Acontecimentos históricos do dia 14 de Outubro

2015 - Acontece a inauguração da Galeria Ataídes Kist e do primeiro museu histórico particular de Marechal Cândido Rondon (...)

Ataídes junto a galeria e museu histórico implantados  por sua iniciativa em Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo O Presente
Ataídes junto a galeria e museu histórico implantados por sua iniciativa em Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo O Presente
Decreto federal nº 52.682/1963 que oficializou o dia 15 de outubro como o
Decreto federal nº 52.682/1963 que oficializou o dia 15 de outubro como o "Dia do Professor" no Brasil. Imagem: Casa Civil da Presidência da República - FOTO 2 -

1956 -  É fundada a Liga das Senhoras da Comunidade Luterana Cristo, de Marechal Cândido Rondon.

____________________________________

1963 - Pelo decreto federal nº 52.682/1963, de 14 de outubro de 1963, o dia 15 de outubro é oficializado como o "Dia do Professor" no Brasil. -- FOTO 2 -- 

____________________________________

1970 – É anunciado pela Rádio Difusora que o senhor Waldi Winter tinha adquirido um trator de esteira AD-7 – peso 8.400 kg,  para preparação de lavouras para cultivo mecanizado. Foi o primeiro trator do tipo comprado por um particular em Marechal Cândido Rondon.  

_______________________________

1971 – Acontece o júri de Antonio de Jesus Sobrinho, pela morte de Margarido França.

_______________________________

1971 – Acontece a morte do agricultor Ceslau Rodolfo Kosik, vítima de acidente com motoserra.

_______________________________

1971 -  Acontece a morte, acidental, do guarda noturno Newton de Lima, por arma de fogo disparada por sua filha menor, de 15 anos.

____________________________________

1971 – Acontece no Colégio Rui Barbosa, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, e se estende até o dia 15, o 1º Encontro de diretorias do então Clube 4-5 do município de Marechal Cândido Rondon.

_______________________________

1972 – Casam-se os jovens pioneiros Irli Dockhorn e Walmor Sérgio Nied.

_______________________________

1973 – É inaugurada mais uma sala de aula na então Escola Municipal Luiz da Gama da localidade de Linha Neuhaus, no município de Marechal Cândido Rondon (PR).

_______________________________

1976 – Acontece a eleição da nova diretoria do Grêmio Estudantil Duque de Caxias do então ginásio estadual, hoje Colégio Estadual Eron Domingues, com o comparecimento de 1.126 votantes.  Presidente: Adalberto Bordão; Vice-Presidente: Davi Wulff; Secretária: Ivanir Pöttker; Vice-Secretária: Estela Maris Maciel Ziliotto; Tesoureiro: Helio Althaus, Vice-tesoureiro: Enno Pedde, Diretor de Esportes: Rogério Marafan; Diretora esportiva: Hilaide Datsch; Diretor-Social: Oreste Bremm; Oradora: Celita Bunzen; e diretor de arte e cultura: Eloy Veit.

_______________________________

1984 – Ocorre a benção festiva do lançamento da pedra fundamental da nova Igreja Matriz da Paróquia Católica Nossa Senhora Aparecida, de Mercedes.

_______________________________

2014 - O Instituto Nacional de Metereologia - INMET - registrada a temperatura mais elevada em Marechal Cândido Rondon desde que começou acompanhar o comportamento climático no município, com início em 2006: 40,1°Celsius (O Presente, ed. 24.02.2017, p. 15).

____________________________________

2014 – Estudantes do 9º ano do Colégio estadual Paulo Freire, de Marechal Cândido Rondon, realizam viagem de estudos , com retorno no dia 19, às cidades de Guaratuba, Morretes Curitiba, Ponta Grossa, para conhecer  o Parque Estadual de Vila Velha e Ilha do Mel. Em Curitiba: Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer, Ópera do Arame e os Parques Tanguá e Tingui (O Presente). 

_______________________________

2015 - Acontece a inauguração da Galeria Ataídes Kist e do primeiro museu histórico particular de Marechal Cândido Rondon, ambos organizados pelo advogado, professor e escritor Ataíde Kist (O Presente, ed. 15.10.2015, p. 24 e 25). -- FOTO 1 --

_______________________________

2015 - São premiados os atletas de 3ª Idade, de 1º a 3º lugares, e as equipes que participaram dos Jogos Regionais da 3ª Idade ( Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa e Quatro Pontes, em solenidade no Clube de Idosos Felicidade, na sede municipal de Pato Bragado (O Presente, ed. 15.10.2015.

_______________________________

2018 - A equipe Colégio Estadual Frentino Sachser/acb sagrA-se vice-campeã da Copa do Brasil de Clubes Sub-15, em Florianópolis, cidade-sede da competição, após a equipe rondonense ser derrotada pelo placar apertado de 56 a 46 para o time Gaúcha de Santa Cruz do Sul (RS).

A equipe rondonense, comandada pelo técnico Marcelo Góes, antes de chegarem na final, vence o ADIEE/Avaí/Florianópolis por 56 a 45 e o AJAB/Jaraguá do Sul (SC) por 62 a 55. -- FOTO 3 -- 

____________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS


Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados