Acontecimentos históricos do dia 8 de Novembro

1978 - Casam-se na igreja da Congregação Luterana Cristo, de Marechal Cândido Rondon, os jovens rondonenses Cleci Dahmer e Vilmar Güttges (...)

Noivos Cleci Dahmer e Vilmar Güttges que se casaram em novembro de 1978. 
Imagem: Acervo do casal - FOTO 1 -
Noivos Cleci Dahmer e Vilmar Güttges que se casaram em novembro de 1978. Imagem: Acervo do casal - FOTO 1 -
Artur Mazzaferro, pioneiro toledano, falecido em novembro de 1994.
Imagem: Acervo Mirian Mazzaferro - Toledo - FOTO 12 -
Artur Mazzaferro, pioneiro toledano, falecido em novembro de 1994. Imagem: Acervo Mirian Mazzaferro - Toledo - FOTO 12 -
O ciclista rondonense Jorge Matheus Dickel . 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 3 -
O ciclista rondonense Jorge Matheus Dickel . Imagem: Acervo O Presente - FOTO 3 -
Árbitro internacional de judô, o rondonense Wilson Holbold. 
Imagem: Acervo Unioeste - FOTO 4 -
Árbitro internacional de judô, o rondonense Wilson Holbold. Imagem: Acervo Unioeste - FOTO 4 -
Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) Abelardo Lupion assinando o convênio de parceria para a recuperação do Anel Viário de Marechal Cândido Rondon, na presença do prefeito municipal Marcio Andrei Rauber (e) e deputado estadual Elio Lino Rusch. 
Imagem: Acervo Jesiel JerônImo - FOTO 5 -
Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) Abelardo Lupion assinando o convênio de parceria para a recuperação do Anel Viário de Marechal Cândido Rondon, na presença do prefeito municipal Marcio Andrei Rauber (e) e deputado estadual Elio Lino Rusch. Imagem: Acervo Jesiel JerônImo - FOTO 5 -
Engenheiro-civil rondonense Elói Eckstein com  o Prêmio Destaque Profissional 2018 do CREA-PR. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -
Engenheiro-civil rondonense Elói Eckstein com o Prêmio Destaque Profissional 2018 do CREA-PR. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -
Cantora Vanusa, falecida em novembro de 2020.
Imagem: Acervo Mterópolis - Crédito: AG News - FOTO 8 -
Cantora Vanusa, falecida em novembro de 2020. Imagem: Acervo Mterópolis - Crédito: AG News - FOTO 8 -

==============================================================================

1953 - É inspecionado e homologado o aeroporto municipal do município de Toledo para operações com aviões DC-3 e C-47. A liberação foi autorizada pelo tenente aviador João Batista Souza Maceno que chegou ao Oeste do Paraná pílotando uma aeronave da Base Aérea de Curitiba (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009, p. 249).

_______________________________________

1970 – Na prova ciclística realizada em Cascavel, o rondonense Helmuth Krepsky conquista o 1º lugar entre 52 participantes, e outro rondonense, Reinaldo Krepsky, chega ao 3º lugar na competição (nota do pesquisador). 

_________________________________

1971 – Começa e se estende até o dia 16 de novembro, o prazo para filiação a então Aliança Renovadora Nacional (ARENA) para os eleitores residentes no município de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).

_________________________________

1973 - Acontece na então sede distrital de Quatro Pontes, no Estádio Luiz Rafaelli, mais etapa dos Jogos Infantis 1973 de Marechal Cândido Rondon, com a abertura da solenidade pelo prefeito municipal Almiro Bauermann, autoridades e cerca de 700 crianças. O juramento do atleta foi proferido pelo aluno Jair Majolo (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM,  vol. 019, de 27.09.83 a 04.03.74, ed. 26.10.1983, p. 155)

_______________________________________

1978 - Casam-se na igreja da Congregação Luterana Cristo, de Marechal Cândido Rondon, os jovens rondonenses Cleci Dahmer e Wilmar Alberto Güttges, em cerimônia oficiada pelo pastor Waldemar Martin.

A nubente é nascida em Concórdia (SC), em 03 de julho de 1957, filha do casal Anita (nascida Renault) e Avelino Dahmer. Ele nascido  na cidade de União da Vitória, no Sul do Paraná, em 11 de janeiro de 1958, filho do casal Helga (nascida Lamb) e Haroldo Alberto Güttges. 

Em 1958,  quando o noivo com três meses de idade, a família muda-se  para a cidade de Pato Branco, no Sudoeste Paranaense. Doze anos depois, seus pais com os filhos fixam residência no município de Marechal Cândido Rondon. -- FOTO 1 -- 

______________________________________

1994 - Falece o pioneiro toledano¹ Artur Mazzaferro, aos 83 anos. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal Cristo-Rei. Era natural de Porto Alegre, nascido em 05 de setembro de 1911,  filho do casal de imigrantes italianos Magdalena e José Mazzaferro.

Veio² a Toledo em 06 de abril de 1952, a convite da empresa Maripá para assumir o Escritório Técnico da colonizadora, por seu largo conhecimento em topografia cursado no Serviço Geográfico do Exército. Chega licenciado da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, no posto de subtenente. Na filial da Maripá ficou responsável pelo mapeamento do projeto de colonização da Fazenda Britânia.

Finda a licença de um ano, com o reiterado pedido de Willy Barth, Artur pede baixa da corporação militar e gaúcha e fixa definitivamente morada no Oeste do Paraná (COLOGNESE, Silvio Antônio et alii. Ruas de Toledo - Identidades que se cruzam. Cascavel: Edunioeste, 2011, p. 104 e 105). -- FOTO 2 -- 


¹  É o gentílico de quem nasce ou mora na cidade de Toledo (nota do pesquisador). 
 

² Acompanharam-lhe a esposa Célia Fernandes e os filhos do casal: Maria Augusta, Salathiel, Edson, Nelson e Mirian. Em Toledo, nasceu mais o filho José Clóvis.

____________________________________

2003 - Falece em Nova Santa Rosa, o reverendo Jan Serfas, terceiro pastor da Igreja Evangélica Congregacional de Marechal Cândido Rondon (GREGORY, Valdir et allii. IECB 50 ANOS - 1959 a 2008. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008, p. 074).

_________________________________

2013 - O ciclista rondonense Jorge Matheus Dickel conquista na cidade de Belém (PA), as medalhas de ouro e prata na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude. O atleta representou o Colégio Cristo-Rei, o município de Marechal Cândido Rondon e o Estado do Paraná. As provas foram realizadas de 08 a 10 de novembro. (O Presente) -- FOTO 02 --

_________________________________

2018 - O professor rondonense¹ Edilson Holbold, árbitro internacional nível "A", é integrante do grupo de árbitros, por convocação, do torneio internacional de Judô, na cidade do Rio de Janeiro.

A competição que vai de 08 a 11 de novembro tem a participação de medalhista olímpicos e mundiais (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06.11.2018, p. 22).  -- FOTO 3 --
 

¹ É o gentilício do município de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).

______________________________________

2018 - É assinada em Curitiba, na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), pelo prefeito Marcio Andrei Rauber, de Marechal Cândido Rondon, o convênio no valor de R$ 3,5 milhões para serem investidos na recuperação do Anel Viário, trajeto desde a Avenida Rio Grande do Sul, no Bairro Vila Gaúcha, até a Avenida Irio Jacob Welp, no Loteamento Flórida (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09.11.2018, p. 17). -- FOTO 4 --

_______________________________________

2018 - O Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon (PR) promove a Noite dos Autógrafos, evento conclusivo do projeto "Estrelas Literárias". Cerca de 200 livros foram escritos pelos alunos da Educação Infantil e Fundamental 1, com auxílio de professores e familiares, foram apresentados ao público (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 13.11.2018, p. 13). 

______________________________________

2018 - Durante o 44º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPC) que se estendeu até o dia seguinte, no Recanto Cataratas Thermas e Resort Convention, em Foz do Iguaçu, o engenheiro-civil rondonense Elói Eckstein recebe o Prêmio Destaque Profissional 2018 do CREA/PR, por indicação da Regional da cidade de Cascavel (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 13.11.2018,p. 20). -- FOTO 5 -- 

_______________________________________

2020 - Falece na cidade de Santos (SP), a cantora Vanusa (Vanusa Santos Flores), aos 73 anos, por insuficiência respiratória. Era paulista mas criada em Uberaba, Minas Gerais.

Expoente da Jovem Guarda, encantou milhões de brasileiros e milhares de rondonenses nas décadas 1970/1980, auge de sua carreira, com seu talento e voz. A sua música "Manhas de Setembro" (para ouvir, clique aqui) é um sucesso memorável (Folha de São Paulo. São Paulo: ed. 08.11.2020 (versão eletrônica). -- FOTO 6 --

_______________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados