Acontecimentos históricos do dia 16 de Novembro

2008 - O Padre Neimar Troes celebra a sua primeira missa na sede distrital rondonense de São Roque (...)

Padre Neimar Troes celebrando a sua primeira missa em São Roque tendo como concelebrante o seu padrinho de ordenação, o padre Nelton Henkemeier. 
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 1 -
Padre Neimar Troes celebrando a sua primeira missa em São Roque tendo como concelebrante o seu padrinho de ordenação, o padre Nelton Henkemeier. Imagem: Acervo pessoal - FOTO 1 -
Néo-sacerdote Neimar Troes procedendo a benção de veículos, tratores e máquinas agrícolas após celebrar a sua primeira missa. 
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 2 -
Néo-sacerdote Neimar Troes procedendo a benção de veículos, tratores e máquinas agrícolas após celebrar a sua primeira missa. Imagem: Acervo pessoal - FOTO 2 -
Participação de fiéis durante a primeira missa do padre Neimar Troes, na igreja católica de São Roque. 
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 3 -
Participação de fiéis durante a primeira missa do padre Neimar Troes, na igreja católica de São Roque. Imagem: Acervo pessoal - FOTO 3 -
Advogado Antonio França eleito pela 3ª vez como presidente da OAB-PR - Seccional de Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 4 -
Advogado Antonio França eleito pela 3ª vez como presidente da OAB-PR - Seccional de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 4 -
Chiqueiro danificado no distrito de Iguipora, em 16 de novembro de 2017. 
Imagem: Acervo Marechal ONLine - FOTO 5 -
Chiqueiro danificado no distrito de Iguipora, em 16 de novembro de 2017. Imagem: Acervo Marechal ONLine - FOTO 5 -
Banner institucional  do programa Cooperjovem 2017 com o tema : “A força da cooperação na construção de um mundo melhor. O que aprendi com o cooperativismo?
Banner institucional do programa Cooperjovem 2017 com o tema : “A força da cooperação na construção de um mundo melhor. O que aprendi com o cooperativismo?" Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 7 -

======================================================================================================

1889 – O jornal curitibano “A República”,órgão do Partido Republicano no Paraná, espalha neste dia os seguintes Boletins: -

“Está constituída a República Federal brasileira!! Acham-se à frente do governo provisório: ‘Quintino Bocaiuva, Deodoro, Benjamin Constant. Foi preso ministro Ouro Preto sob a guarda do 1º e 10º de Infantaria. Foram destituídos ontem às 12 da noite os presidentes de Minas e de São Paulo. O telégrafo está sob direção do Tenente Vinhais. Viva a Democracia! Viva o Exército! Consta que o Coronel Cardoso Júnior convocará para hoje ao meio-dia uma reunião militar’. – Este boletim foi distribuído no dia 16 às 10 horas da manhã, abaixo de geral contentamento. — Rio 16 – República proclamada, Governo organizado, viva a República! – Correia de Freitas” –

           — Telegrama: Coronel Cardoso Júnior. Curitiba. – “República proclamada. Governo Provisório fortemente apoiado. Grande entusiasmo. Adesões gerais do País. Mantenha ordem. Dentro pouco será nomeado o Governador do Estado do Paraná. Deodoro”.

           — “O Governo Provisório ficou assim constituído: Presidente Deodoro; Interior Aristides Lobo; Fazenda Rui Barbosa; Guerra Benjamin Constant; Marinha Wandenkolk; Exterior Bocaiuva; Justiça Campos Sales; Agricultura Demétrio Ribeiro. — Ladário levou 4 tiros, ainda vive sem perigo. Cercado por nomes de verdadeiro prestígio e patriotismo, pode o atual ministério restaurar o estado decadente em que se precipitava o País. Viva a República Federal Brasileira! Viva o povo Brasileiro!”(ZATTI, Carlos. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, via envio eletrônico (e-mail), em 15.11.2020). 

___________________________________

1929 - O padre José Winggen (SVD¹), da Paróquia de Foz do Iguaçu, inaugura a primeira capela e celebra a primeira missa no atual município de Santa Helena (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009,  p. 258).
 

¹ Missionário da Sociedade do Verbo Divino, congregação fundada na Holanda pelo padre Arnald Janssen, em 08 de outubro de 1875 (nota do pesquisador).

______________________________________

1964 – É decidida a criação das paróquias de Mercedes e Santa Helena, da  Comunidade Evangélica  de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a partir de 1º de janeiro de 1965, desmembradas da paróquia de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).

______________________________

1966 – É apresentado o primeiro programa noticioso da Rádio Difusora, agora Rádio Difusora do Paraná: “No mundo das notícias ... As notícias do Mundo”. Apresentadores: Dirceu da Cruz Vianna e Antonio Maximiliano Ceretta.

______________________________________

1973 - Visita o município de Marechal Cândido Rondon, o deputado estadual paranaense Ovídio Franzoni acompanhado de seu assessor Ihor Baraniuak. A visita se ateve principalmente ao Colégio LuteranoRui Barbosa onde foi recebido pelo diretor do educandário Prof. Carlos Goebel, do secretário do estabelecimento Arno Lange e pelo empresário Helmuth Roesler (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 17.11.1973, p. 205).

__________________________________ 

2008 - O Padre Neimar Troes celebra a sua primeira missa na sede distrital de São Roque, no município de Marechal Cândido Rondon, residênia seus pais.

A celebração contou com grande participação popular e de familiares. Após o ofício religioso, o néo-sacerdote procedeu a benção de veículos, tratatores e máquinas agrícolas. -- FOTOS 1, 2 e 3 --

___________________________________

2015 - A Câmara municipal de Marechal Cândido Rondon aprova o Projeto de Lei nº 62/2014, do Poder Executivo. que trata sobre a instituição da Política Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos.

A nova legislação disciplina a promoção à saúde pública e a qualidade ambiental visando a não geração, redução, reaproveitamento, tratamento e destinação adequada dos resíduos sólidos de caráter doméstico, de limpeza urbana, de estabelecimentos comerciais e industriais, serviços de saúde, transporte, agrossilvopastoris, mineração  e outros caracterizados na néo-legislação (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18.11.2015, p. 11).

_______________________________

2015 - O advogado rondonense Antonio França é reeleito como presidente da OAB - Seccional de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).  -- FOTO 4 --

____________________________________

2016 - Começam e vão até o dia 18, no ginásio de esportes de Pato Bragado, as fases semi-final e final da 4ª Liga Oeste de Voleibol Feminino (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 15.11.2016, p. 20). 

_______________________________

2016 - Acontece o 50º aniversário do inicio das operações da Rádio Difusora AM, de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18.11.2016, p. 24). 

_______________________________

2017 - Tomam posse  na Prefeitura Municipal, as 21 professoras de educação infantil, aprovadas em concurso público, para atuarem no néo-Centro Municipal de Educação Infanteil (CMEI) Pequeno Príncipe, instalado nas antigas instalações do Centro de Ensino Profissionalizante de Marechal Cândido Rondon - CEMEP - (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17.11.2017, p. 12). 

_____________________________________

2017 - Forte temporal atinge  localidades do municipio de Marechal Cândido Rondon, no meio da tarde, com fortes rajadas e intensas chuvas que provocaram muitos estragos.

No distrito rondonense de Iguiporã uma unidade de criação de suínos, com cerca de 1.750 animais foi totalmente destruída pelo vendaval (nota do pesquisador). -- FOTO 5 -- 

_____________________________________

2017 - São divulgados os nomes dos  três alunos de escolas da área de ação da Copagril,  no programa Cooperjovem, que tiveram suas redações classificadas para a etapa estadual do Prêmio de Redação 2017:  Daniel Alessandro Knaul, da Escola Municipal Costa e Silva, de Marechal Cândido Rondon, com o texto “A Importância da cooperação na minha vida”; Kauã Winicio Rodrigues da Costa, da Escola Municipal Costa e Silva, que escreveu a redação “A importância do cooperativismo na vida de todos”; e a aluna Luana Caroline Weber, da Escola Municipal Tiradentes, de Mercedes, cuja redação foi intitulada “A união faz a força”.

Tema

O Prêmio de Redação é realizado entre alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental das instituições de ensino que contam com o programa Cooperjovem, coordenado pela Copagril. A finalidade do prêmio é reconhecer publicamente as melhores produções de texto que abordem o tema, com o objetivo de promover a reflexão dos alunos quanto à importância da pesquisa, do hábito da leitura e aprimoramento da escrita. O tema de 2017 foi: “A força da cooperação na construção de um mundo melhor. O que aprendi com o cooperativismo?” (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --

______________________________________

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados