Acontecimentos históricos do dia 4 de Março

1958 – É instalada a então Escola Normal Ginasial Regional General Rondon, hoje Colégio Estadual Eron Domingues (...)

Antigo Cine Ideal localizado à Rua Paraná, nas proximidades da Praça Dealmo Selmiro Poersch, onde aconteceu a solenidade de instalação do atual Colégio Estadual Eron Domigues. 
Imagem: Acervo das Famílias Seyboth e Nied - FOTO 1 -
Antigo Cine Ideal localizado à Rua Paraná, nas proximidades da Praça Dealmo Selmiro Poersch, onde aconteceu a solenidade de instalação do atual Colégio Estadual Eron Domigues. Imagem: Acervo das Famílias Seyboth e Nied - FOTO 1 -
A Banda Municipal de Marechal Cândido Rondon se apresentando na Oktoberfest de 1980. Imagem: Acervo Matias Graff  - FOTO 2 -
A Banda Municipal de Marechal Cândido Rondon se apresentando na Oktoberfest de 1980. Imagem: Acervo Matias Graff - FOTO 2 -
Casal Azelinda e José Malaguti, ele falecido em 1995. 
Imagem: Acervo Lurdes Severlin - FOTO 3 -
Casal Azelinda e José Malaguti, ele falecido em 1995. Imagem: Acervo Lurdes Severlin - FOTO 3 -
Judoca rondonense Felipe Endler Tavares do Nascimento no poidum com a medalha de bronze. 
Imagem: Acervo Imprensa PM-Marechal Cândido Rondon - FOTO 3 -
Judoca rondonense Felipe Endler Tavares do Nascimento no poidum com a medalha de bronze. Imagem: Acervo Imprensa PM-Marechal Cândido Rondon - FOTO 3 -
Renato Antonio Assunção de Oliveira e Bruno Henrique Dalla Vecchia no podium medalhistas de prata e bronze, respectivamente. 
Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 4 -
Renato Antonio Assunção de Oliveira e Bruno Henrique Dalla Vecchia no podium medalhistas de prata e bronze, respectivamente. Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 4 -
Flagrante da pré-largada do circuito - etapa Marechal Cândido Rondon. 
Acervo: Adetur - Crédito : Clóvis Froehlich - FOTO 5 -
Flagrante da pré-largada do circuito - etapa Marechal Cândido Rondon. Acervo: Adetur - Crédito : Clóvis Froehlich - FOTO 5 -
Instante de ciclistas pedalando em estrada do interior do município de Marechal Cândido Rondon. 
Imagens: Acervo Adetur - Crédito: Clóvis Froelich - FOTO 6 -
Instante de ciclistas pedalando em estrada do interior do município de Marechal Cândido Rondon. Imagens: Acervo Adetur - Crédito: Clóvis Froelich - FOTO 6 -
Atletas da Associação Rondonense de Ciclismo, vencedores em Nova Aurora. 
Da esquerda a direita: André Freitag, Jean Michel da Silva, Marcelo Konzen, Marco Aurélio Stenzel e Leonardo Davi Schaufelberg. A moça não foi identificada e é integrante do grupo rondonense.

Imagem: Acervo ARC 
- FOTO 7 -
Atletas da Associação Rondonense de Ciclismo, vencedores em Nova Aurora. Da esquerda a direita: André Freitag, Jean Michel da Silva, Marcelo Konzen, Marco Aurélio Stenzel e Leonardo Davi Schaufelberg. A moça não foi identificada e é integrante do grupo rondonense. Imagem: Acervo ARC - FOTO 7 -
Reportagem do jornal O Presente  referente a comemoração festiva do 60º aniversário do Colégio Estadual Eron Domingues. 
Imagem:  Acervo O Presente - FOTO 8 -
Reportagem do jornal O Presente referente a comemoração festiva do 60º aniversário do Colégio Estadual Eron Domingues. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 8 -
Professor Elói Veit falecido em começo de março de 2020.
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 10 -
Professor Elói Veit falecido em começo de março de 2020. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 10 -
Candidatas ao título de Miss Rondon 2020/2021. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 11 -
Candidatas ao título de Miss Rondon 2020/2021. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 11 -

=====================================================================================================

1958 – É instalada a então Escola Normal Regional Ginasial General Rondon, hoje Colégio Estadual Eron Domingues, em solenidade realizada no antigo cinema¹ da cidade, localizado a Rua Paraná, próximo a atual Praça Dealmo Selmiro Poersch.

 ¹ De propriedade de Edmundo Fagundes de Brito.  

Esta escola pública foi solicitada pelos moradores da então vila de General Rondon ao governador Moisés Lupion quando este visitou a cidade de Toledo, em 1957. A Escola Normal Regional Ginasial General Rondon foi a primeira criada pelo Governo do Estado numa sede distrital.

Foi nomeada como primeira diretora do educandário, a professora Cely Ferreira dos Santos, que permaneceu no cargo até 1959  (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. 83 & O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08.03.2016, p. 15). -- FOTO 1 --

A professora e historiadora Venilda (nascida Mees) Saatkamp que foi uma das primeiras formandas do Ginasial, fez o seguinte relato sobre os anos escolares pioneiros de Marechal Cândido Rondon, em sua página no Facebook, em 12 de fevereiro de 2018:
 

" EU TENHO ORGULHO DE FAZER PARTE DESTA HISTÓRIA, FUI ALUNA DA PRIMEIRA TURMA DA ESCOLA NORMAL REGIONAL DE GRAU GINASIAL E PROFESSORA DE 1971 A 1994 NO GINÁSIO ESTADUAL MARECHAL CÂNDIDO RONDON E COLEGIO ESTADUAL ERON DOMINGUES.
Em 1953 a VILA GENERAL RONDON oferecia formação escolar até o 5º ano. E, havendo elevado número de crianças habilitadas para prosseguir nos estudos, foi feito um levantamento pela Sra. INGRUN SEYBOTH, apoiado pela comunidade. Em 04 de Março de 1958 foi criada e instalada pelo Estado a ESCOLA NORMAL REGIONAL de Grau Ginasial.
Para o ingresso nesta Escola mais de 50 alunos prestaram exame de admissão, orientados pelo professor WALDOMIRO LIESSEM. A mesma se destaca por ter sido a primeira escola na localidade que admitiu um corpo docente só de professoras como segue: CELY FERREIRA DOS SANTOS, ISABEL SCHWAB, MERCIA APARECIDA GUIMARÃES E ZITA EDWIGES DECKS, VINDAS DE PRUDENTÓPOLIS, PARANÁ. Até nesta data os únicos responsáveis pela educação local eram professores.
Até a formação da primeira turma a escola funcionou em três locais. Primeiro nas dependências da Escola Concórdia, no pavilhão da Igreja Luterana Cristo, permanecendo neste local, até meados do ano letivo de 1958. No restante do ano foi transferida para as dependências do Internato, localizado no prolongamento da Rua 12 de Outubro e construído pela Associação Escolar, que estava preocupada com o acesso das crianças do interior à escola. E na sequência, a Escola Isolada Municipal foi ampliada com mais duas salas, anexas as quatro já existentes. Passando a funcionar neste local a partir do início de março de 1959. A primeira diretora desta escola foi a professora CELY FERREIRA DOS SANTOS em 1958 até o início de 1959, seguir a direção passa para a professora IZABEL SCHWAB; em 1960 A PROFESSORA LENIRA TERMES e em 1961 a professora NELIDA RODRIGUES SAMPAIO HEIDMANN.
Em 1962 assume a direção a professora IDALINA JOANA VIANNA GUZZONI permanecendo no cargo até o final do ano letivo em 1967.Em 1968 o cargo passa para CLARA PERCI MORAIS DE OLIVEIRA até o início de 1971.
Na data de 15 de Dezembro de 1964 a Escola Normal Regional através do decreto 4.978 passa a ser Escola Normal Ginasial Marechal Cândido Rondon. No ano de 1967 a Escola Normal Ginasial foi transformada através do Decreto 8.125 de 22 de dezembro de 1967 em Ginásio Estadual Marechal Cândido Rondon. Na sequência deu origem ao atual COLÉGIO ESTADUAL ERON DOMINGUES – Ensino de 1º e 2º graus. Atualmente faz parte do COMPLEXO ESCOLAR MARECHAL CÂNDIDO RONDON, conforme resolução 2.142/77".

_______________________________

1970 – Apresentam-se na Sociedade Cantores Alianças os cantores de ópera Willy Rosenau, Martin Winckler e Helga Becker, da cidade alemã de Baden-Baden.  

_______________________________

1970 – A Rádio Difusora noticia o inicio de funcionamento do então moinho Ind. Com. de Cereais Moinho Rondon Ltda., instalada a Avenida Maripá c/ a Rua Ceará, em Marechal Cândido Rondon, de propriedade Helmuth Kant, Helvino Gebauer e Walter Kant.

Hoje (17.02.2018) parte do prédio abriga a Auto Peças Ribeiro.

_______________________________

1975  - É inaugurado o sistema de telefonia DDD – Discagem Direta à Distância, em Marechal Cândido Rondon, com um telefonema do então governador Emilio Hoffmann Gomes, às 11 horas, ao então Prefeito Municipal Almiro Bauermann.

________________________________

1975 – Visita a cidade de Marechal Cândido Rondon, o missionário alemão Rubin Malzon, da congregação Igreja de Deus, vindo da cidade de Kassel,  Alemanha.

________________________________

1977 – Acontece a inauguração do terminal portuário da Cotriguaçu (formada pelas cooperativas Copacol, Copavel, Cotrefal (hoje Lar), a extinta Coopagro, Copagril, Cooperavale (hoje C-Vale) e Coamo, no Porto de Paranaguá, com quatro armazéns com capacidade total de 120 mil toneladas. A solenidade de inauguração contou com a presença do então Presidente da República, General Ernesto Geisel, do ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, e do governador Jayme Canet Junior. 

Na oportunidade, a Cotriguaçu era presidida pelo senhor Roberto Wypich.

______________________________________

1977 - É realizada a primeira sessão do novo ano legislativo da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, com a presença do prefeito municipal Almiro Bauermann, acompanhado dos secretários Arnold Lamb, se de Administração; Vitor Hugo Borgmann,  de Finanças, Lauro Ohlweiller,  de Viação e Obras Públicas; e Plínio Kleemann, diretor-presidente da Sapam – Serviço Autônomo de Pavimentação de Marechal Cãndido Rondon, para apresentação da Mensagem e Relatório do Executivo ref. ao exercício de 1976.

A apresentação do informativo foi feito pelo secretário municipal de administração, Arnold Lamb.

_________________________________

1977 - O vereador Elio Lino Rusch em requerimento aprovado pela Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, sugere a Administração Municipal a criação de uma banda municipal, a qual foi criada no decurso daquele ano. -- FOTO 2 --

Atualmente (17.02.2018) está transformada em Orquestra da Sopros de Marechal Cândido Rondon.

______________________________

1978 - Em nota a imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon informa sobre o agendamento de reuniões para tratar sobre eletrificação rural, no distrito de Iguiporã: dia 06 de março, às 08 horas, no salão da vila Bom Jardim; e às 14 horas no pavilhão da vila de Bela Vista. 

E dia 07 de março, às 8 horas, no clube da sede distrital Entre Rios; e às 20 horas, no salão da vila de São Roque, distrito de Margarida (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. 88, 89, 104). 

________________________________

1995 - Falece o pioneiro rondonense, morador no distrito de Iguiporã, na Linha Ouro Verde, José Malaguti, aos 77 anos. Era natural de Sananduva (RS), nascido em 28 de setembro de 1918. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede distrital de Iguiporã. -- FOTO 3 --

O pioneiro chegou de mudança ao Paraná na companhia da esposa Azelinda (nascida Verdi) e dos filhos¹, procedente de Tapejara (RS), em 1961 após seis dias de viagem.

Na atual sede distrital de Iguiporã, onde foi residir exerceu a atividade de hoteleiro² por três anos, antes de mudar-se para a Linha Ouro Verde³ e atuar na agricultura.
 

¹ Terezinha, Florentina, Antonio, Leonilda, Honorino, Natalina, Olinto, Maria e Elza. Em Marechal Cândido Rondon nasceram mais as filhas Ivete, Idines e Evanir.

²  O hotel (de madeira e construído pela colonizadora Maripá), José Malaguti adquiriu do pioneiro Frederico Deuter e depois o vendeu para a viúva Regina Rauber e seus filhos Nelson, Ari, Tercila, Feliciano,Pedro, Vânia e Jorge (que nele estabeleceram uma casa comercial). 

³ Antes designada de Paragem Porã.

(Colaborou Lurdes Severlin e Honorino Malaguti).

_____________________________________

2017 - Começa na cidade de Ibiporã, Norte do Paraná, e vai até o dia seguinte, o Campeonato Paranaense de Faixas Marrom, Preta e estímulo, com a participação de atletas de Marechal Cândido Rondon, integrantes da Associação de Judô Fujiyama. 

Os judocas rondonenses  - Renato Antonio Assunção de Oliveira conquista a medalha de prata na categoria Faixa Preta até 73 kg; Bruno Henrique Dalla Vecchia Giron ganha a medalha de bronze até 73 kg; e Felipe Endler Tavares do Nascimento obtem a medalha de bronze na categoria faxia preta até 81 kg, respectivamente. -- FOTOS 4  e 5 --

________________________________

2018 - Acontece na cidade de Marechal Cândido Rondon, a 1ª etapa do 6º Circuito Regional de Cicloturismo (clique aqui para ver o vídeo), com a participação de mais de 1.500 ciclistas (clique aqui para ver o acervo 1 de fotos). O circuito (clique aqui para ver as imagens de drone) consagrou-se como o evento com a maior participação de atletas no Paraná. -- FOTOS  6  e 7 -- 

O Circuito Regional de Cicloturismo é organizado e promovido pla Agência de Desenvolvimento Turístico da Região das Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (ADETUR Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu). 

 A iniciativa de promover o circuito regional de cicloturismo foi do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros aos Lago de Itaipu. O primeiro evento foi realizado com a participação de cinco municípios. Em cada um deles foi realizada uma etapa. 

 A partir de 2013/2014, o Conselho dos Municípios Lindeiros firmou parceria com a ADETUR Cataratas e Caminhos ao Lago de Itaipu para esta seguir com a promoção e a organização do evento ciclístico.

 Em 2018, o Circuito Regional de Cicloturismo terá a participação de 17 municípios e a última etapa acontecerá em agosto de 2019.  

_____________________________________

2018 - Acontece na cidade de Nova Aurora (PR) a segunda etpa do Campeonato Regional de Mountain 2018. Na modalidade XCO, participaram atletas da Associação Rondonense de Cilismo (ARC), em duas categorias. 

Marco Aurélio Stenzel venceu a prova na Esporte Master 4, e Marcelo Konzen foi o ganhador na Master B Pro. Jean Michel da Silva também foi ao pódio no segundo lugar na categoria Amador 1. Leonardo Davi Schaufelberg terminou em 6º lugar na Amador 2. André Freitag, que competiu na Sport Master 2, teve problemas na bicicleta e não concluiu a prova. -- FOTO 8 -- 

_____________________________________

2018 - Acontece comemoração festiva no Clube Concórdia, da cidade de Marechal Cândido Rondon, alusiva ao 60º aniversário do Colégio Estadual Eron Domigues, sucedâneo da antiga Escola Normal Regional General Rondon, instalada em 04 de março de 1958 (O Presente, ed. 27.02.2018, p. 10). -- FOTO 9 -- 

_____________________________________

2020 - Falece o professor universitário rondonense Elói Veit, da Unioeste - campus de Marechal Cândido Rondon, do curso de Administração, vítima de enfarte do miocárdio. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --

_____________________________________

2020 - A Secretaria de Cultura, da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, apresenta a lista das 12 candidatas ao título de "Miss Rondon 2020/2021": Camila Eduarda de Souza, Bruna da Silva Hatleben, Katiane Eloíse Pech, Alana Luiz Schons, Ana Caroline Hubler da Silva, Ligia Samaira Lopes, Amanda Mattje Ribeiro, Giovana Urnau Fidler, Luana Inês Conrat, Djessica Caroline Mohr Grams, Mariane Krause e Sandra Cristina Ruschel (O Presente, ed. 06.03.2020, p. 16). -- FOTO 11 --

_____________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados