1886 — Nasce em Helenofka, Ucrânia, o pioneiro rondonense Roberto Graff (...)
Imagem: Acervo Vilton Graff - FOTO 1 _
Imagem: Acervo Vilton Graff - FOTO 2 -
Imagem: Acervo Nilsa Port - FOTO 3 -
Da esquerda à direita: Ernesto, Pedro, Antonio, João Paulo (não era irmão) e Dorvalino.
Imagen: Acervo Noberto Lang (Cascavel) - FOTO 4 -
Imagem: Waldir Guglielmi Salvan - FOTO 7 -
Imagem: Acervo padre José Emmanuel Beffa - FOTO 9 -
Imagem: Acervo Seção de Documentação Permanente do DEAP -Departamento de Arquivo Público do Paraná (DEAP/SEAP) o Códice 1061, p. 762 - FOTO 10 -
Imagem: Acervo O Presente – FOTO 11 -
Crédito da imagem: lance.com.br - FOTO 12 -
Da esquerda à direita: professor Márcio Rauber, Paulo Rodrigo Copetti - presidente da Acimacar e Gerson Jair Froehner - vice-presidente da Acimacar.
Imagem: Acervo Acimacar - FOTO 13 -
Imagem: Acervo Comunicação Copagril - FOTO 14 -
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 15 -
Da esquerda à direita: vereador Adriano Backer, proponente da homenagem; homenageado, vereador Nilson Hachmann e Cristiano Metzner, secretário municipal de Esporte e Lazer.
Imagem: Acervo da Câmara Municipal - FOTO 16 -
Imagem: Acervo pessoal/Facebook - FOTO 17 -
Da esquerda à direita: vereador Josoé Pedralli (proponente da homenagem), homenageado, vereador Cláudio Köhler (presidente da Câmara Municipal) e Anderson Loffi, representante do prefeito municipal Marcio Andrei Rauber.
Imagem: Acervo O Presente - Crédito: Cristiano Viteck - FOTO 18 -
Imagem: Acervo da família - FOTO 19 -
Imagem: Acervo e crédito Elenita Foppa Viteck - FOTO 20 -
Foto feita pelo jornalista rondonense Arno Kunzler, a partir do Bairro Boa Vista, em 25 de outubro de 2021 - FOTO 21 -
Foto clicada desde o Clube Náutico.
Imagem: Acervo e crédito da pioneira e professora rondonense aposentada Ilda Bet - FOTO 22 -
Imagem: Acervo Crea-PR - 23 -
Imagem: Acervo Tribuna do Oeste - FOTO 24 -
Imagem: Acervo Prefeitura Municipal - FOTO 25 -
Imagem: Acervo da Funerária Santa Ctarina - FOTO 26 -
Imagem: Acervo e crédito de Dorlei Bet / Facebook - FOTO 27
Imagem: Imprensa PM -MCR - FOTO 29 -
Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 30 -
1886 — Nasce em Helenofka, Ucrânia, o pioneiro rondonense Roberto Graff. Ainda no país europeu casa com Alwine Thielmann e em 22 de maio 1911, o casal imigra para o Brasil. O embarque é na cidade portuária de Bremen, Alemanha, no navio Wurtzburg¹ que havia sido lançado recentemente ao mar.
No Brasil, o casal se estabelece no interior do município de Erechim, Rio Grande do Sul.
Em 1953, migra com sua família para Marechal Cândido Rondon (PR), município em que falece no dia 31 de dezembro de 1971 (informação Vilton Graff, neto). -- FOTOS 1 e 2 --
¹Por este vapor anos depois foi extraditada do Brasil para a Alemanha a revolucionaria Olga Benário, onde veio morrer nas câmaras de gás dos nazistas.
_________________________________
1963 — "O Supremo Tribunal Federal (STF) anula os atos do Governo do Paraná e dá ganho de causa à Braviaco¹, empresa que havia comercializado terras² no atual município de Palotina. A decisão oportuniza a regularização das propriedades.
O final do imbróglio se dá em 1976 quando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) assume a titulação das terras" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 238).
¹ Companhia Brasileira de Viação e Comércio (nota do pesquisador).
² No título "Desapropriações para regularização fundiária no Oeste do Paraná em Santa Catarina" é oferecida uma exposição cronológica dos acontecimentos até a regularização das terras em Palotina:
Companhia Brasileira de Viação e Comércio - BRAVIACO
♦ 1893: João Teixeira de Souza organizou a Chemins de Fer Sud-Ouest Brasilien, que transferiu seus direitos à Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande.
♦ 1917: O Estado do Paraná comprometeu-se a ceder à companhia 2.100.000 hectares, em compensação às terras concedidas pelo Governo Imperial, pelos trechos já construídos.
♦ 1920: A Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande transferiu seu patrimônio para a BRAVIACO.
Áreas transferidas para a BRAVIACO pelo Estado do Paraná
♦ 1893: João Teixeira de Souza organizou a Chemins de Fer Sud-Ouest Brasilien, que transferiu seus direitos à Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande.
♦ 1917: O Estado do Paraná comprometeu-se a ceder à companhia 2.100.000 hectares, em compensação às terras concedidas pelo Governo Imperial, pelos trechos já construídos.
♦ 1920: A Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande transferiu seu patrimônio para a BRAVIACO.
Incorporação das terras pela União
♦ 1940: por meio dos Decretos-leis 2.073/40 e 2.436/40, a União incorporou o acervo patrimonial da extinta Companhia Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande.
♦ 1951: A Superintendência das Empresas Incorporadas ao Patrimônio Nacional (SPEIN) opôs embargos de terceiro na execução das cartas de ordem expedidas pelo Tribunal de Justiça do Paraná para o cancelamento dos títulos.
Superposição de títulos de domínio
♦ 1953: Aproveitando-se da demora do julgamento dos embargos, a BRAVIACO vendeu parte da Colônia Piquiri (61.250 ha) a Ruy de Castro. A área foi loteada e vendida pela Companhia Pinho e Terras Ltda, e nela assentados cerca de 800 colonos.
♦1958: O Estado do Paraná, na gestão do governador Moysés Lupion, “rebatizou” os imóveis Piqueri e Catanduvas, expediu novos títulos e alienou a terceiros.
Decisão do STF favorável à União
♦ 1963: Os embargos de terceiro, autuados no STF como Apelação Cível 9.621/PR, foram julgados procedentes, declarando-se a União proprietária das áreas em litígio. Essa decisão transitou em julgado em 1965.
Regularização fundiária
♦ As desapropriações tiveram por objetivo a regularização fundiária. Obtida a imissão na posse, o INCRA expediu títulos em favor dos ocupantes de boa-fé que não portavam títulos válidos e retitulou os portadores de títulos expedidos pelo Estado do Paraná que cultivavam e residiam nos imóveis.
As três situações jurídicas do expropriados e dos retitulados
♦ Proprietários não possuidores (expropriados): em geral grandes proprietários, que portavam títulos expedidos pelos Estado do Paraná ou com origem neles, que nunca tiveram a posse dos imóveis.
♦ Proprietários possuidores (expropriados e retitulados): pequenos agricultores, possuidores e portadores de títulos com origem no Estado do Paraná, que foram retitulados nas áreas que possuíam.
♦ Possuidores de boa-fé (titulados): pequenos possuidores que não tinham título. Foram titulados nas áreas que possuíam.
(...)
Referência: PINTO, Márcia Neves et alii. Desapropriações para regularização ... Brasília, 2008.
Observação: Ao que tudo indica há uma contradição no apontamento do autor referenciado.
Ver mais, clique aqui e aqui (ítem 1958)
_________________________________
1967 — Chega de mudança na cidade de Marechal Cândido Rondon, o casal Cacilda (nascida Spier) e Plínio Port, na companhia dos filhos Elmir, Valdir (Portinho) e Nilsa, procedente da Linha Cedro, atual município de Ibicaré, Santa Catarina. Em Marechal Rondon, nasceumais a filha Roseilei.
Fixam residência numa chácara localizada na então Linha Matilde Cuê, hoje integrante do Bairro São Lucas. Mais tarde a família passa a residir à Rua Marechal Deodoro, área central da cidade.
Plinio é falecido em 21 de janeiro de 1991 e a esposa Cacilda em 09 de setembro de 2016. Seus corpos foram sepultados no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (informações repassadas por Nilsa Port). -- FOTO 3 --
___________________________________
1969 — Acontece a escolha da rainha dos estudantes do Grêmio Estudantil do Ginásio de Quatro Pontes, para o biênio 69/70.
Concorrem ao título: Angélica Majolo, Lurdes Sackser, Nair Sulzbach, Maria Rosa Joner, Marlene Stenzel, Liseta Holdefer, Neusa Lang, Cecília Edite Joner, Jacinta Becker, Erides Lang, Terezinha Petry, Ivone Klein, Elenita Kaefer, Marlene Theobald e Mirian Elizabete Dieter.
O júri de seleção é composto: Werner Wanderer, prefeito municipal; Dr. Luiz Fernando Chioratto e esposa (ele médico local) e o senhor Antonio Maximiliano Ceretta, diretor da Rádio Difusora. Foi escolhida Marlene Stenzel, como rainha; Angélica Majolo, com primeira princesa; e Mirian Elizabete Dieter, com segunda princesa.
A coração da rainha é feita pela senhora Elizabete Wanderer.
O baile foi animado pelo conjunto “Os Irmãos Scapin¹”, de Palotina (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --
¹ O grupo musical era integrado pelos irmãos Dorvalino (órgão), Ernesto (contrabaixo), Antonio (bateria), Pedro (guitarra) e João Paulo (saxofone - não era irmão). A família Scapin é procedente do município de Concórdia (SC) e chegou de mudança em Palotina em 1963. Os irmãos em 2020 eram todos vivos.
____________________________________
1977 — Em reunião no clube social da Sociedade Recreativa Esportiva Sempre Verde, na sede distrital de rondonense de Porto Mendes, técnicos da Itaipu Binacional informam que cerca de 1.500 propriedades no município de Marechal Cândido Rondon serão atingidas, total ou parcialmente, com o represamento das águas do Rio Paraná, num levantamento preliminarmente feito.
Aproximadamente 550 moradores participaram do evento (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., Ano 1, nº 15, ed. 26.10 a 02.11.1977, p. 16).
___________________________________
1984 — Acontece a inauguração oficial da operacionalização de produção de energia pela Itaipu Binacional, pelo Presidente do Brasil, General João Figueiredo, e general Alfredo Stroessner, da República do Paraguai (Conselho de Administração e Diretoria Executiva da Itaipu Binacional. Relatório 1984. Texto dos discuros do Presidente do Brasil e do Paraguai, por ocasião da cerimônia de inauguração do aproveitamento hidrelétrico de Itaipu a 25 de outubro de 1984, p. 65 a 72. Disponível em: < https://www.itaipu.gov.br/sites/default/files/af_df/RelAnual-1984.pdfhttps://www.itaipu.gov.br/sites/default/files/af_df/RelAnual-1984.pdf >. Acesso em 13.02.2024). -- FOTOS 5, 6 e 7 --
____________________________________
1987 — É encerrada¹ a 1ª Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon depois de sete dias e sete noites de comemoração, inclundo a sede municipal e 10 comunidades do interior do município.
Durante os dias do festival são consumidos 20 mil litros de chope e 15 mil kg de comidas típicas alemãs (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 237). -- FOTO 8 --
¹O autor da fonte citada se equivocou em relação ao dia de encerramento. Ele cita dia 24 de outubro. Na verdade, ela acontecu no dia seguinte 25 (nota do pesquisador).
Ver mais, clique aqui.
____________________________________
1988 — Temporal assola o município de Marechal Cândido Rondon e provoca estragos e prejuízos em várias localidades e pontos, com quedas de árvores, quebra de galhos e destelhamentos (LEDUC, Lincoln). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 018, cad. Setembro e Outubro 1988, fls. 220. Programa de Rádio).
___________________________________
1989 — Falece o padre Vitoldo Kosicki, na Policlínica Rondon (Hospital Fumagalli, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, em decorrência de complicações de um enfarte do miocárdio que sofreu em 1980, que o paralisou fisicamente. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede distrital rondonense de Margarida.
É natural de Grodzisk Wielkopolski, Polônia, nascido em 07 de abril de 1910. Em 29 de março de 1938 é ordenado sacerdote, na cidade de Reims, França.
Vem ao Brasil acompanhado de sua mãe Helena Kosicki (nascida em 01 de maio de 1891) e da prima Dominika Estanislava Weimann (nascida em 03 de agosto de 1902 e falecida em 09 de fevereiro de 2001). Ambas também falecidas no distrito rondonense citado. Seus corpos estão sepultados no cemitério público da mesma sede distrital.
Padre Vitoldo começa seu ministério em terras brasileiras na região das Missões, Diocese de Santo Ângelo. Depois migra para o Oeste do Paraná: Cafelândia e Matelândia.
No dia 22 de abril de 1972 é nomeado pároco de Vila Nova, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, município de Toledo. Assume como primeiro pároco da Paróquia Santa Margarida, Marechal Cândido Rondon, em 06 de abril de 1978.
No dia 29 de junho de 1988 celebra festivamente seu 50 anos de padre, jubileu de Ouro. Em seus últimos anos de vida reside na sacristia da Igreja Santa Margarida (colaborou padre José Emmanuel Beffa).
É naturalizado brasileiro pela Portaria nº 69-GB, de 27 de maio de 1970, do Ministério da Justiça (nota do pesquisador). -- FOTOS 9 e 10 --
___________________________________
2005 — Os municípios de Londrina, Marechal Cândido Rondon e Toledo se apresentam durante o congresso técnico dos Jogos Abertos do Paraná, na cidade de Francisco Beltrão (PR), para sediar a fase final da competição em 2007. Com desistência de Londrina, na última hora, a disputa fica entre as duas cidades do Oeste do Paraná.
Os congressistas decidem por 53 a 18 votos em favor de Toledo que, assim, se tornou pela 5ª vez a sede final da grande competição (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 238).
___________________________________
2009 — É realizada na cidade de Cascavel (PR) o 1º Desafio 12 Horas de Ciclismo, no autódrimo local. De Marechal Cândido Rondon participa um grupo de ciclistas que competem nas diversas categorias e que conseguem as seguintes classificações:
Dupla masculina: Marcos da Silva e Altair Storti ficaram na primeira colocação, com 104 voltas e 336 km percorridos.
" " : Gustavo André Borges e Walter Luíz Friedrich se classificaram em 4º lugar, com 98 voltas e 317 km.
Dupla mista: Paul Lirio Berwig e Marlise Berwig conquista a primeira colocação com 11 voltas e 359 km percorridos.
Quarteto: Altair Storti, Eurides Kuster Júnior, Paulo Henrique Morsch e Ricardo Oguino obtiveram a 2ª colocação com 94 voltas e 304 km pedalados (colaboração do ciclista rondonense Paul Lirio Berwig).
____________________________________
2010 — Ciclistas do grupo "Amigos do Pedal de Marechal Cândido Rondon" participam do 2º Desafio 12 Horas de Ciclismo, no autódromo de Cascavel (PR). Os atletas rondonenses conquistam as três primeiras classificações da competição: Marcos Luiz da Silva e Altair Storti, na categoria dupla masculina; Paul Lirio e Marlise Berwig (marido e esposa) e Lucina Flores e Adriano Meira de Souza, no quarteto misto; e Laura Sazuko Hayashi, Gisele Metz, Erci Viteck e Selma Martins Duarte, no quarteto feminino (colaborou Paul Lirio Berwig).
____________________________________
2014 — Ocorre o encerramento do Outubro Rosa 2014, em Marechal Cândido Rondon, com um passeio ciclístico, organizado pelo Conselho da Mulher Empresária da Associaçao Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR).
__________________________________
2015 — A equipe de voleibol do Colégio Evangélico Martin Luther/SICOOB/Marechal Cândido Rondon sagra-se campeã paranaense infantil do Campeonato Paranaense de Voleibol 2015 (sub 15), em partida contra o Clube Curitibano, na Capital paranaense (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27 de outubro de2015, p. 28). -- FOTO 11 --
__________________________________
2016 — O jornal O Presente noticia que o tenista rondonense Thiago Wild acabara de conquistar o torneio Bahia Juniors Cup, conquistado na decisão de confronto Brasil e Argentina (in: Marechal Cândido Rondon: ed. de 25 de outubro de 2016, p. 25). -- FOTO 12 --
___________________________________
2016 — Acontece no auditório da Acimacar a primeira reunião entre o prefeito eleito de Marechal Cândido Rondon, professor Marcio Andrei Rauber, vereadores e os diretores da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR).
O objetivo do encontro é para formular sugestões ao prefeito eleito para serem implementadas em diversas áreas do município, a partir de 2017 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de outubro de 2016, p. 24). -- FOTO 13 --
___________________________________
2017 — Acontece a solenidade de entrega da revitalização do espaço da farmácia junto ao Asilo Rosas Unidas, de Marechal Cândido Rondon, custeada pelo Rotary Beira Lago.
A solenidade tem a presença de Eduardo Toshimitsu, governador do Distrito 4640, do Rotary Internacional, e esposa Hilaide, e do governador assistente da área 1 do referido distrito, Jairo Genz (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27 de outubro de 2017, p. 22).
_____________________________________
2018 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril anuncia o começo da comercialização de um novo produto em seus supermercados: o frango a passarinho IQF¹ (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
Em nota distribuida à imprensa, a Comunicação da cooperativa informa:
(...)
O produto faz parte da nova linha de produtos do segmento de carne de frango, composta pelo novo produto já lançado e por filezinho sassami, filé de peito e coxinhas da asa (drumette), que serão lançados no mercado nos próximos dias.
Cortes IQF
Por serem congelados individualmente, os cortes de frango IQF ficam soltos no interior da embalagem, favorecendo o consumo particionado. Os novos produtos também virão em embalagem contendo a função abre-fecha, facilitando a vida do consumidor, que pode voltar a armazenar uma parte do alimento no freezer para uso futuro.
Conforme o gerente comercial, José Lima, os novos produtos da Copagril seguem uma tendência do mercado. “Eles foram elaborados para atender ainda melhor as necessidades do consumidor, especialmente no quesito praticidade”, salienta, acrescentando que já existe previsão de ampliar a linha, gradativamente.Rota 50
A Copagril completará 50 anos no ano de 2020 e está realizando desde já uma caminhada de crescimento e expansão de suas atividades, intitulada como Rota 50. O lançamento de novos produtos é uma das ações contempladas no planejamento estratégico da cooperativa rumo ao cinquentenário, por este motivo está sendo ampliada a linha de produtos além de estarem sendo planejadas outras novidades.Somoscoop
Outra novidade nos produtos é a inserção da marca “SomosCoop”, a qual identifica que a Copagril apoia o movimento nacional em favor da valorização das cooperativas brasileiras, seus cooperados e empregados. A Copagril é a primeira cooperativa brasileira do setor agroindustrial a usar a marca Somoscoop na linha de produtos de carne de frango.
¹ Individually Quick Freesing é uma reconhecida técnica internacional de congelamento rápido que congela um a um cada corte (nota do pesquisador).
_________________________________
2018 — A atleta rondonense Vitória Camargo, residente na cidade de Cascavel (PR) conquista o título de vice-campeã panamericana de kickboxing, na cidade do México (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 26 de outubro de 2018, p. 33). -- FOTO 15 --
______________________________________
2018 — É agraciado com a "Medalha de Honra ao Mérito" pela Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, o esportista rondonense Ruben Reinaldo Dürks. O requerimento para a concessão da homenagem foi apresentado pelo vereador Adriano Backes. -- FOTO 16 --
Em comunicação distribuida à imprensa, a Câmara Municipal apresenta o seguinte histórico do homenageado:
Histórico
Ruben Reinaldo Dürks é natural de Horizontina (RS), onde nasceu em 07 de novembro de 1954. Ele é casado com Maria Teresa Sausen Dürks. O casal tem dois filhos: Carlos Eduardo e Darlan Marcelo.
Ruben chegou em Marechal Cândido Rondon em 1978. Profissionalmente, trabalhou como mecânico e chapeador. Mas, sua grande paixão e destaque na sociedade se deu através do esporte.
Como jogador de futsal e futebol, no município integrou e conquistou títulos pelas equipes da Orgasol, Assemar, Oeste Futebol Clube, Botafogo, Serpesca, Imobiliária Bier e Flamengo.
Na metade da década de 1980, deixou de atuar como jogador. Teve, então, início o período mais marcante da carreira esportiva de Ruben, atuando como técnico. Comandou equipes do município, em várias categorias, tais como Flamengo, Asesa, Quatro Pontes, Carpiza e Guarani Esporte Clube.
O próximo grande passo foi dado em 1991, quando iniciou a Escolinha de Futebol do Clube Botafogo, onde atuou até 1997. No começo, as condições eram tão precárias, que as crianças treinavam com coletes feitos com sacos de farinha. Mas, as dificuldades foram superadas pela motivação e com os títulos conquistados.
Em 1998 e 1999 treinou a equipe de Quatro Pontes, sendo que de 2000 a 2006 voltou a treinar o Botafogo.
Ponto importante a ser ressaltado é que todo o trabalho como técnico, desde 1983 até 2006, foi sempre como voluntário, sem receber nenhum valor financeiro pelos seus serviços.
Em 2007, Ruben mudou-se de Marechal Cândido Rondon para Sobradinho (RS), retornando ao município rondonense em 2009 para trabalhar como técnico de futebol da Secretaria Municipal de Esportes, cargo que ocupou até 2016.
Nesse período, conquistou títulos importantes, como o dos Jogos Abertos Regionais do Paraná em 2013 e 2016.
Ao longo de sua carreira como treinador, Ruben revelou talentos locais do futebol, que mais tarde defenderam grandes clubes, a exemplo do Grêmio de Futebol Porto-alegrense e Atlético Paranaense.
Em 1995, foi Destaque Treinador do Ano e, em 2006, foi homenageado pela sociedade rondonense no Prêmio Marechal, com a comenda Personalidade Serviço Social Destaque do Ano.
Um dos momentos mais difíceis da vida do homenageado foi a cirurgia do coração, a que Ruben teve que ser submetido no dia do seu aniversário em 2011. Recuperado, voltou a se dedicar ao trabalho e à família.
Atualmente, ele atua como treinador na AACC.
___________________________________
2018 — Acontece no auditório do Centro Cultural de Pato Bragado, a audiência pública de apresentação e discussão o anteprojeto de remodelação da Praça Municipal Luiz Dalcanalle Filho¹, na sede municipal (nota do pesquisador).
¹ Foi um dos sócios majoritários da colonizadora Maripá.
Ver vídeo com perspectivas, clique aqui.
___________________________________
2018 — Acontece na cidade de Pato Bragado a 4ª Mostra do Circo, com a participação de seis municípios. Em matéria distribuída à imprensa, a Prefeitura Municipal de Pato Bragado assim descreve o evento:
Uma estrutura especial foi montada no centro cultural pela Secretaria de Assistência Social, promovendo assim, um espetáculo de ritmos, arte e cultura ao público.
De acordo com a diretora do departamento de Proteção Social, Paula Soerensen de Oliveira, as atividades da oficina de circo ocorrem há 12 anos. As aulas são ministradas nas terças e quintas-feiras e, segundo ela, estimulam a parte aeróbica e a flexibilidade, oferecendo ainda diversos atrativos, pois a arte circense se desdobra em diversas áreas, respeitando as aptidões de cada aluno.
___________________________________
2019 — Falece na cidade de Foz do Iguaçu, o apresentador Dari Mees, artisticamente conhecido de "Darinês", de programas gauchescos em rádio e televisão, aos 77 anos, vítima de pneunomia, após um cateterismo.
Era natural de Crissiumal (RS), de família de ascendência alemã.
O comunicador tinha larga amizade e produziu dezenas de programas no Oeste do Paraná, em especial para a TV Tarobá, da cidade de Cascavel, destacando a tradição gaúcha. Também mantinha um programa gauchesco, nas tardes de sábado, na Rádio Difusora do Paraná AM, de Marechal Cândido Rondon.
Foi um dos primeiros apresentadores de tevê a cabo em Marechal Cândido Rondon no início dos anos 2000 (nota do pesquisador). -- FOTO 17 --
__________________________________
2019 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon realiza sessão solene, no pavilhão da Congregação Evangélica Luterana Alvorada, para a outorga do título de cidadão honorário ao pastor Alfredo Bischof (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29 de outubro de 2019, p. 11). -- FOTO 18 --
__________________________________
2019 — O jornal rondonense O Presente em matéria de duas páginas, com o título "Infestação de escorpiões preocupa comunidade rondonense", aborda o aparecimento e a infestação do artrópode em determinados locais no município de Marechal Cândido Rondon (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 25 de outubro de 2019, p. 32 e 34).
___________________________________
2020 — Falece a rondonense Ivene (nascida Maehler) Scherer, ex-primeira dama da cidade de Marechal Cândido Rondon (1979-1985) e do município de Pato Bragado (1997-2000), aos 83 anos, de falência múltipla de órgãos. Seu corpo é sepultado no cemitério público de Pato Bragado.
Nascida na cidade de Giruá (RS) em 28 de março de 1937, é filha de Erna (nascida Menchen) e Alberto Maehler. Casou-se com Verno Scherer¹ (precedeu-lhe na morte em 24 de janeiro de 2005), com quem formou família com o nascimento dos filhos Sérgio, Vera Lúcia e Rogério. -- FOTO 19 --
¹ Foi prefeito nos períodos acima referenciados e das cidades respectivas.
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
2021 — A segunda-feira é de sol pleno na cidade de Marechal Cândido Rondon, com raras aparições de nuvens tipo cumulus (indicativo de tempo bom). Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes durante o dia. Valores térmicos entre 17 e 28 graus (nota do pesquisador). -- FOTOS 20 e 21 --
______________________________________
2021 — É sancionada a Lei Municipal nº 5.280 que institui a data 23 de fevereiro de cada ano, como o Dia da Família Rotária, no município de Marechal Cândido Rondon.
A proposta legislativa tem origem na Câmara Municipal via Projeto de Lei nº 31/2021, de autoria dos vereadores João Eduardo dos Santos (Juca), Dionir Briesch (Sargento Dionir) e Moacir Luiz Froelich.
___________________________________
2022 — Terça-feira de tempo estável em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com sol pleno. Ventos do quadrante Sudoeste, brisa, persistentes até o começo do final da tarde. Valores térmicos entre 22 e 31 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 22 --
___________________________________
2023 — É quarta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com nebulosidade tipificada como stratus, a qual durante o dia diminui de intensidade. Temperatura no começo do dia, de 21 graus. A máxima do dia alcança 29°, com sensação térmica de 31 centígrados (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWheater). Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde (nota do pesquisador).
__________________________________
2023 — No espaço de eventos Happy Day acontece o desfile beneficente da 13ª Campanha Outubro Rosa de Marechal Cândido Rondon — Um toque pela Vida — programa de encerramento da campanha 2023.
A agenda programática alusiva ao Outubro Rosa é promovida pelo Conselho da Mulher Empresária, vinculada à Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cãndido Rondon (ACIMACAR).
Os recursos auferidos com a campanha são doados ao Hospital do Câncer de Cascavel (UOPECCAN).
___________________________________
2023 — Começa na cidade de Foz do Iguaçu e vai até o dia 27, o 49º Encontro Paranaense de Entidades de Classe. Junto ao evento, acontecem o 32º Fórum de Inspetores, 16º Ciclo Prêmio Crea-PR da Qualidade e 10ªedição do Prêmio Destaque Profissional do Crea-PR.
Durante as solenidades especiais do evento é prestada homenagem póstuma ao engenheiro-civil rondonense Carlos Roberto Wild, falecido em 1º de setembro de 2023. A homenagem foi recebida pela esposa, filhos, genro e os netos.
De Marechal Cândido Rondon, é laureada com o Prêmio Destaque Profissional da Regional de Cascavel, a engenheira Mireli Adachi. O engenheiro Ricardo Nied recebe a comenda Carreira de Destaque. A Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon (CERCAR e agraciada com Menção Honrosa "em virtude dos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento da engenharia e da agronomia do Paraná (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 09 de novembro de 2023, p. 9 ). -- FOTOS 23 e 24 --
___________________________________
2024 — É sexta-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 19 graus. Céu sem nebulosidade. Ventos do quadrante Sudeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde.
A temperatura máxima do dia atinge 28°Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador).
___________________________________
2024 — Começa e segue até o dia seguinte a Okotoberfest de Marechal Cândido Rondon 2024, no Centro de Eventos. -- FOTO 25 --
___________________________________
2025 — É sábado. O amnhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 21 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Céu encoberto com nebulosidade tipificada como cirrostratus. À tarde, também presença de nuvens tipo nimbostratus. Mais ao final da tarde também avistamento de nuvens cumulonimbus. Registram-se precipitações pluviométricas nas primeiras horas da noite. São de baixa intensidade.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Sábado amanhece sem chuvas no Paraná, com presença de nuvens baixas especialmente na faixa leste, entre Curitiba e o litoral. Ainda durante a manhã o sol aparece nestes setores. No interior paranaense teremos uma manhã e tarde com pouca nebulosidade. Um dos destaques fica por conta das altas temperaturas previstas. Entre o Oeste, Noroeste e o Norte passam facilmente dos 30°C. Próximo a divisa com o Mato Grosso do Sul alcançam os 36°C. Nestas regiões o vento predominante de norte sopra com intensidade moderada nestes períodos, variando entre 40 e 50 km/h."
A temperatura máxima do dia chega a 34° Celsius (temperaturas aferidas via apliciativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTO 26 --
___________________________________
2025 — Falece na cidade de Cascavel (PR), onde estava internada, a pioneira e professora rondonense, Heiderose Liessem Mayer, aos 66 anos, de complicações decorrentes de um enfarte do miocárdio. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
É nascida em Marechal Cândido Rondon (PR), no dia 31 de março de 1959, filha caçula do casal pioneiro Veleda (nascida Haas) e Waldomiro Liessem (precederam-lhe na morte em 01 de março de 2016 e 09 de agosto de 1972, respectivamente).
Heiderose casou-se com Wolfgang Meyer e com ele constituiu família com o nascimento dos filhos Marcus Michael, Claus e Catherine.
O óbito foi registro no Registro Civil de Pessoas Naturais de Marechal Cândido Rondon, às folhas 226, termo 011401. -- FOTO 27 --
___________________________________
2025 — É realizado o Desfile Alegórico¹ da Oktoberfest 2025 de Marechal Cândido Rondon pela Avenida Maripá até o Centro de Eventos do Parque Exposições. A saída do desfile acontece na Rua Santa Catarina, em frente ao acesso da Rádio Difusora do Paraná (Prefeitura Municipal de Marehal Cândido Rondon). -- FOTO 28 --
¹O Desfile Alegórico é sempre aguardado pela população por causa do seu componente festivo, colorido e lúdico. Nos últimos anos, o desfile tinha perdido muito do seu encanto, dada a inexpressiva participação blocos e carros alegóricos. A edição de 2025 retomou o brilho dos grandes desfiles das primeiras oktoberfest (nota do pesqusiador).
Assistir vídeo do desfile, clique aqui. (Crédito de Karina Soares de Almeida - Rondon tá on).
___________________________________
2025 — Lariane Fiorini é campeã do concurso Chope em Metro Feminino da Oktoberfest 2025 de Marechal Cândido Rondon. Ela levou 21,05 segundos para sorver a pepita de chopp. Em segundo lugar ficou Bárbara Hofstetter, com o tempo de 25,59 segundos, seguida por Joice Brack, com 33,59 segundos, a terceira colocada (Prefeitura de Marechal Cândido Rondon). -- FOTO 29 --
___________________________________
2025 — Valdir Dias sagra-se campeão do Concurso Chope em Metro na Oktoberfest 2025 de Marechal Cândido Rondon (PR). Ele sorveu a pepita de chope em 16,24 segundos Na segunda colocação ficou Adriano Klein, com o tempo de 17,71 segundos; e Marlon Hubner ficou em terceiro lugar com 19,05 segundos (Prefeitura de Marechal Cândido Rondon). -- FOTO 30 --
___________________________________







COMENTÁRIOS