Deprecated: __autoload() is deprecated, use spl_autoload_register() instead in /home/memoriar/public_html/index.php on line 2
Acontecimentos históricos do dia 19 de Outubro - Memória Rondonense

Acontecimentos históricos do dia 19 de Outubro

1969 – É inaugurado em Marechal Cândido Rondon, o então Internato Martin Luther, ligado a Comunidade Evangélica Martin Luther (...)

Construção do então Internato Martin Luther, em 1958. A antiga edificação abriga hoje o Colégio Martin Luther.
Construção do então Internato Martin Luther, em 1958. A antiga edificação abriga hoje o Colégio Martin Luther.
D. Geraldo Magela Agnelo foi o segundo bispo da diocese de Toledo, depois arcebispo da Província Eclesiástica de Londrina e anos depois designado com arcebispo da Arquidiocese de São Salvador, Bahia.  Em 21 de fevereiro de 2001 é agraciado com o título de cardeal pelo Papa João Paulo II.
Imagem: Acervo Cúria Metropolitana de Salvador
D. Geraldo Magela Agnelo foi o segundo bispo da diocese de Toledo, depois arcebispo da Província Eclesiástica de Londrina e anos depois designado com arcebispo da Arquidiocese de São Salvador, Bahia. Em 21 de fevereiro de 2001 é agraciado com o título de cardeal pelo Papa João Paulo II. Imagem: Acervo Cúria Metropolitana de Salvador
Os noivos Elenor Haag e Lúcia Dobner deixando a Igreja Matriz Sagrado Coração, após a celebração religiosa, junto com os padrinhos, à esquerda, Sinécio e Erotildes Dickel, e à direita, Lauri  e Marlene Mertens (Imagem: acervo  particular).
Os noivos Elenor Haag e Lúcia Dobner deixando a Igreja Matriz Sagrado Coração, após a celebração religiosa, junto com os padrinhos, à esquerda, Sinécio e Erotildes Dickel, e à direita, Lauri e Marlene Mertens (Imagem: acervo particular).
Cartaz do Passeio de Ciclismo de Pato Bragado, em outubro de 2019.
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 4 -
Cartaz do Passeio de Ciclismo de Pato Bragado, em outubro de 2019. Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 4 -

======================================================================================================

1933 – Nasce em Juiz de Fora (MG), D. Geraldo Majella Agnelo, que em 13 de maio de 1978, é nomeado pelo Papa Paulo VI, como segundo bispo da diocese de Toledo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo. Cronologia de fatos, acontecimentos e registros da história do município de Toledo. Toledo: GFM Editora &Gráfica, 2009, p. 233). -- FOTO 2 -- 

_______________________________

1968 – É inaugurado o Posto de Combustível Esso, de propriedade de Edvino von Borstel, localizado à esquina da Avenida Maripá, com a Rua Espírito Santo, na cidade de Marechal Cândido Rondon.  Atualmente, esse posto não mais existe (nota do pesquisador). 

_______________________________ 

1969 – É inaugurado em Marechal Cândido Rondon,  o então Internato Martin Luther,  ligado a Comunidade Evangélica Martin Luther. Os recursos para a construção foram enviados  pelo programa "Brot für die Welt", da Alemanha. O prédio atualmente abriga o Colégio Evangélico Martin Luther (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --

_____________________________________

1971 – É noticiada pela Rádio Difusora  a instalação daTransportadora Tresmaiense¹,  na cidade de Marechal Cândido Rondon,  gerenciada  por Arno Lüdke(nota do pesquisador).
 

¹ Na época, era a terceira transportadora a instalar-se no município,  precedida pelas transportadoras Pérola e Aurora, hoje também não mais existentes.

_______________________________

1971 – Começa  a emissão de carteiras de trabalho pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, através do funcionário Dimas Battisti (nota do pesquisador).

_______________________________

1973 – É aberta a primeira Feira de Ciências do Colégio Luterano Rui Barbosa, da cidade de Marechal Cândido Rondon, organizada sob a coordenação do professor Ido Heep. A solenidade se deu às 20h30m com a presença do prefeito municipal Almiro Bauermann, do juíz de Direito, bel. José Carlos Lins Santos, vereador Eldor Egon Lamb, presidente da Câmara Municipal e do presidente da Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda. (COPAGRL) e grande público. 

A abertura oficial da feira foi dirigida pelo bacharel José Carlos Lins Santos e o desatamento da fita simbólica foi feita pelo empresário rondonense Helmuth Roesler e o aluno do colégio, Udo Altmann. O ato religioso foi conduzido pelo pastor Guilherme Figur, conselheiro espiritual e religioso do Colégio Rui Barbosa (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, cad. 21.09.73 a 004.03.74,  ed. 13.10.73, p. 71; ed. 17.10.1973, p.87; ed. 18.10.1973, p. 97; ed. 19.10.1973, p. 99;  ed. 19.10.1973, p. 105 e ed. 22.10.1973, p. 111 e 113).

_______________________________

1974 - Casam-se na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Marechal Cândido Rondon,  os jovens pioneiros  Lúcia Dobner e Elenor Haag, em celebração oficiada pelo padre Antonio Darius (nota do pesquisador) -- FOTO 3 -- 

_______________________________

1976 – Participam do Congresso e Convenção dos Contabilistas do Paraná, em Curitiba, os contabilistas rondonenses  Egon Schimmel e Rui Carlos Datsch (nota do pesquisador).

_________________________________

 1976 - Acontece reunião preparatória da Associação Rondonense de Estudantes Secundários (ARES) com os grêmios estudantis de Marechal Cândido Rondon, com o objetivo de organizar a delegação rondonense de estudantes para participar do congresso estadual na cidade de Francisco Beltrão (nota do pesquisador).

_______________________________

1976 - Falece, vítima de acidente de trânsito, na cidade de Cascavel, o padre  Alois João Mann¹. O religioso foi ordenado sacerdote na Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus de Marechal Cândido Rondon. Era natural do distrito rondonense de Novo Horizonte, anteriormente conhecida como Mercedes Velha (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo. Cronologia de fatos, acontecimentos e registros da história do município de Toledo. Toledo: GFM Editora &Gráfica, 2009, p. 233).
 

¹ Foi primeiro rondonense ordenado sacerdote católico. A solenidade do sacramento da Ordem foi presidida pelo bispo diocesano de Toledo, D. Armando Cirio.

_______________________________

1978 - No torneio do extinto Oeste Paraná Futebol Clube, é disputado o título da competição entre as equipes rondonenses¹ da Difubrahma e a Orgasol¹, vencido pela primeira. Doravante, os enfrentamentos das duas equipes propiciaram os maiores clássicos do futebol de salão, de Marechal Cândido Rondon (Rádio Difusora AM, Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. A- 292).
 

¹ É gentilício do municipio paranaense de Marechal Cândido Rondon. 


 ¹ A equipe Orgasol era ligada a extinta empresa de cereais Orgasol, que tinha entre os sócios majoritários, os senhores Rui Schimmel, Willy Lüdke, Arlindo Alberto Lamb e Emilio Pedde. A Difubrahma era uma associação entre a Rádio Difusora do Paraná e a Industria de Bebidas Rondon Ltda., revendedor Brahma, de propriedade do empresário Hedo Schneider e administrador pelo seu filho Walter Schneider
 (nota do pesquisador). 

_______________________________

1986 - É encerrado na cidade de Rio de Janeiro, o Concílio da Igreja Evangélica Luterana no Brasil (IECLB), com eleição do novo Conselho Diretor. Dois rondonenses¹ foram eleitos conselheiros do comitê: a professora Ingrid Hedel  e pastor Bruno Walter Gottwald², no momento pastor em Blumenau, SC ( LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 006, ed. 20.10.1986, p. 469).
 

¹ É o gentílico do município de Marechal Cândido Rondon.
 

² Genro de Arlindo Alberto Lamb, primeiro prefeito eleito de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). 

_____________________________________

2017 - Um frente fria com rajadas de vento com cerca de 102 km/hora atingiu, no amanhecer do dia,  a cidade de Marechal Cândido Rondon e outros municípios do Oeste do Paraná, causando destalhamento de casas e outras construções, quebra de árvores e postes de transmissão de energia, interrupção de energia elétrica (O Presente. Marechal Cândido Rondon:  ed. 20.10.2017, p. 12). 

____________________________________

2018 - Acontece a segunda noite da Oktoberfest 2018 (ver vídeo - reportagem da RPC de Cascavel) de Marechal Cândido Rondon, não contando o show da banda alemã VoxxClub, no dia 16 de outubro.

A programação teve o jantar típico alemão organizado pelos rotarianos locais e a apresentação e animação  da banda Super Musical Monte Carlo, da cidade gaúcha de Horizontina (nota do pesquisador).

___________________________________

2018 - O jornal O Presente noticia que está sendo distribuido aos agricultores paranaenses exemplares  de cartilha que trata sobre a segurança rural, para orientar os produtores rurais para evitar crimes no campo, como furtos, assaltos e outros ilícitos. 

A cartilha é fruto de estudos da Polícia Militar do Estado do Paraná, a partir de relatos de vítimas de ações criminosas em propriedades agrícolas (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19.10.2018, p. 28). 

_____________________________________

2019 - Acontece o 6º Passeio Ciclístico de Pato Bragado (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --

_____________________________________

 

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados