Acontecimentos históricos do dia 6 de Janeiro

1932 – Nasce na cidade de Pitanga, PR, o cartorário rondonense Levi Martins Gomes, que faleceu em 13 de junho de 2015 (O Presente).

O cartorário Levi Martins Gomes, Cartório de Registro Civil Títulos e Documentos e  Pessoa Jurídica de Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo O Presente
O cartorário Levi Martins Gomes, Cartório de Registro Civil Títulos e Documentos e Pessoa Jurídica de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo O Presente
Vista da primeira igreja, em madeira, da Comunidade Evangélica Martin Luther, na década de 1960. 
À esquerda, vê-se em construção o atual templo da comunidade. 
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 2 -
Vista da primeira igreja, em madeira, da Comunidade Evangélica Martin Luther, na década de 1960. À esquerda, vê-se em construção o atual templo da comunidade. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 2 -
Preparador físico Raphael Martins junto a Copagril Futsal. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 3 -
Preparador físico Raphael Martins junto a Copagril Futsal. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 3 -

1952 - Acontece a fundação e  a eleição da primeira diretoria da Comunidade Evangélica Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon:  Presidente: Ferdinand Ritscher; vice- presidente: Simon Scherer; secretário: Teodoro Colombelli; 2º secretário: Osmar Frank; tesoureiro: Benno Weirich e 2º tesoureiro: Alfredo Nied. -- FOTO 2 -- 

            A reunião de fundação e eleição aconteceu na residência do pioneiro Alfredo Nied (Nota do pesquisador).

___________________________________

1966 – É inaugurado o pavilhão social da Comunidade Luterana Cristo, de Marechal Cândido Rondon.

_____________________________

1970 – É destruída, por incêndio, a residência do agricultor Darci Benno Jungs, localizada no atual distrito de Novo Horizonte, com a  morte da esposa Maria Rosa Jungs (21 anos), e dos filhos Vera Regina (3 anos); Valdir Castilho (2 anos); e Lúcia (1 ano).

_____________________________

1976 – Inicia e vai até o dia 09 de janeiro, em Marechal Cândido Rondon, junto a Comunidade Evangélica Cristo, o 9º Congresso da Liga de Senhoras Luteranas, com participantes do Brasil, dos EUA e da Argentina.

            O congresso teve como lema: “Serviu o povo, ao Senhor todos os dias

__________________________________

1977 - Rádio Difusora Rondon informa que a viagem a Curitiba do vereador Pedro Rauber e de Alcino Biesdorf, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marechal Cândido Rondon, foi bastante promissora.

            Ambos tinham viajado a capital para tratar sobre a questão dos suinocultores compromissados com as Notas Promissórias Rurais - NPRs - em favor do Frigorífico Rondon, que ora estava em processo de concordata.

           A emissora noticia na mesma nota, conforme a informação repassada pelo vereador Pedro Rauber, o deputado estadual José Lázaro Drumont, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Paraná, tinha oficiado via requerimento apresentando na Assembleia Legislativa o governador Jaime Canet Júnior para que este intercedesse junto aos bancos Bamerindus, Banestado e Banco do Brasil para que sustassem a cobrança das NPRs - algumas já vencidas há mais de seis meses - dos agricultores e que se habilitassem junto a empresa síndica da concordata, a empresa Nied & Cia. Ltda. 

           Ainda na mesma notícia a emissora detalha, segundo a informação do vereador Pedro Rauber, que foram mantidos em Curitiba com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivo Thomazoni e com os deputados José Lázaro Drumont e Werner Wanderer. Nestes contatos, segundo Pedro Rauber o deputado estadual Werner Wanderer apresentou o nome do advogado curitibano Renê Ariel Dotti para "acompanhar o processo". (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978).

_______________________________

1977 - Rádio Difusora Rondon noticia que neste dia, às 15 horas, seria realizada uma reunião no Salão Ijuí (hoje não mais existe), com os suinocultores compromissados com Notas Promissórias Rurais - NPRs  com a massa em concordata do Frigorífico Rondon, organizada pelo vereador Pedro Rauber e pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marechal Cândido Rondon, senhor Alcino Biesdorf. No encontro, vereador e presidente colocaria os agricultores a par das conversações mantidas em Curitiba e também seria feita a tomada de assinaturas de outorga de procuração ao advogado Renê Ariel Dotti para tratar quanto a parte das NPRs (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978).

______________________________

1977 - É criada a paróquia da Igreja Evangélica Congregacional de Nova Santa Rosa, composta de oito comunidades, tendo com seu primeiro pastor paroquial o reverendo Helio Guido Renner (GREGORY, Valdir et allii. IECB 50 ANOS - 1959 a 2009. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008, p. 121).

______________________________

2017 - O jornal O Presente noticia que o preparador físico Raphael Martin retorna a Copagril Futsal para a Copagril Futsal para a temporada 2017 (O Presente, ed. 06.01.2017, p. 24). -- FOTO 3  -- 

______________________________

2017  - Por volta das 15 horas a cidade de Marechal Cândido Rondon é atingida por chuva torrencial. Em menos de uma hora o volume de precipitação pluviomética atinge o volume entre 90 a 110 mm, de acordo com a região.

            As enxurradas de águas pluviais provocaram inundações de estabelecimentos comerciais e residências, estragos no asfalto de ruas na sede municipal de Marechal Cândido Rondon e espalhamento de sacos plásticos com lixo acondicionado para recolhimento. 

            A forte chuva provocou a enchente do Arroio Fundo, a ponto de impedir a passagem de veículos no trecho rodoviário sede municipal de Marechal Cândido Rondon a sede distrital de Margarida, por cerca de duas horas. Em ambos os lados da ponte, formaram-se extensas filas de carros, cujos condutores tiveram que aguardar o baixar o nível das águas que impediam a passagem. 

             Na enchente do Arroio Fundo, o que chamou muitas atenção de motoristas e caroneiros, foi o grande volume de lixo urbano que correnteza trazia, provando que boa parte da população rondonense continua displicente com o destino final com o lixo que produz. 

             Outros córregos do entorno da cidade também tiveram suas águas aumentadas em muito pela chuva torrencial. 

              - 1º vídeo gentilmente cedido pelo portal "Marechal OnLine". Crédito: Elizabeth Amorim.

___________________________________

2017 - Morre, vítima de afogamento na praia de Portezuelo, no Uruguai, o professor  Alexandre Bankl Batista (Bankl), do curso de História do campus da Unioeste - Marechal Cândido Rondon. 

           O professor universitário faleceu junto com seu amigo, o jornalista Robson Pandolfo, de Porto Alegre, ao tentarem salvar uma criança de 10 anos.

            Alexandre Bankl Batista que era casado com a rondonense Juliana Wendpap foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon, no dia 10 de janeiro. -- FOTO 4 -

____________________________________

              

 

              

Compartilhe

COMENTÁRIOS


Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados