Acontecimentos históricos do dia 1 de Maio

1953 - Chega de mudança à então vila de General Rondon, procedente do Norte do Paraná, o casal gaúcho Rudolfo Carlos e Amanda Joana (nascida Duncke) Schröder (...)

Casal pioneiro Rudolfo Carlos e Amanda Joana (Dunke) Schroeder fotografado com filhos e parentes pouco antes da partida de  mudança ao Norte do Paraná. 
Os homens na foto não foram identificados.  No centro, é Edith Lidia Schroeder com Amanda Joana ao seu lado. Com a chaleira na mão, a senhora Helma (Dunke) Deuner, cunhada de Rudolfo Carlos e Amanda Joana Schroeder. 
Imagem: Acervo Roseli Weber - FOTO 1 -
Casal pioneiro Rudolfo Carlos e Amanda Joana (Dunke) Schroeder fotografado com filhos e parentes pouco antes da partida de mudança ao Norte do Paraná. Os homens na foto não foram identificados. No centro, é Edith Lidia Schroeder com Amanda Joana ao seu lado. Com a chaleira na mão, a senhora Helma (Dunke) Deuner, cunhada de Rudolfo Carlos e Amanda Joana Schroeder. Imagem: Acervo Roseli Weber - FOTO 1 -
Médico da cidade de Toledo, fundador da Casa de Saúde Bom Jesus, nascido em maio de1946.
Imagem: Acervo Jornal do Oeste - FOTO 2 -
Médico da cidade de Toledo, fundador da Casa de Saúde Bom Jesus, nascido em maio de1946. Imagem: Acervo Jornal do Oeste - FOTO 2 -
Primeiro salto de um paraquedista na cidade de Marechal Cândido Rondon, em 1º de maio de 1969. 
Imagem: Acervo Orlando e Rafael Sturm
Crédito: Studio Fotográfico Kaefer - FOTO 3 -
Primeiro salto de um paraquedista na cidade de Marechal Cândido Rondon, em 1º de maio de 1969. Imagem: Acervo Orlando e Rafael Sturm Crédito: Studio Fotográfico Kaefer - FOTO 3 -
Pioneiro Lothário Aloysio Anschau falecido em maio de 1981.
Imagem: Acervo Fabio Anschau - FOTO 4 -
Pioneiro Lothário Aloysio Anschau falecido em maio de 1981. Imagem: Acervo Fabio Anschau - FOTO 4 -
Piloto brasileiro Ayrton Senna morto em 1994. 
Imagem: Acervo Fox Sports - FOTO 5 -
Piloto brasileiro Ayrton Senna morto em 1994. Imagem: Acervo Fox Sports - FOTO 5 -
Casal Borchert, Maria Helena e Fernando,  organizador do 11º Encontro de Gaiteiros de Quatro Pontes. 
Imagem: Acervo O Presente - Crédito: Mirely Weirich - FOTO 6 -
Casal Borchert, Maria Helena e Fernando, organizador do 11º Encontro de Gaiteiros de Quatro Pontes. Imagem: Acervo O Presente - Crédito: Mirely Weirich - FOTO 6 -
Recorte da entrevista do senador Álvaro Dias para o periódico O Presente, página 11.
Imagem: Acervo do informativo - FOTO 7 -
Recorte da entrevista do senador Álvaro Dias para o periódico O Presente, página 11. Imagem: Acervo do informativo - FOTO 7 -
Pioneiro rondonense Siegmar Wayhs falecido em começo de maio de 2021.
Imagem: Acervo Cristiana Wayhs - FOTO 8 -
Pioneiro rondonense Siegmar Wayhs falecido em começo de maio de 2021. Imagem: Acervo Cristiana Wayhs - FOTO 8 -
Pioneira Olinda Klützke com o filho Klaus, ela falecida no começo de maio de 2021.
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 9 -
Pioneira Olinda Klützke com o filho Klaus, ela falecida no começo de maio de 2021. Imagem: Acervo pessoal - FOTO 9 -
Entardecer na cidade de Marechal Cândido Rondon, em 01 de maio de 2022, em foto clicada pelo pioneira rondonense Milita Luckmann, de um ponto da Rua Goiás, no centro da cidade. - FOTO 10 -
Entardecer na cidade de Marechal Cândido Rondon, em 01 de maio de 2022, em foto clicada pelo pioneira rondonense Milita Luckmann, de um ponto da Rua Goiás, no centro da cidade. - FOTO 10 -

==============================================================================================

1930 -  O naturalista alemão Emil Kaempfer  e esposa, à serviço do American Museum of Natural History (AMNH), de Nova York, em sua viagem de pesquisa, de Guaíra a Foz do Iguaçu, faz parada de dois dias em Porto Mendes¹, no atual município de Marechal Cândido Rondon, para coleta de material ornitológico.
 

¹ Este porto foi construído pela Cia. Matte Larangeira para possibilitar a exportação da erva-mate extraída no atual Mato Grosso do Sul para à Argentina.  A erva cancheada vinha dos ervais até a cidade de Guaíra e dali via ferrovia particular da empresa até Porto Mendes. O porto somente foi construído em razão das extintas Sete Quedas que não permitirem a navegabilidade no Rio Paraná neste trecho.

O começo da construção do Porto Mendes seu deu em 1914 e  foi concluído no ano seguinte.  O projeto do complexo portuário e da ferrovia sairam da prancha do engenheiro estadunidense Wilson Sidwell (1884-1983), que foi funcionário da Matte Larangeira desde 1914 até próximo a sua morte.

Inicialmente, o porto era simplesmente denominado de "Depósitos". Os paraguaios o chamavam de "Portón". Em 1917, foi nominado de Porto Mendes em homenagem ao diretor-presidente da Companhia Matte Lanrageira, Francisco Mendes Gonçalves (MAGALHÃES, Luiz Alfredo Marques. Retratos de uma Época - Os Mendes Gonçalvez & a Cia. Matte Larangeira. Ponta Porã: Gráfica e Editora Alvorada, 2ª edição, 2013, p.91). 

Ver mais, clique aqui e aqui

_____________________________________

1946 - Nasce na cidade de Marília (SP), o médico toledano Torao Takada, fundador da Casa de Saúde Bom Jesus (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM  Gráfica & Editora, 2009: 95).

Em 10 de fevereiro de 2017, em solenidade no Centro de Eventos do Hotel Olinda, na cidade de Toledo, o médico é reconhecido com o título de Cidadão Honorário do Paraná, por proposição apresentada pelo deputado estadual José Carlos Schiavinatto e transformado na Lei nº 18.898, de 10 de novembro de 1986 (nota do pesquisador). -- FOTO 2 --

______________________________________

1953 - Chega de mudança à então vila de General Rondon, procedente do Norte do Paraná,  o casal gaúcho de Tuparendi,  Amanda Joana (nascida Duncke)  e Rudolfo Augusto Carlos Schröder, na companhia da filha Edith Lidia. 

O casal havia poucos meses migrado para o Norte do Paraná mas incentivado pelo filho Alzido Arlando, já residindo em General Rondon como funcionário contratado da colonizadora Maripá, os pais e irmã vieram de muda para o Oeste do Paraná.

Em General Rondon, o casal  abriu o primeiro bar, sorveteria e churrascaria da atual cidade, a Avenida Rio Grande do Sul, ao lado do atual Posto Panorama (informações de Roseli Weber, neta do casal e de Hilga Schroeder, nora). -- FOTO 1 --

Ver mais, clique aqui.

_______________________________

1969 - Acontece o primeiro salto de paraquedistas em Marechal Cândido Rondon, nas comemorações  ao Dia do Trabalho. Participaram os paraquedistas Niquelson Rodrigues do Santos e Douglas Emílio Schiavon, do Departamento de Paraquedismo Albatroz (fundado em 28 de outubro de 1967) do Aero Clube do Paraná, de Curitiba, usando uma aeronave Fairchild, prefixo PP-HGJ, com o nome de guerra “Galicante”.

O instrutor da equipe de paraquedistas e piloto da aeronave foi Rubens Pereira da Silva Júnior (nota do pesquisador). -- FOTO 3 -- 

______________________________

1978 - Entra em operação a Rádio União, da cidade de Toledo (PR), de propriedade de Egon Pudell, Duílio Genari, Hermínio de Conto, Waldemiro Giacomazzo, Olavo Rohde e Jaime Zeni. Em agosto de 1984, a emissora é adquirida pelo empresário Tarcísio Jacy Herkert que, tempos depois, revende a rádio para o empresário cascavelense¹ Alceu Mano Preisner (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Municíípio de Toledo. Toledo: GFM  Gráfica & Editora, 2009: 95).

_______________________________________

1986 - A Prefeitura Municipal de Toledo (PR) lança o livro "Toledo e seus Distritos", dentro do Projeto de História (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Municíípio de Toledo. Toledo: GFM  Gráfica & Editora, 2009: 95).

_______________________________________

1981 - Falece na cidade de Curitiba o pioneiro da atual cidade de Quatro Pontes, Lothário Aloysio Anschau, aos 49 anos, em decorrência de um câncer.  Seu corpo foi sepultado no cemitério da sede municipal quatropontense. 

Era natural de São Luiz Gonzaga (RS), nascido em 16 de julho de 1932, filho do casal Lydia e Aloysio Anschau. Antes de migrar para Quatro Pontes residiu em Santo Cristo e Crissiumal, localidades existentes no noroeste gaúcho. 

Ao chegar no Oeste do Paraná foi trabalhar no Empório Toledo¹, filial de Quatro Pontes. Também nesta localidade casou com Darci Bogorni e com quem formou família com o nascimento dos filhos: Jair, Carlos, Paulo, Valter e Janete.

Muito participativo nas questões comunitárias, Lothário Aloysio Anschau foi eleito vereador do distrito à Câmara de Vereadores de Toledo, mandato 1956-1960. A cidade  toledana o homenageou com nome de rua no Bairro Jardim Concórdia (COLOGNESESilvio Antonio  et alii. Ruas de Toledo - Indentidades se cruzam. Cascavel: Edunioeste, 2011: 342). -- FOTO 4 --
 

¹ Era um rede de estabelecimentos da colonizadora Maripá com vendas de gêneros alimentícios, vestuário e ferramentas (nota do pesquisador)

_______________________________________

1987 - Com a presença do governador Ildefonso Canto, do Distrito L-6, o Lions Club de Nova Santa Rosa comemora com jantar festivo o 10º aniversário de fundação. 

Os fundadores do clube foram Nilson Pinz, Armindo Fischer e Elio Migliorança (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 010, cad. maio e junho de 1987: 7).

________________________________________

1987 - O subtenente Eliel Francisco Figueiredo assume o comando do destacamento da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), na cidade de Marechal Cândido Rondon, transferido do 14º Batalhão localizado na cidade de Foz do Iguaçu (WIEDMER, Ronaldo Luiz. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 010, cad. mai e jun 1987, fls. 43).

______________________________________

1994 - Morre em acidente no Grande Prêmio da Itália o piloto brasileiro  de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva. A notícia gerou uma intensa comoção nacional. As emissoras de televisão abriram espaço ininterrupto em suas programações para destacar a morte trágica do atleta brasileira; jornais dedicaram páginas e páginas de suas edições; e as emissoras de rádio abriram igualmente longas inserções para falar sobre o piloto. -- FOTO 5 --

______________________________________

1994 - É "instalado o 1º campus da Universidade Paranaense (UNIPAR), na cidade de Toledo, provisoriamente no prédio do Centro Cultural Oscar Silva e Biblioteca Pública Municipal, com os cursos de Direito e Ciências Contábeis. É a terceira institutição de ensino superior da história de Toledo e a primeira particular" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM  Gráfica & Editora, 2009: 95).

_______________________________________

1996 - É" inaugurada a sede própria do campus I da Unipar, na cidade de Toledo. A estrutura recebeu várias ampliações, somando 15 anos depois da chegada instituição a Toledo, 19.242 m² de área construída. A Unipar possui 2 campi na cidade, com 13 cursos de graduação e 11 de pós-graduação e 3 mil acadêmicos" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Municíípio de Toledo. Toledo: GFM  Gráfica & Editora, 2009: 95).

______________________________________

2018 - Matéria publicada pelo jornal O Presente informa que o município de Marechal Cândido Rondon teve mais mortes por acidentes do trânsito que por homicídios. De acordo com o boletim oficial final, da unidade local da Polícia Militar do Estado do Paraná, foram registrados 296 acidentes de trânsito com 222 vítimas e cinco óbitos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01.05.2018, p. 10). 

___________________________________

2018 - Com a manchete "Álbum da Copa do Mundo 2018" é febre entre colecionadores", o jornal O Presente aborda o grande interesses de rondonenses e moradores da região, de todas as gerações, na coleção de figurinhas da Copa do Mundo 2018, na Rússia (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01.05.2018, p. 14 e 15). 

___________________________________

2018 - Com o título "Futebol de amizade e "cornetagem", o jornal O Presente  destaca, em matéria de duas páginas, as diversas associações existentes na cidade de Marechal Cândido Rondon, que reúnem amigos para um "bate" bola durante ou final de semana e a prática da "cornetagem" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01.05.2018: 24 e 25). 

______________________________________

2018 - Acontece em Quatro Pontes, na propriedade do casal Borchert, o 11º Encontro de Gaiteros . -- FOTO 6 --

______________________________________

2021 - Falece na cidade de Cascavel, onde estava internado, o pioneiro rondonense Siegmar Wayhs, aos 83 anos, por disfunção múltipla de órgãos. Seu corpo foi sepultado no cemitério público de Marechal Cândido Rondon

Era natural de Piratuba (SC), Linha Serraria, onde nasceu em 28 de março de 1938, filho do casal Alma (nascida Hetzel) e Henrique Guilherme Wayhs.

Veio solteiro para Marechal Cândido Rondon, em 18 de dezembro de 1960, acompanhando pais e irmãos. Aqui casou com Eli Mees,  filha do casal pioneiro  Hertha (nascida Wohlenberg) e Aloicius Mees, em 16 de setembro de 1966. Eli e Sigmar formaram família com o nascimento dos filhos Evandro e Cristiana.

Siegmar integrou, por muitos anos, o "Conjunto de Ritmos Marajoara", um dos grupos musicais mais famosos de Marechal Cândido Rondon, extinto no começo da década de 1980 (colaborou Cristiana Wayhs). -- FOTO 8 --

________________________________________

2021 - Falece a pioneira rondonense Olinda (nascida Römer) Klützke. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon. 

A pioneira chegou em Marechal Cândido Rondon em 20 de fevereiro de 1959, acompanhando os pais Fridolina (nascida Appelt) e Fritz Friedrich Römer (imigrante alemão) e os irmãos Ludwig Frederico, Siegfried, Verner, Valter e Emília, procedente de Marcelino Ramos (RS). 

A família fixou residência no interior do distrito rondonense de Bom Jardim.  Olinda casou com Érico Klüztke (precedeu-lhe na morte), então morador na área suburbana da sede distrital rondonense de Iguiporã (nota do pesquisador). -- FOTO 9 --

___________________________________ 

2022 - O domingo, Dia do Trabalho, é de sol pleno em todo o Oeste do Paraná, com temperaturas entre 21 e 30 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. (nota do pesqusidor). -- FOTO 10 --

_________________________________________

 

 

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados