1964 - Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal Amanda (nascida Waldow) e Edmundo Wondracek (...)



















======================================================================================================
1953 - É iniciada a construção do aeroporto¹ da cidade de Toledo, com uma pista de 1.200 m de comprimento e 70 m de largura, no meio da mata. A clareira foi aberta com máquinas da colonizadora Maripá. Já a compactação do solo foi feita com caminhões carregados de toras de madeira. A obra ficou pronta ao meio dia de 22 de fevereiro, após 52 duas horas de trabalho ininterrupto. (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo - Cronologia de fatos, registros e curiosidades da história do município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 39). -- FOTO 4 e 5 --
¹ Muitos pioneiros rondonenses desembarcaram nesse aeroporto (atualmente pavimentado e modernizado) quando vieram para ver terras da colonizadora Maripá e fechar negócio, ou embarque para retornar ao local de origem, em vôos das então linhas aéreas Savag, Sadia (anos depois Transbrasil) e Real Linhas Aéreas. Os principais vaivéns eram das cidades de Concórdia (SC) e Erechim (RS), entre outras cidades do Sul servidas pelas companhias áereas. Em muitos casos, familiares também chegaram em vôos até Toledo, enquanto a mudança vinha via terrestre, na hora de se estabelecerer no Oeste do Paraná (nota do pesquisador).
____________________________________
1959 - Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, para a então Vila de Iguiporã, o casal pioneiro Fridolina (nascida Appel) e Fritz Friedrich Römer (ele imigrante alemão), em companhia do filhos Ludwig Frederico (casado)¹, Siegfried, Verner, Valter, Emilia e Olinda, procendente de Marcelino Ramos (RS).
Inicialmente, o casal residiu em frente a igreja da Comunidade Evangélica. Um ano depois, a família transferiu residência para suas terras localizadas no interior de Bom Jardim.
O filho Siegfried morreu em 10 de agosto de 1960, em acidente durante a derrubada de mata. O filho Verner casou-se com Marlene Kaiser. O filho Valter casou-se com Irma Kamnphorst. A filha Emilia casou-se com Alfonso Vorreiter e a filha Olinda com Érico Klitzke (informações de Selma Römer Krack).
¹ O casal pioneiro Tereza (nascida Grohmann) e Ludwig Frederico Römer, vieram com os filhos Norma, Holdi e Selma. Em Marechal Cândido Rondon ainda nasceram as filhas Irma e Vilma (nota do pesquisador).
_______________________________
1964 - Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal Amanda (nascida Waldow) e Edmundo Wondracek¹, na companhia dos filhos Werner, Benno, Harry, Heini, Siegfried, Güinter e Arno, procedente de Santa Rosa (RS).
Na cidade de Marechal Cândido Rondon, o migrante se instalou com ferraria, tornearia, fábrica de carroças e consertos de máquinas de vapor usadas para movimentar serrarias e moinhos, à Rua Mem de Sá, entre as Ruas Paraná e Santa Catarina, no prédio que abrigou o antigo grupo escolar. Os filhos trabalharam com o pai no estabelecimento.
A senhora Amanda Waldow² faleceu em 05 de junho de 1998 e Edmundo Wondracek² em 11 de junho de 1999. Ambos estão sepultados no cemitério municipal da cidade de Nova Santa Rosa (PR). Até o fim da vida, o casal foi membro da 1ª Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon e de Nova Santa Rosa (colaborou Arno Wondracek). -- FOTOS 1, 2 3 --
¹ No Rio Grande do Sul, o casal era proprietário da empresa Fundisa, localizada no centro da cidade do noroeste gaúcho.
² É filha do casal de Helena (nascida Scheibner) e Guilherme Waldow.
³ É filho do casal Emília (imigrante polonesa, nascida Fuhrtch) e Wilhelm (Guilherme) Wondracek, natural de Zelov, República Checa.
__________________________________
1970 - É eleita a nova diretoria da Liga Rondonense de Esportes:
Presidente: Darci Menoncin
Vice-presidente: Alfredo Bausewein
Conselho Fiscal: Arlindo Solf, Auro Becker, Gualberto Batschke, Arlindo Groff, Virgilino Calai
_______________________________
1971 - Casam-se os jovens rondonenses Helena Koniecziniak e Heitor Danilo Brenner, em cerimônia realizada na Igreja Evangélica Martin Luther. Ela filha do casal pioneiro Úrsula (nascida Schmitz) e Teodoro Koniecziniak; e ele filho de Vilma e Vicente Brenner (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
____________________________________
1974 - Exibido no Cine Ideal, mais tarde, Cine Maver, de Marechal Cândido Rondon, o filme Deixe-me nascer. Por abordar tema sexual, o Juíz de Direito autorizou a exibição da película em sessões separadas para homens e mulheres. A sessão para as mulheres às 20h30m e para os homens, às 22h20m. A idade mínima para uma mulher assistir o filme foi fixada pela Justiça em 16 anos e os homens em 18 anos (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 15--20.02.1974, p. 525).
_____________________________________
1976 – A Radio Difusora Rondon AM noticia a demolição definitiva da antiga matriz católica Paróquia Sagrado Coração de Jesus, construção em madeira, para ser edificado o atual pavilhão de eventos. -- FOTO 8 --
____________________________________
1977 – É eleita como Rainha da Piscina 1977 do Clube de Campo Roda d’Agua, da cidade de Marechal Cândido Rondon, a senhorita Sirlei Leitzke, com 4.618 votos, e foi coroada pela 1ª Dama do município, senhora Selmira Bauermann. Como 1ª princesa foi eleita a senhorita Noemi Wermuth, com 4.317 votos, e recebeu a faixa da senhora Helga Port. Como 2ª princesa foi eleita a senhorita Nilce Marschall com 3.374 votos e recebeu a faixa da senhora Nadir de Souza, esposa do presidente do Clube, senhor Odorico de Souza. Também participaram do concurso as senhoritas Claudete Schwingel, Dirce Mörschbacher e Lia Layter (nota do pesquisador).
_______________________________
1978 - É instalada a comarca e inaugurado o prédio do forum de Palotina (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias: Marechal Cândido Rondon: vol. 41, de 16.01.1978 a 23.02.1978).
_______________________________
1978 - Acontece a convenção do diretório do então MDB, depois PMDB, e agora novamente MDB (2018) de Marechal Cândido Rondon, com a presença do presidente do partido no Paraná, Euclides Scalco. Foram eleitos com dirigentes do diretório municipal: Presidente: pastor Kurt Walter Hatje, vice-presidente; Armando Dockhorn, secretário: Edmundo Laureth, tesoureiro: Berdinand Spitzer. Suplentes; Félix Carletto (distrito de Margarida) Nélio Hoerle, Pedro Oscar Weirich, Irineu Karnopp e Orestes Puntel.
Na oportunidade, também foi inaugurado a sede do diretório no prédio da empresa Rima, a Rua Men de Sá (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 41, de 16.01.1978 a 23.02.1978).
_______________________________
1991 - Falece o pioneiro rondonense Benno Weirich¹. Foi o primeiro a residir com a sua família na atual cidade de Marechal Cândido Rondon. Era casado com Alice, nascida Ahmann (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21.07.1995, p. 34). -- FOTO 9 --
¹ Benno Weirich chegou ou esteve em Marechal Cândido Rondon no dia 07 de março de 1950, dia em que foi aberta a primeira clareira na mata para a implantação da então Vila Flórida e depois General Rondon, pelos pioneiros Oswaldo Heinrich Erich Ritscher e Anton Rockembach. A informação foi colhida junto a sua cunhada Nair (nascida Klauck) Weirich, em 03 de fevereiro de 2017, casada com Lauro Weirich (nota do pesquisador).
_______________________________
1997 - Falece o ex-empresário rondonense Waldemar Alberto Dahmer, vítima de assassinato. Nasceu em Concórdia (SC) em 31 de dezembro de 1951. Era casado com Clarice Finger (filha do casal pioneiro Elli (nascida Witeck) e Ervino Finger (nota do pesquisador).
_____________________________________
2005 – Assume como pastor junto a paróquia da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, de Marechal Cândido Rondon, o pastor Danilo Wohlemberg, procedente de Porto Alegre (RS) e atua conjuntamente com o pastor Dorival Seidel (nota do pesquisador).
_______________________________
2016 - O jornal O Presente noticia que segundo informações do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Estado do Paraná teve um aumento em 160% na incidência de raios, em relação ao ano anterior, resultado da ação do fenônemo El Niño, uma das mais fortes dos últimos 20 anos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20.02.2016, p. 07)
_______________________________
2016 - Finda o horário de verão brasileiro 2015/2016.
_______________________________
2016 - Acontece a seletiva das candidatas que participarão do Concurso Miss Marechal Cândido Rondon 2016. As dez candidatas selecionadas foram: Ana Paula Neitzke Fabiane, Rubia Letícia Ruwer Lopes, Indianara Bianca Lopes, Tuise Schwambach, Daiane Matte, Tayara Mariana Stamm Schwingel, Aryala Stefani Wommer, Jhessica Tamara Kremer, Bruna de Oliveira da Silva e Fabricia Leila Warken (Imprensa Prefeitura Municipal-MCR). -- FOTO 10 --
_______________________________
2017 - Tomam posse como secretários de Agricultura e Política Ambiental e de Indústria, Comércio e Turismo, de Marechal Cândido Rondon, respectivamente, o engenheiro-agronômo Leandro Daldat e o empresário Sérgio Marcucci (nota do pesquisador) -- FOTOS 11e 12--.
_______________________________
2018 - Acontece no auditório da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, palestra com o professor Irineu Schmidtke que discorre sobre a lei de incentivo ao esporte (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20.02.2018, p. 10). -- FOTO 13 --
_____________________________________
2018 - Com palestra do empresário rondonense Émerson Kochen acontece no auditório da ACIMACAR, a abordagem do tema : "Tendências de E-Commerce" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20.02.2017, p. 13).
_____________________________________
2018 - Com o título "Piratas do Lago", o jornal O Presente em ampla reportagem aborda a problemática do roubo de embarcações no Lago de Itaipu. Segundo a polícia, o crime tem "linha direta e decisiva com o crime organizado, principalmente tráfico de drogas e arma e contrabando" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20.02.2018, p. 14, 15, 17 e 17).
_____________________________________
2020 - Em sessão solene, na Igreja Congregacional do Brasil (IECB), de Marechal Cândido Rondon, a Câmara Municipal outorga o título de cidadão honorário do município ao pastor Dorival Luiz Seidel. A proposição da concessão da honraria é do vereador Walmor Mergener. -- FOTO 14 --
Quanto aos dados biográficos do homenageado, a Câmara Municipal distribuiu a seguinte nota:
" (...) O mais novo Cidadão Honorário rondonense é casado desde 1993 com Katia Viviane Rusch, com quem teve os filhos Isaías e Laura Seidel.
Nascido em 19 de abril de 1966, em Lajeado Bonito, no município de Três Passos (RS), ele é filho de Helga e Evaldo Seidel. Em 1981 ingressou no Seminário da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, em Ijuí (RS), onde concluiu o Pré e Teológico. Em 1988, estagiou na paróquia da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil de Panambi. Em 1989 graduou-se em Teologia pelo Seminário da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil.
De 1990 até 2000, atuou na paróquia de Condor (RS). De 1994 a 1998, presidiu a AJECB - Associação da Juventude Evangélica Congregacional do Brasil, em nível nacional. Também em 1994, graduou-se em Direito pela Unijui.
Marechal Rondon
Em 2000, Seidel veio para Marechal Cândido Rondon atuar como pastor, onde permanece até hoje.
É incentivador constante da ação Corrente do Bem, levada a efeito pela Igreja em favor das famílias e pessoas carentes com distribuição de alimentos e bazares beneficentes. É idealizador e organizador de programas com a terceira idade na Igreja e apoiador dos grupos de idosos Amizade e Paz e amor.
Seidel sempre manteve-se ensaiando ou participando de grupos de canto e corais, famílias, encontro com os jovens, bem como ministrando doutrina, visitas a enfermos em hospitais e residências e aconselhamentos.
O pastor também foi presidente da IECB, de 2003 a 2009. Atualmente, é membro titular no Comitê de Ética da IECB.
Em 2009, por ocasião do cinquentenário da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil de Marechal Cândido Rondon, foi o idealizador e um dos escritores do livro “IECB 50 anos: eu faço parte desta história”, que relata a história da Igreja Congregacional no Oeste do Estado do Paraná e Paraguai.
Em 2015, recebeu da IECB e da paróquia de Marechal Cândido Rondon homenagem em comemoração aos 25 anos de ministério pastoral".
______________________________________
2020 - Com mais de 156 casos confirmados de pessoas acometidos de dengue, a Secretária de Saúde declara que o município de Marechal Cândido Rondon vive um quadro de epidemia da doença transmitida pelo mosquito Aedes egyptae, de origem africana (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21.02.2020, p. 33).
________________________________
2020 - Começa e segue até o dia 23 a etapa do "Mais Verão",na cidade de Marechal Cândido Rondon. O objetivo do evento destinou-se a estimular e fomentar o movimento nas praias artificiais e espaços públicos que margeiam o Reservatório da Itaipu Binacional para a prática de atividades de esporte e lazer, com cultura, interação social e integração (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21.02.2020, p. 38). -- FOTO 15 --
______________________________________
2020 - Falece na cidade de Cascavel (PR), o pioneiro rondonense Nelson Toigo (Capanema), aos 74 anos, vítima de complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Era natural de Sertão (RS), nascido em 03 de maio de 1945, filho de Maria (nascida Cecconello) e Bortolo Toigo.
Antes de mudar-se para Marechal Cândido Rondon, Nelson residiu alguns meses no município de Capanema, no Sudoeste do Paraná, na companhia da irmã Clorinda e cunhado Albino Storti.
No dia 25 de julho de 1961, dia de festa do primeiro aniversário de emancipação, chegou de mudança, então em Marechal Cândido Rondon, com a irmã e o cunhado fixando residência na propriedade rural na atual Linha Ouro Verde, na época Paraje Porã¹, no distrito rondonense de Iguiporã.
O pioneiro sempre brincava que tinham sido recebido em Marechal Cândido com foguetório. Os fogos tinham como motivo a primeira festa do município rondonense².
Nelson Toigo casou-se com Lourdes Draghetti³, moradora no distrito rondonense de Iguiporã, em 16 de julho de 1973 e com ela formou família com o nascimento dos filhos Clóvis Antonio e Leila Maria. Nelson residiu até final de sua vida, em sua propriedade rural na linha antes citada, agora administrada pela esposa.
Sempre ativo participante na comunidade, Nelson ajudou, ainda solteiro, na construção da primeira igreja católica do distrito, capela Santo Antonio. Trabalhou desde a colocação dos cepos de madeira.
Era uma pessoa muito extrovertida: "perdia o amigo mas não a piada". Futebolista, na posição de goleiro, no sudoeste do Paraná, ganhou o apelido de Capanema (na época não tinha essa coisa de bullyng). Aceitava com certo orgulho ser chamada pelo apelido.
Enquanto existiu o Esporte Clube Real, no distrito de Iguiporã, foi o goleiro titular do time principal. Guardou com carinho fotos, faixas e troféus pelo clube que jogou.
Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede distrital de Iguiporã (colaborou Leiila Maria Toigo). -- FOTO 16 --
¹ Denominação antiga, dos tempos do Caminho Allica, aberto pelo argentino Julio T. Allica, obrageiro de Porto Artaza (agora submerso pelas águas de Itaipu), no distrito rondonense de Porto Mendes.
² É o gentílico do município de Marechal Cândido Rondon.
³ É filha do casal Agnes (nascida Fachini) e Guerino Draghetti.
______________________________________
2021 - Falece a pioneira rondonense Hilga (nascida Ladwig) Schroeder. Chegou ao Oeste do Paraná (Quatro Pontes) acompanhando os pais Elza (nascida Wentz) e Herrmann Paulo Ludwig e irmãos, em 03 de agosto de 1953, procedente de Tuparendi (RS).
A pioneira foi casada com o pioneiro Alzido Arlando Schroeder¹ (precedeu-lhe na morte em 18 de abril de 1978) com quem formou família com o nascimento o nascimento dos filhos Mirta, Edson, Elmir e Miriam.
Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 17 --
¹ Foi funcionário da colonizadora Maripá e depois corretor da Rádio Difusora do Paraná, de Marechal Cândido Rondon (PR).
Saber mais, clique aqui e aqui.
____________________________________
2021 - A semana finda em Marechal Cândido Rondon com dias sem nebulosidade, temperatura amenas e ventos do quadrante Sul, exceto no domingo em que houveram precipitações pluviométricas pontuais e intermitentes.
Em algumas pontos da região Sul a queda de temperatura foi acentuada que houve formação de geada nos dias 16 e 17 (nota do pesquisador). -- FOTOS 18 e 19 --
______________________________________
2021 - Em evento on-line acontece a posse do novo Conselho Diretor da JCI Marechal Cândido Rondon, tendo na presidência Lucas Dierings. Na mesma solenidade ocorreu a posse da direção da JCI Juvenil e do Clube do Senado (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19.02.2021, p. 26). -- FOTO 20 --
______________________________________
COMENTÁRIOS