Acontecimentos históricos do dia 22 de Fevereiro

2016 - É assinada no Gabinete da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, a ordem de serviço para a construção de mais duas salas de aula na Escola Municipal 25 de Março (...)

Solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção de mais duas salas de aula na Escola Municipal 25 de Março, na Vila Gaúcha. 
Da esquerda para a direita: 1º - não identificado; vereador Ari Hansen; 3º e 4º - não identificados; prefeito municipal Moacir Froelich; secretaria municipal de Educação, prof. Marta Bendo; vice-prefeito municipal, Silvestre Cottica, vereador Josoé Pedralli; e 8º - não identificado. 
Imagem; Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 1 -
Solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção de mais duas salas de aula na Escola Municipal 25 de Março, na Vila Gaúcha. Da esquerda para a direita: 1º - não identificado; vereador Ari Hansen; 3º e 4º - não identificados; prefeito municipal Moacir Froelich; secretaria municipal de Educação, prof. Marta Bendo; vice-prefeito municipal, Silvestre Cottica, vereador Josoé Pedralli; e 8º - não identificado. Imagem; Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 1 -
Goleiro Daniel de Souza Cardoso contratado pela Copagril Futsal para a temporada 2017. 
Imagem: Acervo Imprensa Copagril Futsal - FOTO 2 -
Goleiro Daniel de Souza Cardoso contratado pela Copagril Futsal para a temporada 2017. Imagem: Acervo Imprensa Copagril Futsal - FOTO 2 -
Alunos participantes do projeto de produção de cartas para as crianças e famílias de Brumadinho. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 3 -
Alunos participantes do projeto de produção de cartas para as crianças e famílias de Brumadinho. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 3 -
Os alunos Guilherme Pauli Granich e Louise Fernanda Rosa Frühauj que levaram as centenas de cartas eleboradas a Minas Gerais. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 4 -
Os alunos Guilherme Pauli Granich e Louise Fernanda Rosa Frühauj que levaram as centenas de cartas eleboradas a Minas Gerais. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 4 -
Primeira parte do destaque do jornal o Presente referente a Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Central Frimesa. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 5 -
Primeira parte do destaque do jornal o Presente referente a Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Central Frimesa. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 5 -
Destaque do jornal O Presente referente a Assembleia Geral Ordinária 2019 da Cooperativa Central Frimesa. 
Imagem: Acervo do bisemanário - FOTO 6 -
Destaque do jornal O Presente referente a Assembleia Geral Ordinária 2019 da Cooperativa Central Frimesa. Imagem: Acervo do bisemanário - FOTO 6 -
Complemento da reportagem do jornal O Presente ref. a Assembleia Geral Ordinária e prestação de contas do exercício 2018 e eleição da nova diretoria. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 7 -
Complemento da reportagem do jornal O Presente ref. a Assembleia Geral Ordinária e prestação de contas do exercício 2018 e eleição da nova diretoria. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 7 -

======================================================================================================

1965 - É eleita a primeira diretoria da comunidade da Igreja Evangélica Congragacional de Vila Cristal, Nova Santa Rosa: Presidente: Roberto Söchtig, vice-presidente: Edelbert Kessler; secretário: Edmundo Kufeld; 2º secretário: Rudolfo Eisen; tesoureiro: Edmundo Nietsche; 2º tesoureiro: leonardo Sommerfeldt. Conselho Fiscal: Alfredo Stefan e Roberto Sommerfeldt  (GREGORY, Valdir. IECB 50 ANOS - 1959 a 2009. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008, p. 146). 

__________________________________

1972 – São condenados com a pena de reclusão, de um ano e seis meses, os jovens Sonia Silvia Brás e Ronaldo Klein, que haviam sido detidos em 21 de dezembro de 1971, por tráfico de entorpecentes e mais uma multa de 50 vezes o maior salário-vigente no país.

_________________________________

1976 – É inaugurada festivamente a então Escola Municipal Francisco Alves, na Linha Heidrich, no então distrito de Quatro Pontes.

_________________________________

1978 - Em nota a imprensa, a Prefeitura Municipal informa que a Companhia de Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon (CODECAR) começou a construção de uma ponte de concreto sobre o Arroio Fundo, na Linha Guarani, na atual rodovia da sede municipal  de Marechal Cândido Rondon a sede distrital de Margarida (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 42, de 16.01.1978 a 23.02.1978). 

_________________________________

2005 – Ocorre a visita de Alexander Esber Rojas,  vice-presidente mundial da Câmara Júnior International , para a República Dominicana, Guatemala, Haiti, Honduras, Uruguai e Brasil, ao capítulo da organização de Marechal Cândido Rondon.

_________________________________  

2016 -  É assinada no Gabinete da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, a ordem de serviço para a construção de mais duas salas de aula na Escola Municipal 25 de Março, no Bairro Vila Gaúcha (O Presente, ed. 23.02.2016, p. 15). 

_________________________________

2017 - A Copagril Futsal anuncia a contratação do goleiro Daniel de Souza Cardoso, que atuava no São José, de São Paulo, para a temporada 2017. -- FOTO 2 --

_________________________________

2017 - Falece a professora Lori Kolling, pioneira em Marechal Cândido Rondon, primeira diretora do Colégio Cristo-Rei e catequeista junto a Matriz Católica Sagrado Coração e depois também professora da rede pública de ensino do Estado do Paraná (nota do pesquisador). 

_________________________________

2017 - O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná reforma a sentença da Justiça Eleitoral de Marechal Cândido Rondon, o que modifica a composição da Câmara Municipal de Pato Bragado, que passa a contar: 

          - Mauro André Weigmer (Tatu Motorista)   - PP - com 385 votos;

          - Ademir Marcelo Kochenborgen (Xaropinho) - PT - com 357 votos;

          - Jair Saueressig de Souza (Jair Inseminador) - PMDB - com 303 votos;

          - Airton Valdecir Schmidt - PDT - com 299 votos;

          - Flavio Prigol - DEM - com 241 votos;

          - Lucas Blatt - SD - com 215 votos;

          - Sérgio Gossenheimer - PP - com 191 votos;

          - Adilson Manhabosco (Balaio) - PMDB - com 164 votos; e

          - Holdi Römer - PMDB - com 139 votos.

  

          Composição anterior: 

         - Ademir Marcelo Kochenborgen (Xaropinho) - PT - com 357 votos;

          - Jair Saueressig de Souza (Jair Inseminador) - PMDB - com 303 votos;

          - Airton Valdecir Schmidt - PDT - com 299 votos;

          - Flavio Prigol - DEM - com 241 votos;

          - Lucas Blatt - SD - com 215 votos;

          - Egidio Mattje Rodrigues (Juruna) - PSD - com 183 votos;

          - Claudecir Pilatti - PSD - com 167 votos; 

          - Adilson Manhabosco - PMDB - com 164 votos; e 

          - Arlete Schneider - PMDB - com 95 votos.

          (Fonte: O Presente, ed. 24.02.2017, p.09

_______________________________________

2019 - O jornal O Presente informa que o ex-deputado estadual Ademir Bier, de Marechal Cândido Rondon, derrotado nas eleições de 2018 à Assembleia Legislativa do Paraná. foi nomeado pelo governador Ratinho Junior para as funções de diretor de obras da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) (O Presente, 22.02.2019, p. 03). 

_______________________________________

2019 - Com o título "Palavras Amigas" e subtítulo "Alunos do Colégio Rui Babrosa  e da Escola Érico Veríssimo um projeto de produção de cartas que serão entregues às crianças e famílias de Brumadinho, em Minas Gerais. Seja através de palavras ou desenhos, o objetivo é s´: levar conforto aos sobreviventes da tragédia", o jornal O Presente noticia que as turmas dos dois educandários, desde o maternal até o 3º ano do Enseino Médio participaram da maratona do projeto de produção de cartas¹ para as crianças e famílias atingidas pelo desastre do rompimento da barragem de rejeitos do Córrego do Feijão (O Presente, ed. 22.02.2019, p. 18 e 19). -- FOTOS 3 e 4 ---

¹ As centenas de cartas produzidas foram entregues pessoalmente em Brumadinho, em viagem encetada no dia 25 de fevereiro,  pelos alunos Louise Fernanda Rosa Frühauf e Guilherme Pauli Granich, ambos de 15 anos, do 2º ano Médio de Colégio Rui Barbosa  e mais o diretor do educandário, pastor Carlos Krache.

___________________________________  

2019 - Acontece a Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Central Frimesa para eleição do novo conselho de Administração e Conselho Fiscal e aprovação da prestação de contas do exercício de 2018 (ver destaques anexos). A assembleia foi realizada na cidade de Medianeira, junto a sede da cooperativa central (O Presente, ed.26.02.2019, p. 13). -- 5 e 6 -- 

______________________________________

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados