Acontecimentos históricos do dia 29 de Abril

1977 - Falece o senhor Edgar Weber, pioneiro e primeiro proprietário de serraria no distrito de Iguiporã [...]

Edgar Weber, pioneiro do distrito de Iguiporã, falecido em 29 de abril de 1977. 
Imagem: Acervo Nelsin Weber Fischer
Edgar Weber, pioneiro do distrito de Iguiporã, falecido em 29 de abril de 1977. Imagem: Acervo Nelsin Weber Fischer
Edgar Weber com a esposa Amália e filhos a frente do abrigo improvisado em suas terras em Bom Jardim,  no período de derrubada de mato para a formação de lavoura. 
Da esquerda a direita: Leo Zeno, Helio,  pai Edgar Weber, Ruben,  a  senhora Amália,  Lauri e a filha Nelsi Helena. 
Imagem: Acervo Nelsi Weber Fischer - Santa Clara do Sul , RS - FOTO 2 -
Edgar Weber com a esposa Amália e filhos a frente do abrigo improvisado em suas terras em Bom Jardim, no período de derrubada de mato para a formação de lavoura. Da esquerda a direita: Leo Zeno, Helio, pai Edgar Weber, Ruben, a senhora Amália, Lauri e a filha Nelsi Helena. Imagem: Acervo Nelsi Weber Fischer - Santa Clara do Sul , RS - FOTO 2 -
A família Weber no interior do abrigo na hora do chimarrão. 
Da esquerda a direita:  a senhora Amália Weber, a filha Nelsi, o patriarca Edgar e o filho Ruben. 
A frente, sentados: os filhos Lauri, Helio e Leo Zeno. 
Imagem: Acervo Nelsi  Weber Fischer - Santa Clara do Sul, RS - FOTO 3 -
A família Weber no interior do abrigo na hora do chimarrão. Da esquerda a direita: a senhora Amália Weber, a filha Nelsi, o patriarca Edgar e o filho Ruben. A frente, sentados: os filhos Lauri, Helio e Leo Zeno. Imagem: Acervo Nelsi Weber Fischer - Santa Clara do Sul, RS - FOTO 3 -
Alambique para extração de óleo de hortelã construído pelo pioneiro Edgar Weber, em suas terras no distrito de Bom Jardim, na década de 1970. 
Imagem: Acervo Nelsi Weber Fischer - Santa Clara do Sul, RS - FOTO 4 -
Alambique para extração de óleo de hortelã construído pelo pioneiro Edgar Weber, em suas terras no distrito de Bom Jardim, na década de 1970. Imagem: Acervo Nelsi Weber Fischer - Santa Clara do Sul, RS - FOTO 4 -
Vereador Valdecir Bischof , da Câmara Municipal de Entre Rios do Oeste, falecido em 29 de abril de 2016. 
Imagem: Acervo Portal Rondon - FOTO 5 -
Vereador Valdecir Bischof , da Câmara Municipal de Entre Rios do Oeste, falecido em 29 de abril de 2016. Imagem: Acervo Portal Rondon - FOTO 5 -
Entrega do Prêmio AquiAgora.net 2017, em Mercedes. 
Da esquerda para a direita:
Cristine Kempp - Diretora site de notícias AquiAgora.net;  Silvana Marta Groff Grando - Vice Presidente  da Associação Comercial e Industrial de Mercedes – ACIM;  Bianca Ressel Moenster – funcionária da  ACIM ;  Vanessa Ressel Moenster – funcionária da ACIM ;  Egon Iappe - Presidente   da ACIM;  Daiane Regina Eger Lucian - Vice Presidente da Indústria da ACIM;                    Robson Freiberger - Vice Presidente do Comércio  da ACIM;  Charles Cardoso de Aguiar - Vice Presidente do Agronegócio da ACIM  e Deputado Estadual Ademir Bier.
Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 6 -
Entrega do Prêmio AquiAgora.net 2017, em Mercedes. Da esquerda para a direita: Cristine Kempp - Diretora site de notícias AquiAgora.net; Silvana Marta Groff Grando - Vice Presidente da Associação Comercial e Industrial de Mercedes – ACIM; Bianca Ressel Moenster – funcionária da ACIM ; Vanessa Ressel Moenster – funcionária da ACIM ; Egon Iappe - Presidente da ACIM; Daiane Regina Eger Lucian - Vice Presidente da Indústria da ACIM; Robson Freiberger - Vice Presidente do Comércio da ACIM; Charles Cardoso de Aguiar - Vice Presidente do Agronegócio da ACIM e Deputado Estadual Ademir Bier. Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 6 -
Tenista rondonense Thiago Wild com o título do Torneio Future 2018. 
Imagem: Acervo TennisInfo - FOTO 7 -
Tenista rondonense Thiago Wild com o título do Torneio Future 2018. Imagem: Acervo TennisInfo - FOTO 7 -
Neldo Mautauro, presidente da Associação dos Moradores da Linha Itá, no corte de um cupim durante a 13ª Festa do Cupim da Linha Itá, município de Quatro Pontes. 
Imagem: Acervo Imprensa PM-Quatro Pontes - Crédito: Diego Francener - FOTO 8 -
Neldo Mautauro, presidente da Associação dos Moradores da Linha Itá, no corte de um cupim durante a 13ª Festa do Cupim da Linha Itá, município de Quatro Pontes. Imagem: Acervo Imprensa PM-Quatro Pontes - Crédito: Diego Francener - FOTO 8 -

======================================================================================================

1963 - Assume como pastor da Igreja Evangélica Congregacional de Marechal Cândido Rondon, o reverendo Gustavo Altmann, procedente de Esperança, município de Três Passos, Rio Grande do Sul (GREGORY, Valdir et allii. IECB 50 ANOS - 1959 a 2009. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008, p. 029). 

_______________________________

1964 - É Domingo de Páscoa. 

_______________________________

1976 – Acontece a emancipação político-administrativa do município de Nova Santa Rosa, que foi criado pela Lei Estadual nº 09/73. O município é instalado em 1º de fevereiro de 1977.

_______________________________

1977 -  Visitam Marechal Cândido Rondon, os engenheiros Gercy Pereira de Almeida e Sinésio Aristeu da Luz, do departamento de construções civis da então Telepar, para definir local para a construção da central telefônica na então sede distrital de Pato Bragado.

_______________________________

1977 – Falece o pioneiro rondonense Edgar Weber, primeiro proprietário de serraria no distrito de Iguiporã. Mais tarde, em 03 de setembro de 1964, fixou residência com a família na localidade de Bom Jardim, como agricultor. Naquela vila se tornou um forte líder comunitário, onde foi fundador da Escola Municipal, depois Grupo Escolar Afonso Pena. Por cinco anos consecutivos foi presidente da associação escolar local. Também foi fundador da extinta Sociedade Esportiva Recreativa Cultural 25 de Julho, na mesma localidade. 

Edgar Weber nasceu em Sampainho, localidade no município de Lageado (RS) – hoje pertencente ao município de Santa Clara do Sul –, em 15 de junho de 1915, filho do casal José Weber Filho e de Emilia Schossler. Casou-se em 18 de janeiro de 1939, em Venâncio Aires (RS) com Amália Rösler, nascida em 07 de outubro de 1922, na localidade de Alto Sampaio, no município de Venâncio Aires (RS). Nesta cidade nasceram as filhas Brunilda Maria, em 10 de junho de 1939 (falecida em 24 de agosto de 2015, na sede distrital de Margarida, Marechal Cândido Rondon, e sepultada no cemitério local). E Nelsi Helena, em 12 de outubro de 1942.

 Em 1945 ou 1946, Edgar Weber, esposa e filhas se mudaram para Horizontina, hoje município, mas na época pertencente à Santa Rosa, na região noroeste do Rio Grande do Sul. Estabeleceram-se no ramo da agricultura. Lá nasceram os filhos: Ruben, em 03 de setembro de 1949; Leo Zeno, em 12 de julho de 1951; Lauri, em 31 de janeiro de 1955; e Hélio, em 23 de dezembro de 1956.

Todos os filhos casaram em Marechal Cândido Rondon: Brunilda Maria (Nilde) com Érico Hegele; Ruben com Selia Matthes; Léo Zeno com Isoldi Goettert; Lauri com Nedir Ireni Koch (falecida) e depois com Rosani Simsen; e Helio com Siglinda Sackmann. Nelsi Helena casou-se com Rudi Fischer (divorciada dele), em Venâncio Aires.

Em 29 de agosto de 1958, Edgar Weber e família saíram de mudança de Horizontina para o Paraná. Após uma semana de viagem chegaram à localidade de Bom Princípio, no município de Toledo, com ideia de ali estabelecer uma casa de comércio. A mudança veio no caminhão de propriedade de um senhor Butke, um Ford F-8.

Com a mudança descarregada em Bom Princípio e com o objetivo de agilizar a atividade econômica da família, Edgar Weber veio à vila de General Rondon. Ali se encontrou, casualmente, com o corretor de imóveis Alfredo Wanderer, que o aconselhou a construir uma serraria no distrito de Iguiporã, próxima à vila, numa chácara.

Negócio fechado e 14 dias após alojar a mudança em Bom Princípio, a família mudou-se para a vila de Iguiporã, indo morar numa das muitas moradias edificadas¹ na localidade pela colonizadora Maripá, até instalar a serraria e a residência na chácara ao lado do riacho Piacuê, lado direito da rodovia Iguiporã a Bom Jardim. Edgar Weber construiu a serraria e residência num único telhado.

¹ As moradias podiam ser usadas pelas famílias que vinham de mudanças até conseguirem levantar a sua própria residência e demais instalações. O prazo era de cerca de um ano, no máximo.

Segundo o filho Ruben, a maior parte do equipamento para a serraria seu pai adquiriu  da empresa Schneider, Logemann & Cia. (SLC), de Horizontina.

Por volta de 1963/1964, Edgar Weber vendeu a madeireira para a família Klier, de Planalto d'Oeste, no município de Nova Santa Rosa, que a transferiu para a citada localidade.

Em 03 de setembro de 1964 Edgar Weber e família mudaram-se para suas terras próximas à vila de Bom Jardim, lado sul, onde dedicou-se à cultura de cereais e criação de suínos.

Nos anos de forte cultura de hortelã na região de Marechal Cândido Rondon, a família instalou um alambique para a extração do óleo de menta, em sua propriedade rural. -- FOTOS 2, 3 e 4 --

 (Colaborou Nelsi Weber Fischer). 

________________________________

1978 - Com o título "Um Eldorado a procura de seu destino", o jornal Gazeta Mercantil, da cidade São Paulo, publica um caderno especial de 10 páginas sobre o Oeste do Paraná.

O encarte aborda a " história da região; o banco e as indústrias comunitárias e as exportações da Sadia, de Toledo; a produção de queijos, aves e mandioca, de Marechal Cândido Rondon; e a força da agricultura e do cooperativismo, de Palotina; além de matérias de Cascavel (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo; Gráfica e Editora GFM, 2009. p.92)

_____________________________________

2016 - Falece o presidente da Câmara Municipal de Entre Rios do Oeste, vereador  Valdecir Bischoff. Ele estava internado desde a quarta-feira, quando tentou suícidio com uma pistola pneumática usada para abate de animais.  -- FOTO 5 -- 

_______________________________

2017 - Acontece em Mercedes a entrega Prêmio AquiAgora.net com homenagem a 63 personalidades. -- FOTO 6 --

_______________________________

2018 - O tenista rondonense Thiago Wild sagra-se campeão do Torneio Future, da cidade de São José do Rio Preto, SP, ao derrotar o argentino Camilo Ugo, por 2 sets a 0 (O Presente, ed. 01.05.2018, p. 23). -- FOTO 7 --

_____________________________________

2018 - Acontece na Linha Itá, município de Quatro Pontes, a 13ª Festa do cupim, promovida pela Associação de Moradores da Linha Itá. Ao total, forma assados 66 cupins, um total de 365 kg. -- FOTO 8 --

_____________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS


Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados