Acontecimentos históricos do dia 7 de Fevereiro

1969 – É anunciado pela Rádio Difusora que o então vice prefeito Dealmo Selmiro Poersch será nomeado como prefeito interventor de Mal. Cândido Rondon (...)

Dealmo Selmiro Poersch, primeiro prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon nomeado pelo Governo Militar de 1964. 
Imagem: Acervo Memoria Rondonense
Dealmo Selmiro Poersch, primeiro prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon nomeado pelo Governo Militar de 1964. Imagem: Acervo Memoria Rondonense
Comunicador Dorival Weber fotografado no começo de sua apresentação do programa
Comunicador Dorival Weber fotografado no começo de sua apresentação do programa "Bom Domingo". Imagem: Acervo Dorival Weber - FOTO 2 -
D. Inácio Krause, primeiro administrador apostólico da Diocese de Toledo. 
Imagem: Acervo  
http://zdieciadompolskicdt.blogspot.com.br/ - FOTO 3 -
D. Inácio Krause, primeiro administrador apostólico da Diocese de Toledo. Imagem: Acervo http://zdieciadompolskicdt.blogspot.com.br/ - FOTO 3 -
Empresário Danilo Vendrusculo, de Foz do Iguaçu, que assumiu o Programa Oeste de Desenvolvimento, em fevereiro de 2017. 
Imagem: Acervo Caciopar - FOTO 4 - ,
Empresário Danilo Vendrusculo, de Foz do Iguaçu, que assumiu o Programa Oeste de Desenvolvimento, em fevereiro de 2017. Imagem: Acervo Caciopar - FOTO 4 - ,
Arlete Bendo, assessora de cooperativismo da Copagril, ministrando o curso para secretárias e tesoureiras. 
Imagem: Comunicação Copagril - Crédito: Carina Ribeiro - FOTO 5 -
Arlete Bendo, assessora de cooperativismo da Copagril, ministrando o curso para secretárias e tesoureiras. Imagem: Comunicação Copagril - Crédito: Carina Ribeiro - FOTO 5 -

======================================================================================================

1954 - Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal pioneiro Irica (nascida Schrank)¹ e Oscar Kaefer², procedente de Piratuba (SC), onde saíram em viagem no dia 04 de fevereiro, na companhia dos filhos³ Renato e Nelson.

¹ É filha do casal Ella (nascida Morich) e Alfredo Schrank e neta dos casais Guilhermina (nascida Silva) e Guilherme Schrank, e  . Nasceu em Nova Petrópolis (RS). 

² É filho do casal Hilda (nascida Weber) e Afonso Kaefer. É natural de Ipira (SC). 

O casal Irica e Oscar Kaefer mudaram-se para a então vila de General Rondon com o propósito de cultivar café, motivados pelo sucesso  lucrativo fácil na cultura como alardeado pela colonizadora.

No entanto, as sucessivas geadas revelam que o cultivo do café não era uma atividade econômica confiável e promissora na região. Com o fracasso no plantio do arbusto, o casal volta-se ao ramo da fotografia, atividade que já exercia em Santa Catarina, e instala o primeiro stúdio fotográfico de Marechal Cândido Rondon, com o qual permanecem em atividade até 1990 (colaboraram Irica e Renato Kaefer). 

_______________________________

1960 - Toma posse como primeiro administrador apostólico da néo diocese de Toledo, dom Ignácio Krause¹. (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo. Toledo: Gráfica& Editora GFM, 2009, p. 32). -- FOTO 3 --

¹ Dom Inácio Krause (assim consta o nome na lápide de sua sepultura no cemitério de Araucária, PR) nasceu em Mielno, Polônia, em 09 de junho de 1896 e faleceu em 31 de agosto de 1984, na cidade de Araucária, PR. Oficialmente, era bispo titular Sunteh, China. Foi ordenado padre em 1919. Enviado ao Brasil em 1920, atuou em Prudentópolis por nove anos. Exemplo de dedicação ao trabalho pastoral, a sua congregação, os padres lazaristas, o designa para ser o superior da nova missão que os confrades estavam abrindo na China. Em 13 de janeiro de 1944, o Vaticano o nomeou bispo de Shunteh, em reconhecimento por seu zelo apostólico. Contudo com a vitória do maioístas, é expulso da China e demais membros de sua congregação e de outras. 

Por decisão de seus superiores, é reenviado ao Brasil. Assumiu aqui várias funções, entre elas, a de bispo-auxiliar de Curitiba e administrador apostólico de Joinville (Wikipédia). 

_______________________________

1968 – O então Studio Fotográfico Kaefer, de Marechal Cândido Rondon, torna público via Rádio Difusora, que adquiriu uma máquina fotocopiadora, de serviço rápido de 29 segundos por cópia.

________________________________

1969 – É anunciado pela Rádio Difusora que o então vice prefeito Dealmo Selmiro Poersch será nomeado como prefeito interventor de Mal. Cândido Rondon,  pelo presidente da República General Emilio Garrastazu Médici¹.

¹ Quem nomeou o senhor Dealmo Selmiro Poersch para o cargo de prefeito municipal, foi o governador Paulo da Cruz Pimentel (nota do pesquisador).

_____________________________________

1978 - Falece o pioneiro rondonense Jacó Schweigert, aos 81 anos de idade. Chegou a Marechal Cândido Rondon procedente da cidade de Ijuí, RS, em 1952.

Era nascido na Rússia. Foi durante muitos anos presidente da Primeira Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon (Rádio Difusora Rondon. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 41, de 16.01.1978 a 23.02.1978).

________________________________

1982 - Estreia na Rádio Educadora Marechal AM, de Marechal Rondon, com o programa "Bom Domingo", o comunicador Dorival Weber.

O referido programa é um dos fortes atrativos do rádio regional nas manhãs de domingo, a partir das 09h30 até ao meio-dia, na apresentação de músicas alemãs, italianas e gaúchas, com destaque para a interpretação de música com instrumentos de sopro (informações de Dorival Weber).

________________________________

2015 -  Acontece a inauguração da creche municipal no Bairro São Mateus, com o nome de Centro Municipal de Educação Infantil Jardim Primavera (O Presente).

_______________________________

2017 - Assume a presidência do Programa Oeste em Desenvolvimento, o senhor Danilo Vendrusculo, vice-presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), em subsituição ao empresário e arquiteto Mário César Costenaro (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10.02.2017, p. 11). -- FOTO 4 --

_______________________________

2017 - O jornal O Presente noticia que o agendamento de transporte de pacientes que antes aconteciam na Prefeitura Municipal, foi transferido para a antiga sede da extinta Codecar, a Rua D. João VI (O Presente, ed. 07.02.2017, p. 11). 

_______________________________

2017 - Acontece a eleição da primeira mesa diretora do recém criado Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Marechal Cândido Rondon - CODEMAR - (O Presente, ed. 10.02.2017, p.12). 

_______________________________

2019 - Atendendo solicitação do Ministério Público, o juiz da Vara Criminal da comarca de Marechal Cândido Rondon, Clairton Spinassi, determina a transferência do vereador rondonense Adelar Neumann para a penitenciária de Foz do Iguaçu. 

Como a Vara de Execuções Penais e Correegoria dos Presídios da comarca de Foz do Iguaçu comunicou que a competência para o caso é da Vara de Execuções de Cascavel, o edil detido foi transferido para a penitenciária daquela cidade (O Presente, ed. 12.02.2019, p. 06). 

Ver mais, clique aqui.

_________________________________

2019 - Com a proposta de aprimorar e otimizar suas funções, a Cooperativa Agroindustrial Copagril realiza treinamento para as mulheres ocupantes de cargos de secretárias e tesoureiras nos comitês femininos e na Associação dos Comitês Femininos da Copagril (ACFC). 

O curso foi administrado no centro administrativo da cooperativa pela assessora de cooperativismo, Arlete Bendo. -- FOTO 5 -- 

_______________________________________

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados