Acontecimentos históricos do dia 1 de Maio

1953 - Chega de mudança à então vila de General Rondon, procedente do Norte do Paraná, o casal gaúcho Rudolfo Carlos e Amanda Joana (nascida Duncke) Schröder (...)

Casal pioneiro Rudolfo Carlos e Amanda Joana (Dunke) Schroeder fotografado com filhos e parentes pouco antes da partida de  mudança ao Norte do Paraná. 
Os homens na foto não foram identificados.  No centro, é Edith Lidia Schroeder com Amanda Joana ao seu lado. Com a chaleira na mão, a senhora Helma (Dunke) Deuner, cunhada de Rudolfo Carlos e Amanda Joana Schroeder. 
Imagem: Acervo Roseli Weber - FOTO 1 -
Casal pioneiro Rudolfo Carlos e Amanda Joana (Dunke) Schroeder fotografado com filhos e parentes pouco antes da partida de mudança ao Norte do Paraná. Os homens na foto não foram identificados. No centro, é Edith Lidia Schroeder com Amanda Joana ao seu lado. Com a chaleira na mão, a senhora Helma (Dunke) Deuner, cunhada de Rudolfo Carlos e Amanda Joana Schroeder. Imagem: Acervo Roseli Weber - FOTO 1 -
Primeiro salto de um paraquedista na cidade de Marechal Cândido Rondon, em 1º de maio de 1969. 
Imagem: Acervo Orlando e Rafael Sturm
Crédito: Studio Fotográfico Kaefer - FOTO 2 -
Primeiro salto de um paraquedista na cidade de Marechal Cândido Rondon, em 1º de maio de 1969. Imagem: Acervo Orlando e Rafael Sturm Crédito: Studio Fotográfico Kaefer - FOTO 2 -
Piloto brasileiro Ayrton Senna morto em 1994. 
Imagem: Acervo Fox Sports - FOTO 3 -
Piloto brasileiro Ayrton Senna morto em 1994. Imagem: Acervo Fox Sports - FOTO 3 -
Casal Borchert, Maria Helena e Fernando,  organizador do 11º Encontro de Gaiteiros de Quatro Pontes. 
Imagem: Acervo O Presente - Crédito: Mirely Weirich - FOTO 3 -
Casal Borchert, Maria Helena e Fernando, organizador do 11º Encontro de Gaiteiros de Quatro Pontes. Imagem: Acervo O Presente - Crédito: Mirely Weirich - FOTO 3 -
Recorte da entrevista do senador Álvaro Dias para o periódico O Presente, página 11.
Imagem: Acervo do informativo - FOTO 5 -
Recorte da entrevista do senador Álvaro Dias para o periódico O Presente, página 11. Imagem: Acervo do informativo - FOTO 5 -

==============================================================================================

1930 -  O naturalista alemão Emil Kaempfer  e esposa, à serviço do American Museum of Natural History (AMNH), de Nova York, em sua viagem de pesquisa, de Guaíra a Foz do Iguaçu, faz parada de dois dias em Porto Mendes¹, no atual município de Marechal Cândido Rondon. 
 

¹ Este porto foi construído pela Cia. Matte Larangeira para possibilitar a exportação da erva-mate extraída no atual Mato Grosso do Sul para à Argentina.  A erva cancheada vinha dos ervais até a cidade de Guaíra e dali via ferrovia particular da empresa até Porto Mendes. O porto somente foi construído em razão das extintas Sete Quedas que não permitirem a navegabilidade no Rio Paraná neste trecho.

O começo da construção do Porto Mendes seu deu em 1914 e  foi concluído no ano seguinte.  O projeto do complexo portuário e da ferrovia sairam da prancha do engenheiro estadunidense Wilson Sidwell (1884-1983), que foi funcionário da Matte Larangeira desde 1914 até próximo a sua morte.

Inicialmente, o porto era simplesmente denominado de "Depósitos". Os paraguaios o chamavam de "Portón". Em 1917, foi nominado de Porto Mendes em homenagem ao diretor-presidente da Companhia Matte Lanrageira, Francisco Mendes Gonçalves (MAGALHÃES, Luiz Alfredo Marques. Retratos de uma Época - Os Mendes Gonçalvez & a Cia. Matte Larangeira. Ponta Porã: Gráfica e Editora Alvorada, 2ª edição, 2013, p.91). 

Ver mais, clique aqui e aqui

_____________________________________

1953 - Chega de mudança à então vila de General Rondon, procedente do Norte do Paraná,  o casal gaúcho de Tuparendi,  Amanda Joana (nascida Duncke)  e Rudolfo Augusto Carlos Schröder, na companhia da filha Edith Lidia. 

O casal havia poucos meses migrado para o Norte do Paraná mas incentivado pelo filho Alzido Arlando, já residindo em General Rondon como funcionário contratado da colonizadora Maripá, os pais e irmã vieram de muda para o Oeste do Paraná.

Em General Rondon, o casal  abriu o primeiro bar, sorveteria e churrascaria da atual cidade, a Avenida Rio Grande do Sul, ao lado do atual Posto Panorama (informações de Roseli Weber, neta do casal e de Hilga Schroeder, nora). -- FOTO 1 --

Ver mais, clique aqui.

_______________________________

1969 - Acontece o primeiro salto de paraquedistas em Marechal Cândido Rondon, nas comemorações  ao Dia do Trabalho. Participaram os paraquedistas Niquelson Rodrigues do Santos e Douglas Emílio Schiavon, do Departamento de Paraquedismo Albatroz (fundado em 28 de outubro de 1967) do Aero Clube do Paraná, de Curitiba, usando uma aeronave Fairchild, prefixo PP-HGJ, com o nome de guerra “Galicante”. O instrutor da equipe de paraquedistas e piloto da aeronave foi Rubens Pereira da Silva Júnior (nota do pesquisador). -- FOTO 2 -- 

______________________________

1981 - Falece na cidade de Curitiba o pioneiro da atual cidade de Quatro Pontes, Lothário Aloysio Anschau, aos 49 anos. Seu corpo foi sepultado no cemitério da sede municipal quatropontense. 

É natural de São Luiz Gonzaga (RS), onde nasceu em 16 de julho de 1932, filho do casal Lydia e Aloysio Anschau. Antes de migrar para Quatro Pontes residiu em Santo Cristo e Crissiumal, localidades existentes no noroeste gaúcho. 

Ao chegar ao Oeste do Paraná foi trabalhar no Empório Toledo, filial de Quatro Pontes. Também nesta localidade se casou com Darci Bogorni e com quem formou família com o nascimento dos filhos: Jair, Carlos, Paulo, Valter e Janete.

Muito participativo nas questões comunitárias, Lothário Aloysio Anschau foi eleito vereador do distrito à Câmara de Vereadores de Toledo, mandato 1956-1960. A cidade  toledana o homenageou com nome de rua no Bairro Jardim Concórdia (COLOGNESESilvio Antonio  et alii. Ruas de Toledo - Indentidades se cruzam. Cascavel: Edunioeste, 2011, p. 342).

_______________________________________

1994 - Morre em acidente no Grande Prêmio da Itália o piloto brasileiro  de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva. A notícia gerou uma intensa comoção nacional. As emissoras de televisão abriram espaço ininterrupto em suas programações para destacar a morte trágica do atleta brasileira; jornais dedicaram páginas e páginas de suas edições; e as emissoras de rádio abriram igualmente longas inserções para falar sobre o piloto. -- FOTO 3 --

___________________________________

2018 - Matéria publicada pelo jornal O Presente informa que o município de Marechal Cândido Rondon teve mais mortes por acidentes do trânsito que por homicídios. De acordo com o boletim oficial final, da unidade local da Polícia Militar do Estado do Paraná, foram registrados 296 acidentes de trânsito com 222 vítimas e cinco óbitos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01.05.2018, p. 10). 

___________________________________

2018 - Com a manchete "Álbum da Copa do Mundo 2018" é febre entre colecionadores", o jornal O Presente aborda o grande interesses de rondonenses e moradores da região, de todas as gerações, na coleção de figurinhas da Copa do Mundo 2018, na Rússia (O Presente, ed. 01.05.2018, p. 14 e 15). 

___________________________________

2018 - Com o título "Futebol de amizade e "cornetagem", o jornal O Presente  destaca, em matéria de duas páginas, as diversas associações existentes na cidade de Marechal Cândido Rondon, que reúnem amigos para um "bate" bola durante ou final de semana e a prática da "cornetagem" (O Presente, ed. 01.05.2018, p, 24 e 25). 

______________________________________

2018 - Acontece em Quatro Pontes, na propriedade do casal Borchert, o 11º Encontro de Gaiteros . -- FOTO 4 --

______________________________________

2020 - Em entrevista ao jornal rondonense O Presente o senador Álvaro Dias afirma que o Brasil está vivendo devido a pandemia do novo coronavírus (COVID 19) uma crise histórica sem precedentes na na saúde e na economia e, em paralelo é afetado com o surgimento de crise política (O Presente, ed. 01.05.2020, p. 11). -- FOTO 5 --

______________________________________

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados