Acontecimentos históricos do dia 8 de Fevereiro

1978 - É divulgado o resultado do concurso dos blocos carnavalescos do Carnaval do Clube Concórdia: 1º - lugar em originalidade e classificação geral: Os Palhaços (...)

Bloco carnavalesco
Bloco carnavalesco "Os Palhaços", campeão do Carnaval 1978, do Clube Concórdia. Fotografia tirada na sede da Reveral, local de concentração do bloco. Imagem: Acerco Marlene Datsch
"Colono Samba", bloco carnavelesco que surgiu inesperadamente no Carnaval rondonense de 1978.
Pioneiro toledano Ernesto Wiezzer com a esposa Gentila Luiz Ruaro e três filho do casal.
Imagem: Acervo Museu Histórico Willy Barth, de Toledo. - FOTO 3 -
Pioneiro toledano Ernesto Wiezzer com a esposa Gentila Luiz Ruaro e três filho do casal. Imagem: Acervo Museu Histórico Willy Barth, de Toledo. - FOTO 3 -
Perspectiva do projeto do Núcleo de Recria de Matrizes e Produção de Ovos Férteis da Copagril. 
Imagem: Acervo Cooperativa Agroindustrial Copagril - FOTO 4 -
Perspectiva do projeto do Núcleo de Recria de Matrizes e Produção de Ovos Férteis da Copagril. Imagem: Acervo Cooperativa Agroindustrial Copagril - FOTO 4 -
Comissão provisória do PPL de Marechal Cândido Rondon. 
Da direita a esquerda:  Silvia Mayer,  Emanuele Cristine dos Santos, cabo Roseli Schmidt, deputado estadual Marcio Pacheco (PPL), cabo Gilson Trimpler, Charles Hoppen e Leandro Almeida. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 5 -
Comissão provisória do PPL de Marechal Cândido Rondon. Da direita a esquerda: Silvia Mayer, Emanuele Cristine dos Santos, cabo Roseli Schmidt, deputado estadual Marcio Pacheco (PPL), cabo Gilson Trimpler, Charles Hoppen e Leandro Almeida. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 5 -
Volante Naydjel Callebe com os pais Carla Boroski e Nilson Strohschein depois do incêndio no CT do Clube Regatas Falamengo. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -
Volante Naydjel Callebe com os pais Carla Boroski e Nilson Strohschein depois do incêndio no CT do Clube Regatas Falamengo. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -

======================================================================================================

1961 - Falece na cidade de Toledo o pioneiro Ernesto Wiezzer, natural de São Marcos (RS), onde nasceu em 26 de março de 1916. Veio a Toledo em 1946 convidado por Alfredo Ruaro, primeiro diretor da Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A (Maripá).

Começou trabalhando como motorista encarregado da retirada de toras de madeiras das matas pertencentes a empresa e supervisor da formação delas em "jangadas¹" em Porto Britânia (no atual município de Pato Bragado e agora submerso pelo reservatório da Itaipu Binacional), para transportá-las pelo Rio Paraná até os centros madeireiros argentinos. Paralelamente dava apoio Zulmiro Ruaro, irmão de Alfredo Ruaro, no processo colonizatório da antiga Fazenda Britânia.

Também teve sociedade na empresa Comercial do Oeste do Paraná, na cidade de Toledo, exercendo a função de sócio-gerente até meados de 1950. 

Ernesto Wiezzer  casou em 27 de fevereiro de 1938 com Gentila Luiza Ruaro e com ela formou família com o nascimento dos filhos Moema Líbera, Clenar Terezinha², João Alberto, Antonio Rafael, Ana Maria e José Luiz. 

O falecimento do pioneiro se deu em 08 de fevereiro de 1961 e seus restos mortais estão depositados na cripta da Catedral Cristo-Rei, da cidade de Toledo (COLOGNESE et alli. Ruas de Toledo - Identidades que se cruzam. Cascavel: Edunioeste, 2011, p. 210). -- FOTO 3 --
 

¹ É a junção de dezenas de toras amarradas umas às outras por cabos de aço ou outro material, formando um espécie de ilha flutuante que segue rio abaixo até os pontos de comercialização ou beneficimento madeireiro (nota do pesquisador).
 

² Chegou de mudança em Toledo em 09 de fevereiro de 1948, na companhia dos pais e irmãos. Dos 12 aos 15 anos foi secretária do padre Antonio Patuí, 1º paroco da Igreja Cristo-Rei, na cidade de Toledo,  a primeira construída no projeto colonizatório da Maripá. Atuou como datilógrafa na secretaria paroquial.  Após os 15 anos foi trabalhar no Judiciário local permanecendo ali por 52 anos até aposentar-se (WEBER, Paulo Júnior. Os 80 anos de Clenar Formighieri dedicados à família e à fé. Revista Cristo-Rei, Toledo, ano XXIV, n. 259, p. 80 e 81, mai., 2020). 
 

Como secretária paroquial e depois serventuária da Justiça, a pioneira atendeu a demanda da comunidade católica rondonense e quatropontense até que estas terem suas próprias paróquias; e Marechal Cândido Rondon ser comarca (nota do pesquisador

________________________________________

1970 – Acontece o lançamento da pedra fundamental da nova  e atual igreja católica de Novo Horizonte (nota do pesquisador).

________________________________

1978 - É divulgado o resultado do concurso dos blocos carnavalescos do Carnaval do Clube Concórdia: 1º - lugar em originalidade e classificação geral: Os Palhaços. A classificação gerou protestos de foliões e de outros blocos carnavalescos. 

No último baile  carnavalesco do ano do Clube Concórdia se apresentou inesperadamente um novo bloco carnalesco, o "Colono Samba", formado por casais que participaram isoladamentedos bailes anteriores. O estandarte do novo grupo, era uma enxada (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 41, de 16.01.1978 a 23.02.1978). -- FOTOS 1 e 2 -- 

_______________________________

1978 - A então Livraria e Papelaria Cometa começa a funcionar em novas instalações¹ próximas ao Colégio Rui Barbosa (Rádio Difusora Rondon, AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 41, de 16.01.1978 a 23.02.1978).
 

¹ Anos mais tarde, a empresa  de propriedade de Romeu Gebauer, construiu um novo prédio à Rua Sete de Setembro, entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Rua Santa Catarina (nota do pesquisador).

_________________________________

2014 - É registrada a segunda maior temperatura em Marechal Cândido Rondon, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET - que começou a registrar o comportamento climático no município, a partir de 2006: 39.2° Celsius (O Presente. Marechal Cândido Rondon:  ed. 24.02.2017, p. 15).

_______________________________

2016 - A Copagril inicia o alojamento do primeiro lote de matrizes no Núcleo de Recria de Matrizes e Produção de Ovos Férteis, de sua propriedade, na localidade de Bela Vista, Guaíra.

Nesta primeira etapa foram alojados 4,8 mil machos e 44 mil fêmeas, divididos em quatro aviários (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18.02.2016, p. 22). -- FOTO 4 --

_______________________________

2018 - É formada a comissão provisória do Partido Pátria Livre (PPL), de Marechal Cândido Rondon. Presidente: cabo Roseli Schmidt, vice-presidente cabo Gilson Trimpler, tesoureiro: Charles Hoppen, secretária: Silvia Mayer; PPL Mulher, Emanuele Cristine dos Santos; e PPL Jovem, Leandro Almeida (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08.05.2018, p. 10 e 12). -- FOTO 5 -- 

____________________________________

2019 - É concluído o trabalho de colocação das placas de identificação das ruas da sede distrital rondonense de Porto Mendes (O Presente. Marechal Cândido Rondon:  ed. 12.02.2019, p. 08). 

______________________________________

2019 - Incêndio atinge o Centro de Treinamento (CT) do Clube de Regatas Flamengo, na cidade do Rio Janeiro, ocasionando a morte de dez atletas adolescentes e três feridos. 

Encontrava-se no CT na hora do incêndio o adolescente rondonense Naydjel Callebe Strohschein que havia sido contratado pelo clube carioca para treinamento e aprimoramento no futebol. O atleta saiu ileso do episódio (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 12.02.2019, p. 20 e 21). -- FOTO 6 --

______________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados