Acontecimentos históricos do dia 2 de Março

1969 – É inaugurado festivamente o primeiro posto de saúde de Mal. C. Rondon, com a presença do deputado estadual Arnaldo Busatto, secretário de Estado da Saúde.

Arnaldo Faivro Busato, secretário de Estado da Saúde discursando durante o almoço ofericido em sua homenagem pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, pela inauguração do 1º posto de saúde da cidade. 
À esquerda, a 1ª dama Virica (nascida Zarth) Poersch, o prefeito municipal Dealmo Selmiro Poersch, e, à esquerda do secretário, o vereador Berdinand Spitzer e esposa. 
Imagem: Acervo Fundo Fotográfico de Marechal Cândido Rondon - FOTO 1 -
Arnaldo Faivro Busato, secretário de Estado da Saúde discursando durante o almoço ofericido em sua homenagem pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, pela inauguração do 1º posto de saúde da cidade. À esquerda, a 1ª dama Virica (nascida Zarth) Poersch, o prefeito municipal Dealmo Selmiro Poersch, e, à esquerda do secretário, o vereador Berdinand Spitzer e esposa. Imagem: Acervo Fundo Fotográfico de Marechal Cândido Rondon - FOTO 1 -
Pioneiro rondonense Ivo Viteck, no atual município de Quatro Pontes, falecido em março de 1969.
Imagem: Acervo de Claci Ansolin - FOTO 2 -
Pioneiro rondonense Ivo Viteck, no atual município de Quatro Pontes, falecido em março de 1969. Imagem: Acervo de Claci Ansolin - FOTO 2 -
Jovens rondonenses Herta Scheufele e Valdi Tierling que se casaram no começo de março de 1974. à esquerda, pastor Mário Hort.
Imagem: Acervo do casal - FOTO 3 -
Jovens rondonenses Herta Scheufele e Valdi Tierling que se casaram no começo de março de 1974. à esquerda, pastor Mário Hort. Imagem: Acervo do casal - FOTO 3 -
Destaque da extinta revista
Destaque da extinta revista "Recado" (edição nº 03, de 25/07/1974, ano 1) da cidade de Toledo, sobre a visita do secretário da Agricultura, José Cassiano dos Reis Junior, a Marechal Cândido Rondon, em começo de março de 1974. Imagem: Acervo Elisa Schwingel - FOTO 4 -
Ronaldo Pohl , do PSD, que assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura e Políticas Ambientais cd Marechal Rondon, em 02 de março de 2015. 
Imagem; Acervo Imprensa PM-MCR
Crédito: Ademir Herrmann - FOTO 5 -
Ronaldo Pohl , do PSD, que assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura e Políticas Ambientais cd Marechal Rondon, em 02 de março de 2015. Imagem; Acervo Imprensa PM-MCR Crédito: Ademir Herrmann - FOTO 5 -
As 12 candidatas solecionadas para o 27º Concurso de Miss Marechal Cândido Rondon. 
Da esquerda a direita: Karina Aparecida Almeida, Sharon Rayssa Kaiser, Bruna Luiza Schmidt, Cláudia Schlindwein, Camila de Oliveira, Carolina Silva Wendland, Cristine Regina Gregory, Gabriela Steinmacher Bloemer, Marina Eduarda do Nascimento,  Cleciane Storch, Carolina Schneider Schaufeberger, e Djenifer Rhaely Huppes. 
Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 6 -
As 12 candidatas solecionadas para o 27º Concurso de Miss Marechal Cândido Rondon. Da esquerda a direita: Karina Aparecida Almeida, Sharon Rayssa Kaiser, Bruna Luiza Schmidt, Cláudia Schlindwein, Camila de Oliveira, Carolina Silva Wendland, Cristine Regina Gregory, Gabriela Steinmacher Bloemer, Marina Eduarda do Nascimento, Cleciane Storch, Carolina Schneider Schaufeberger, e Djenifer Rhaely Huppes. Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 6 -
Cartaz alusivo a 1ª edição do Carnaval Alemão, em Marechal Cândido Rondon, no parque de Lazer em Porto Mendes. 
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 7 -
Cartaz alusivo a 1ª edição do Carnaval Alemão, em Marechal Cândido Rondon, no parque de Lazer em Porto Mendes. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 7 -
Rondonense Gilberto Duarte de Andrade (Soró) morto no começo de março de 2020.
Imagem: Acervo Arquivo pessoal/Facebook - FOTO 8 -
Rondonense Gilberto Duarte de Andrade (Soró) morto no começo de março de 2020. Imagem: Acervo Arquivo pessoal/Facebook - FOTO 8 -

======================================================================================================

1963 - Ocorre a fundação da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), constituída pela Lei nº 4.214, de 02 de março de 1963. 

Ver mais, clique aqui

_______________________________________

1968 – Começa o sábado inglês, em Marechal Cândido Rondon, através de nota publicada pelos proprietários das quatro relojoarias da sede municipal:  “Queremos por meio desta emissora (Rádio Difusora do Paraná, grifo nosso) tornar público a todos os fregueses das quatro relojoarias desta cidade que as mesmas cerrarão suas portas aos sábados à tarde¹. Portanto, fica esclarecido que as mesmas não atenderão aos sábados à tarde”. A nota foi assinada por Arthur Granich, Rudi Reuter e Edmundo Granich.

¹ A iniciativa dos três empresários foi adotada por outros comerciantes e industriais e vem persistindo na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).

_______________________________

1968 – Acontece no salão paroquial da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, do distrito de Mercedes, a aula inaugural do então Ginásio Willy Barth, da Campanha Nacional dos Educandários Gratuitos – CNEG (hoje CNEC), ministrada pelo senhor Antonio Maximiliano Ceretta.

_______________________________

1969 – Acontece a aula inaugural da primeira turma do curso científico do Instituto Vocacional Rui Barbosa (ex-Ginásio Evangélico Rui Barbosa), de Mal. C. Rondon.

_______________________________

1969 - Falece na cidade de Curitiba, Ivo Witeck,onde estava em tratamento de saúde, o ex-pioneiro do atual município de Quatro Pontes. Seus restos mortais estão sepultados na cripta da catedral da cidade de Toledo (PR).

Segundo a pioneira de Quatro Pontes e primeira professora contratada pela colonizadora Maripá, a família Ivo Witeck foi a terceira a se estabelecer na localidade durante o processo colonizatório. Porém, mais tarde o pioneiro vendeu a propriedade e foi residir com a família no interior do município de Toledo. Ao falecer residia na área suburbana do Jardim Porto Alegre, na sede municipal toledana.

O pioneiro chegou de mudança com a sua família em Quatro Pontes no começo da década de 1950, procedente de Peritiba (SC), de Linha São João. Era natural de São Pedro do Maratá, município de Montenegro (RS), onde nasceu em 12 de janeiro de 1924, filho de Catarina (nascida Michaud) e Leopoldo Witeck. 

Ivo Witeck foi casado com com Irika (por erro de cartório foi registrada Irka) Wolfart, nascida em 27 de dezembro de 1926, filha de Paulina (nascida Allebrandt) e Carlos Alfredo Wolfart. O casal formou família com o nascimento dos filhos: Camila, Camilo, Irineu, Iraci (os quatro nascidos em Santa Catarina), Claudi (Nuki), Claci e Sali (Nena), estes no Paraná (nota do pesquisador). -- FOTO 2 --

Ver mais, clique aqui e aqui.

_________________________________ 

1971 – Despede-se de Marechal Cândido Rondon, com jantar festivo no Clube Concórdia,  o gerente local da agência do extinto Banco Mercantil e Industrial do Paraná, depois Bamerindus¹,  Rogério Dante de Oliveira, transferido para a cidade de Irati. 

_______________________________

1974 - Casam-se na Igreja de Deus, de Marechal Cândido Rondon, os jovens rondonenses Herta Scheufele e Valdi Tierling, em cerimônia oficiada pelo pastor Mário Hort. Ela filha do casal Marta (nascida Tydercke) e Arnoldo Scheufele; e ele filho do casal pioneiro Hedwig (nascida Henke) e Rudolfo Tierling (nota do pesquisador). -- FOTO 3 --

Ver mais, clique aqui

____________________________________

1974 – Visita Marechal Cândido Rondon o secretário de estado da Agricultura do Paraná, senhor Cassiano Ricardo Gomes, para tratar sobre a futura safra de soja (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 02.03.1974, p. 549 e ed. 04.3.1974, p. 555). -- FOTO 4 --

_______________________________

1974 – São inauguradas mais duas salas de aula junto ao então Grupo Escolar Afonso Pena, na sede distrital rondonense de Bom Jardim (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 04.03.1974, p. 555).

_______________________________

1974 - É inaugurada uma sala de aula na localidade de São José, no atual município de Quatro Pontes, pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 04.03.1974, p. 555).

_____________________________________

1977 -  Visitam a cidade de Marechal Cândido Rondon e  recebidos pelo Prefeito Municipal Almiro Bauermann, o coronel Gessy Seroa da Motta – comandante do 1º Batalhão de Fronteiras, sediado na cidade Foz do Iguaçu, e mais o capitão Lidio Ramalho Bittencourt e 1º tenente Osmar Rüdeger, todos do Estado Maior do citado Batalhão.  

_______________________________

1978 - Em nota à imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon informa que recebeu 3.500 livros do Instituto Nacional do Livro, os quais serão distribuídos  entre as 10 salas de leitura existentes no município (Rádio Difusroa Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. 68). 

-------------------------------------

1978 - Rádio Difusora noticia que existe a possibilidade do presidente da Câmara Municipal, vereador Verno Scherer, do então distrito de Pato Bragado, assumir o cargo de prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. 69).

_______________________________

2001 - Pelo Decreto nº 3567, assinado pelo governador Jaime Lerner, o Hospital Regional de Cascavel é transformado em Hospital Universitário do Oeste do Paraná e o transfere para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). 

_____________________________________

2005 - Com a decisão da Copel de não mais receber em sua rede de distibuição a energia produzida pelo biogestor¹ instalado na propriedade de Milton Becker, no município de Quatro Pontes, o suinocultor libera 150 mil toneladas de gás metano na atmosfera e tem um aumento de 5 mil reais/me em sua conta de energia. 

¹ O sistema processava os dejetos de 15 mil suínos e o gás metano produzido movimentava três geradores de energia (COSTA, Luiz Carlos Martins da. Calendário Histórico de Toledo - Cronologia de fatos, registros e curiosidades históricas de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 46). 

________________________________

2015 – O contabilista rondonense Ademir Dreher é empossado como novo delegado do SESCAP-PR para Marechal Rondon e região, em solenidade realizada no auditório da Acimacar, com a presença do presidente da instituição,o senhor Mauro César Kalinke.  

_______________________________

2015 -  Toma posse como secretário de Agricultura e Políticas Ambientais de Marechal Cândido Rondon, Reinaldo Pohl (PSD), em substituição a Hilário Gauer falecido em 30 de janeiro de 2015. -- FOTO 5 --

_______________________________

2018 - Acontece a escolha das 12 candidatas oficiais concorrentes ao Miss Marechal Cândido Rondon 2018, selecionadas entre 18 inscritas para disputa do título.

A seleção das candidatas foi feita por uma comissão integrada por Caroline dos Santos, Jean Augusto Rohloff, Aline Juliane Breunig, Daniele Andressa Schneider e Liraci Sirlene Schaurich Alves. -- FOTO 6 -- 

________________________________

2019 - Acontece a abertura da agenda programática da 1ª edição do Carnaval Alemão no Parque de Lazer Annita Wanderer, junto ao Lago da Itaipu Binacional, na sede distrital rondonense de Porto Mendes, que se seguiu nos dias 04 e 05 de março.

A agenda contou com atrações musicais na apresentação de marchinhas carnavalescas e músicas alemãs estilo oktoberfest, atividades de recreação para crianças e pais  como futebol de sabão e tobogã (O Presente, ed. 101.03.2019, p. 15). -- FOTO 7 --

__________________________________ 

2020 - É assassinado o músico rondonense Gilberto Duarte de Andrade (Soró), por volta das 20 horas, em frente à porta de sua quitinete localizada em prédio localizado na Travessa Santo Cristo, na confluência com a Avenida Irio Jacob Welp, em Marechal Cândido Rondon. Os motivos do crime são desconhecidos (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --

__________________________________           

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados