Acontecimentos históricos do dia 24 de Janeiro

2005 – Falece o agricultor, ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, ex-prefeito de Marechal Cândido Rondon e ex-prefeito de Pato Bragado, senhor Verno Scherer.

Verno Scherer,  ex-presidente da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, ex-prefeito da mesma cidade e ex-prefeito de Pato Bragado. 
Imagem: Acervo
Verno Scherer, ex-presidente da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, ex-prefeito da mesma cidade e ex-prefeito de Pato Bragado. Imagem: Acervo "Memória Rondonense".
Ficha consular do imigrante italiano Giuseppe Macchioni emitida pelo Consulado Brasileiro, em Roma, em 1951. 
Imagem: Acervo de Giuseppe Macchioni - FOTO 2 -
Ficha consular do imigrante italiano Giuseppe Macchioni emitida pelo Consulado Brasileiro, em Roma, em 1951. Imagem: Acervo de Giuseppe Macchioni - FOTO 2 -
Professor Norberto Harri Bier fotografado no Colégio Estadual Eron Domigues, onde foi professor de Matemática. Imagem: Acervo http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/ - FOTO 3 -
Professor Norberto Harri Bier fotografado no Colégio Estadual Eron Domigues, onde foi professor de Matemática. Imagem: Acervo http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/ - FOTO 3 -
Gilberto Salvador, prefeito municipal de São José das Palmeiras, eleito em janeiro de 2017 para a presidência do Ciscopar. 
Imagem: Acervo Portal Grande Lago Notícias - FOTO 4 -
Gilberto Salvador, prefeito municipal de São José das Palmeiras, eleito em janeiro de 2017 para a presidência do Ciscopar. Imagem: Acervo Portal Grande Lago Notícias - FOTO 4 -

1951 - Chega ao Brasil o imigrante italiano Giuseppe Macchioni que por muito residiu na sede distrital de Porto Mendes e depois na sede municipal de Marechal Cândido Rondon. Atualmente (24.02.2017) residede em Curitiba. 

              O próprio Giuseppe Macchioni relatou em sua página no Facebook, em 24 de janeiro de 2017,  a sua experiência de vir ao Brasil e de aqui permanecer residindo: 

               "Hoje, faz 65 anos de minha chegada ao Brasil. A foto é da minha Ficha Consular, em que o Consulado Brasileiro em Roma, em 12/11/1951, autorizou minha imigração para o Brasil.
Foram 14 dias de navegação, com parada em Barcelona, Dakar, Rio de Janeiro e enfim Santos. No Rio, embarcou a Comissão de Imigração, que fez a identificação de cada um dos passageiros que iria desembarcar em Santos, preparando a famosa Carteira Modelo 19, que todos os estrangeiros residentes no Brasil, devem possuir. Os primeiros tres anos vinha uma comissão para por um visto naquela carteira. Saimos de Santos lá pela meia noite, esperando o desembarco das malas, ficando no deposito um baú que retirei o dia depois e despachei por transportadora p/ Capelinha. Demorou um bocado, pois a transportadora esperava completar o caminhão p/ fazer as entregas. Viajei de onibus até S. Paulo, e depois com ferrovia até Apucarana, e depois de onibus para Maringá.
Nem consigo contar a desilusão, sem luz, agua, banheiro e a casa toda em madeira inclusive o soalho cheio de frestas. Em verdade se tivesse dinheiro teria voltado o dia depois, mas tive que ficar. Quando tinha dinheiro para voltar, tinha-me acostumado e portanto fiquei. Me naturalizei em 1969. Em 1.956 casei-me com Elza Hoppe, que havia conhecido no restaurante em que tomava minhas refeições, com a qual tive duas, maravilhosas, filhas. 
Agora sou bem brasileiro, acostumei-me com o sistema de vida local. Moro com uma da filhas, Antonita, bem em frente a residencia da Maria Romana, a outra filha, isto em Curitiba, apos ter morado em duas cidades do interior do Paraná, N. Esperança e Mal C. Rondon, fiquei por aqui e gosto". 
- FOTO 3 - 

------------------------------------         

1973 – A agência dos Correios de Marechal Cândido Rondon torna público à comunidade rondonense que passará a operar com o serviço de caixas postais.

-------------------------------------------

1974 – O conjunto “Os Wikings” recebe seu primeiro disco de vinil com quatro músicas: Castelo de Sonhos, O Baile, Ando só pelo Mundo e Oh! Deus, interpretadas por Walter Basso. O compacto duplo foi gravado na empresa Top Som, na capital paulista.

-------------------------------------------

1976 – É eleita a nova diretoria da Copagril: Presidente: Engenheiro Agrônomo Leopoldo Piotrowski; Vice-Presidente: Remy von Mühlen; Secretário: Gernot Reuter. Na oportunidade, foram indicados pela Assembléia Geral ordinária, os senhores Leopoldo Piotrowski, Alfredo Gressler e Edulino Sieves como representantes da Copagril junto a Cotriguaçu.  

-------------------------------------------

1977 – Visita seus familiares em Marechal Cândido Rondon, o Padre Antonio Scheffel, da cidade de Aratiba, RS.

-------------------------------------------

1998 - É inaugurada a Ponte Ayrton Senna sobre o Rio Paraná, em Guaíra (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo. Toledo: Gráfica& Editora GFM, 2009, p.23).

------------------------------------------- 

2003 - Falece o reverendo Gustavo Altmann, segundo pastor da Igreja Evangélica Congregacional de Marechal Cândido Rondon. É nascido na Polônia, em 11 de março de 1925, filho de Gustavo e Juliana Altmann. A sua família imigrou para a Argentina, onde ele muito jovem ingressou no Seminário Teológico da Igreja Evangélica Congregacional da Argentina, na cidade Entre Rios. 

            Em 1948 transferiu-se para o Brasil assumindo em 08 de fevereiro de 1949, a comunidade da Linha XV de Novembro, Santa Rosa, Rio Grande do Sul. 

            Casou-se com Irene Mayer, de cujo casamento nasceram os filhos Erica, Edegar, Ilga e Mirian. 

            Em 27 de janeiro de 1963, Gustavo Altmann mudou-se para Marechal Cândido Rondon para assumir a Igreja Evangélica Congregacional local, no lugar do pastor Gottfried Rode. Permaneceu em Marechal Cândido Rondon até fevereiro de 1974 (GREGORY, Valdir. IECB 50 ANOS - 1959 A 2009. Marechal Cândido Rondon; Editora Germânica, 2008, p. 072). 

-------------------------------------

2013 – Acontece a abertura da visitação ao Dia de Campo Copagril 2013

-------------------------------------

2015 – Começam as pré-assembléias da Copagril, com reunião na sede distrital de Iguiporã, visando a Assembleia Geral Ordinária de 29 de janeiro próximo. (O Presente)

------------------------------------

2016 - Falece o professor rondonense Norberto Harri Bier, da área de Matemática,  em hospital na cidade de Cascavel. vítima de enfarte do miocárdio.  Era filho de Alvin Siegfrid Bier (em memória) e Dalila Port, e casado com a professora Cristina Theobald <http://www.opresente.com.br/marechal/2016/01/falece-o-professor-rondonense-norberto-harri-bier/2071041/>. Acesso em 28.01.2016 e informações de familiares). - FOTO 3 - 

--------------------------------------

2017 - O jornal O Presente  publica que o prefeito municipal de São José das Palmeiras, senhor Gilberto Salvador acabara de assumir a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste (CISCOPAR), que é integrado pelo municiípio de Marechal Cândido Rondon (O Presente, ed. 24.01.2017, p. 03). - FOTO 4 - 

-------------------------------------

2017 - O jornal O Presente noticia que as nominações  de Maria e Arthur foram as mais usadas no município de Marechal Cândido Rondon, no ano de 2016, pelos pais  para dar nome aos seus filhos recém nascidos (O Presente, ed. 24.01.2017, p. 20 e 21). 

------------------------------------

2017 - O jornal O Presente publica que a Incubadora Santos Dumont, ligada a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI, iniciou as suas atividades em Marechal Cândido Rondon, com a assinatura de contratos de estudo de ideias empreendedoras (O Presente, ed. 24.01.2017, p.23). 

-----------------------------------

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS



Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados