1955 - Após cinco dias de viagem chega de mudança em Marechal Cândido Rondon o casal Isabela (nascida Jeziorni) e Arthur Winter (...)












======================================================================================================
1877 - É fundado o primeiro núcleo de imigrantes russos-alemães, mais conhecidos como Alemães do Volga (em alemão, Wolgadeutschen), na Argentina, na província de Buenos Aires, no município de Olavarría, com o nome de Colônia Hinojo, procedentes da aldeia de Kamenka, Rússia, todos agricultores.
Andrés Fischer, Jorge Fischer, José Kessler, Miguel Kessler, Andrés Kessler, Pedro Pollak,José Simon, Juan Schamber. Jacobo Schwindt e Leonardo Schwindt e respectivas famílias foi o grupo do primeiro assentamento.
Além da Argentina, Estados Unidos, Canadá e Brasil receberam levas de alemães do Volga. O Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro que mais recebeu imigrantes de russos-alemães. Fixaram-se na região nordeste. Muitos partiram dali para se juntar aos conterrâneos na Argentina (em colaboração com Jorgelina Fischer, descendente do grupo píoneiro de Hinojo).
Além do Rio Grande do Sul, alemães do Volga chegaram ao Paraná, nos Campos Gerais, e Santa Catarina, na porção Oeste. Em solo paranaense, eles foram estabelecidos nos atuais municípios da Lapa, Palmeira e Ponta Grossa. O núcleo "Colônia Mariental", localizado na Lapa, é historicamente mais documentado quando se trata da imigração de alemães do Volga¹ no Paraná, junto com o distrito de Johannesdorf, no mesmo município.
São considerados os dias 8 ou 09 de junho de 1878, como as datas de chegada das primeiras 21 famílias para a "Colônia Mariental" (MÜLLER, Ir. Estevão. Documentário da Imigração Alemã nos Estados do Paraná e Santa Catarina. Curitiba: Champagnat Editora, 2012, 1ª edição ampliada, p. 101, 102, 103, 185, 186, 187, 365 e 366). -- FOTO 2 --
¹ São descendentes dos alemães imigrados para o Rússia no período da czarina Catarina, a Grande, de ascendência alemã
________________________________________
1955 - Após cinco dias de viagem chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal Isabela (nascida Jeziorni) e Arthur Winter, acompanhado do filho Elio Edvino, de 05 anos; e das filhas Ivoni, de 03 anos e Gerda, de apenas 03 meses.
Procedente de Linha 30, interior do município de Ajuricaba (RS), a família instalou-se em Esquina Guaíra, onde adquirira uma colônia de terras para cultivar café. Mas a forte geada de setembro de 1954 acabou com o cafezal.
Com o fracasso do cultivo do café, o pioneiro dedicou-se a criação de suínos, atividade em que já tinha grande experiência.
No ano de 1957, os moradores de Esquina Guaíra se reuniram e decidiram construir uma escola para seus filhos, e como não tinha professor, o Arthur Winter assumiu a tarefa por quatro meses até que fosse nomeado um profissional do ensino.
A escola foi edificada em terras de propriedade de Armin Lindner.
Entrevistado em 26 de setembro de 2013 sobre o começo em Marechal Cândido Rondon, o senhor Arthur adiantou:
...nós não voltamos porque não tinha dinheiro, e aí nos tornamos alimento dos borrachudos. Somente com muita fumaça ... éramos mais esfumaçados que salame, mas com a “ajuda de Deus e muito trabalho vencemos”.
Em 04 de janeiro de 2017, o pioneiro Arthur Winter postou na sua página no Facebook, um relato sobre a saída de mudança no Rio Grande do Sul:
"No dia 4 de janeiro às 4 horas da tarde o motorista encostou o caminhão F-5 num terreno vazio onde fizemos o acampamento, e o motorista foi visitar uma amiga e só voltou no outro dia às 10 horas, quando já estava tudo carregado e estávamos a espera, espera, espera, e até que enfim ele chegou.
Agora rumo a Toledo e Rondom, num dia quente e sem chuva, mas era o último dia da viagem, e ainda tinha uns 100 kilómetros para o destino.
Amanhã conto como chegamos".
No dia seguinte, dia 05 de janeiro, Arthur Winter complementou o testemunho, anterior extraído de sua página no Facebook:
"5 de Janeiro de 1955, ao por do sol, finalmente após 7 dias de viagem descarregamos a mudança. Saimos de uma casa de alvenaria e entramos num barraco sem forro, sem janelas, duas portas brutas. Éramos 5 pessoas e mais um peão chamado Campolim. No dia seguinte fomos inspecionar a nova propriedade. Não achamos os 5 mil pés de café produzindo, conforme disse o vendedor. Nada, só capoeira e mato, achamos uns 50 pés de mandioca e no mato um monte de espigas de milho coberto com folhas de palmito e muita cobra. Tinha tantas que no primeiro ano matei 10 enormes, e duas urutus. Mas pela grala infinita de Deus sibrevivemos. Haaaah, sem esquecer os borrachudos que deixavam nossas orelhas inchadas, até que apareceu um vizinho e disse pra passar banha de porco em todo corpo. Foi nossa salvação. Outro trouxe dois cachorros que eram espertos em achar cascaveis, onde latia diferente podia ter certeza que tinha cascavel. Um caso inusitado aconteceu com nossa Ivoni. Ela saiu no escuro fazer xixi e de manhã notamos o rasto da cobra bem onde fez xixi. Também pela graças de Deus não deu febre amarela, e nem outro incidente maior. Outro dia conto mais.
Salve 5 de janeiro 1955 quando iniciamos nova fase de nossas vidas".
Atualmente (05.01.2019) o casal de pioneiros mora na cidade de Curitiba.
Ver mais, clique aqui.
____________________________________
1964 - Em assembleia geral extraordinária a comunidade escolar da então Escola Isolada Padre João Batista Reus, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon, decide mudar o nome do educandário para Escola Cristo-Rei, agora Colégio Cristo-Rei (nota do pesquisador).
_______________________________
1977 - Em nota à imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon que o prefeito da cidade de Formosa do Oeste (PR) ,visitou o município na companhia de secretários e assessores para conhecer a administração pública em desenvolvimento na cidade. (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978)
_______________________________
1977 - Em reunião realizada na Biblioteca Municipal Martinho Lutero (na época instalada no piso-térreo do prédio atual da Câmara Municipal de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, (hoje o Legislativo funciona ocupa todo o edifício), é fundada a extinta Associação Rondonense de Conservação da Natureza (ARCON), com o objetivo de implementar orientações e medidas para a conservação do meio-ambiente e biodiversidade.
Presidente: Dr. Ivanor Brum de Brum; vice-presidente: Tealmo Cassel; secretário-geral: Arnold Lamb; secretário: Eloi Lohmann; vice-secretário: Valdir Strohaecker; tesoureiro: Nelson Alois Hack; vice-tesoureiro: Benício Schlickmann; e assessor legal: Rudi Werner Detsch (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978).
________________________________
1977 - A Rádio Difusora Rondon AM anuncia que o Clube Concórdia fechou a piscina por falta de água que era fornecida do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em face da forte seca na região (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978).
________________________________
1977 - Acontece no auditório da empresa Reveral - revendedora Volkswagen em Marechal Cândido RondonRondon - a formação das chaves e sorteio das equipes participantes do Campeonato Municipal de Futebol de Salão 1978, também conhecido como Troféu Difusora. (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978)
________________________________
2011 - Falece a pioneira rondonense¹Nair (nascida Eggers) Rieger, esposa do pioneiro Orlando Rieger (nota do pesquisador).
Ver mais, clique aqui.
¹ É o gentílico de quem reside ou nasce no município de Marechal Cândido Rondon (PR).
_____________________________________
2017 - Falece aos 92 anos de idade, a pioneira rondonense Edith Anna Schmitz von Borstel, víuva do pioneiro Edvino von Borstel (informação da família). -- FOTO 3 --
Ver mais, clique aqui.
_______________________________
2017 - A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) repassa definitivamente a sua antiga sede, à Rua Sergipe, à Câmara Municipal de Marechal Cânddido Rondon (nota do pesquisador).
_______________________________
2018 - O jornal O Presente destaca que o ICMS e o IPVA geraram R$ 44,8 ao município de Marechal Cândido Rondon, em 2017. Na mesma reportagem, também são apresentados as cifras recebidas por outros municípios da região (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 05.01.2018, p. 12 e 13). -- FOTOS 4 e 5 --
____________________________________
2018 - Comemora Bodas de Ametista (55 anos de casamento), o casal rondonense Nair e Arno Kubli (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --
____________________________________
2018 - Acontece no auditório da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, a solenidade de assinatura para implantação da terceira pista, de cerca de 2,1 km, na rodovia PR 467, desde a sede do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) até a Vila Curvado (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09.01.2018, p. 14 e 15). -- FOTOS 7, 8 e 9 --
____________________________________
2020 - Falece na cidade de São Paulo, aos 99 anos, a pesquisadora e engenheira-agrônomica Ana Maria Primavesi. Era de origem austríaca. Estava radicada no Brasil desde os anos de 1940. Foi precursora no País da agroecologia¹. Publicou múltiplos trabalhos e obras sobre agricultura orgânica e saudável, com destaque para Manejo Ecológico do Solo e Manual do Solo (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --
¹ As práticas recomendadas pela cientista para a conservação de solo e cultura foram bastante difundidas pelos produtores orgânicos da região de Marechal Cândido Rondon.
____________________________________
2021 - A terça-feira amanhece com chuva de pouca intensidade que vai se acentuando no transcorrer do período matutino. E se estende até, por volta, das 14 horas.
O volume da precipitação pluviométrica, na cidade de Marechal Cândido Rondon, atinge 31 mm (nota do pesquisador).
_______________________________________
COMENTÁRIOS