Deprecated: __autoload() is deprecated, use spl_autoload_register() instead in /home/memoriar/public_html/index.php on line 2
Acontecimentos históricos do dia 25 de Outubro - Memória Rondonense

Acontecimentos históricos do dia 25 de Outubro

1886 - Nasce em Helenofka, Ucrânia, o pioneiro rondonense Roberto Graff (...)

Pioneiro Roberto Graff e esposa Alwine Thielmann, ele falecido em dezembro de 1971. 
Imagem: Acervo Vilton Graff
Pioneiro Roberto Graff e esposa Alwine Thielmann, ele falecido em dezembro de 1971. Imagem: Acervo Vilton Graff
Casal Cacilda e Plínio Port com os filhos Nilsa, Elmir, Valdir (Portinho) e Rosilei.
Imagem: Acervo Nilsa Port - FOTO 2 -
Casal Cacilda e Plínio Port com os filhos Nilsa, Elmir, Valdir (Portinho) e Rosilei. Imagem: Acervo Nilsa Port - FOTO 2 -
Presidentes João Figueiredo, do Brasil e  Alfredo Stroessner, do Paraguai descerarando a placa de inauguração de Itaipu Binacional, ladeados pelo gneral Costa Cavalcanti, diretor geral brasileiro da binacional, e Enzo Debernardi, diretor geral paraguaio junto a Itaipu, respectivamente. 
Imagem: Acervo Walter Dysarsz- Foz do Iguaçu. - FOTO 3 -
Presidentes João Figueiredo, do Brasil e Alfredo Stroessner, do Paraguai descerarando a placa de inauguração de Itaipu Binacional, ladeados pelo gneral Costa Cavalcanti, diretor geral brasileiro da binacional, e Enzo Debernardi, diretor geral paraguaio junto a Itaipu, respectivamente. Imagem: Acervo Walter Dysarsz- Foz do Iguaçu. - FOTO 3 -
Comissão técnica e jogadoras de voleibol do Colégio Evangélico Martin Luther/SICOOB/Marechal Cândido Rondon - campeã do Campeonato Paranaense de Voleibol 2015 - Sub -15.
Imagem: Acervo O Presente – FOTO 4 -
Comissão técnica e jogadoras de voleibol do Colégio Evangélico Martin Luther/SICOOB/Marechal Cândido Rondon - campeã do Campeonato Paranaense de Voleibol 2015 - Sub -15. Imagem: Acervo O Presente – FOTO 4 -
Tenista rondonense Thiago Wild, campeão do Bahia Juniors Cup 201, na decisão do confronto Brasil e Argentina.
Crédito da imagem: lance.com.br - FOTO 5 -
Tenista rondonense Thiago Wild, campeão do Bahia Juniors Cup 201, na decisão do confronto Brasil e Argentina. Crédito da imagem: lance.com.br - FOTO 5 -
Flagrante da reunião dos diretores da Acimacar com o prefeito eleito Márcio Rauber, em 25 de outubro de 2016. 
Da esquerda a direita: professor Márcio Rauber, Paulo Rodrigo Copetti - presidente da Acimacar e Gerson Jair Froehner - vice-presidente da Acimacar. 
Imagem: Acervo Acimacar - FOTO 6 -
Flagrante da reunião dos diretores da Acimacar com o prefeito eleito Márcio Rauber, em 25 de outubro de 2016. Da esquerda a direita: professor Márcio Rauber, Paulo Rodrigo Copetti - presidente da Acimacar e Gerson Jair Froehner - vice-presidente da Acimacar. Imagem: Acervo Acimacar - FOTO 6 -
Linha de produtos ofertados pela Copagril com a tecnologia IQF. 
Imagem: Acervo Comunicação Copagril - FOTO 7 -
Linha de produtos ofertados pela Copagril com a tecnologia IQF. Imagem: Acervo Comunicação Copagril - FOTO 7 -
Atleta Vitória Camargo vice-campeã do Campeonato Pan-americano de Kickboxing no México. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 8 -
Atleta Vitória Camargo vice-campeã do Campeonato Pan-americano de Kickboxing no México. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 8 -
O esportista rondonense Ruben Reinaldo Dürks recebendo a Medalha de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon. 
Da esquerda à direita: vereador Adriano Backer, proponente da homenagem; homenageado, vereador Nilson Hachmann e Cristiano Metzner, secretário municipal de Esporte e Lazer. 
Imagem: Acervo da Câmara Municipal - FOTO 9 -
O esportista rondonense Ruben Reinaldo Dürks recebendo a Medalha de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon. Da esquerda à direita: vereador Adriano Backer, proponente da homenagem; homenageado, vereador Nilson Hachmann e Cristiano Metzner, secretário municipal de Esporte e Lazer. Imagem: Acervo da Câmara Municipal - FOTO 9 -
Comunicador Darinês (Dari Mees) falecido em final de outubro de 2019. 
Imagem: Acervo pessoal/Facebook - FOTO 10 -
Comunicador Darinês (Dari Mees) falecido em final de outubro de 2019. Imagem: Acervo pessoal/Facebook - FOTO 10 -
Momento da entrega do título de cidadão honorário ao pastor Alfredo Bischof.
Da esquerda à direita: vereador Josoé Pedralli (proponente da homenagem), homenageado, vereador Cláudio Köhler (presidente da Câmara Municipal) e Anderson Loffi, representante do prefeito municipal Marcio Andrei Rauber.
Imagem: Acervo O Presente - Crédito: Cristiano Viteck - FOTO 11 -
Momento da entrega do título de cidadão honorário ao pastor Alfredo Bischof. Da esquerda à direita: vereador Josoé Pedralli (proponente da homenagem), homenageado, vereador Cláudio Köhler (presidente da Câmara Municipal) e Anderson Loffi, representante do prefeito municipal Marcio Andrei Rauber. Imagem: Acervo O Presente - Crédito: Cristiano Viteck - FOTO 11 -
Rondonense Ivene Scherer, ex-primeira dama de Marechal Cândido Rondon, falecida em outubro de 2020.
Imagem: Acervo da família - FOTO 12 -
Rondonense Ivene Scherer, ex-primeira dama de Marechal Cândido Rondon, falecida em outubro de 2020. Imagem: Acervo da família - FOTO 12 -

==============================================================================

1886 - Nasce em Helenofka, Ucrânia, o pioneiro rondonense Roberto Graff. Ainda no país europeu casou-se com Alwine Thielmann e em 1911 o casal  imigrou para o Brasil, estabelecendo-se no Rio Grande do Sul.

Em 1952, migrou com sua família para Marechal Cândido Rondon (PR), município em que faleceu no dia 31 de dezembro de 1971 (informação Vilton Graff). -- FOTO 1 --

_________________________________

1963 - O Supremo Tribunal Federal (STF) anula os atos do Governo do Paraná e dá ganho de causa à Braviaco¹, empresa que havia comercializado terras² no atual município de Palotina, o que possibilitou a regularização das propriedades. O final do imbróglio se dá em 1976 quando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) assume a titulação das terras (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo. Cronologia de fatos, registros e curiosidades da história de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 238).
 

¹ Companhia Brasileira de Viação e Comércio (nota do pesquisador).
 

²  No título"Desapropriações para regularização fundiária no Oeste do Paraná em Santa Catarina" é oferecida uma exposição cronológica dos acontecimentos até a regularização das terras em Palotina:
 

Companhia Brasileira de Viação e Comércio - BRAVIACO

      ♦ 1893: João Teixeira de Souza organizou a Chemins de Fer Sud-Ouest Brasilien, que transferiu seus direitos à Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande.

      ♦ 1917: O Estado do Paraná comprometeu-se a ceder à companhia 2.100.000 hectares, em compensação às terras concedidas pelo Governo Imperial, pelos trechos já construídos.

      ♦ 1920: A Estrada de Ferro  São Paulo/Rio Grande transferiu seu patrimônio para a BRAVIACO.
 

Áreas transferidas para a BRAVIACO pelo Estado do Paraná

      ♦ 1893: João Teixeira de Souza organizou a Chemins de Fer Sud-Ouest Brasilien, que transferiu seus direitos à Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande.

       ♦ 1917: O Estado do Paraná comprometeu-se a ceder à companhia 2.100.000 hectares, em compensação às terras concedidas pelo Governo Imperial, pelos trechos já construídos.

       ♦ 1920: A Estrada de Ferro  São Paulo/Rio Grande transferiu seu patrimônio para a BRAVIACO.
 

Incorporação das terras pela União

      ♦ 1940: por meio dos Decretos-leis 2.073/40 e 2.436/40, a União incorporou o acervo patrimonial da extinta Companhia Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande.

     ♦ 1951:  A Superintendência das Empresas Incorporadas ao Patrimônio Nacional (SPEIN) opôs embargos de terceiro na execução das cartas de ordem expedidas pelo Tribunal de Justiça do Paraná para o cancelamento dos títulos.


Superposição de títulos de domínio

     ♦ 1953: Aproveitando-se da demora do julgamento dos embargos,  a BRAVIACO vendeu parte da Colônia Piquiri (61.250 ha) a Ruy de Castro.  A área foi loteada e vendida pela Companhia Pinho e Terras Ltda, e nela assentados cerca de 800 colonos.

     ♦1958: O Estado do Paraná, na gestão do governador Moysés Lupion, “rebatizou” os imóveis Piqueri e Catanduvas, expediu novos títulos e alienou a terceiros.

 

Decisão do STF favorável à União

       ♦ 1963: Os embargos de terceiro,  autuados no STF como Apelação Cível 9.621/PR, foram julgados procedentes, declarando-se a União proprietária das áreas em litígio.  Essa decisão transitou em julgado em 1965.

 

Regularização fundiária

        ♦ As desapropriações tiveram por objetivo a regularização fundiária.  Obtida a imissão na posse, o INCRA expediu títulos em favor dos ocupantes de boa-fé que não portavam títulos válidos e retitulou os portadores de títulos expedidos pelo Estado do Paraná que cultivavam e residiam nos imóveis.

 

As três situações jurídicas do expropriados e dos retitulados
       
          ♦ Proprietários não possuidores
(expropriados): em geral grandes proprietários, que portavam títulos expedidos pelos Estado do Paraná ou com origem neles, que nunca tiveram a posse dos imóveis.

          ♦ Proprietários possuidores (expropriados e retitulados): pequenos agricultores, possuidores e portadores de títulos com origem no Estado do Paraná, que foram retitulados nas áreas que possuíam.

         ♦ Possuidores de boa-fé (titulados): pequenos possuidores que não tinham título.  Foram titulados nas áreas que possuíam.

(...) 
 

Referência: PINTO, Márcia Neves et alii. Desapropriações para regularização ... Brasília, 2008. 
 

Ver mais, clique aqui e aqui (ítem 1958)

_________________________________

1967 - Chega de mudança na cidade de Marechal Cândido Rondon, o casal  Cacilda (nascida Spier) e Plínio Port, na companhia dos filhos Elmir, Valdir (Portinho) e Nilsa, procedente da Linha Cedro, atual município de Ibicaré, Santa Catarina. Em Marechal Rondon, nasceu mais a filha Roseilei.

Fixaram residência numa chácara localizada na então Linha Matilde Cuê, hoje integrante do Bairro São Lucas. Mais tarde a família veio  residir à Marechal Deodoro.

Plinio faleceu em 21 de janeiro de 1991 e a esposa Cacilda em 09 de setembro de 2016.  Seus corpos foram sepultados no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (informações repassadas por Nilsa Port). -- FOTO 2 --
_________________________________

1969 – Acontece a escolha da rainha dos estudantes do Grêmio Estudantil do Ginásio de Quatro Pontes, para o biênio 69/70.

Concorreram ao título: Angélica Majolo, Lurdes Sackser, Nair Sulzbach, Maria Rosa Joner, Marlene Stenzel, Liseta Holdefer, Neusa Lang, Cecília Edite Joner, Jacinta Becker, Erides Lang, Terezinha Petry, Ivone Klein, Elenita Kaefer, Marlene Theobald e Mirian Elizabete Dieter.

O júri de seleção foi composto: Werner Wanderer, prefeito municipal; Dr. Luiz Fernando Chioratto e esposa (ele médico local) e o senhor Antonio Maximiliano Ceretta, diretor da Rádio Difusora. Foi escolhida Marlene Stenzel, como rainha; Angélica Majolo, com primeira princesa; e Mirian Elizabete Dieter, com segunda princesa. A coração da rainha foi feita pela senhora Elizabete Wanderer.

O baile foi animado pelo conjunto “Os Irmãos Scapin”, de Palotina (nota do pesquisador). 

_________________________________

1984 - É inaugurada a usina hidrelétrica de Itaipu Binacional pelos Presidentes do Brasil, João Baptista Figueiredo, e do Paraguai, Alfredo Stroessner. O complexo hidroelétrico começa a produzir energia com o acionamento das duas primeiras unidades geradoras (nota do pesquisador). - FOTO 3 --

_________________________________

2014 – Ocorre o encerramento do Outubro Rosa 2014, em Marechal Cândido Rondon, com um passeio ciclístico, organizado pelo Conselho da Mulher Empresária da Associaçao Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon – ACIMACAR (O Presente)

__________________________________

2015 - A equipe de voleibol do Colégio Evangélico Martin Luther/SICOOB/Marechal Cândido Rondon consagra-se campeã paranaense infantil do Campeonato Paranaense de Voleibol 2015 (sub 15), em partida contra o Clube Curitibano, da Capital paranaense (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27.10.2015, p.28). -- FOTO 4 -- 

__________________________________

2016 - O jornal O Presente noticia que o tenista rondonense Thiago Wild acabara de conquistas o torneio Bahia Juniors Cup, conquistado na decisão de confronto Brasil e Argentina (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. de 25.10.2016, p. 25). -- FOTO 5 -- 

___________________________________

2016 - Acontece no auditório da Acimacar a primeira reunião entre o prefeito eleito de Marechal Cândido Rondon, vereador e professor Márcio Rauber e os diretores da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon - Acimacar. O objetivo da reunião foi para formular ao prefeito eleito as principais sugestões para serem implementadas em diversas áreas do município a partir de 2017 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28.10.2016, p. 24). -- FOTO 6 -- 

___________________________________

2017 - Acontece a solenidade de entrega da revitalização do espaço da farmácia junto ao Asilo Rosas Unidas, de Marechal Cândido Rondon, custeada pelo Rotary Beira Lago.
A solenidade teve a presença de Eduardo Toshimitsu, governador do Distrito 4640, do Rotary Internacional, e esposa Hilaide, e do governador assistente da área 1 do referido distrito, Jairo Genz (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27.10.2017, p. 22)

_____________________________________

2018 - A Cooperativa Agroindustrial Copagril anuncia o começo da comercialização de um novo produto em seus supermercados: o frango a passarinho IQF¹ (nota do pesquisador). -- FOTO 7 -- 

Em nota distribuida à imprensa, a Comunicação da cooperativa informa:
 

(...)

O produto faz parte da nova linha de produtos do segmento de carne de frango, composta pelo novo produto já lançado e por filezinho sassami, filé de peito e coxinhas da asa (drumette), que serão lançados no mercado nos próximos dias.

Cortes IQF
Por serem congelados individualmente, os cortes de frango IQF ficam soltos no interior da embalagem, favorecendo o consumo particionado. Os novos produtos também virão em embalagem contendo a função abre-fecha, facilitando a vida do consumidor, que pode voltar a armazenar uma parte do alimento no freezer para uso futuro.
Conforme o gerente comercial, José Lima, os novos produtos da Copagril seguem uma tendência do mercado. “Eles foram elaborados para atender ainda melhor as necessidades do consumidor, especialmente no quesito praticidade”, salienta, acrescentando que já existe previsão de ampliar a linha, gradativamente.

Rota 50
A Copagril completará 50 anos no ano de 2020 e está realizando desde já uma caminhada de crescimento e expansão de suas atividades, intitulada como Rota 50. O lançamento de novos produtos é uma das ações contempladas no planejamento estratégico da cooperativa rumo ao cinquentenário, por este motivo está sendo ampliada a linha de produtos além de estarem sendo planejadas outras novidades.

Somoscoop
Outra novidade nos produtos é a inserção da marca “SomosCoop”, a qual identifica que a Copagril apoia o movimento nacional em favor da valorização das cooperativas brasileiras, seus cooperados e empregados. A Copagril é a primeira cooperativa brasileira do setor agroindustrial a usar a marca Somoscoop na linha de produtos de carne de frango. 


¹ Individually Quick Freesing é uma reconhecida técnica internacional de congelamento rápido que congela um a um cada corte (nota do pesquisador)

_________________________________

2018 - A atleta rondonense Vitória Camargo, residente na cidade de Cascavel (PR) conquista o título de vice-campeã pan-americana de kickboxing, na cidade do México (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 26.10.2018, p. 33). -- FOTO 8 --

______________________________________

2018 - É agraciado com a "Medalha de Honra ao Mérito" pela Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, o esportista rondonense Ruben Reinaldo Dürks. O requerimento para a concessão da homenagem foi apresentado pelo vereador Adriano Backes. -- FOTO 9 --

Em comunicação distribuida à imprensa, a Câmara Municipal apresentou o seguinte histórico do homenageado: 

Histórico


Ruben Reinaldo Dürks é natural de Horizontina (RS), onde nasceu em 07 de novembro de 1954. Ele é casado com Maria Teresa Sausen Dürks. O casal tem dois filhos: Carlos Eduardo e Darlan Marcelo.
Ruben chegou em Marechal Cândido Rondon em 1978. Profissionalmente, trabalhou como mecânico e chapeador. Mas, sua grande paixão e destaque na sociedade se deu através do esporte.
Como jogador de futsal e futebol, no município integrou e conquistou títulos pelas equipes da Orgasol, Assemar, Oeste Futebol Clube, Botafogo, Serpesca, Imobiliária Bier e Flamengo.
Na metade da década de 1980, deixou de atuar como jogador. Teve, então, início o período mais marcante da carreira esportiva de Ruben, atuando como técnico. Comandou equipes do município, em várias categorias, tais como Flamengo, Asesa, Quatro Pontes, Carpiza e Guarani Esporte Clube.
O próximo grande passo foi dado em 1991, quando iniciou a Escolinha de Futebol do Clube Botafogo, onde atuou até 1997. No começo, as condições eram tão precárias, que as crianças treinavam com coletes feitos com sacos de farinha. Mas, as dificuldades foram superadas pela motivação e com os títulos conquistados.
Em 1998 e 1999 treinou a equipe de Quatro Pontes, sendo que de 2000 a 2006 voltou a treinar o Botafogo.
Ponto importante a ser ressaltado é que todo o trabalho como técnico, desde 1983 até 2006, foi sempre como voluntário, sem receber nenhum valor financeiro pelos seus serviços.
Em 2007, Ruben mudou-se de Marechal Cândido Rondon para Sobradinho (RS), retornando ao município rondonense em 2009 para trabalhar como técnico de futebol da Secretaria Municipal de Esportes, cargo que ocupou até 2016.
Nesse período, conquistou títulos importantes, como o dos Jogos Abertos Regionais do Paraná em 2013 e 2016.
Ao longo de sua carreira como treinador, Ruben revelou talentos locais do futebol, que mais tarde defenderam grandes clubes, a exemplo do Grêmio de Futebol Porto-alegrense e Atlético Paranaense.
Em 1995, foi Destaque Treinador do Ano e, em 2006, foi homenageado pela sociedade rondonense no Prêmio Marechal, com a comenda Personalidade Serviço Social Destaque do Ano.
Um dos momentos mais difíceis da vida do homenageado foi a cirurgia do coração, a que Ruben teve que ser submetido no dia do seu aniversário em 2011. Recuperado, voltou a se dedicar ao trabalho e à família.
Atualmente, ele atua como treinador na AACC.

________________________________________

2018 - Acontece no auditório do centro cultural de Pato Bragado, a audiência pública de apresentação e discussão o anteporjeto de remodelação da Praça Municipal Luiz Dalcanalle Filho¹, na sede municipal (nota do pesquisador).
 

¹ Foi um dos sócios majoritários da colonizadora Maripá. 
 

Ver vídeo com perspectivas, clique aqui

___________________________________ 

2018 - Acontece na cidade de Pato Bragado a 4ª Mostra do Circo, com a participação de seis municípios. Em matéria distribuída à imprensa, a Prefeitura Municipal de Pato Bragado assim descreve o evento:
 

São cerca de 150 envolvidos

(...) 

Uma estrutura especial foi montada no centro cultural pela Secretaria de Assistência Social, promovendo assim, um espetáculo de ritmos, arte e cultura ao público.
De acordo com a diretora do departamento de Proteção Social, Paula Soerensen de Oliveira, as atividades da oficina de circo ocorrem há 12 anos. As aulas são ministradas nas terças e quintas-feiras e, segundo ela, estimulam a parte aeróbica e a flexibilidade, oferecendo ainda diversos atrativos, pois a arte circense se desdobra em diversas áreas, respeitando as aptidões de cada aluno.


________________________________________

2019 -  Falece na cidade de Foz do Iguaçu, o apresentador Dari Mees, artisticamente conhecido de "Darinês", de programas gauchescos em rádio e televisão, aos 77 anos, vítima de pneunomia, após um cateterismo. 

Era natural de Crissiumal (RS), de família de ascendência alemã.

O comunicador tinha larga amizade e produziu dezenas de programas no Oeste do Paraná, em especial para a TV Tarobá, da cidade de Cascavel destacando a tradição gaúcha. Também mantinha um programa gauchesco, nas tardes de sábado, na Rádio Difusora do Paraná AM, de Marechal Cândido Rondon.,

Foi um dos primeiros apresentadores de tevê a cabo em Marechal Cândido Rondon no início dos anos 2000 (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --

__________________________________

2019 - A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon realiza sessão solene, no pavilhão da Congregação Evangélica Luterana Alvorada, para a outorga do título de cidadão honorário ao pastor Alfredo Bischof (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29.10.2019, p. 11). -- FOTO 11 --

________________________________________

2019 - O jornal rondonense O Presente  em matéria de duias páginas, com o título "Infestação de escorpiões preocupa comunidade rondonense", aborda o aparecimento e a infestação do artrópode em determinados locais no município de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 25.10.2019, p. 32 e 34).

_______________________________________

2020 - Falece a rondonense Ivene (nascida Maehler) Scherer, ex-primeira dama da cidade de Marechal Cândido Rondon (1979-1985) e do município de Pato Bragado (1997-2000), aos 83 anos, de falência múltipla de órgãos. Seu corpo foi sepultado no cemitério público de Pato Bragado.

É nascida em 28 de março de 1937 e casou-se com Verno Scherer¹ (precedeu-lhe na morte em 24 de janeiro de 2005), com quem formou família com o nascimento dos filhos Sérgio, Vera e Rogério. -- FOTO 12 --
 

¹ Foi prefeito nos períodos acima referenciados e das cidades respectivas. 

_____________________________________


 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados