Acontecimentos históricos do dia 24 de Fevereiro

1990 - Comemora Bodas de Ouro o casal rondonense pioneiro Ervina (Harnisch) e Reinoldo Roberto Wulff, moradores na Linha Ajuricaba (...)

Casal Ervina e Reinoldo Roberto Wulff, em fotografia tirada na comemoração de suas Bodas de Ouro, em 1990. 
Imagem: Acervo Davi Wulff - FOTO 1 -
Casal Ervina e Reinoldo Roberto Wulff, em fotografia tirada na comemoração de suas Bodas de Ouro, em 1990. Imagem: Acervo Davi Wulff - FOTO 1 -
Rondonense Ivan Port falecido em fevereiro de 2018. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 1 _
Rondonense Ivan Port falecido em fevereiro de 2018. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 1 _
Publicação do jornal O Presente  ref. a vitória do rondonense Victor Sabino, na cidade de Maringá, PR. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 3 -
Publicação do jornal O Presente ref. a vitória do rondonense Victor Sabino, na cidade de Maringá, PR. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 3 -

1932 - É instituído no Brasil, o voto feminino.

_______________________________

1975 – São contratadas as primeiras 11 garis pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon para varredura de ruas da sede municipal.

________________________________

1976 - Ocorre a Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda. (COPAGRIL), agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, com a presença de 1.164 cooperados. O evento foi realizado nas dependências do Armazém de Fertilizantes da Cooperativa. 

Além da apresentação do relatório da Diretoria, Balanço Geral, Demonstrativo das Sobras e Perdas do exercício de 1975 e mais aprovação do Plano de Atividades para o ano de 1976, aconteceu a eleição da nova diretoria da entidade cooperativista ´para mandato de dois anos, assim composta:

Presidente: Leopoldo Piotrowski; Vice-presidente: Remy von Mühlen; Secretário: Gernot Reuter; 1º Conselheiro: Conrado Bach; 2º Conselheiro: Edulino Sieves; 3º Conselheiro: Armando Leimann; 1º suplente: Gentil F. Forlin; 2º suplente: Antônio Lovera; 3º suplente: Elmo Lauro Gall. Para o Conselho Fiscal foram eleitos: 1º conselheiro: Benjamim M. J. Laeffler; 2º conselheiro: Germano José Kuhn; 3º conselheiro: Walter Risse; 1º suplente: Bertoldo Becker; 2º suplente: Alfredo Garcia da Rocha e 3º suplente: Faustino Andreguetti.

A Assembleia também indicou os associados Leopoldo Piotrowski, Alfredo Gressler e Edulino G. Siewes como representantes da Copagril junto a COTRIGUAÇU (Informativo Copagril, ed. Março 1976, p. 03).

_______________________________________

1978 - Acontece na então sede distrital de Quatro Pontes, no Clube Social Quatro Pontes, jantar comemorativo aos 73 anos de fundação do Rotary Club Internacional, promovido pelos rotarianos de Marechal Cândido Rondon.

O evento também teve a palestra do engenheiro florestal Dr. José Antonio Sanches, coordenador da área de recursos renováveis do escritório regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, da cidade de Cascavel (Rádio Difusora Rondon AM, Frente Ampla de Notícias: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.78, p. 8 e 27).

_______________________________

1978 - Por iniciativa dos estudantes do então Ginásio Pio XII, da então sede distrital de Entre Rios do Oeste, na praça pública local, começa a ser realizado o primeiro dos três cultos ecumênicos a serem realizados com o objetivo de animar a população local decorrente da forte estiagem e para pedir o retorno das chuvas. O segundo culto foi realizado no dia 28 de fevereiro e o último no dia 03 de março. O evento religioso foi oficiado pelos próprios alunos do educandário (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. 9, 19 e 21).

_______________________________

1990 - Comemora Bodas de Ouro o casal rondonense pioneiro Ervina (Harnisch) e Reinoldo Roberto Wulff, moradores na Linha Ajuricaba, onde chegaram com os filhos Harri, Davi, Neuli e Lori, em 06 de setembro de 1964. A comemoração festiva das bodas aconteceu no Clube Aliança de Marechal Cândido Rondon.

Ervina Harnisch¹ é filha do casal Bertha (nascida Fuhrmann) e Germano Alberto Harnisch. É natural da mesma localidade da esposa, nascido em 27 de setembro de 1917.

¹ É falecida em 25 de março de 2013. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.

Reinoldo Roberto Wulff² é filho de Ida (nascida Rusch) e Frederico Wulff. É natural de Santa Coleta, município de São Lourenço do Sul (RS), onde nasceu em 11 de abril de 1917.

² Faleceu em 23 de junho de 2009. Seus restos mortais também foram sepultados no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.

O casal jubilar casou-se no distrito de Mauá, município de Concórdia (SC), perante o juiz de Paz, Felipe Osvaldo Mützemberger e do escrição Antonio Heiss. O casamento religioso aconteceu na Igreja Luterana da mesma localidade, celebrado pelo pastor A. R. Lang, vindo da cidade de Marcelino Ramos (RS). -- FOTO 1 --

______________________________________

2001 - Ocorre o lançamento da pedra fundamental da Congregação Alvorada, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), no bairro Alvorada, em Marechal Cândido Rondon (PR)

_____________________________________

2015 – Falece o dentista rondonense Adelar Nicolau Czapla.

_______________________________

2016 - Acontece a 1ª Conferência Municipal de Grêmios Estudantis, organizada pela Associação Rondonense de Estudantes Secundários - ARES. O evento foi realizado no pub Bunker Berlim, instalado na Casa Gaza (O Presente, ed. 18.02.2014, p. 14).

_______________________________

2016 - Acontece na Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon a assinatura de contrato com a empresa GCENC Serviços de Engenharia Elétrica para a instalação de uma uma usina de microgeração e distribuição de energia elétrica, via produção fotovoltaico (energia solar), na Escola Municipal Criança Feliz, na sede municipal (O Presente, ed. 25.2.2016, p. 12).

________________________________

2016 - É confirmado o primeiro caso de chikungunya em Marechal Cândido Rondon, em paciente oriundo de Sergipe, de onde a família retornou de mudança (O Presente, ed. 25.2.2015, p. 16).

________________________________

2016 - Morre em acidente automobilístico em trecho rodoviário próximo a Quatro Pontes, João Geraldo Bueno, 65 anos, funcionário da Mitra Diocesana de Toledo, que tinha vindo auxiliar o Padre André Mendes na mudança de Quatro Pontes ao Jardim Botafogo, onde assumiu a Paróquia Maria Mãe da Igreja (O Presente, ed. 25.2.2016, p. 23).

_______________________________

2017 - O jornal O Presente informa que aconteceu a eleição para a nova diretoria para o biênio 2017/2018, da Associação do Instituto Vocacional e Assistencial Rui Barbosa: Presidente: Ito Rannov, como presidente (reeleito); 1º Vice-Presidente, Edivandro Bier; 2º Vice-presidente: Douglas Roesler; Secretário: Hilda Schultz; 1º vice-secretário: André Rohloff; 2º vice-secretário: Daiane Berwig; tesoureiro: Auri Diesel; 1º vice tesoureiro: Wilmar Güttges; 2º vice-tesoureiro: Oldemar Hanusch; e conselheiro: pastor Arnildo Schenknecht. Conselho Fiscal: Ilgo Zimmermann, Jonas Rutke e Remi Sander; suplentes: Marciano Schel, Émerson Voigt e Robison Janke (O Presente, ed. 24.02.2017, p. 18).

________________________________

2017 - O jornal O Presente em matéria especial informa que o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrono no dia 20 de fevereiro de 2017 a terceira maior temperatura no município de Marechal Cândido Rondon desde 2006: 37.3º graus.

Segundo a notícia, com base nos dados do INMET, a segunda maior temperatura de Marechal Cândido Rondon foi registrada em 08 de fevereiro de 2012, 39.2°C. Já o dia mais quente desde 2006, ou seja nos últimos anos, ocorreu no dia 17 de outubro de 2014, quando a temperatura atingiu 40,1°C (O Presente, ed. 24.02.2017, p.15).

----------------------------------------

2017 - É eleita a nova diretoria e conselho fiscal da Associação Atlética Cultural Copagril - AACC, assim composta:

DIRETORIA:

Presidente: Jaime Benjamin Vilani

Vice Presidente: Enoir José Primon

Secretária: Ilse Guaragni

Vice Secretária: Luciane Ivanir Syperreck de Abreu

Tesoureiro: Leandro Turazzi

Vice Tesoureiro: Irineu Scheibe

Sócio Cultural: Nelsi Mittanck

Vice Sócio Cultural: Ivna Nalerio dos Reis

Esportivo: Diego da Silva

Vice Esportivo: Marco Aurélio Tavares do Nascimento

Relações Públicas: Carina Walker Ribeiro

Vice Relações Públicas: Marcos Paulo Mendes

Patrimonial: Luismar Ferreira de Souza

Vice Patrimonial: André Peres Spindulas

CONSELHO FISCAL

Juliano Ivan Weizenmann

Milton Stiehl

Marco Aurélio Stensel

Nilvo Kühler

Udo Herpich

ASSESSORIAS:

Assessoria Contábil: Valéria Veleda Reichert

Assessoria Jurídica: Juliane Raymundo

Assessoria Tecnológica: Carlos Alberto Erig

Assessoria de Eventos: Vilson Luis Schuster

Assessoria Musical/Coral: Matias Eldor Graff

DEPARTAMENTOS ESPORTIVOS:

Veteranos:Nilvo Kühler e Malvino Dalfert

Futsal Profissional:José Eduardo de Oliveira Santana

Voleibol:Fernando Trapp, Marilei Trapp e Maria Cristina Nedel Giron

Escolinhas e Futsal Feminino: Valéria Veleda Reichert, Carlos Soares de Moraes e Celso Antunes

Tênis de Mesa: Laércio Wichineski e Fabio Lizzoni

Jogos de mesa: (Sinuca, Canastra, Truco e outros):Carlos Alberto Mundt e Marco André de Oliveira

Bolão, Bocha e Boliche: Carlindo Ferreira de Souza e Virgílio Chapla

_______________________________

2018 - Falece em Curitiba, no Hospital Angelina Caron, rondonense Ivan Port. Foi sepultado no dia seguinte no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.

No começo de 2017, o funcionário da Emater/PR, em Marechal Cândido Rondon, tinha se submetido a um transporte cardíaco na citada casa de Saúde. No entanto, o corpo de Ivan apresentou sinais de rejeição, de tempos em tempos.

O falecido era filho do casal Laura (nascida Ludwig) e Beno Port, pioneiro em Marechal Cândido Rondon, e casado com Terezinha Hoffmann.

O atestado médico de morte, registra falecimento em consequência de parada cardíaca. -- FOTO 2 --

______________________________

2018 - Acontece na cidade de Maringá e vai até o dia seguinte, a Copa Nutri Center Jiu-Jitsu 2018. O rondonense Victor Sabino conquistou o título de campeão da categoria máster e 2º lugar na categoria adulto, na fixa roxa (O Presente, ed. 27.02.2018, p. 29). - -- FOTO 3 --

___________________________________

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados