2015 – Falece aos 89 anos o senhor Estanislau Czycza, pioneiro do distrito de Margarida, na localidade de Linha Palmital (...)




===================================================================================================
1896 - Chegam a então Colônia Conde D'Eu, atual Garibaldi, no Rio Grande do Sul, os freis capuchinhos franceses Bruno de Gillonnay e Leão de Montasapey para atender espiritualmente e culturalmente os imigrantes italianos e suiços-franceses¹.
Os dois frades também foram os fundadores da província capuchinha rio-grandense (Carta do Correio Riograndense, de novembro de 2016). -- FOTO 2 --
¹ Esses imigrantes tem larga descendência no Oeste do Paraná (nota do pesquisador).
_________________________________
1972 – É eleito o novo diretório da então Aliança Renovadora Nacional (ARENA), de Marechal Cândido Rondon:
Presidente: Guido Port
Vice-Presidente: Simon Scherer
Secretário: Harry Feiden
Tesoureiro: Werner Salomon
Líder da bancada: vereador Nori Pooter
__________________________________
1972 – É formada uma comissão em nome dos proprietários de televisores na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, visando a instalação de uma repetidora de sinais. O jantar-reunião aconteceu no então Restaurante Flórida, onde hoje está instalado o Banco Bradesco.
Presidente: Antonio Guedes de Moura (então Chefe da Exatoria Estadual)
Vice-Presidente: Dr. Ezio Bernardinis
Secretário: Levi Martins Gomes
2º Secretário: Dr. Ruy Basso
Tesoureiro: Daltro Paluch
2º Tesoureiro: Beno Schmidt
No começo da década de 1970 era extremamente precária a recepção dos sinais televisivos na cidade de Marechal Cândido Rondon. Boa parcela das famílias já tinham adquirido o seu aparelho para a Copa do Mundo de 1970. Algumas já tinham comprado o televisor antes da competição, na expectativa de, vez em quando, captar algum sinal.
Após a Copa, o sinal televisivo devido a questão comercial que não mais atendia os interesses da emissora (TV Tibagi, de Apucarana), algumas repetidoras que reproduziam o sinal para Marechal Rondon foram desligadas.
A finalidade da comissão era conseguir instalar uma repetidora com maior altura e que capta-se o sinal da TV Tibagi desde a região de Campo de Mourão. A pretensão se concretizou meses depois com a instalação de uma antena nas proximidades do atual Estádio Waldir Schneider.
_________________________________
1974 - A Rádio Difusora Rondon AM que no começo do ano da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL) efetuou remanejamento no seu quadro de funcionários. Para a chefia do escritório da estatal na cidade de Marechal Cândido Rondon foi indicado o funcionário Sérgio Limberger em substituição a José Lopes de Farias Netto transferido para a unidade da cidade de Guarapuava (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 18.01.1974, p. 409).
_______________________________________
1978 - Casam-se em Nova Santa Rosa, na vila de Alto Santa Fé, os jovens Maidi Bohn e Elio Migliorança, em missa oficiada pelo bispo D. Estanislau Kreutz, primo da mãe da noiva. A jovem Maidi é filha do casal José Albino Bohn¹ (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon:, vol.41, de 16.01.1978 a 23.02.a 1978).
¹ José Albino Bohn foi um dos primeiros professores da cidade de Marechal Cândido Rondon e um dos fundadores do Colégio Cristo-Rei (nota do pesquisador).
_________________________________
1972 - É concluída pelo então Serviço de Pavimentação de Marechal Cândido Rondon - SAPAM - a pavimentação asfáltica da Rua XV de novembro, entre as Ruas Santa Catarina e São Paulo (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol.41, de 16.01.1978 a 23.02.a 1978).
_________________________________
2015 – Falece aos 89 anos o senhor Estanislau Czycza, pioneiro do distrito de Margarida, na localidade de Linha Palmital. Seu corpo foi sepultado no cemitério local.
Estanislau nasceu no município de Santa Rosa (RS) em 10 de julho de 1925, filho do casal Michalina (nascida Woichinski) e Antôno Czycza¹. Foi batizado e depois crismado na Capela Santíssima Trindade, da Linha Silva Jardim, pertencente à Paróquia Santa Tereza, de Guarani das Missõe, Rio Grande do Sul.
Em 05 de fevereiro de 1948, o pioneiro rondonense casou-se com Isabela Piotrowski², na mesma igrejinha onde foi batizado, em celebração oficiada pelo padre Pedro Wastoski.
Isabela e Estanislau constituiram família com o nascimento dos filhos: Eugênio (c.c Irene Targanski), Claudino (c.c. Leocádia Statkiecwz); Carlos (c.c. Nelci Targanski), Lídia (c.c. Pedro João Mates), Dionísio (c.c.Cidonia Fábio), Floriano (c.c. Valmi Unfried), Terezinha (solteira) e Marli (c.c. Alceu I. Dresch).
Foi agricultor, líder rural (por muitos anos presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon), cooperativista (fundador (sócio de Matrícula nº 0007) da Cooperativa Agroindustrial Copagril e associado fundador da Sicredi Aliança PR/SP), além de líder em sua comunidade onde residia(nota dos pesquisador). -- FOTO 1 --
¹ O casal formou família com o nascimento dos filhos Estanislau,Cecília, Dominica, Ramão, Cristina, Angelina, Tadeu e Zofia.
·
² Faleceu em 12 de julho de 2014. Seu corpo foi sepultado no cemitério público de Linha Palmital.
²·¹ É filha do 3º casamento de Brunislava (nascida Pilarski), com João Petrowski. Em primeiras esteve casada com Statkievicz e em segundas núpcias com Liezkoski. De seus três casamentos, Brunislava teve oito filhos.
_________________________________
2016 - O prefeito municipal Moacir Froelich reassume o cargo de prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, após o período de férias de 15 dias (O Presente, ed. 19.01.2016, p.12). -- FOTO 3 --
_________________________________
2019 - A rondonense radicada na Capital Federal e ex-professora do Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon, Roberta Cantarela, que vinha atuando no Instituto Federal de Brasília (IFB) passa a integrar o corpo de docentes da Universidade Nacional de Brasília (UnB), na condição de professor adjunto. -- FOTO 4 --
_______________________________________
2019 - O jornal O Presente destaca em reportagem que o município de Marechal Cândido Rondon é o maior operador do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) visando a produção de alimentos.
O montante liberado de financiamento pelas cooperativas de crédito com sede e atuação no município foi de R$ 108 milhões em 2018. Dessa soma, 101 milhões foram via Sicredi Aliança PR/SP, que tem sua sede central em Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18.01.2018, p. 28 e 29).
______________________________________
COMENTÁRIOS