Acontecimentos históricos do dia 2 de Fevereiro

1908 – Nasce na cidade de Canoas (RS), a pioneira rondonense Fridolina Appel Römer, que casou-se com o imigrante alemão Friedrich Römer (...)

O pioneiro Fritz Friedrich Römer (de camisa branca) com a esposa Fridolina Appel. À esquerda, o amigo Carlos Sauer e bem a direita, o irmão Ludwig. A fotografia foi feita na propriedade dos dois irmãos Römer, em Marcelino Ramos (RS). Imagem: Acervo Selma Römer Krack – FOTO 2 –
O pioneiro Fritz Friedrich Römer (de camisa branca) com a esposa Fridolina Appel. À esquerda, o amigo Carlos Sauer e bem a direita, o irmão Ludwig. A fotografia foi feita na propriedade dos dois irmãos Römer, em Marcelino Ramos (RS). Imagem: Acervo Selma Römer Krack – FOTO 2 –
Momento de entrega de exemplares do
Momento de entrega de exemplares do "3º Caderno de Receitas Saudáveis das Cozinheiras da Bacia do Rio Paraná 3. Da esquerda para a direita: Moacir Froelich, presidente da Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Jorge Samek, diretor-presidente da Itaipu Binacional; Nelton Friedrich, diretor de Coordenação da Itaipu Binacional; Leila Alberton, 5º (senhora), 6º e 7º - não identificados. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 2 -
técnico Guilherme Roma, da equipe rondonense de basquete AROBA. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 3 -
técnico Guilherme Roma, da equipe rondonense de basquete AROBA. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 3 -
Primeiro Dia de Campo da Copagril Soja Verão no município de Itaquiraí, no começo de fevereiro de 2019, na propriedade de Clasio Luiz Rauber.
Imagem: Acervo Comunicação Copagril - Crédito: Tainã Felipe Cerny - FOTO 4 -
Primeiro Dia de Campo da Copagril Soja Verão no município de Itaquiraí, no começo de fevereiro de 2019, na propriedade de Clasio Luiz Rauber. Imagem: Acervo Comunicação Copagril - Crédito: Tainã Felipe Cerny - FOTO 4 -
Destaque do jornal O Presente sobre a participação da Acorre Rondon no Desafio de Bituruna.
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 5 -
Destaque do jornal O Presente sobre a participação da Acorre Rondon no Desafio de Bituruna. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 5 -

======================================================================================================

1885 – Entra em Paranaguá o vapor “América”, conduzindo grande número de pessoas gradas, que vieram assistir à inauguração da Estrada de Ferro Paraná. As 6 horas da manhã de 2 de fevereiro, ao transpor a barra da fortaleza, o vapor salvou, em honra aos ministros e representantes do Governo, que vinham a bordo. As 7 horas o trem inaugural se dirigia ao Porto D. Pedro II, onde atracou o vapor. O vapor “Maumby” conduzindo bandas de música e grande número de pessoas foram ao encontro do vapor “América”. / Às 9 horas, o “América” atracou na ponte da E. F. Paraná, debaixo de grande delírio popular. Todas as províncias do Brasil, se achavam representadas a bordo do vapor, e ao estrugir dos foguetes e apitos dos vapores e das locomotivas, os representantes estrangeiros, por sua vez, saudaram os brasileiros. / Entre outros visitantes, vindos no “América” especialmente para essa solenidade, notavam-se: Ministro da Agricultura, Visconde de Paranaguá, Conselheiro Manoel Francisco Correia e família, Dr. Afonso Celso Júnior, Conselheiro Christiano Benedito Ottoni, Drs. Júlio e Virgílio Benedito Reis, Manoel e Francisco Pimenta Bueno, Dr. Henrique Toledi Dorsetworth, e Ministros da França, Bélgica e Rússia.

— Inaugura-se nesse dia, oficialmente, o tráfego da estrada de ferro Paranaguá—Curitiba. Os trens partiam de Curitiba, nos dias pares às 8:30 da manhã, chegando a Paranaguá às 2:45 da tarde, regressando nos dias ímpares. O custo da passagem de 1ª classe era de 8$000 e a de 2ª classe 5$000. A tonelada de carga em geral, era de 10$000 o frete (NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses (cópia do texto original). Revisão e ampliação de Carlos Zatti. Curitiba: Institutpo Histórico e Geográfico do Paraná, enviado por meio eletrônico (e-mail), em 01.02.2021). -- FOTO 2 --

________________________________________

1908 – Nasce na cidade de Canoas (RS), a pioneira rondonense Fridolina Appel Römer. Casa-se com o imigrante alemão Friedrich Römer. A pioneira veio de mudança em 20 de fevereiro de 1959, com o esposo e filhos,  procedente da Marcelino Ramos (RS). 

Inicialmente, a família reside por um ano na sede distrital de Iguiporã, depois fixa residência no interior do atual distrito de Bom Jardim, em Marechal Cândido Rondon (informações Selma Römer). -- FOTO 1 --

Ver mais, clique aqui.

______________________________

1967 - Pela Lei Estadual nº 5.497/1967, é criado o município de Santa Helena, com desmembramento dos territórios dos municípios de Marechal Cândido Rondon e Medianeira (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo. Toledo: Gráfica& Editora GFM, 2009, p. 30). 

______________________________

1967 – Chega o Padre Alois Gumpp, procedente de Rio Azul (PR), para a funções de vigário coadjutor da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon. 

______________________________

1968 – É apresentada à comunidade da sede municipal de Marechal Cândido Rondon, junto a antiga rodoviária (Edifício Irmãos Lamb), a onça capturada em Entre Rios (hoje Entre Rios do Oeste), pelo senhor Moisés Fernandes Lima, no dia 21 de janeiro de 1967. Para quem queria ver o felino, tinha que pagar um taxa.

______________________________

1977 – Deixa a direção do então Ginásio Estadual, hoje Colégio Estadual Eron Domingues,de Marechal Cândido Rondon, o professor Lauro Pedro Gasparim.

______________________________

1978 – É autorizado o funcionamento do 2º grau junto ao Colégio Estadual Eron Domingues, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.

______________________________

1978 - Em nota a imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon e o extinto Serviço Autônomo de Pavimentação de Marechal Cândido Rondon (SAPAM), comunicam que foi finalizada a pavimentação e liberada ao trânsito parte da Rua Marechal Deodoro, entre as ruas São Paulo e Espírito Santo, na sede municipal (Rádio Difusora Rondon. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon:  Rádio Difusora Rondon AM, vol. 41, de 16.01.1978 a 23.02.1978). 

_______________________________

2016 - Acontece o lançamento do livro: Produtividade da soja no entorno do Reservatório de Itaipu, no Show Rural, em Cascavel, editado dos pesquisadores Luiz Antonio Zanão Júnior, Rogério Teixeira de Faria e Paulo Henrique Cararamori, do Instituto Agrônomico do Paraná (IAPAR).

 A obra apresenta o diagnóstico final sobre a suposta interferência do reservatório de Itaipu na produção de soja nas lavouras que ficam ao entorno do lago. O estudo concluiu que o lago não reduz a produtividade de lavouras lindeiras (O Presente. Marechal Cândido Rondon ed. 04.02.2016, p. 23). 

_______________________________

2016 - O jornal O Presente noticia que o Rotaract Clube de Marechal Cândido Rondon conquistou o 2º lugar no Concurso Nacional de Projetos durante a Conferência Multidistrital de Rotaracts Clubs (Conarc), com o projeto: "Almoço da Família Rotária" (edição de 02.02.2016 , p.23). 

_______________________________

2018 - O jornal O Presente anuncia a despedida do técnico Guilherme Roma, da equipe rondonense de basquete AROBA, com entrevista-reportagem com o profissional falando sobre os resultados positivos alcançados pela equipe em disputas estaduais, nacionais e internacionais. 

O técnico atuará em 2018, na cidade Joinville, Santa Catarina (OPresente, ed. 02.02.2018, p. 33). -- FOTO 3 -- 

____________________________________

2018 - O jornal O Presente destaca matéria com o título "Escorpiões motivam alerta da Vigilância Sanitária de Marechal Cândido Rondon" (O Presente, ed. 02.02.2018, p. 20). 

______________________________________

2019 - A Cooperativa Agroindustrial Copagril realiza o primeiro Dia de Campo Soja Verão no município de Itaquiraí (MS), na propriedade de Clasio Luiz Rauber. 

No Mato Grosso do Sul, a Copagril atua (em 20.03.2019) nas cidades de Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo, prestando assistência técnica, comercialização de produtos em suas lojas agropecuárias  e recebimento das safras dos agricultores associados em suas unidades de recebimento instaladas nas três cidades. -- FOTO 4 -- 

_______________________________________

2020 - Atletas da Associação de Corredores de Rua de Marechal Cândido Rondon (ACORRE RONDON) competem no 6º Desafio Internacional Rota do Vinho, na cidade de Biturana, no sul do Paraná (O Presente, ed. 04.02.2020, p. 29). -- FOTO 5 --

_______________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados