Acontecimentos históricos do dia 11 de Março

1966 – Chega de mudança a Marechal Cândido Rondon, o casal Almiro e Selmira (Dahmer) Bauermann, procedente do município de Luzerna, SC [...]

Almiro Bauermann , esposa Selmira e a filha ... no dia de sua posse como segundo prefeito nomeado da cidade de Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo Almiro e Selmira Bauermann - FOTO 1 -
Almiro Bauermann , esposa Selmira e a filha ... no dia de sua posse como segundo prefeito nomeado da cidade de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo Almiro e Selmira Bauermann - FOTO 1 -
O pioneiro Bertoldo Grun no dia de seu casamento com a pioneira Lilli Weimann, em 27 de dezembro de 1952. 
Imagem: Acervo Claudio e Merci Lindner - FOTO 2 -
O pioneiro Bertoldo Grun no dia de seu casamento com a pioneira Lilli Weimann, em 27 de dezembro de 1952. Imagem: Acervo Claudio e Merci Lindner - FOTO 2 -
Casal rondonense pioneiro Maria Magdalena e Abrelino Smaniotto fotografado durante a comemoração das Bodas de Ouro. 
Imagem: Acervo Cirley Smaniotto Fuchs - FOTO 3 -
Casal rondonense pioneiro Maria Magdalena e Abrelino Smaniotto fotografado durante a comemoração das Bodas de Ouro. Imagem: Acervo Cirley Smaniotto Fuchs - FOTO 3 -
Casal Maria Magdalena (nascida do Amaral)  e Abrelino Smaniotto com o bolo comemorativo de suas Bodas de Ouro. 
Imagem: Acervo Cirley Smaniotto Fuchs - FOTO 4 -
Casal Maria Magdalena (nascida do Amaral) e Abrelino Smaniotto com o bolo comemorativo de suas Bodas de Ouro. Imagem: Acervo Cirley Smaniotto Fuchs - FOTO 4 -

1916 - Nasce na cidade de Vacaria, RS, a pioneira toledana Diva Paim Barth, que foi primeira-dama de Toledo e esposa de Willy Barth, diretor-geral da Colonizadora Maripá (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo. Toledo: Gráfica& Editora GFM, 2009, p. 51). 

--------------------------------------

1966 – Chega de mudança a Marechal Cândido Rondon, o casal Almiro e Selmira (Dahmer) Bauermann, procedente do município de Luzerna, SC. Ele foi o segundo prefeito nomeado de Marechal Cândido Rondon, no período que o município integrava a faixa de fronteira de segurança nacional. - FOTO 1 -

----------------------------------------

1977 – É inaugurada a agência do então Banco Nacional, com a presença do diretor-executivo, em prédio próprio, construído na esquina das ruas Santa Catarina e D. João VI, onde hoje( 09.03.2017) funciona a agência do SICOOB.   

--------------------------------------

1978 - A Rádio Difusora registra em seu noticiário que a instalação de lombadas na recém asfaltada rodovia PR-239 - Vila Nova a sede municipal de Marechal Cândido Rondon - já se mostra necessária, porque os condutores de veículos não respeitam o limite da velocidade permitida no referido trecho rodoviário. Outro detalhe na nota, aponta para a displicência dos transeuntes na referida estrada, que sem se importar, ficam caminhando na pista de rolamento (Rádio Difusora Rondon,Frente Ampla de Notícias: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. 137).

--------------------------------------

1978 - Rádio Difusora noticia que o presidente da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - APAE, de Marechal Cândido Rondon, senhor Romeu Saatkamp, tinha recebido comunicado do então deputado Federal Norton Macedo, que este tinha protocolou o pedido de registro da entidade junto ao Minsitério de Educação e Cultura (Rádio Difusora Rondon,Frente Ampla de Notícias: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. 144). 

-------------------------------------

1978 - Inicia  a fase final do campeonato municipal de futebol de salão 1978, no Módulo Esportivo, com a participação das seguintes equipes: Difubrahma, Caveiras, Cristal (de Pato Bragado), 1500, Orgasol e Jotacê (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 42, de 24.02.1978 a 25.04.1978,  p. A-139). 

-----------------------------------

1978 - Em nota a imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, informa que na última viagem à Curitiba, o prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Almiro Bauermann, assinou convênio com a extinta Fundepar - Fundação de Desenvolvimento Educacional do Paraná -, para a construção de 4 salas de aula no Bairro Botafogo (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 43, de 05.04.1978 a 17.05.1978, p. B-46). 

            A construção dessas quatro salas de aula deu origem ao atual complexo da Escola Estadual Frentino Sackser, no citado bairro (Nota do pesquisador). 

------------------------------------

1983 – Falece o pioneiro Bertoldo Grun, esposo de Lili Weimann, filha do casal pioneiro Edmund e Wanda Weimann (Informação recebida de de Merci Lindner, sobrinha do falecido)

--------------------------------------------

2017 - Comemora Bodas de Ouro o casal rondonense pioneiro Maria Magdalena (nascida do Amaral) e Abrelino Ferreira Smaniotto. O casamento aconteceu  na cidade de Tenente Portela, Rio Grande do Sul, em 10 de março de 1959.

            Ela é nascida na cidade de Palmeiras das Missões, RS, filha de Luiza (nascida Wohlemberger) e Domingo do Amaral; e ele  nascido em Santa Rosa, RS, filho de Ramona (nascida Ferreira) e Ernesto Smaniotto. 

            Em 1960 o jovem casal mudou-se para a cidade de Capanema, no sudoeste do Paraná, onde nasceram as filhas  Cicley Teresinha que veio a se casar com Wilson Paris, Cirley Terezinha que casou-se com Jair Carlos Fuchs, e Cerly Luiza que casou com Valmir Martins.

            Dois anos após, a família transferiu residência para São Clemente, no atual município de Santa Helena. Na época, pertencente a Marechal Cândido Rondon. Nessa localidade nasceu a filha Cerleny Maria  que veio a se casar com Altair Rui Drehmer. Assim que começou a residir em São Clemente, a pioneira Maria Magdalena Smaniotto se deslocava até a cidade de Marechal Cândido Rondon para atuar na área da educação. 

            No ano de 1963 ocorre a mudança para a cidade de Marechal Cândido Rondon, onde ainda se encontra a maior parte da família. Nesta cidade nasceram as filhas Celiria que veio a se casar com Sidney Leissmann, e Celi Cristina. Ai também adotaram como filho, Sandro Augusto, nascido na cidade de Amambaí, Mato Grosso do Sul, que casou-se com Tania Taffarel, e reside atualmente na cidade de Santo Antonio do Leste, MS. 

             Em Marechal Cândido Rondon, além das atividades empresariais, o pioneiro Abrelino Smaniotto foi diretor de Viação e Obras Públicas no governo do prefeito municipal Dealmo Selmiro Poersch; e anos depois diretor da extinta CODECAR - Companhia de Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon - na administração de Ariston Limberger.

             Além de professora da rede municipal e estadual de ensino, a senhora Maria Magdalena foi  em Marechal Cândido Rondon, por décadas,  a supervisora da Merenda Escolar  Nesta cidade, o casal Smaniotto foi um dos sócios fundadores do CTG Relembrando os Pagos, que anos depois foi mudado para Centro de Tradições Gaúchas Tertúlia do Paraná, entre outras atividades sócio-culturais (Mensagem recebida de Cirley Smaniotto Fuchs via Facebook e Wahtsapp, em 20.07.2017 e 07.08.2017). 

--------------------------------------

Compartilhe

COMENTÁRIOS



Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados