Acontecimentos históricos do dia 10 de Março

1963 – Chega a Marechal Cândido Rondon e assume como segundo vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, o Padre Cristiano Wiemann (SVD) [...]

Padre Cristiano Weimann SVD recebendo a estola, simbolo da autoridade sacerdotal, de seu confrade João Assmann SVD, que lhe antecedeu como vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da sede municipal de Marechal Rondon. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 1 -
Padre Cristiano Weimann SVD recebendo a estola, simbolo da autoridade sacerdotal, de seu confrade João Assmann SVD, que lhe antecedeu como vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da sede municipal de Marechal Rondon. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 1 -
Noivos Maria Magdalena do Amaral e Abrelino Ferreira Smaniotto. 
Imagem: Acervo Cirley Smaniotto Fuchs - FOTO 2 _
Noivos Maria Magdalena do Amaral e Abrelino Ferreira Smaniotto. Imagem: Acervo Cirley Smaniotto Fuchs - FOTO 2 _
O casal de noivos Werner Güttges e Ignes Schneider, com seus pais. 
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 3 -
O casal de noivos Werner Güttges e Ignes Schneider, com seus pais. Imagem: Acervo pessoal - FOTO 3 -
Pioneiro e agricultor Alfredo Kunkel falecido em 10 de março de 2017.
Imagem: Acervo O Presente Digital - FOTO 4 -
Pioneiro e agricultor Alfredo Kunkel falecido em 10 de março de 2017. Imagem: Acervo O Presente Digital - FOTO 4 -

1959 - Casam-se na cidade de Tenente Portela, RS, os jovens Maria Magdalena do Amaral e Abrelino Smaniotto, casal pioneiro de Marechal Cãndido Rondon.  Ela filha do casal Luiza (nascida Wohlemberger) e Domingo do Amaral; e ele filho de Romana (nascida Ferreira) e Ernesto Smaniotto (Mensagem recebida de Cirley Smaniotto Fuchs, em 07 de agosto de 2017). -- FOTO 2 -- 

 ___________________________________         

1963 – Chega a Marechal Cândido Rondon e assume como segundo vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, o Padre Cristiano Wiemann (SVD), natural da Áustria e permanece na função até 29 de dezembro de 1969. (PAWELKE, Joachim. Ficando rico no oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon, PR, 1970, p. 38). -- FOTO 1 -- 

____________________________________

1968 – Falece o atleta Luiz Rafaelli, do então Brasil Esporte Clube, de Quatro Pontes, durante partida com o então Esporte Clube Paraná, da Linha Horizonte, vítima de ataque cardíaco.

____________________________________

1970 – Começa o primeiro curso de formação de lideranças cooperativas promovido pela então Acarpa, Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário e Banco do Brasil.

____________________________________

1971 – É fundado na antiga sede social da Sociedade Cantores Aliança,  o então Clube de Caça e Pesca. Na oportunidade, foi eleita diretoria assim composta:

           Presidente: Noroaldo Boska

           Vice-Presidente: Dr. Renato Guzzoni

            Tesoureiro: Josef Wenzler

            Sócios fundadores: Leo Borgmann, Dorneles Joachins, Dr. Renato Guzzoni, Carlos Vanzin, Daltro Paluch, Josef Wenzler, Pedro Welter, Virgiliano Callai, Vitorino Angeli, Dirceu da Cruz Vianna. 

____________________________________

1972 - A Rádio Difusora noticia que entrará em operação a serraria da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, que foi instalada próxima a subestaçãoi da Copel, hoje dentro do campus da Unioeste. A serraria anos mais tarde foi desativada quando as construções públicas começaram a feitas em alvenaria. 

           Com o início das operações da serraria, o então prefeito municipal Dealmo Selmiro Poersch anunciou a construção das seguintes escolas: 

            - Escola Municipal XV de Novembro, com duas salas de aula, na Linha Guavirá; 

            - Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, com duas salas de aula, na Linha São Bernado, no distrito de Margarida; 

            - Escola Municipal Caetano Munhoz da Rocha, com 4 salas de aula, na Esquina Guaçu, no então distrito de Mercedes; 

            - Escola Municipal Castro Alves, com 4 salas de aula, na Linha Bela Vista, hoje Vila Bela Vista, no distrito de Iguiporã; 

            - Escola Municipal Jorge Lacerda, com 1 sala de uala, na Linha Sanga Guilherme, no então distrito de Mercedes; e

              também duas unidades, de 1 sala cada uma, nas localidades de Três Voltas e Linha Princesa, essa última no então distrito de Pato Bragado. 

              (Fonte: Rádio Diusora Rondon, o Mundo em Revista: vol. 15, de 18.2.1972 a 17.6.1972). 

____________________________________

1972 - A Rádio Difusora noticia que o Clube Recreativo Esportivo Cristal, da então sede distrital de Pato Bragado, acabara de adquirir o salão de baile Müller, para doravante ser a sede social do clube (Rádio Difusora Rondon, O Mundo em Revista: vol. 15, de 18.2.1972 a 17.6.1972). 

____________________________________

1973 - Casam-se em Pato Bragado, os jovens Werner (Bengala) Güttges e Ignez Schneider. O casal atualmente é proprietário da Confeitaria Branca de Neve, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon (Informação de Wilmar Güttges). -- FOTO 3 --

____________________________________

1974 – É inaugurada a extinta Escola Municipal de Linha Maracanã, no distrito de Margarida .

____________________________________

1974 - É inaugurada a então Escola Municipal Gabriel de Lara, na Linha Barra Grande, no então distrito de Entre Rios.

____________________________________

1977 – Visitam o prefeito municipal Almiro Bauermann, os senhores José Geraldo Dominato, gerente regional do extinto Banco Nacional, e José Luiz Vargas, gerente da futura agência da instituição financeira em Marechal Cândido Rondon.   

____________________________________

1978 - A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova o projeto de lei nº 01/1978, que concede o título de cidadão honorário do município ao secretário dos Transportes, Osires Stenghel Guimarães (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 42, p. A-138 e A-139). 

           A concesão do título foi feita em agradecimento ao empenho do secretário na pavimentação asfáltica da rodovia PR-239 (Nota do pesquisador). 

_____________________________________

2006 - Acontece na Prefeitura Municipal a assinatura dos termos de compromisso entre a administração pública de Marechal Cândido Rondon e a Copagril para implementar o Programa de Educação Cooperativista na Escola - Cooperjovem -, com o objetivo de estimular a formação  de consciência inicial sobre cooperativismo nos estudantes de 3ª a 4ª séries da rede municipal de ensino. 

           O projeto começou a ser implantado na Escola Municipal de Margarida e na Escola Municipal Floriano Peixoto, sede distrital de Iguiporã. 

           O Cooperjovem é um projeto fomentado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo - SESCOOP - e tem como objetivo dar suporte ao desenvolvimento das cooperativas vinculadas a Organização das Cooperativas Brasileiras ( Rádio Difusora, Frente Ampla de Notícias: vol. 340, Março/Abril de 2006). 

____________________________________

2015 – O cartório eleitoral da 121ª Zona Eleitoral de Marechal Cândido Rondon recebe  a visita do desembargador – corregedor Luiz Fernando Tomasi Keppen, do TRE-PR, para correição extraordinária. Ao final da correição, o corregedor deu a conhecer que encontrou o Cartório a contento.  

____________________________________

2015 -  É sepultado no cemitério público de Marechal Cândido Rondon o corpo do rondonense e advogado Ivanir Adilson Stülp, assassinado na cidade de Boa Vista, capital de Roraina, vítima de latrocínio.

____________________________________

2017 - Falece, às 23horas e 50 minutos,  o pioneiro e agricultor Alfredo Kunkel. De 1979 a 1987, foi diretor-presidente da atual Cooperativa Agroindustrial Copagril e fundador e associado número 1 da então Cooperativa de Crédto Credilago, atual Sicredi Aliança PR/SP  -- FOTO 4 -- 

____________________________________

2017 - Acontece reunião entre os dirigente da Liga Rondonense de Esportes e das equipes inscritas para o Campeonato Municipal de Futebol 2017, de Marechal Cândido Rondon, - Troféu Cercar/SICOOB/Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon.

          Equipes inscritas para o campeonato: AACC, Botafogo/Jardim Barcelona, Corinthians (sede distrital de Margarida), Grêmio Aimoré/Santo Amaro, São Lucas/Clube Lira, São Remo e 3AC (O Presente, ed. 14.03.2017, p. 32).

____________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS


Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados