Acontecimentos históricos do dia 30 de Março

1967 – Renuncia ao mandato de vereador o senhor Helmuth Priesnitz, em virtude de mudança para a cidade de Toledo.

Vereador Helmuth Priesnitz discursando na entrega da primeira patrola a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo Família de Arlindo e Norma Lamb - FOTO 1 -
Vereador Helmuth Priesnitz discursando na entrega da primeira patrola a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo Família de Arlindo e Norma Lamb - FOTO 1 -
Empresários Arno Kunzler e Paulo Rodrigo Copetti  anunciando o encerramento da sociedade em comum na Editora O Presente Ltda. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 2 -
Empresários Arno Kunzler e Paulo Rodrigo Copetti anunciando o encerramento da sociedade em comum na Editora O Presente Ltda. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 2 -
Pioneiro rondonense Arno Adolfo Henn com a esposa Seli. 
Imagem: Acervo Andrea Henn - FOTO 3 -
Pioneiro rondonense Arno Adolfo Henn com a esposa Seli. Imagem: Acervo Andrea Henn - FOTO 3 -
Residência de madeira em que residiu Arno Adolfo Henn, em Marechal Cândido Rondon, até final de sua vida. 
Imagem: Acervo Andrea Henn - FOTO 4 -
Residência de madeira em que residiu Arno Adolfo Henn, em Marechal Cândido Rondon, até final de sua vida. Imagem: Acervo Andrea Henn - FOTO 4 -
Atleta Lucas Gomes com o troféu de ouro do Thai Force. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 5 -
Atleta Lucas Gomes com o troféu de ouro do Thai Force. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 5 -
Requerimento da Adunioeste a Promotoria Pública da comarca de Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo Rádio Difusora do Paraná - FOTO 7 -
Requerimento da Adunioeste a Promotoria Pública da comarca de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo Rádio Difusora do Paraná - FOTO 7 -

===============================================================================

1969 – É instalado, festivamente, a subprefeitura do distrito rondonense de São Roque. E toma posse como primeiro subprefeito, o senhor Roque Froelich (nota do pesquisador).

_____________________________

1975 - É Domingo de Páscoa. 

______________________________

1977 – É iniciado no auditório do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, curso sobre o cultivo de trigo, administrado pelos técnicos da Acarpa, hoje Emater-PR. Na época, era muito incentivado o cultivo do trigo na região do Oeste do Paraná. 

_____________________________

1978 - Acontece no Módulo Esportivo, às 22 horas,  a final do Campeonato Municipal de Futebol de Salão - Troféu Difusora 1978 -, entre as equipes da Difubrahma¹ e Orgasol².  O jogo foi vencido pela equipe da Orgasol por 2 a 0. Com o resultado a Orgasol conquista o bicampeonato e a equipe da Difubrahma fica com tri-vice-campeonato .

A Rádio Difusora do Paraná, sobre a rivalidade entre as duas equipes, produziu a seguinte matéria:

 A Difubrahma, em 1975, contentou-se com o 4º lugar, e a Orgazol ainda não havia se formado, para o campeonato corrido no princípio do ano. A rivalidade entre as duas equipes começou no dia 19 de outubro de 1975 no torneio do Oeste Paraná Futebol Clube, que foram disputar o título. Terminada empatada no tempo regulamentar, a Difubrahma venceu nos pênaltis, arrebatava o 1º lugar. A partir daquele momento, a Orgazol e a Difubrahma começaram a fazer parte dos maiores clássicos da cidade. Em 1976 viriam a encontrar-se mais uma vez, pelo certame municipal, em disputa do Troféu Difusora, em sua primeira edição. Era a noite de 31 de março de 1976, em que o Aliança precisava de apenas um empate  frente à Jotacê para ser declarada campeã. O resultado mais surpreendente ainda, caiu por 7 tentos a 1. Na disputa do 2º lugar jogaram Difubrahma e Orgazol. No entanto, devido ao resultado anterior, a queda da Aliança, a Difubrahma precisaria também do empate para ser campeã, mas acabou caindo por 4 tentos a 2. Orgazol campeã 1976 e permaneceria na posse do Troféu Difusora pela primeira vez. Difubrahma vice-campeã. 

Veio 1977 nas finais do certame, a Difubrahma derrotaria a Orgazol, no dia 22 de março, pelo placar de 2 tentos a 11. Naquele ano, Difubrahma e Aliança/Renner jogariam a decisão, resultado final 1 a 1, campeão Aliança/Renner pelo saldo de gols, Difubrahma - bi-vice-campeã. 

Dia 16 deste mes pelo certame de 1978, o clássico voltaria a ser assistido por numeroso público, pela fase final do campeonato. Difubrahma 2 Orgazol 1, foi o resultado. Como empataram em pontos ganhos e perdidos na fase final, passarão hoje para a super decisão. A partida será antecipada por futebol de salão entre veteranos da Reveral e Rotary Clube" (Rádio Difusora, Frente Ampla de Notícias: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. A-292,  A-293, A-304,  A-311 e A-315)

 

¹ A Difubrahma era uma associação entre a Rádio Difusora do Paraná e a então Indústria de Bebidas Rondon Ltda., revendedor Brahma, de propriedade do empresário Hedo Schneider e administrado pelo seu filho Walter Schneider (nota do pesquisador).
 

² A equipe Orgasol era ligada a extinta empresa de cereais Orgasol, que tinha entre os sócios majoritários, os senhores Rui Schimmel, Willy Lüdke, Arlindo Alberto Lamb e Emilio Pedde (idem).
 

³ A equipe Aliança/Renner era uma formação entre o Escritório de Contabilidade Aliança, de Egon Normélio Hachmann, e as extintas Lojas Renner, de propriedade da Família Port. A equipe Jotacê estava ligada ao setor jovem da Congregacão Evangélica Luterana Cristo, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (ibidem). 

______________________________

1978 - Em nota a imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon informa que na semana seguinte a entãoCompanhia de Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon (CODECAR) começará a concretagem da piscina semi-olímpica junto ao Módulo Esportivo (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. A- 299) .
 

Atualmente (08.03.2017), a piscina semi-olímpica está localizada dentro do Parque de Exposições Álvaro Dias (nota do pesquisador). 

_____________________________

1986 - É Domingo de Páscoa.

____________________________

2018 - Começa e vai até o dia 01 de abril, em Entre Rios do Oeste, no Parque de Lazer, a agenda programática de eventos do 5º Encontro Sul-Americano da Kayak Fishing (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27.03.2018, p. 23). 

_________________________________

2018 - Em públicação de duas páginas no jornal O Presente, os empresários Arno Kunzler e Paulo Rodrigo Copetti anunciam a fim da sociedade conjunta na Editora O Presente Ltda., publicadora do jornal O Presente, o Presente Digital (site) e do O Presente Rural.

 A parte societária de  Paulo Rodrigo Copetti foi adquirida por Arno Kunzler (O Presente, ed. 30.03.2018, p. 16 e 17). -- FOTO 2 -- 

__________________________________

2018 - Falece o pioneiro rondonense Arno Adolfo Henn que chegou de mudança à então vila de General Rondon, em 17 de fevereiro de 1959, na companhia da esposa Seli (nascida Berger), procedente de Horizontina (RS), da localidade de Cascata do Buricá. O casal veio somente com as malas de roupas e se instalou, até conseguir uma moradia, no hotel da família Reuter. 

A saída no Rio Grande do Sul, foi no dia 24 de fevereiro de 1959, num van da época, na companhia de outros pioneiros. 

Seli Berger e Arno Adolfo Henn se casaram em Horizontina, em 07 de fevereiro de 1959. Ela  nascida em 19 de março de 1939, filha do casal Laura (nascida Nass) e Alfredo Berger. Ele nascido em 13 de abril de 1934, na cidade de Venâncio Aires (RS), filho de Hilda (nascida Peiter) e Paulo Henn. 

Os filhos do casal pioneiro nasceram todos em Marechal Cândido Rondon: Enio Valdir, em 12 de junho de 1959; Iara Eli, em 18 de setembro de 1961; Lurdes Inês, em 27 de junho de 1963; Jorge Luis, em 02 de dezembro de 1965; Carmen Elisa, em 18 de agosto de 1967; e Andrea Henn, em 01 de dezembro de 1974. 

Arno Adolfo Henn veio de Horizontina com a profissão de carpinteiro, ofício que aperfeiçoou em Marechal Cândido Rondon com o mestre-de-obras Hartwig Schade, a ponto de se tornar um exímio construtor de telhados, muito requisitado.  São inúmeras as construções na região de Marechal Cândido Rondon que tem os telhados montados e finalizados (ver galeria, clique aqui) por ele e sua equipe. A sua especialidade era trabalhar com madeira. Algumas moradias desse tipo, também teve a sua participação, inclusive sua própria residência, onde morou até o final de vida. 

Outro especialidade que foi marcante na vida do pioneiro, foi a sua extraordinária habilidade em tocar violino. Por muitos, integrou o extinto conjunto musical  dos Irmãos Rockembach.  Também por décadas foi coralista dos grupos de canto do Clube Aliança e da Igreja Evangélica Martin Luther. Era conhecido no meio musical, como "Pulmão de Aço". 

O corpo de Arno Adolfo Henn foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (colabrou Enio Henn). -- FOTOS 3  e 4 --

_______________________________________

2019 - O atleta rondonense Lucas Gomes conquista o troféu de ouro no Thai Force, na cidade de Cascavel (PR), no circuito regional organizado pela Confederação Brasileira de Muay Thai¹ (O Presente, ed. 02.07.2019, p. 29). -- FOTO 5 --
 

¹ O muay Thai  é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado um esporte nacional.  Ver mais, clique aqui

_______________________________________

2019 - Em nota distribuída às mídias sociais, a Sicredi Aliança PR/SP anuncia que a entidade chegou a R$ 1 bilhão em ativos, cuja soma estava planejada para ser alcançado até o ano de 2010 (O Presente, ed. 19.07.2019, p. 16). -- FOTO 6 --

________________________________________

2019 - São abertas as inscrições para vagas na primeira creche aberta no interior do município de Marechal Cândido Rondon. A unidade foi instalada na sede distrital rondonense de Porto Mendes, junto a Escola Municipal Comandante Luiz Augusto Moraes (O Presente, ed. 09.08.2019, p. 31). 

________________________________________

2020 - O Sindicato de Docentes da Unioeste (ADUNIOESTE), com sede na cidade de Cascavel (PR), diante da notícia de retomada das atividades na indústria e comércio na cidade de Marechal Cândido Rondon, requer ao Ministério Público da comarca a "atuação em defesa da saúde pública e da vida dos cidadãos", e requer consequentemente a "atuação do Promotoria de Justiça objetivando adoção de medidas capazes de impor restrições de circulação e aglomeração em toda a comarca" (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --

_________________________________________

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados