Acontecimentos históricos do dia 7 de Fevereiro

1969 – É anunciado pela Rádio Difusora Rondon AM que o então vice prefeito Dealmo Selmiro Poersch será nomeado como prefeito interventor de Mal. Cândido Rondon (...)

Dealmo Selmiro Poersch, primeiro prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon nomeado pelo Governo Militar de 1964. 
Imagem: Acervo Memoria Rondonense
Dealmo Selmiro Poersch, primeiro prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon nomeado pelo Governo Militar de 1964. Imagem: Acervo Memoria Rondonense
Comunicador Dorival Weber fotografado no começo de sua apresentação do programa
Comunicador Dorival Weber fotografado no começo de sua apresentação do programa "Bom Domingo". Imagem: Acervo Dorival Weber - FOTO 2 -
D. Inácio Krause, primeiro administrador apostólico da Diocese de Toledo. 
Imagem: Acervo  
http://zdieciadompolskicdt.blogspot.com.br/ - FOTO 3 -
D. Inácio Krause, primeiro administrador apostólico da Diocese de Toledo. Imagem: Acervo http://zdieciadompolskicdt.blogspot.com.br/ - FOTO 3 -
Empresário Danilo Vendrusculo, de Foz do Iguaçu, que assumiu o Programa Oeste de Desenvolvimento, em fevereiro de 2017. 
Imagem: Acervo Caciopar - FOTO 4 - ,
Empresário Danilo Vendrusculo, de Foz do Iguaçu, que assumiu o Programa Oeste de Desenvolvimento, em fevereiro de 2017. Imagem: Acervo Caciopar - FOTO 4 - ,
Arlete Bendo, assessora de cooperativismo da Copagril, ministrando o curso para secretárias e tesoureiras. 
Imagem: Comunicação Copagril - Crédito: Carina Ribeiro - FOTO 5 -
Arlete Bendo, assessora de cooperativismo da Copagril, ministrando o curso para secretárias e tesoureiras. Imagem: Comunicação Copagril - Crédito: Carina Ribeiro - FOTO 5 -
Reinauguração da agência da Sicredi Alianã PR/SP, de Quatro Pontes.
Da esquerda à direita: Fernando de Barros Fenner, diretor-executivo da cooperativa de crédito; Adolfo Rudolfo Freitag, diretor-presidente; Elaine Sanders, gerente da unidade de Quatro Pontes, Ildo Vorpagel Hoffmann, e o prefeito municipal de Quatro Pontes, João Laufer.
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -
Reinauguração da agência da Sicredi Alianã PR/SP, de Quatro Pontes. Da esquerda à direita: Fernando de Barros Fenner, diretor-executivo da cooperativa de crédito; Adolfo Rudolfo Freitag, diretor-presidente; Elaine Sanders, gerente da unidade de Quatro Pontes, Ildo Vorpagel Hoffmann, e o prefeito municipal de Quatro Pontes, João Laufer. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -
 Rodrigo Régis  de Almeida Galvão que assumiu como diretor de negócios e inovação do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI),  em fevereiro de 2020.
Imagem: Acervo Projeto Memoria Rondonense - FOTO 7 -
Rodrigo Régis de Almeida Galvão que assumiu como diretor de negócios e inovação do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em fevereiro de 2020. Imagem: Acervo Projeto Memoria Rondonense - FOTO 7 -

======================================================================================================

1954 - Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal pioneiro Irica (nascida Schrank)¹ e OscarOsvaldo Kaefer², procedente de Piratuba (SC), onde saíram em viagem no dia 04 de fevereiro, na companhia dos filhos³ Renato e Nelson.

O casal Irica e Oscar Kaefer mudaram-se para a então vila de General Rondon com o propósito de cultivar café, motivados pelo sucesso  lucrativo fácil na cultura como alardeado pela colonizadora.

No entanto, as sucessivas geadas revelam que o cultivo do café não era uma atividade econômica confiável e promissora na região. Com o fracasso no plantio do arbusto, o casal volta-se ao ramo da fotografia, atividade que já exercia em Santa Catarina, e instala o segundo e mais bem aparelhado stúdio fotográfico³, da época, em Marechal Cândido Rondon, com o qual permanecem em atividade até 1990 (colaboraram Irica e Renato Kaefer). 
 

¹ É filha do casal Ella (nascida Morch) e Alfredo Schrank e neta dos casais Guilhermina (nascida Silva) e Guilherme Schrank;  e Catarina (nascida Goriselli) e Gustav Morch. Nasceu em Nova Petrópolis (RS) - antes de ser município pertenceu a São Sebastião do Caí. 
 

² É filho do casal Hilda (nascida Weber) e Afonso Guilherme Kaefer. É natural de Ipira (SC).
 

³ O primeiro estúdio fotográfico montado, na cidade de Marechal Cândido Rondon, em 1952, pertenceu a Alfredo Krause, conterrâneo do casal Kaefer, da região de Piratuiba (SC).D ois anos a mais  Krause deixa o ramo de fotografia e se dedica a taxidermia.  O estúdio ficava próximo à Cadeia Pública de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). 

_______________________________

1960 - Toma posse como primeiro administrador apostólico da néo diocese de Toledo, dom Ignácio Krause¹. (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo. Toledo: Gráfica& Editora GFM, 2009, p. 32). -- FOTO 3 --
 

¹ Dom Inácio Krause (assim consta o nome na lápide de sua sepultura no cemitério de Araucária, PR) nasceu em Mielno, Polônia, em 09 de junho de 1896 e faleceu em 31 de agosto de 1984, na cidade de Araucária, PR. Oficialmente, era bispo titular Sunteh, China. Foi ordenado padre em 1919. Enviado ao Brasil em 1920, atuou em Prudentópolis por nove anos. Exemplo de dedicação ao trabalho pastoral, a sua congregação, os padres lazaristas, o designa para ser o superior da nova missão que os confrades estavam abrindo na China. Em 13 de janeiro de 1944, o Vaticano o nomeou bispo de Shunteh, em reconhecimento por seu zelo apostólico. Contudo com a vitória do maioístas, é expulso da China e demais membros de sua congregação e de outras. 

Por decisão de seus superiores, é reenviado ao Brasil. Assumiu aqui várias funções, entre elas, a de bispo-auxiliar de Curitiba e administrador apostólico de Joinville (Wikipédia). 

_______________________________

1968 – O então Studio Fotográfico Kaefer, de Marechal Cândido Rondon, torna público via Rádio Difusora, que adquiriu uma máquina fotocopiadora, de serviço rápido de 29 segundos por cópia.

________________________________

1969 – É anunciado pela Rádio Difusora que o então vice prefeito Dealmo Selmiro Poersch será nomeado como prefeito interventor de Mal. Cândido Rondon,  pelo presidente da República General Emilio Garrastazu Médici¹.

¹ Quem nomeou o senhor Dealmo Selmiro Poersch para o cargo de prefeito municipal, foi o governador Paulo da Cruz Pimentel (nota do pesquisador).

______________________________________

1974 - Sem conhecimentos básicos sobre o uso de defensivos agrícolas (algo recente nas lavouras), ocorre a intoxicação de trabalhadores rurais. A Rádio Difusora Rondon AM se reporta ao assunto em função da morte de um filho de agricultor, na localidade de Vila Cristal, no atual município de Nova Santa Rosa, com a manchete: "Envenenamento das lavouras está fazendo vítimas":

" As primeiras informações que chegaram ao nosso conhecimento na manhã de hoje, diz respeito ao falecimento do jovem Milton Thiel, filho de Fredolino e Nilsira Thiel, residentes em Vila Cristal municipio (sic) de Toledo. A morte dêsse (sic) jovem, devesse (sic) à ingerência de certa quantidade de veneno, ao trabalhar na lavoura no serviço de combate as (sic) pragas que surgem nesta época. O jovem MIlton foi levado às pressas para o hospital Dr. Schiller em Nova Santa Rosa, quando mais nada era possível fazer para salva-lo (sic). Seu falecimento deixa consternada a familia e amigos que muito o estimavam. Outro jovem da mesma localidade que o ajudava no serviço está também hospitalizado. A comunicação foi feita através de nosso amigo e colaborador, sub-prefeito (sic) de Nova Santa Rosa, Sr. Hilberto Peiter que acompanha de perto o desenrolar de todos os fatos que envolvem a vida da região.

Novo Sarandí (sic), no município de Toledo, tambem (sic) oferece notícias à êsse (sic) respeito pois, dois membros da família Becker daquela localidade, NERCY E (sic) DECIO, estão internados aqui em Marechal Cândido Rondon no Hospital Fumagalli. Nerci de aproximadamente 20 anos e Decio com aproximadamente 17 trabalhavam ontem no serviço de envenenamento do Soja (sic). Um dêles (sic), não podemos precisar o qual, foi encontrado caído na lavoura e o outro tamebm (sic) foi recolhido às pressas à casa hospitalar. Alertados sôbre (sic) o assunto, falamos na manhã de hoje com o agrônomo da acarpa (sic) que, estará providenciando para amanhã, um escrito sôbre (sic) prevenção nêsse (sic) sentido. O agrônomo Argeu Kerber, perguntado à respeito pela nossa reportagem, como tecnico (sic) da Copagril, fala principalmente do descuido pois o pó nesta época não é recomendado. Disse inclusive, com bastante autoridade no assunto que muitos abusam, fumando durante a execução da tarefa e ingerem bebidas alcólicas. Outros vestem a mesma roupa durante vários dias ou, durante a pulverização caminham em meio à (sic) densa nuvem de inseticida. A observação quento (sic) a lançamento de produtos novos é necessária. Hoje à (sic) estaremos conversando com êsse (sic) pessoal para informarmos com precisão à respeito (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 07.02.1974, p. 477, ed. 08.02.1974, p. 479 e p. 481; e ed. 09.02.1974, 483).

_________________________________

1978 - Falece o pioneiro rondonense Jacó Schweigert, aos 81 anos de idade. Chegou a Marechal Cândido Rondon procedente da cidade de Ijuí¹ (RS), em 1952.

Era nascido na Rússia. Foi durante muitos anos presidente da Primeira Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 41, de 16.01.1978 a 23.02.1978).

¹ Originalmente da língua guarani "Ijuhí que significa riacho de águas divinas (nota do pesquisador). 

________________________________

1982 - Estreia na Rádio Educadora Marechal AM, de Marechal Rondon, com o programa "Bom Domingo", o comunicador Dorival Weber.

O referido programa é um dos fortes atrativos do rádio regional nas manhãs de domingo, a partir das 09h30 até ao meio-dia, na apresentação de músicas alemãs, italianas e gaúchas, com destaque para a interpretação de música com instrumentos de sopro (informações de Dorival Weber).

________________________________

2015 -  Acontece a inauguração da creche municipal no Bairro São Mateus, com o nome de Centro Municipal de Educação Infantil Jardim Primavera (O Presente).

_______________________________

2017 - Assume a presidência do Programa Oeste em Desenvolvimento, o senhor Danilo Vendrusculo, vice-presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), em subsituição ao empresário e arquiteto Mário César Costenaro (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10.02.2017, p. 11). -- FOTO 4 --

_______________________________

2017 - O jornal O Presente noticia que o agendamento de transporte de pacientes que antes aconteciam na Prefeitura Municipal, foi transferido para a antiga sede da extinta Codecar, a Rua D. João VI (O Presente, ed. 07.02.2017, p. 11). 

_______________________________

2017 - Acontece a eleição da primeira mesa diretora do recém criado Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Marechal Cândido Rondon - CODEMAR - (O Presente, ed. 10.02.2017, p.12). 

_______________________________

2019 - Atendendo solicitação do Ministério Público, o juiz da Vara Criminal da comarca de Marechal Cândido Rondon, Clairton Spinassi, determina a transferência do vereador rondonense Adelar Neumann para a penitenciária de Foz do Iguaçu. 

Como a Vara de Execuções Penais e Correegoria dos Presídios da comarca de Foz do Iguaçu comunicou que a competência para o caso é da Vara de Execuções de Cascavel, o edil detido foi transferido para a penitenciária daquela cidade (O Presente, ed. 12.02.2019, p. 06). 

Ver mais, clique aqui.

_________________________________

2019 - Com a proposta de aprimorar e otimizar suas funções, a Cooperativa Agroindustrial Copagril realiza treinamento para as mulheres ocupantes de cargos de secretárias e tesoureiras nos comitês femininos e na Associação dos Comitês Femininos da Copagril (ACFC). 

O curso foi administrado no centro administrativo da cooperativa pela assessora de cooperativismo, Arlete Bendo. -- FOTO 5 -- 

_______________________________________

2020 - A Sicredi Aliança PR/SP, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, inaugura a remodelação e renovação do visual identificatório de sua agência na cidade de Quatro Pontes (O Presente, ed. 11.02.2020, p. 08 e 09). -- FOTOS 6 e 7 --

_______________________________________

2020 - Toma posse o novo diretor de negócios e inovação do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Rodrigo Régis de Almeida Galvão (O Presente, ed. 11.02.2020, p. 10). -- FOTO 8 --

_______________________________________

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados