Acontecimentos históricos do dia 20 de Novembro

1966 - Chega de mudança em Quatro Pontes (PR), o casal pioneiro Francisca Regina (nascida Spies) e Adolfo Rukhaber, procedente de 25 de Mayo, província de Misiones, Argentina (...)

Casal pioneiro Francisca Regina e Adolfo Rukhaber com as filhas Amanda Erica e Senilda Irena. 
Imagem: Acervo Senilda Kerkhofen
Casal pioneiro Francisca Regina e Adolfo Rukhaber com as filhas Amanda Erica e Senilda Irena. Imagem: Acervo Senilda Kerkhofen
Caminhão Chevrolet  54 adquirido pelo pioneiro Adolfo Rukhaber na Argentina,  com a primeira carroceria fabricada pela Beneficiadora Schweinberger, instalada em Quatro Pontes.
a primeira carroceria feita aqui em Quatro Pontes,no beneficiadora dos Schweinberger.
Em cima da carga estão: Danilo Theisen e Nelson Domingues. De garrafão na mão é. Adolfo Rukhaber e  atrás na porta da cabina é Guerino  Theisen. 
Imagem: Acervo Senilda Kerkhofen - FOTO 2 -
Caminhão Chevrolet 54 adquirido pelo pioneiro Adolfo Rukhaber na Argentina, com a primeira carroceria fabricada pela Beneficiadora Schweinberger, instalada em Quatro Pontes. a primeira carroceria feita aqui em Quatro Pontes,no beneficiadora dos Schweinberger. Em cima da carga estão: Danilo Theisen e Nelson Domingues. De garrafão na mão é. Adolfo Rukhaber e atrás na porta da cabina é Guerino Theisen. Imagem: Acervo Senilda Kerkhofen - FOTO 2 -
Pioneiro Ervino Finger 
 (primeiro, à direita) com seus irmãos, fotografados em 1964.
Imagem: Acervo Cleci Kleemann e Clarice Dahmer - FOTO 1 -
Pioneiro Ervino Finger (primeiro, à direita) com seus irmãos, fotografados em 1964. Imagem: Acervo Cleci Kleemann e Clarice Dahmer - FOTO 1 -
Prédio da então filial do Empório Toledo em construção em Marechal Cândido Rondon, em meados de 1950 - obra conduzida pelo mestre-carpinteiro Ervino Finger. 
O empório localizava-se a Avenida Rio Grande do Sul, em frente ao atual Hotel Avenida. 
O primeiro do Empório foi o senhor Nei Zielmir.
 Imagem: Acervo Cleci Kleemann/Clarice Dahmer - FOTO 2 -
Prédio da então filial do Empório Toledo em construção em Marechal Cândido Rondon, em meados de 1950 - obra conduzida pelo mestre-carpinteiro Ervino Finger. O empório localizava-se a Avenida Rio Grande do Sul, em frente ao atual Hotel Avenida. O primeiro do Empório foi o senhor Nei Zielmir. Imagem: Acervo Cleci Kleemann/Clarice Dahmer - FOTO 2 -
D. Lúcio Baumgartner foi o terceiro bispo diocesano de Toledo, sucedendo a D. Geraldo Majella Angnelo, e o segundo arcebispo de Cascavel, em substituição a D. Armando Cirio.
Imagem: Arquivo Miguel Fernandes Reichert - FOTO 3 -
D. Lúcio Baumgartner foi o terceiro bispo diocesano de Toledo, sucedendo a D. Geraldo Majella Angnelo, e o segundo arcebispo de Cascavel, em substituição a D. Armando Cirio. Imagem: Arquivo Miguel Fernandes Reichert - FOTO 3 -
Governador Beto Richa (ao centro) na companhia do deputado estadual Elio Rusch (a esquerda) e o prefeito municipal Moacir Froelich visitando as os locais atingidos pelo tornado em Marechal Cândido Rondon.
Imagem: Acervo Governo do Estado - FOTO 4 -
Governador Beto Richa (ao centro) na companhia do deputado estadual Elio Rusch (a esquerda) e o prefeito municipal Moacir Froelich visitando as os locais atingidos pelo tornado em Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo Governo do Estado - FOTO 4 -
Agenda programática de reuniões dos núcleos cooperativos da Copagril 2017. 
Image: Acervo O Presente - FOTO 5 -
Agenda programática de reuniões dos núcleos cooperativos da Copagril 2017. Image: Acervo O Presente - FOTO 5 -
Associada Marlene Strate recebendo o prêmio das mãos do gerente da agência Sicredi Copagril, Airton de Souza (e) e do diretor-presidente da Sicredi Aliança PR/SP, Adolfo Rudolfo Freitag. 
Imagem: Acervo Comunicação da cooperativa de crédito - FOTO 6 -
Associada Marlene Strate recebendo o prêmio das mãos do gerente da agência Sicredi Copagril, Airton de Souza (e) e do diretor-presidente da Sicredi Aliança PR/SP, Adolfo Rudolfo Freitag. Imagem: Acervo Comunicação da cooperativa de crédito - FOTO 6 -
Participantes do plantio de mudas nativas na propriedade de Mário Schreiner beneficiada com o projeto
Participantes do plantio de mudas nativas na propriedade de Mário Schreiner beneficiada com o projeto "Você muda, o mundo muda com você". Imagem: Acervo Comunicação Sicredi Aliança PR/SP - FOTO 6 -

======================================================================================================

1966 - Chega de mudança em Quatro Pontes (PR), o casal pioneiro¹ Francisca Regina (nascida Spies) e Adolfo Rukhaber, procedente de 25 de Mayo, província de Misiones, Argentina. Formaram família com o nascimento dos filhos Pedro Nilso², Senilda Irene e Amanda Erica 

¹ Casaram-se em Cândido Godói, em 05 de junho de 1946. Ela filha do casal Thecla (nascida Acker) e Pedro Spies; e ele filho de Maria (nascida Schneider) e José Rukhaber, nascido em 20 de novembro de 1921. 

² Faleceu criança vítima de difteria, na cidade de Cândido Godoi onde seus pais tinham ido buscar socorro médico quem não tinha em 25 de Mayo.

³ Nasceu em Cândido Godoi, nos dias em que faleceu o irmão Pedro Nilso, no dia 24 de junho de 1948. Casou-se em Quatro Pontes com Rubi Leopoldo Kerkhofen³·¹, na matriz Católica Nossa Senhora da Glória, em 18 de setembro de 1971, em celebração religiosa presidida pelo padre Conrado Berwig que susbtituia o vigário Aloísio Baumeister SVD em suas férias. 

³·¹ Nasceu em 17 de janeiro de 1950, filho de Olintina Teolina (nascida Leindecker) e Ernesto Miguel Kerkhoven. Os pais vieram da mundaça de Boca da Picada, fica entre os municípios deSanta Rosa e Giruá (RS), para Corbélia (PR), em em 8 de outubro de 1960.

⁴ É nascida em 25 de Mayo, Misiones, em 30 de abril de 1949. Contraiu matrimônio em Quatro Pontes com Arno Kliemann na mesma matriz católica Nossa Senhora da Glória, em cerimônia presidida pelo padre Aloísio Baumeister. 

Adolfo Rukhaber tinha vindo para  a cidade de Toledo (PR), no ano anterior, acompanhando um primo de muda para aquela cidade. O pioneiro não gostou da geografia da região de Toledo e de outras áreas próximas. Quando foi lhe mostrado as terras de Quatro Pontes, logo se fascinou por elas por sua planura e adquiriu propriedade alí. 

Após a compra de terras, Adolfo retornou à Argentina e vendeu tudo o que possuía, ficando somente com o vestuário da família e uma porção de talheres necessárias durante a mudança para o Paraná para fazer e servir as refeições.

Ainda em Misiones comprou um pequeno caminhão Chevrolet ano 54 e iniciou o trajeto até Quatro Pontes, com passagem e uma pequena parada em Cândido Godói (RS) para visita aos parentes. Retomou a viagem ao Oeste do Paraná a partir de Palmeira das Missões. Após seis semanas de estradas, com muitas paradas em virtude de chuvas, o casal pioneiro e filhas chegaram em Quatro Pontes. -- FOTOS 1  e 2 --

__________________________________ 

1966  - Falece, vítima de acidente com um micro-trator Tobatta, o pioneiro rondonense  Ervino Finger. Foi um dos primeiros mestres-carpinteiros de Marechal Cãndido Rondon. A maioria das primeiras residência na então vila de General Rondon foram construídas por ele. 

Ervino Finger era casada com Eli Witeck. -- FOTOS 3 e 4 --

Ver mais, clique aqui

_______________________________

1971 - É destruída por incêndio a marcenaria dos irmãos Plínio Nestor e Walter Ritter, localizada a Rua Espírito Santo esquina com a Rua 31 de Março, à direita, no sentido oeste-leste. O empreendimento voltou a funcionar  três meses depois com apoio da comunidade rondonense (Rádio Difusora Rondon, Mundo em Revista : vol. 15, de 18.02.1972 a 17.07.1972).

Este estabelecimento hoje (20.11.2018) não mais existe. No terreno agora existe um núcleo de residência com várias moradias (nota do pesquisador). 

_______________________________

1973 – É inaugurada a agência do Banco Bradesco em Marechal Cândido Rondon. Assumiu como gerente: Domingos Faleiros de Pádua.

_______________________________

1983 – Acontece a posse festiva de D. Lucio Ignácio Baumgaertner, como terceiro bispo da diocese de Toledo. -- FOTO 3 -- 

_______________________________

1975 – É condenado pelo Tribunal de Júri a seis anos de prisão Ercílio Virgílio da Silva, por ter matado seu próprio pai, Virgílio da Silva, na localidade de Três Irmãs, no atual município de Mercedes.

_______________________________

1976 – Ocorre o encerramento do III Festival da Canção do Centro Cívico Escolar Rui Barbosa que iniciou no dia 18 de novembro. Foram vencedores do festival:

Categoria “interpretação”:

1º lugar:  o argentino Osvaldo Renê Barreto com a música “Canción para todos;  2º lugar: Valdick dos Santos com “Porque te amo”; 3º lugar: Egon Weind com “Django”; 4º lugar: Carmen Weind com “Não vá”; e 5º lugar : Vera Lúcia da Silva com “Se eu fosse você”.

Categoria composição:

1º lugar: Jorge Tomás da Silva (Jorge Café) com “É Primavera”; 2º lugar: André Neto (organista do grupo musical Excelsior) com “A nêga que fez treze pontos”; 3º lugar: Endo Pio Monterro com “Entre Nós”; 4º lugar: Clarice e Eredi com “Noites Sentidas”; e 5º lugar: Angela Wanderlinde com “Tempo de Infância”, de autoria de seu irmão Tarcísio Wanderlinde.

________________________________

1999 - É inaugurado o Mural Gênesis na Catedral Cristo-Rei, na cidade de Toledo, templo maior da diocese de Toledo. O painel de concreto de 90 m2 e 200 toneladas retrata a criação do Homem. A obra foi produzida pelo artista toledano Nélson Bucalão, em oito meses de trabalho (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009. p. 262)

______________________________________

2014 – A equipe rondonense de voleibol Colégio Martin Luther/Sicoob/ Marechal Cândido Rondon, campeã do estadual Feminino Sub-18/2014, é recebida pelo prefeito municipal Moacir Froelich e vice-prefeito,  sr. Silvestre Cóttica.

_______________________________

2014 – O cavaleiro rondonense Pablo Grande Lausch consagra-se campeão brasileiro de  Três Tambores, competindo na categoria cavalos iniciantes,  no certame que aconteceu na cidade Indaiatuba, SP, de 20 a 23 de novembro (O Presente).

________________________________

2015 - Visita o município de Marechal Cândido Rondon o governador Carlos Alberto (Beto Richa) para ver in loco os estragos e prejuizos cuasados pelo tornado que atingiu parte da cidade e do interior do município (O Presente, ed. 21.11.2015, p. 08 e 09). -- FOTO 4 --

_______________________________

2016 - Acontece nos campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE ) o Vestibular 2017 para 1.228 vagas divididas em 65 cursos de gradução (O Presente, ed. 18.11.2016, p. 21). 

_______________________________

2017 - A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova em definitivo o projeto de lei nº 48/2017, que define o Orçamento do Município 2018 em 198.850.400,00 reais (O Presente, ed. 24.12.2017, p. 12). 

____________________________________

2017 - A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon tem seu espaço para o público todo tomados por pessoas à favor e contra o projeto "Escola sem Partido", de autoria do vereador Ronaldo Pohl, que foi aprovado por unanimidade pela Edilidade e integralmente vetado pelo prefeito municipal Marcio Andrei Rauber. 

As manifestações eram pela manutenção do veto, enquanto outro grupo se manifestava pela derrubada do veto (O Presente, ed. 21.11.2017, p.08, 09 , 10, 11 e 12 e ed. 28.11.2017, p.07).

_______________________________

2017 - A diretoria da Cooperativa Agroindustrial Copagril inicia o ciclo de reuniões 2017 dos núcleos cooperativos, com a primeira reunião na cidade de Quatro Pontes, e demais reuniões em datas conforme agenda programática pré-estabelecida (O Presente, ed. 21.11.2017, p. 28). -- FOTO 5 --

_______________________________ 

2018 - A Sicredi Aliança PR/SP entrega o terceiro prêmio da campana "Seguro de Vida mais Premiada Sicredi e Icatu Seguros e Previdência, no valor de R$19.016,50. A ganhadora foi a associada Marlene Strate, correntista da agência Sicredi da agência Copagril/Marechal Cândido Rondon ((O Presente, ed. 23.11.2018, p. 10). -- FOTO 6 --

____________________________________

2018 - Acontece na propriedade rural de Mário Schreiner, na Linha Campos Sales, no distrito rondonende de Margarida, a 1ª etapa do projeto "Se você muda, o mundo muda com você", com o plantio de seis mil mudas de árvores nativas. 

A ação é desenvolvida pela professora Andressa Cottica e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Portal da Vida, em parceria com a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, Sicredi Aliança PR/SPAE, gestores de educação ambiental e Itaipu Binacional.

O propósito é desenvolver ações em cumprimento às metas da agenda 2030, trazendo uma nova proposta pedagógica pautada na educação para a sustentabilidade, difundindo e trabalhando condutas conscientes e de respeito ao meio ambiente.

O projeto objetiva a recomposição da vegetação nativa e recuperação do Rio Onça Preta e contemplará todas as propriedades rurais lindeiras ao curso d' água (O Presente, ed. 23.11.2018, p. 34). -- FOTO 7 -- 

______________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados