Deprecated: __autoload() is deprecated, use spl_autoload_register() instead in /home/memoriar/public_html/index.php on line 2
Acontecimentos históricos do dia 17 de Outubro - Memória Rondonense

Acontecimentos históricos do dia 17 de Outubro

1967 - Acontece o último baile de Kerb 1967, de Marechal Cândido Rondon (...)

Casal pioneiro Amélia Vencatto e José Feiden, de traje branco, no centro, presente no baile de Kerb, de Marechal Rondon, que aconteceu de 15 a 17 de outubro de 1967. 
À esquerda do casal, a pioneira Alice Hamann Weirich. A senhora, a direita, não identificada. 
Imagem: Acervo Edite Feiden - FOTO 1 --
Casal pioneiro Amélia Vencatto e José Feiden, de traje branco, no centro, presente no baile de Kerb, de Marechal Rondon, que aconteceu de 15 a 17 de outubro de 1967. À esquerda do casal, a pioneira Alice Hamann Weirich. A senhora, a direita, não identificada. Imagem: Acervo Edite Feiden - FOTO 1 --
O ex-vice-governador e governador do Paraná (1975-1979), Jayme Canet Júnior. Imagem: Acervo Aroldo Murá Haygert - FOTO 2 -
O ex-vice-governador e governador do Paraná (1975-1979), Jayme Canet Júnior. Imagem: Acervo Aroldo Murá Haygert - FOTO 2 -
Derli Antonio Donin, ex-prefeito da cidade de Toledo, candidato a vice-governador na chapa de Osmar Dias, nas eleições de 2006. 
Imagem: Acervo Fábio Campana - FOTO 3 -
Derli Antonio Donin, ex-prefeito da cidade de Toledo, candidato a vice-governador na chapa de Osmar Dias, nas eleições de 2006. Imagem: Acervo Fábio Campana - FOTO 3 -
Vereador Márcio Rauber, prefeito eleito de Marechal Cândido Rondon, anuncia a sua equipe para o processo de transição, em 17 de outubro de 2016. 
Imagem: Acervo Câmara Municipal de Mal. C. Rondon - Crédito: Cristiano Marlon Viteck - FOTO 4 -
Vereador Márcio Rauber, prefeito eleito de Marechal Cândido Rondon, anuncia a sua equipe para o processo de transição, em 17 de outubro de 2016. Imagem: Acervo Câmara Municipal de Mal. C. Rondon - Crédito: Cristiano Marlon Viteck - FOTO 4 -
Rondonenses com os prêmios do Selo SESI ODS 2017. 
Da esquerda à direita: Paulo Giron, da Falurb; Leandro tenfen, da Sooro; Leandro Daldalt, secretário municipal da Agricultura e Políticas Ambientais, prefeito municipal Marcio Andrei Rauber e Marcos Chaves, engenheiro ambiental. 
Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 5 -
Rondonenses com os prêmios do Selo SESI ODS 2017. Da esquerda à direita: Paulo Giron, da Falurb; Leandro tenfen, da Sooro; Leandro Daldalt, secretário municipal da Agricultura e Políticas Ambientais, prefeito municipal Marcio Andrei Rauber e Marcos Chaves, engenheiro ambiental. Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 5 -
Seleção rondonense de handebol de areia masculino comemorando a conquista da medalha de ouro nos Jogos da Juventude do Paraná 2018. 
Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 6 -
Seleção rondonense de handebol de areia masculino comemorando a conquista da medalha de ouro nos Jogos da Juventude do Paraná 2018. Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 6 -
Professor Fábio Fernandes junto com o prefeito municipal Jones Heiden (e) e secretária de Educação e Cultira, professora Marilei Lerner. 
Imagem: Acervo Imprensa PM-Entre Rios do Oeste - Crédito: Tatty Porto - FOTO 7 -
Professor Fábio Fernandes junto com o prefeito municipal Jones Heiden (e) e secretária de Educação e Cultira, professora Marilei Lerner. Imagem: Acervo Imprensa PM-Entre Rios do Oeste - Crédito: Tatty Porto - FOTO 7 -
Rondonense João Livi em frente a sede da Editora O Presente, em Marechal Cândido Rondon.
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 8 -
Rondonense João Livi em frente a sede da Editora O Presente, em Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo pessoal - FOTO 8 -
Agenda programática da 31ª Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon.
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 9 -
Agenda programática da 31ª Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 9 -
Soberanas da 31ª Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon. Rainha: Juliana Schueroff, 1ª princesa Camila Amorin e 2ª princesa Maria Urnau.
Imagem: Acervo O  Presente - FOTO 10 -
Soberanas da 31ª Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon. Rainha: Juliana Schueroff, 1ª princesa Camila Amorin e 2ª princesa Maria Urnau. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 10 -
Banner alusivo ao Dia Internacional do Cooperativismo  de Crédito 2019.
Imagem: Acervo Sicoob - FOTO 11 --
Banner alusivo ao Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito 2019. Imagem: Acervo Sicoob - FOTO 11 --
Cândido Manoel Martins de Oliveira, ladeado pelo deputado estadual Elio Lino Rush (e) e os vereadores Nilson Hachmann e Valdir Sackser. 
O secretário faleceu em outubro de 2020.
Imagem: Acervo Nilson Hachmann - Marechal Cândido Rondon - FOTO 12 _
Cândido Manoel Martins de Oliveira, ladeado pelo deputado estadual Elio Lino Rush (e) e os vereadores Nilson Hachmann e Valdir Sackser. O secretário faleceu em outubro de 2020. Imagem: Acervo Nilson Hachmann - Marechal Cândido Rondon - FOTO 12 _

======================================================================================================

1967 - Acontece o último baile de Kerb¹ 1967, de Marechal Cândido Rondon, no Clube Aliança (informação de Edite Feiden). -- FOTO 1 --
 

¹ Denis Gerson Simoões, em publicação no portal do Centro Cultural 25 de Julho, de Porto Alegre, relata que a festividade do "Kerb" veio com uma manifestação cultural e comemorativados imigrantes alemães e seria comemorada na data de inauguração da igreja de cada localidade: 
 

"Nos antigos costumes dos imigrantes e descendentes, a "Kerb" era realizado realmente com base na data da inauguração da igreja local. Esta comemoração iniciava no domingo e encerrava-se na trerça-feira, durante três dias. As famílias enfeitavam as casas e utilizavam ropupas festivas. Nestes dias ocorriam bailes locais e visitas às casas. Com muita hospitalidade, a comunidade e familiares eram recebidos nos lares com farturas de alimentos e bebidas. A Kerb era uma comemoração familiar e da aldeia. A preparação era antecidida pela limpeza da casa e a confecção de quitutes" ( in: VITECK, Harto et allii. Imigração Alemã no Paraná - 180 Anos 1829-1929. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2012, p. 359 e 360). 


A pioneira rondonense Libera Leduc, moradora em Balenário Camboriú (SC), comenta, junto a postagem do último baile de Kerb na cidade de Marechal Cândido Rondon, feita na página do Projeto Memória Rondonense, em 17 de outubro de 2020: 
 

"Eu lembrei que a sra Elma Müller fez as bonecas de garrafa de cerveja para esse baile. Lindas! Vestia as garrafas com roupas de papel crepom, e transformava em bonecas".

 
A professora, a pioneira rondonense Edite Feiden,moradora na cidade de Marechal Cândido Rondon em interconversação com Líbera, detalham:  
 

- Líbera Leduc Wazlawick, que memória a sua, hem! Lembro-me de que ficava encantada com os vestidos das bonecas. Libera Leduc Wazlawick:  Edite Feiden,  penso que penduravam as garrafas enfeitadas para serem leiloadas durante o baile (de fato, as garrafas de cerveja era leiloadas, grifo nosso").


_______________________________

1970 – A então sede distrital de Pato Bragado começa a receber o fornecimento de energia elétrica¹ pela Companhia Paranaense de Energia (COPEL). 
 

¹ Sobre a chegada da energia a atual cidade de Pato Bragado, o prefeito municipal Leomar Rohden (Mano), encaminhou o seguinte comentário, em 23 de outubro de 2018: 

 (...) em 18/11/73 comecei trabalhar na cerâmica Rondon e  ainda não tinha energia no km 10 e nas duas cerâmicas tinha caldeira e consequentemente nós também não tínhamos nas casas, então era no Lampião e depois no chamado liquinho a gás.

_______________________________

1973 - A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, em nota divulgada pela Rádio Difusora Rondon AM, informa aos moradores da sede municipal que o recolhimento do lixo ocorrerá três vezes por semana: as terças, quintas e sábados. A propósito da informação da municipalidade, a emissora agrega o seguinte comentário:

" Este serviço de suma importância passa ao recolhimento três vezes por semana, dado ao acrescimo (sic) do movimento dentro do perímetro urba.- É acertada a medida da municipalidade, pois POVO DESENVOLVIDO, É PÔVO  LIMPO ou, PÔVO  É POVO DESENVOLVIDO.
Portanto, as senhoras donas de casa deverão anotar que às 3as., 5as e sabados (sic) passará um caminhão da municipalidade recolhendo o lixo que deverá ser depositado em recepiente próprio, defronte as casas residenciais ou comerciais (sic) (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, cad. 21.09.73 a 004.03.74, ed. 17.10.1973, p. 87). 

____________________________________

1974 – Visita a cidade Marechal Cândido Rondon, o senhor Jaime Canet Junior, então já eleito vice-governador do Estado do Paraná (nota do pesquisador). -- FOTO 2 -- 

_______________________________

1974 – É aberta a 2ª Feira de Ciências do Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador)..   

_______________________________

2003 _ Em evento realizado na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), na cidade de Cascavel, o governador paranaense Roberto Requião anuncia a duplicação da rodovia federal BR-467 que interliga as cidade de Toledo e Cascavel, com extensão de 45,8 quilômetreos (COSTA, LUiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo. Cronologia de fatos, registros e curiosidades da história do município de Toledo. Toledo; GFM Editora & Gráfica, 2009, p. 232. 

______________________________________

2006 - O ex-prefeito municipal de Toledo, Derli Antonio Donin, candidato a vice-governador na chapa de Osmar Dias (coligação Paraná da Verdade, grifo nosso), se torna o principal alvo de ataques¹ no horário eleitoral de rádio e televisão.

O protagonista do enxovalhamento, com apoio de adversários toledanos de Donin, foi o então governador Roberto Requião (da coligação Paraná Forte (PMDB-PSC, grifo nosso), candidato à reeleição (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo. Cronologia de fatos, registros e curiosidades da história do município de Toledo. Toledo; GFM Editora & Gráfica, 2009, p. 232). -- FOTO 3 --
 

¹ Requião acusava reiteradamente o ex-prefeito, no horário eleitoral, de enriquecimento ilícito, fraude em licitações, danos ao patrimônio público e formação de quadrilha. A campanha difamatória foi diretamente responsável pela derrota de Osmar Dias que vinha, em semanas anteriores liderando as pesquisas de intenção de voto (nota do pesquisador). 

_______________________________________

2014 – A equipe de vôlei feminino de Marechal Cândido Rondon participante dos Jogos da Juventude do Paraná, na cidade de Cascavel, conquista a medalha de bronze, vencendo a equipe de Cascavel, pelo marcador de  3 sets a 1 (nota do pesquisador).

_______________________________

2014 - Acontece  na cidade de Nova Santa Rosa, na casa de Bolão Bora Bora, a fase final do 9º Campeonato Integração Costa Oeste de Bolão, com as equipes de Nova Santa Rosa, Capitão Leônidas Marques, Missal, Palotina, Toledo-Yara Country Clube, Dois Irmãos (Toledo), Pato Bragado, Cascavel e Medianeira  (nota do pesquisador).

______________________________

2015 - Acontece no Clube Cultural, de Quatro Pontes,  a posse da nova direitoria da Associação Comercial e Empresarial de Quatro Pontes ( ACIQUAP), tendo Evandro Luiz Zelinski  - reeleito - (O Presente. Marechal Cândido Rondon:  ed. 20.10.2015). 

______________________________

2016 - O prefeito eleito de Marechal Cândido Rondon, nas eleições de 02 de outubro, vereador  Márcio Rauber, anuncia a composição da equipe que acompanhará o processo de transição para o seu mandato que começará em 1º de janeiro de 2017. Além de ele próprio e do vice-prefeito eleito Hilário (Ila) Hoffstaetter, integram a equipe o servidor público Elemar Hensel, o engenheiro civil Vitor Giacobbo, o advogado Walmor Mergener e o contabilista César Scherer (nota do pesquisador).  -- FOTO 4 -- 

______________________________

2017 - Acontece em Curitiba, durante o Congresso SESI ODS a entrega do Selo Sesi ODS 2017. 

De Marechal Cândido Rondon foram premiados, o Poder Público Municipal pela doção de práticas em prol do desenvolvimento sustentável e implantação do projeto "prêmio Escola Sustentável". Também foram premiados a Faculdade Luterana Rui Barbosa, na categoria Instituição de Ensino Superior; a indústria Sooro (transformadora do soro de leite em ingredientes úteis à alimentação humana) conquistou o primeiro lugar na categoria Média Empresa, com a reutilização da água do soro (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20.10.2017, p. 18). -- FOTO 5 --

____________________________________

2017 - Pelo ranking 2017 elaborado pela revista Você S/A, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), o Sistema SICREDI, pelo sétimo ano consecutivo, é apontado entre as "150 Melhores Empresas para Trabalhar" (O Presente. Marechal Cândido Rondon:  ed. 20.10.2017, p. 20). 

____________________________________

2018 - A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova, em sessão extraordinária,  a projeto de lei nº 27/2018, de autoria do vereador presidente Pedro Rauber. A proposição dá o nome de Edgar Netzel¹ Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município (nota do pesquisador).
 

¹ Primeiro bioquímico da cidade de Marechal Cândido Rondon, falecido em 06 de agosto de 2018.   Ver mais, clique aqui

____________________________________

2018  - A seleção rondonense de handebol de areia masculino sagra-se campeã da Fase Final dos Jogos da Juventude do Paraná/Divisão B, sediada em Chopinzinho (nota do pesquisador). -- FOTO 6 -- 

___________________________________

2018 - Encerra-se na cidade de Chopinzinho, no Sudoeste do Paraná, a fase final dos Jogos da Juventude do Paraná 2018/ Divisão B. O município de Marechal Cândido Rondon ficou na 10ª colocação, com 21 pontos, entre os 43 municípios participantes.

A posição obtida  se deve pela medalha de ouro conquistada com o handebol de areia masculino e de bronze pela equipe feminina de basquete.

O município esteve representado nos Jogos da Juventude do Paraná também com as equipes de voleibol feminino e masculino. A delegação foi composta por 28 atletas e cinco profissionais da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (nota do pesquisador).

_________________________________

2018 - O professor Fábio Fernandes da Escola Municipal Presidente Médici, da cidade de Entre Rios do Oeste (PR), começa defender em Curitiba o seu projeto "Englisch Farm" (Fazenda Inglesa) no concurso 8º Premio Ação Destaque¹. 

A final do evento, o projeto do professor conquista o troféu de 1º lugar e o prêmio de 2 mil reais.

O projeto desenvolvido por Fábio Fernandes envolveu atividades, todas com a prática de língua inglesa, com visitas de conhecimento à estrutura de projetos de biogás, seu funcionamento e sua importância, trabalhos voltados à alimentação saudável, atividades em propriedade do interior para conhecimento da estrutura de uma pequena fazenda, contato com os animais, pastagem, rio, lavoura, gincana, ações, práticas em sala, sistematização do conhecimento na língua estrangeira, entre outras, todas com ênfase no meio ambiente, animais e alimentação saudáve (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
 

¹ É uma proposição do Sistema Educacional Família e Escola e tem como objetivos incentivar, valorizar, divulgar e promover o compartilhamento de experiências educativas. 

____________________________________

2018 - Data com o maior índice pluviométrico nos municípios de Pato Bragado com 40mm e Quatro Pontes com 80mm, respectivamente (nota do pesquisador).

_____________________________________

2019  - O rondonense João Livi completa 25 anos de trabalho na empresa Editora O Presente, da cidade de Marechal Cândido Rondon, na função de vendedor de propaganda e espaços publicitários.

A atividade na área de imprensa do rondonense iniciou em 1977, começando como vendedor de rua de jornal, entregador de jornal, secretário de jornal, colunista de jornal, reporter e jornalista provisionado, sucessivamente (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --

______________________________________

2019 - Ocorre a abertura e se estende até o dia 19, a 31 ª Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon com a sangria do primeiro barril e início da agenda programática de eventos, com destaque para eleição das soberanas da festividade cervejeira (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18.10.2019, p. 14 e 15). -- FOTOS 9 e 10 --

______________________________________

2019 - É comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, com o lema "Serviço local. Alcance global". O mote foi definido pelo Conselho Mundial do Cooperativismo de Crédito, entidade organizadora da data comemorativa que em todos é celebrada na 3ª quinta-feira do mês de outubro (nota do pesquisador). . -- FOTO 11 -- 

______________________________________

2020 - Falece na cidade de Curitiba, Cândido Manoel Martins de Oliveira¹ (Candinho), aos 80 anos, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-secretário de Educação , ex-secretário de Estado de Segurança Pública e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. 

No tempo de secretário de Segurança Pública, Martins de Oliveira, sofreu uma campanha intensa difamação com denúncias inverídicas fomentadas por interesses políticos eleitorais que o levaram a deixar a Secretaria. Um de seus principais acusadores foi o padre Roque Zimmermann, de Ponta Grossa, na epóca deputado federal eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e  membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico, com relatório final apresentado em 2000. -- FOTO 12 --

Em entrevista ao jornal eletrônico Gazeta do Povo, de Curitiba,  Candinho relata os motivos da leviandade do parlamentar religioso: 

 

Como o senhor analisa hoje a CPI do Narcotráfico, dez anos depois?

A CPI foi eminentemente política. Tinha um motivo sério, que era averiguar o problema do narcotráfico. Mas, ao longo do tempo, foi desvirtuada por interesses dos integrantes da própria Comissão. Entre eles, realço o Padre Roque, que era político do Paraná e meu inimigo pessoal.
 

E qual o motivo da inimizade?

O Padre Roque comandava, praticamente, as invasões de terra através do MST. Eu era secretário da Segurança e cumpria ordens judiciais de despejo. Ele resolveu, através da CPI, tirar sua vingança.
 

Por que o senhor pediu exoneração?

Como secretário da Segurança, não poderia perdurar sobre a minha conduta nenhuma dúvida. Eu era acusado dos crimes mais hediondos, como tráfico de drogas, comandar desmanches de carro, de tráfico de órgãos. Eu sabia que eram absurdas, mas os órgãos de divulgação davam cobertura. Então, embora o governador (Jaime Lerner) não quisesse me conceder exoneração, eu insisti e ele, finalmente, concordou.
 

(...)
 

Sua vida pessoal mudou após a CPI?

Mudou tudo. Eu era um político militante. Hoje, cuido de fazendas. Tenho uma fazenda de gado e agricultura em Clevelândia (no Centro-Sul do Paraná). Minha mãe herdou do pai dela e quem tocava era meu pai, que faleceu, mais ou menos nessa época da CPI, até de desgosto. Ele sabia que eu era inocente (leia em: mais; em:htps://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/uma-decada-de-impunidade-d8d2bitr3zzfs5chfnypuqyj2/ )
 


¹ É cidadão honorário de Marechal Cândido Rondon, por proposição do vereador Nilson Hachmann. A entrega do título aconteceu no dia 28 de novembro de 1997, em sessão solene realizada no Clube Concórdia (nota o pesquisador). 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados