Acontecimentos históricos do dia 9 de Fevereiro

1920 - É celebrado o primeiro culto no Paraná da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), na localidade Rio de Areia (...)

Antiga casa pastoral e igreja da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), em Cruz Machado (PR)>
Imagem: Acervo IELB  - FOTO 1 -
Antiga casa pastoral e igreja da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), em Cruz Machado (PR)> Imagem: Acervo IELB - FOTO 1 -
Reverendo José Beck, primeiro pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) a ser instalado no Estado do Paraná.
Imagem: Acervo IELB - FOTO 2 -
Reverendo José Beck, primeiro pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) a ser instalado no Estado do Paraná. Imagem: Acervo IELB - FOTO 2 -
A pioneira Hildegard Weimann, falecida em 09 de fevereiro de 2001, no dia de seu casamento com Herbert Boroski, em 23 de junho de 1956. 
Imagem: Acervo Cláudio e Merci Lindner - FOTO 3 -
A pioneira Hildegard Weimann, falecida em 09 de fevereiro de 2001, no dia de seu casamento com Herbert Boroski, em 23 de junho de 1956. Imagem: Acervo Cláudio e Merci Lindner - FOTO 3 -
Estragos causados pelo temporal de 09 de fevereiro de 2017. 
Imagem: Acervo Portal Rondon - FOTO 4 -
Estragos causados pelo temporal de 09 de fevereiro de 2017. Imagem: Acervo Portal Rondon - FOTO 4 -
Destaque do jornal o Presente quanto a participação de mesatenistas rondonenses no 3º Torneio Aberto de Mesa da cidade de Maringá, em fevereiro de 2019. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 5 -
Destaque do jornal o Presente quanto a participação de mesatenistas rondonenses no 3º Torneio Aberto de Mesa da cidade de Maringá, em fevereiro de 2019. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 5 -
Recorte do jornal O Presente sobre a participação de atletas rondonenses no Sul-Americano de Jiu-Jitsu, na cidade de Florianópolis, em fevereiro de 2019. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -
Recorte do jornal O Presente sobre a participação de atletas rondonenses no Sul-Americano de Jiu-Jitsu, na cidade de Florianópolis, em fevereiro de 2019. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -
Padre Jauri Strieder com o bispo diocesano João Carlos Senehme por ocasião de posse como pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, de Pato Bragado.
Imagem: Acervo Sérgio Luiz Spies - FOTO 7 -
Padre Jauri Strieder com o bispo diocesano João Carlos Senehme por ocasião de posse como pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, de Pato Bragado. Imagem: Acervo Sérgio Luiz Spies - FOTO 7 -
Cartaz-convite para a etapa de Marechal Cândido Rondon do Cicloturismo Regional 2019.
Imagem: Acervo Adetur - FOTO 8 -
Cartaz-convite para a etapa de Marechal Cândido Rondon do Cicloturismo Regional 2019. Imagem: Acervo Adetur - FOTO 8 -
Prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Marcio Andrei Rauber, dando início a etapa de Marechal Cândido Rondon do Cicloturismo Regional 2019. 
Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 9 -
Prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Marcio Andrei Rauber, dando início a etapa de Marechal Cândido Rondon do Cicloturismo Regional 2019. Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 9 -

======================================================================================================

1920 - É celebrado o primeiro culto no Paraná da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), na localidade Rio de Areia, no atual município de Cruz Machado.  A celebração foi oficiada na residência do pioneiro Joseph Mundel, de origem gaúcha, de Getúlio Vargas, pelos pastores John F. K. Busch, da comunidade do pioneiro no Rio Grande do Sul; Conrad J. Wachholz, de Marcelino Ramos (RS) e Emil Müller, de Porto Alegre, presidente do distrito eclesiástico. 

O primeiro pastor a ser instalado no Paraná foi o reverendo Germano José Beck. -- FOTOS 1 e 2 --

Ver mais, clique aqui.

_________________________________  

1969 - É eleita a nova diretoria da igreja matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon:

Presidente: Adelmo Maldaner

Vice-presidente: Irio Jacb Welp

Secretário: Dr. Helio Hidetoshi Sakuragui

2º Secretário: Dr. Herbert Knobloch

Tesoureiro: Joseph Wenzel

2º tesoureiro: Ivo da Cunha

Conselho Fiscal: Onofre Machado de Souza, Pedro Welter e Dr. Jossoé do Amaral Campos.

_______________________________

1969 - É eleita a nova diretoria do Esporte Clube Botafogo, de Marechal Cândido Rondon:

Presidente: Edmar Lohmann

Vice-presidente: Bento Schüller

Secretário: Bruno Limberger

2º Secretário: Ivo Limberger

Tesoureiro: Selvino Dierings

2º tesoureiro: Juliano Reichert

Diretor Social: Otto Krampe

Diretor Esportivo: Ronarte Schulz

_______________________________

1970 – O pastor Ei Brunning, da cidade Cheyenne, do estado de Wyoming, USA, faz visita de inspeção às comunidades de confissão evangélica congregacional da América do Sul. Nesta data, visita a comunidade de Marechal Cândido Rondon.

______________________________

1976 – Em função de contrato firmado, a mecânica de Ilo Darci Weirich começa a atender na unidade de mecânica da empresa Irmãos von Borstel, na época revendedora da Volkswagen.

______________________________

1977 – Assume funções junto ao escritório da então Acarpa, em Marechal Cândido Rondon, a engenheira Núbia Maria Vasconcellos, natural da cidade de Tapejara, PR, para prestar assistência técnica aos agricultores no cultivo de trigo, soja e na conservação de solos.

______________________________

 1977 - Acontece no distrito de Quatro Pontes o assassinato da sra. Cecília Melita Braun Faccini, com arma de fogo, tipo espingarda, perpetrado por seu esposo Benoni Meloge Faccini. Após assassinar a esposa, Benoni suicida-se com um tiro na cabeça.

______________________________

1978 - Em nota à imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon divulga calendário de datas de reuniões no distrito de Margarida, visando a eletrificação rural, sempre com início às 08 horas: 

10.02 - Linha Greff; 11.02 - Linha São Bernardo; 13.02: Linha São Cristóvão; 14.02 - Linha São João Batista; 15.02 - Linha Flor do Sertão; 16.02 : Linha Campos Sales; 17.02 - Linha Wilhelms; e 18.02 - Escola Municipal Padre Manoel da Nóbrega, na Linha Furão (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 41, de 16.01.1978 a 23.02.1978). 

_______________________________

1978 - É nomeado como diretor do Departamento de Cultura, o professor Ademir Pardo, procedente do então Colégio David Carneiro, onde lecionou Contabilidade Comercial e Bancária (Rádio Difusora do Paraná AM.  Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 41, de 16.01.1978 a 23.02.1978).

_______________________________

2001 – Falece a pioneira Hildegard (nascida Weimann Boroski), esposa de Herbert Boroski e filha do casal pioneiro Edmund e Wanda Weimann (colaborou Merci Viteck Lindner). -- FOTO 3 --

_____________________________________

2014 - Foi o dia de maior precipitação pluviométrica na sede municipal de Marechal Cândido Rondon durante o mês de fevereiro: 19mm. 

_____________________________________

2017 - Um temporal atinge a cidade de Marechal Cândido Rondon e provoca muitos estragos em alguns bairros.  -- FOTO 4 --

O portal de notícias "Portal Rondon" publicou a seguinte matéria  sobre a tempestade:

Um temporal atingiu Marechal Cândido Rondon durante a noite desta quinta-feira (09). A chuva acompanhada de vento forte durou cerca de 45 minutos, tempo suficiente para causar estragos.

Várias casas foram destelhadas no perímetro urbano, especialmente no Loteamento Barcelona, Loteamento Augusto I e II, Higienópolis e no distrito de Novo Três Passos, onde a força do vento foi maior.

Equipes do Corpo de Bombeiros entregaram lonas para a cobertura de casas destelhadas. Funcionários da Prefeitura de Marechal também auxiliaram na remoção de várias árvores e galhos, que caíram em diversos pontos da cidade. 

A Copel foi acionada, pois faltou energia devido aos vários fios da rede elétrica que foram danificadas pelo temporal.

Os danos causados e a quantidade de atingidos ainda estão sendo apurados, mas extra-oficialmente estima-se que pelo menos 30 casas foram destelhadas. A quantidade de postes e árvores caídas pode ser ainda maior. 

____________________________________

2019 - É aberto e vai até o dia seguinte, o 3º Torneio de Tênis da Mesa, na cidade de Maringá (PR), com a participação de quatro mesatenistas rondonenses (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 12.02.2019, p. 25). -- FOTO 5 --

________________________________________

2019 - Começa e vai até o dia seguinte, na cidade de Florianópolis (SC), o Sul Americano de Jiu-Jitsu, com a participação dos atletas rondonense Victor Sabino e Reginaldo Lucas (O Presente, ed. 12.02.2019, p. 25). -- FOTO 6 --

________________________________________

2020 - Assume como pároco da Paróquia Católica São Luiz Gonzaga, da cidade de Pato Bragado (PR), a padre Jauri Strieder, em instalação presidida pelo bispo diocesano João Carlos Seneme. O novo pároco substitui o padre Valdecir Trajano que foi designado para a Paróquia Sagrada Família na cidade de Toledo (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --

_________________________________________

2020 - Acontece na cidade de Marechal Cândido Rondon a 1ª etapa do Cicloturismo Regional 2020 (7ª edição), com a participação de 1.228 ciclistas inscritos mais as participações não registradas. A promoção do evento é da  Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (ADETUR) e a organização da etapa da Associação Rondonense de Ciclismo (ARC) coordenada pelo empresário e ciclista rondonense Paulo Rodrigo Copetti (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed.  07.02.01.2020, p. 31 e 11.02.2020, p. 02, 24 e 25) . -- FOTOS 8 e 9 --

Ver vídeo, clique aqui

________________________________

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados