Acontecimentos históricos do dia 22 de Dezembro

1967 – É fundado o Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon. É eleito como primeiro presidente: Almiro Bauermann [...]

Prédio do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon onde a sede administrativa da entidade de classe.
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 1 -
Prédio do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon onde a sede administrativa da entidade de classe. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 1 -
Rondonense José Francisco Dobner, falecido em dezembro de 2015.
Imagem: Acervo de Lúcia Dobner Haag
Rondonense José Francisco Dobner, falecido em dezembro de 2015. Imagem: Acervo de Lúcia Dobner Haag
Solenidade da entrega do relatório final do Fórum 2035 de Marechal Cândido Rondon.
Da esquerda a direita: vice-prefeito Silvestre Cóttica; 2º - não identificado;  prefeito municipal Moacir Froelich;  1ª dama Maria Cleonice Froelich; Lair José Bersch, secretário-chefe de Gabinete; 6º - não identificado; professor doutor  Davi Félix Schreiner, diretor do campus Unioeste - Marechal Cândido Rondon; e Paulo Rodrigo Copetti, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon - ACIMACAR.
Imagem: Acervo O Presente
Crédito: Ademir Herrmann
Solenidade da entrega do relatório final do Fórum 2035 de Marechal Cândido Rondon. Da esquerda a direita: vice-prefeito Silvestre Cóttica; 2º - não identificado; prefeito municipal Moacir Froelich; 1ª dama Maria Cleonice Froelich; Lair José Bersch, secretário-chefe de Gabinete; 6º - não identificado; professor doutor Davi Félix Schreiner, diretor do campus Unioeste - Marechal Cândido Rondon; e Paulo Rodrigo Copetti, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon - ACIMACAR. Imagem: Acervo O Presente Crédito: Ademir Herrmann

======================================================================================================

1967 – É fundado o Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon. É eleito como primeiro presidente: Almiro Bauermann. Fonte: SAATKAMP, Venilda. "Desafios, lutas e conquistas: história de Marechal Cândido Rondon". Cascavel: Assoeste, 1984.

_______________________________

1971 – É inaugurada na então sede distrital de Entre Rios o fornecimento de energia elétrica pela Copel, com grande comemoração.

_______________________________

2018 - É inaugurada a Rádio Comunitária de Pato Bragado (O Presente, ed. 21.09.2018, p. 18).

____________________________________

2015 - Falece o rondonense José Francisco Dobner¹, aos 94 anos. Era nascido em São Vendelino, no RS. Ainda solteiro mudou-se para Peritiba (SC). Ali casou-se e anos mais tarde foi residir no município de São Miguel do Oeste, também em Santa Catarina .Em 1968, mudou-se para o atual município de Entre Rios do Oeste, naquele tempo vila de Marechal Cândido Rondon, PR. Na década de 1980 transferiu residência para uma chácara próxima a cidade de Marechal Cândido Rondon.

Ao falecer residia no bairro rondonense deVila Gaúcha (Informação Lucia Dobner Haag). -- FOTO  2 -- 

¹ Os avós paternos de José Francisco Dobner, Margaretha (nascida Pellner) e Johann Dobner, imigrantes boêmios, se instalaram na localidade de Santa Luiza, no atual município de Carlos Barbosa (RS). Eram naturais da aldeia de Neudorf, atualmente Nová Ves nad Nisou, nas cercanias da cidade tcheca de Jablonec nad Nisou, na época do império austro-húngaro nominada de Gablonz an der Neisse.

O casal Margaretha (ela com 22 anos) e Johann Dobner (ele com 28 anos) embarcaram no porto de Hamburgo, Alemanha, em 18 de julho de 1879, no navio Montevídeo,  em companhia do filho Johann (de um ano e meio de idade), da filha Clara² (com 1 mês de vida) e mais a mãe Maria, viúva (de 52 anos).

Os imigrantes chegaram ao Rio de Janeiro, em 18 de agosto de 1879. Incialmente, estavam destinados ao estado de Santa Catarina. Desconhece-se  as razões, que os levou a optar pelo Rio Grande do Sul. 

 ² Clara Dobner é a bisavó do memorialista rondonense Harto Viteck.

_______________________________

2016 - Acontece no gabinete oficial da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon a solenidade de entrega do relatório final do Fórum de Desenvolvimento 2035 - compênidio orientador  e de formulação de proposições e ideias para o desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon para os próximos 20 anos (O Presente, ed. 23.12.2016, p. 26 e 27). -- FOTO 3 --

_______________________________

2017 - A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova o projeto legislativo nº 03/2017, de autoria do vereador Valdir Port (Portinho) que outorga o título de cidadão honorário rondonense ao professor universitário aposentado Arno Alexandre Gerke (O Presente, ed. 22.12.2017, p. 10).

____________________________________

2017 - O jornal O Presente noticia que a quadra desportiva do Ginásio de Esportes Ney Braga, de Marechal Cândido Rondon, receberá um novo piso com amortecedor (O Presente, ed. 22.12.2017,p. 21).

____________________________________

2017 - Em matéria públicada, o jornal O Presente registra que o município de Marechal Cândido Rondon é o 4º mais rico do Oeste do Paraná, com base no Produto Interno Bruto (PIB), no valor de R$ 1,8 bilhão, registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O município é apenas superado por Foz do Iguaçu com 12 bilhões, Cascavel com 10.1 bilhão e Toledo com 4,8 bilhões (O Presente, ed. 22.12.2017, p. 14 e 15).

___________________________________

             

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados