma pessoa amplamente conhecida e admirada em toda a cidade de Marechal Cândido Rondon pela maneira corajosa  que enfrentou a doença e o rigoroso tratamento, sem perder jamais o sorriso e a simpatia desde a descoberta do mal. 

Em plena terapia, sem cabelo e perda de peso, ela  fez um lindo ensaio fotográfico com a profissional rondonense Luana Schmitt surpreendendo com a sua versatilidade e expressão (nota do pesquisador).-- FOTO 3 -- 

Ver galeria de imagens, clique aqui.

_______________________________________

2020 - Falece na cidade de Gramado, vítima de enfarte do miocárdio, o rondonense Laércio Pinz, morador naquela cidade turística do Rio Grande do Sul, onde se tornou renomado fotógrafo, cinegrafista e produtor de vídeos junto com seu irmão Luiz, falecido poucos anos atrás, depois que ambos saíram de Marechal Cândido Rondon.  Seu corpo foi sepultado no cemitério da cidade de Gramado.

Laércio e Luiz são filhos do casal rondonense Maidi e Firmino Inácio Pinz, morador na Linha Ajuricaba. -- FOTO 4 --

Em vista do falecimento do grande profissional, a Gazeta Digital de Gramado deu o seguinte destaque:
 

"Conhecidos como os "Alemão da Filmagem", por décadas Laércio ao lado de seu irmão Luiz já falecido também, atuaram na área e retrataram através de suas câmeras muito mais do que as belas imagens de Gramado, foram gravados incontáveis sorrisos e momentos de felicidades dos que pela nossa região passaram.

Servir ao turismo e contribuir com ele sempre foi uma das prioridades de Laércio, com uma câmera na mão, fez a sua vida e deixou seu trabalho registrado em cada canto do país e do mundo através de seus vídeos. Na época com a LP produções Laércio juntamente com seu irmão Luiz, acompanhavam os grupos e no final do passeio vendiam as fitas de vídeo Cassete, e foi assim que tudo começou.

Hoje amanheceu preto e branco, cinza também, como nas antigas câmeras, em decorrência de um infarto Laercio acabou não resistindo e veio a falecer".

_______________________________________

2020 - É empossada para as funções de diretora  biênio 2020/2021 da Escola Municipal D. Leopoldina, na sede municipal de Quatro Pontes, a professora Leila Daronch Adams. Ela substitui a professora Sheila Andréia Lang Kussmirski.  A posse foi procedida pelo prefeito exercício, professor Tiago Hansel (nota do pesquisador). - FOTO 5 --

______________________________________

2021 - Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatátisca (IBGE) mostra que a produção industrial paranaense cresceu 1,2 em novembro , 7º resultado positivo consecutivo e 9º mês com aumento na atividade em 2020, em comparação aos meses anteriores ao começo da pandemia do coronavírus (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 15.01.2021, p. 09).

_______________________________________

2021 - Em coletiva de imprensa no auditório do Paço Municipal Arlindo Alberto Lamb, o prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Marcio Andrei Rauber, junto com o vice-prefeito Ilário (Ila) Hofstaetter, anuncia os nomes de Diogo Schneider (Bolha) e do vereador Valdir Port (Portinho) como seus secretários de Esporte e Lazer e Indústria, Comércio e Turismo, respectivamente (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 15.01.2021, p. 12, 13 e 14). -- FOTO 6 --

_______________________________________

2022 - O professor doutor Tarcísio Vanderlinde lança o livro Olam Hazeh - O Testemunho das Pedras¹, pela  Editora Inhouve. A obra trata das pedras ainda existentes e que são testemunhas da construção das narrativas bíblicas e elementos de prova quanto à veracidade evidenciada (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14.01.2021: 24). 
 

¹ É o 8º livro do renomado professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon. Dos 8, em 5 foi como autor único. Os outros 3 como autor principal e organizador.
 
  
O primeiro livro em caráter experimental da editora da Unioeste foi de sua autoria. Trata-se de uma coletânea de artigos publicados no jornal O Presente no período em que esteve como diretor de campus da Unioeste. O título do livro é "Quando cantam as cigarras" (1996) (informação do autor). 

_______________________________________

2022 - A sexta-feira é de céu parcilamente nublado na cidade de Marechal Cândido Rondon, com formação de nuvens de chuvas após o meio dia. Ocorreram pancadas de chuvas ocasionais e pontuais. Ventos do quadrante Nordeste e temperaturas médias oscilando entre 22 e 30 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --

_______________________________________

 

     

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados