Acontecimentos históricos do dia 13 de Novembro

2003 – É criado em Marechal Cândido Rondon, o Banco Sicoob.

Momento do descerramento da fita inaugural da primeira agência do Banco Sicoob, de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo Sicoob-MCR - FOTO 1 -
Momento do descerramento da fita inaugural da primeira agência do Banco Sicoob, de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo Sicoob-MCR - FOTO 1 -
Capa da primeira edição da Folha de Londrina.
Imagem: Acervo do periódico - FOTO 2 -
Capa da primeira edição da Folha de Londrina. Imagem: Acervo do periódico - FOTO 2 -
Sr.  Silvio Galdino de Carvalho Lima, ao centro, tendo a sua direita Wilson Thiesen, da Ocepar, e a esquerda o Dr. Henry Gerber, estadunidense e cidadão honorário de Marechal Cândido Rondon. Gerber foi enviado ao Brasil pelo governo dos Estados Unidos para auxiliar o desenvolvimento do cooperativismo agrícola. Imagem: Acervo Ocepar - FOTO 3 -
Sr. Silvio Galdino de Carvalho Lima, ao centro, tendo a sua direita Wilson Thiesen, da Ocepar, e a esquerda o Dr. Henry Gerber, estadunidense e cidadão honorário de Marechal Cândido Rondon. Gerber foi enviado ao Brasil pelo governo dos Estados Unidos para auxiliar o desenvolvimento do cooperativismo agrícola. Imagem: Acervo Ocepar - FOTO 3 -
O atleta Ivo Matte que conquistou o vice-campeonato nas categorias kata e kumite de Karatê durante o Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos 2015, na cidade de Indaiatuba, São Paulo. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 4 -
O atleta Ivo Matte que conquistou o vice-campeonato nas categorias kata e kumite de Karatê durante o Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos 2015, na cidade de Indaiatuba, São Paulo. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 4 -
Destaque na revista AMOP  sobre a entrega do título de cidadão  honorário do Oeste do Paraná à Jacy Miguel Scanagatta, em novembro de 2015. 
Imagem: revista referida - FOTO 5 -
Destaque na revista AMOP sobre a entrega do título de cidadão honorário do Oeste do Paraná à Jacy Miguel Scanagatta, em novembro de 2015. Imagem: revista referida - FOTO 5 -
Alunas vice-campeãs da Mostra Brasileira de Foguetes, junto com a professora de Física Deysi Tuderzke Alves e o diretor do Colégio Evangélico Martin Luther, pastor Ildemar Kanitz . Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -
Alunas vice-campeãs da Mostra Brasileira de Foguetes, junto com a professora de Física Deysi Tuderzke Alves e o diretor do Colégio Evangélico Martin Luther, pastor Ildemar Kanitz . Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -
Selmar Franck Marquesin em frente ao pavilhão da EuroTier 2018. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 7 -
Selmar Franck Marquesin em frente ao pavilhão da EuroTier 2018. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 7 -
Inês Maria Neuberger eleita Funcionária Padrão 2019 de Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 8 -
Inês Maria Neuberger eleita Funcionária Padrão 2019 de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 8 -
Destaque do jornal rondonense O Presente ref. a decisõa do TREPR em favor de Vanderlei Caetano Sauer.
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 9 -
Destaque do jornal rondonense O Presente ref. a decisõa do TREPR em favor de Vanderlei Caetano Sauer. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 9 -

======================================================================================================

1948 – Circula a primeira edição do jornal Folha de Londrina¹, de propriedade deJoão Milanez² e seu sócio, o jornalista Correia Neto (ZATTI, Carlos. Efemérides. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGP), meio eletrônico (e-mail) de 12.11.2020). -- FOTO 2 --
 

¹ No começo era um semanário de quatro páginas standard que logo caiu na predileção dos londrinenses e dos povoadores do Norte do Paraná. Em 1952, adota uma nova linha editorial e  passa a ser diário com oito páginas. Nos anos seguintes o número de páginas são sucessivamente ampliadas, como novos componentes e formatos qualitativos, o que só aumenta sua credibilidade e a ampliação da preferência informativa pelo jornal. Torna-se o veículo de comunicação mais lido do Norte e do Oeste do Paraná, sobrepujando os grandes diários da Capital Paranaense. Atualmente (2020), é o maior jornal impresso do Paraná e perfilado entre os mais importantes do Sul do Brasil (nota do pesquisador).
 

² Chegou em Londrina em 1947. Era catarinense de Meleiro, atuava como roceiro. Fez uma promissora carreira empresarial no ramo das comunicações, em solo paranaense. No Oeste do Paraná, foi fundador da TV Tarobá em sociedade com o empresário cascavelense Jacy Miguel Scanagatta. João Milanez faleceu em 2009 aos 85 anos.

____________________________________

1963 - Ocorre o falecimento da senhora Annita Wanderer¹, esposa de Alfredo Wanderer, primeiro vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon, com quam formou família com o nascimento dos filhos Gerda, Werner², Egon e Flávia. 

Era natural de Estrela (RS), nascida em 04 de setembro de 1914, filha do casal Malvina e Edmundo Wiethelter. 

O óbito foi assentado no Registro Civil de Marechal Cândido Rondon no dia 16 de novembro de 1963 no LIvro C-1, fls. 487, termo 486 (nota do pesquisador).
 

¹ O município de Marechal Cândido lhe presta homenagem nominando o parque de lazer com seu nome, na sede distrital de Porto Mendes, junto ao Reservatório de Itaipu Binacional.
 

² Foi o 2º prefeito eleito fa cidade de Marechal Cândido Rondon e deputado estadual e deputado federal.

_______________________________

1969 – O senhor Aldino Scheffel, morador  na póvoa rondonense¹ Linha Boa Vista, traz até a Rádio Difusora Rondon AM o primeiro espécimen de mandorová², tirado de uma lavoura de mandioca. O inseto foi doado a Sala de Ciência do Colégio Luterano Rui Barbosa (nota do pesquisador).
 

¹ É gentilício do município de Marechal Cândido Rondon (PR).
 

² Erinnys ello (linné, 1758). Ocorre desde a Argentina até os Estados Unidos. Também é conhecidod como mandarová-da-mandioca.

______________________________

1971 – Visita a Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda.(COPAGRIL), agora Cooperativa Agroindustrial Copagril,  o Dr. Silvio Galdino de Carvalho Lima, coordenador do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no Paraná (nota do pesquisador) . -- FOTO 3 -- 

______________________________

1997 - Falece a pioneira rondonense Henriette Zeilinger, esposa de Jorge Zeilinger. O seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). 

____________________________

2005 - O vereador ex-presidente da Associação de Suinocultores de Marechal Cândido Rondon, Silvestre Cóttica, denuncia o uso de animais mortos por doenças graves na produção de farinhas de carne e osso para uso de fabrico de rações  (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009, p. 255).

__________________________________

2014 -  A professora Vera Pagnussati, do Colégio Estadual Eron Domingues, da cidade de Marechal Cândido Rondon,  é premiada com o 1º lugar na etapa regional e estadual do projeto Televisionando o Futuro. O Evento é promovido pela rede de televisão RPC TV, de Curitiba.

O aluno Alexandre Weiss do mesmo colégio é premiado por sua classificação em 2º lugar, na etapa regional, na categoria Repórter Teen. O tema 2014 do projeto foi “Projeto Pluralidade Cultural – De memórias à ger@ção.com (nota do pesquisador).

_______________________________

2015 - Acontece no Parque de Lazer Annita Wanderer, em Porto Mendes, a abertura do 3º Festival de Ecoturismo de Marechal Cândido Rondon que se estendeu até o dia 15 de novembro, com eventos para trilheiros, jipeiros, canoístas, ciclistas, provas de hipismo, moto-passeios e programas para adeptos de aeromodelismo (informação Imprensa - PM-MCR). 

____________________________________

2015 - Acontece e vai até o dia 15, na cidade de Indaiatuba, São Paulo, o Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos 2015, organizado pela Confederação Brasileira de Karatê Interestilos (CBKI).

Os rondonenses João Victor Duarte Hartleben conquistou o 1º lugar na categoria kumite para nove e dez anos até o 6º kyu e 2º lugar na categoria kata, e Ivo Matte conquistou o vice-campeonato nas categorias kata e kumite Máster B (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18.11.2015, p. 27). -- FOTO 4 -- 

______________________________

2015 - Acontece e vai até o dia 15, na cidade de Guarapuava, as finais do Campeonato Paranaense de Bocha por Equipes 2015, onde a equipe do município de Entre Rios do Oeste conqusitou o 3º lugar e uma vaga para disputar a Taça Brasil de Bocha (O Presente. Marechal Cãndido Rondon: ed. 18.11.2015, p. 26). 

______________________________________

2015 - A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), outorga o título de cidadão honorário do Oeste do Paraná, ao empresário, ex-prefeito de Cascavel e ex-deputado federal Jacy Miguel Scanagatta.

A solenidade de entrega da homenagem ocorreu na sede social da Associação Atlética Comercial, na cidade de Cascavel (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --

___________________________________

2017 - Um grupo de professores acompanhado de populares faz  manifesto durante a sessão da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon contra o projeto de lei nº 29/2017, de autoria do vereador Ronaldo Pohl, que objetiva a formação educacional de alunos sem doutrinação política  e ideológica na rede pública municipal de ensino.

O prefeito municipal Márcio Rauber vetou a sanção do referido projeto de lei, em 13 de novembro de 2017 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14.11.2017, p. 10 e  ed. 17.11.2017, p. 03). 

___________________________________

2018 - O jornal O Presente noticia que as estudantes rondonenses do Colégio Evangélico Martin Luther, Giovani Demarchi e Isabela Costa Rizo Dias, do 3º ano do Ensino Médio, foram vice-campeãs na Mostra Brasileira de Foguetes, realizada na cidade de Barra do Piraí (RJ). 

A mostra é uma competição experimental que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base,  o mais distante possível (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 13.11.2018, p. 24). -- FOTO 6 -- 

___________________________________

2018 -  A Comissão Julgadora do concurso Funcionário Padrão de Marechal Cândido Rondon 2018 anuncia que o escolhido foi Luiz Carlos Rodrigues, supervisor de armazenagem de produtos agrícolas da Cooperativa Agroindistrial Copagril (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16.11.2018, p. 14 e 15). 

___________________________________

2018 - É assinada pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon a ordem de serviço para a execução do Projeto Global do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que envolve estudos de concepção, plano de controle ambiental e projeto de engenharias para reformulação e ampliação dos sistemas públicos de abastecimento de água e esgoto sanitário de Marechal Cândido Rondon visando o planejamento dos próximos 20 anos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16.11.2018, p. 16). 

___________________________________

2018 - Começa na cidade de Hannover, Alemanha, a EuroTier 2018, evento mundial focado na produção animal. A feira organizada pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG) tem a participação de 2.500 empresas expositoras de 62 países. 

De Marechal Cândido Rondon participou, a convite, o gerente de comunicação e marketing do jornal O Presente Rural, Selmar Franck Marquesin (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20.11. 2018, p. 26 e 27). -- FOTO 7 --

___________________________________

2018 - É iniciada a colocação da 2ª camada asfáltica, de 3 cm (a anterior foi de 2 cm), na recuperação do trecho rodoviário que interliga as sedes distritais rondonenses de Margarida e São Roque, no município de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).

___________________________________

2019 -  A funcionária Inês Maria Neuberger há 33 anos funcionária da Loja Copagril, da sede central da Cooperativa Agroindustrial Copagril, é anunciada como vencedora da 42ª edição do Prêmio Funcionário Padrão de Marechal Cândido Rondon. 

A homenagem anual é prestada pelo Rotary Clube de Marechal Cândido Rondon, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR). O troféu a vencedora é entregue no dia 23 de novembro durante o evento "Prêmio Marechal Cândido Rondon" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 15.11.2019, p. 14). -- FOTO 8 --

_______________________________________

2019 - Ocorre o lançamento em Marechal Cândido Rondon, na filial da Incubadora Santos Dumont. o projeto Iguassu Valley Rondon, que tem como objetivo o fomento do desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo com inovação (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 15.11.2019, p. 13).

______________________________________

2020 - O Tribunal Eleitoral Regional do Paraná (TREPR) reforma a sentença da Justiça de Eleitoral de Marechal Cândido Rondon que indeferiu a candidatura a vereador do rondonense Vanderlei Caetano Sauer. A decisão monocrática rejeitou a inscrição sob a alegação de que o candidato não constava na lista dos filiados do Democratas (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 13.11.2020, p. 03 ). -- FOTO 9 -- 

 

 

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados