1959 - É fabricado no Brasil o primeiro Fusca, com o nome de Automóvel de Passageiros Volkswagen (...)













======================================================================================================
1920 - O extinto jornal curitiba Diário da Tarde publica telegrama de Jorge Schimmelpfeng, prefeito da cidade de Foz do Iguaçu, em que ele comunica ao governador do Estado que está conclusiva a estrada desde Guarapuava até a triplice fronteira e que ela é possível o tráfego de veículos automotores (Diário da Tarde. Curitiba: ed.03.01.1920, p. 2). -- FOTO 3 --
________________________________________
1959 - É fabricado no Brasil o primeiro Fusca¹, com o nome de Automóvel de Passageiros Volkswagen -- FOTOS 1 e 2 --
¹ Essa linha de veículos também conhecida com o nome de "Volkswagen Sedan" teve seus primeiros proprietários em Marechal Cândido Rondon a partir da segunda metade da década de 1960. Os primeiros fuscas foram adquiridos na Auto Mecânica Toledo, localizada na cidade de Toledo, de propriedade do médico Ernesto Dall'oglio.
A dra. Ingrun Klagges Seyboth foi a proprietária do primeiro fusca na cidade de Marechal Cândido Rondon, enquanto o pioneiro Edmundo Fagundes de Brito adquiriu a primeira VW Kombi 1200 (consultoria Ilo Darci Weirich).
_______________________________________
1970 - São coroadas a rainha e as princesas do Clube Social e Cultural Quatro Pontes: Edite Maria Assmann, Nilva Maria Engelmann e Glaci Rosa Wagner, respectivamente, em baile animado pelo conjunto “Os Montanari” (nota do pesquisador).
_______________________________
1974 - A poluição de riachos em Marechal Cândido Rondon é destacada no notíciário da Rádio Difusora Rondon AM, com a seguinte manchete: Começou a poluição dos arroios e texto:
" Marechal Cândido Rondon é um município que se distingue pelas suas grandes e bôas (sic) aguadas, que ajudam no clima e influem positivamente no regime pluviométrico e de outro lado no setor de produção no campo agrícola. Acontece porém que, com a mecanização agrícola, o aumento estrondoso na produção fêz (sic) aumentar o poder aquisitivo que de uma forma propicou o avantajamento de um trabalho melhorado, fazendo com que o dispendio de ocupação pessoal fosse reduzido com o modernismo da técnica agrícola com maquinários modernos e implementos. Acontece que o lado negativo começa a aparecer pois, alguns menos entendidos ou sem se conscientizar daquilo que esteja fazendo, vem usando das aguas (sic) de riachos para lavar pulverizadores e equipamentos usados na distribuição de venenos e inceticidas (sic). O fato chegado ao nosso conhecimento será encaminhado às autoridades competentes para que evitem o abuso, de outra forma façam proibição nêsse (sic) sentido.
O ato de lavar aparelhamento para uso no serviço de pulverização agrícola em riachos, é considerado por nós um verdadeiro abuso, uma afronta contra a própria natureza pois, essa poluição hidrica (sic), acabará por terminar com todo o escasso espécime aquatico (sic), assim como o enevenenamento normal das aguas (sic) que servem como base alimentícia para animais e para a própria raça humana. Em aguas (sic) de riachos tomamos banho, lavamos roupas e muitas vêzes (sic) no final de semana fazemos nossas pescarias e, começam a aparecer os primeiros peixes mortos pelo envenenamento d'agua (sic). Fazemos aqui um apêlo (sic) especialmente aos agricultores para que observem o que agora estamos pedindo encarecidamente, não lavando pulverizadores ou qualquer maquina (sic) empregada no uso de distribuição de inseticida nas plantações" (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 03.01.1974, p. 355).
_______________________________________
1977 – É eleita e toma posse a nova diretoria do Instituto Vocacional Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, para o ano de 1977. A chapa vencedora composta por: Presidente: Valdir Sippert; 1º Vice-Presidente: Helvino Gebauer; 2º Vice Presidente: Plínio Kleemann; Secretário: Jonas Lüdke; 1º Vice-Secretário: Siegfried Graff; 2º Vice-Secretário: Erno Reschke; Tesoureiro: Reinart Reschke; 1º Vice-tesoureiro: Alfredo Pahl; 2º vice-tesoureiro: Evaldo Schulz; Conselheiro Pastoral: Pastor Guilherme Lüdke. Conselho Fiscal: Titulares: Benjamin Löffler, Aroldo Güttges e Benjamin Zenker; e suplentes: Norberto Hübner, Arlindo Tomm e Carlos Graff. Assessor jurídico: advogado Osmar Lautenschleiger.
_______________________________
1977 - A Rádio Difusora Rondon AM anuncia a posse a nova diretoria para 1977 da JOTACÊ, órgão da juventude da Igreja Luterana Cristo, da cidade de Marechal Cândido Rondon. Presidente: Oldemar Rohloff; vice-presidente: Hélio Scheffler; secretário: Leonir Layter; vice-secretária: Lilian Schulz; tesoureiro: Ito Almiro Linck; e vice-tesoureiro: Lauri Atilio Weber (Rádio Difusora Rondon. Frente Ampla de Notícias.Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978).
_______________________________
1986 - Casam-se na atual cidade de Entre Rios do Oeste, na Matriz Católica Cristo-Rei, os jovens Nair Riffel e Valter José Altenhofen. Ela filha do casal Tereza (nascida Kuhn) e Léo Riffel¹, nascida em 03 de janeiro de 1965, em Linha Salto, Santo Cristo (RS); e ele filho do casal Terezinha (nascida Seibel) e Dani Altenhofen², nascido em 30 de março de 1960, em Crissiumal, Rio Grande do Sul (nota do pesquisador). -- FOTOS 4 e 5 --
A celebração religiosa do casamento foi oficiada pelo padre Amário Zimmermann.
¹ O casal chegou de mudança ao Paraná, para o atual município de Maripá, em 1961. Dois anos mais tarde transfere residência para a Linha Felicidade, no atual município de Entre Rios do Oeste. Léo Riffel é filho do casal Madalena (nascida Kuhn) e Nicolau Riffel; e sua esposa Thereza, filha de Idalina e José Kuhn.
² Ela é filha do casal Maria Amália e Willibaldo Seibel e ele filho de Erna e Albino Altenhofen.
____________________________________
1989 - Durante encontro com consorciados, a empresa Iguaçu Diesel Veículos (IDISA) anuncia a compra de área de 30 mil m2, no atual Bairro São Francisco, às margens da rodovia federal BR 163, para construir a sede própria de sua filial, em Marechal Cândido Rondon, durante o ano de 1989 ( WIEDMER, Ronaldo Luiz. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, ed. 04.01.1989, fls. 13).
_______________________________________
1989 - Em reunião realizada na sede distrital rondonense de Porto Mendes, junto com o prefeito municipal Dieter Leonard Seyboth e o suplente de vereador Guido Herpich, prestes a assumir a vaga de Celso Weiss (este por ter aceito convite para ser o Secretário Municipal de Viação e Obra se licenciou da Câmara Municipal no dia 05 de janeiro), a comunidade local define o nome de Edgar Gibmeier para o cargo de subprefeito do distrito (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, ed. 04.01.1989, fls. 14).
________________________________________
2014 - Foi o dia de maior precipitação pluviométrica do mês de janeiro na sede municipal de Marechal Cândido Rondon: 53mm.
____________________________________
2017 - É nomeado como secretário municipal de Esportes e Lazer, de Marechal Cândido Rondon, o professor de Educação Física Cristiano Metzner (O Presente, ed. 06.01.2017, p. 12). -- FOTO 6 --
_______________________________
2018 - Estatísticas da 2ª Companhia da Polícia Militar e do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, de Marechal Cândido Rondon, informam que o trânsito no município teve menos acidentes e mais multas em 2017 e os atendimentos dos bombeiros teve uma ocorrência a mais que em 2016 (O Presente, ed. 03.01.2018, p. 14 e 15). -- FOTO 7 -
____________________________________
2018 - O jornal O Presente em matéria intitulada "Mapa mostra preços das terras agrícolas no Paraná", baseada no Mapa do Preços das Terras Agrícolas no Paraná, elaborado pelo Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), com os dados atualizados em março de 2017.
A referida secretaria faz o mapeamento desde o ano de 1998 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 03.01.2018, p. 29). -- FOTOS 8 e 9 --
____________________________________
2019 - Falece na cidade de São Caetano do Sul (SP), o músico Pedro Bento (Joel Antunes Leme, natural de Porto Feliz, SP) aos 84 anos. Era um icone da musíca sertaneja de raiz. Formou dupla com Zé da Estrada (Waldomiro de Oliveira, falecido em 2017), em 1954. Os dois gravaram o primeiro trabalho fonográfico em 1959 pelo selo Chantecler.
Ao longo da carreira, a dupla¹ fez bastante sucesso ao incorporar as rancheiras típicas do México, fazendo música caipira de raiz com influência da música daquele país da América Central. -- FOTO 10 --
¹ A dupla tinha grande compatibilidade com o público de Marechal Cândido Rondon, principalmente os moradores do interior, nas décadas de 1960 a 1970, que ouviam via rádio à pilha ou bateria os dois artistas pela Rádio Nacional, da capital paulista, apresentado por Edgard de Souza¹·², depois de "A Voz do Brasil". Pedro Bento e Zé da Estrada se apresentava uma vez por semana, acompanhados do sanfoneiro mineiro Celinho (Célio Cassiano Chagas).
¹·² Edgard de Souza nasceu no dia 17 de junho de 1932, em Salvador no estado da Bahia.Trabalhava no serviço de auto-falantes em sua cidade natal, quando decidiu tentar o Rádio de verdade no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foi difícil, mas após certa persistência, conseguiu um emprego na extinta Rádio Piratininga de São Paulo.
Seu grande sucesso foi alcançado na Rádio Nacional, onde apresentava programa sertanejo, gênero que o consagrou. Conhecido como "O animador das mil palavras...", seu estilo de apresentação era diferente para o estilo sertanejo. Sempre usou um português correto e boa dicção, o que era o seu diferencial. Ele foi o maior locutor sertanejo de todos os tempos.
Nos últimos anos, ele residia em Curitiba/PR, e seu último trabalho foi na Rádio Tropical AM (1.320 kHz - Curitiba/PR).
Faleceu no dia 18 de julho de 2007, vítima de parada cardíaca (Texto: Sandra Cristina Peripato, em: clique aqui).
Ver vídeo dos maiores sucessos, clique aqui.
________________________________________
2020 - Celebra Bodas de Ouro o casal rondonense¹ Romilda Hedi (nascida Bervig, sobrenome alterado de Berwig) e Bruno Siebeneichler. Ela nascida em Tucunduva (RS), em 19 de novembro de 1946, filha de Leontina Paulina (nascida Hacke) e Ewaldo Berwig. Ele natural de Horizontina (RS), onde nasceu em 14 de julho de 1945, filho de Irma Liesbeth (nascida Schweigert) e Arnaldo Siebeneicheler
Romilda e Bruno vieram para Marechal Cândido Rondon, em momentos diferentes, no começo de 1969, onde se conheceram. No ano seguinte, dia 03 de janeiro, casaram na Igreja Evangélica de Três de Maio (RS) e fixaram residência na cidade em que começou o namoro e onde também nasceram suas quatro filhas: Ligia, Lizete, Laíze e Luíza (colaborou Lígia Sackser). -- FOTOS 11 e 12 --
¹ Gentílico de quem nasce ou mora no município de Marechal Cândido Rondon (PR).
________________________________________
2021 - O primeiro domingo do ano foi de sol intenso e de calor. Somente ao final da tarde foi marcado com um pouco de nebulosidade (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
________________________________________
COMENTÁRIOS