Acontecimentos históricos do dia 10 de Maio

1926 - Pela Bula “Quun in dies numerus”, o papa Pio XI, cria a Prelazia “Prelatura Nullius Diozesis” de Foz do Iguaçu [...]

D. Guilherme Maria Thiletzek SVD, natural da Polônia, que foi nomeado primeiro prelado da então criada prelatura católica de Foz do Iguaçu. 
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 1 -
D. Guilherme Maria Thiletzek SVD, natural da Polônia, que foi nomeado primeiro prelado da então criada prelatura católica de Foz do Iguaçu. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 1 -
Toledano Duílio Genari, nascido em maio de 1937. 
Imagem: Acervo AEN - FOTO 2 -
Toledano Duílio Genari, nascido em maio de 1937. Imagem: Acervo AEN - FOTO 2 -
Agraciados com a medalha do Mérito Industrial: 
Da esquerda a direita: empresário Osvino Ricarde esposa Marlise Sulzbach;  Liane e Ana Cilesia Simonatto; Edson Campagnolo, presidente da FIEP; e casal Clementina e Olivio Vascelai. 
Imagem: Acervo O Presente - Crédito: Joni Lang - FOTO 3 -
Agraciados com a medalha do Mérito Industrial: Da esquerda a direita: empresário Osvino Ricarde esposa Marlise Sulzbach; Liane e Ana Cilesia Simonatto; Edson Campagnolo, presidente da FIEP; e casal Clementina e Olivio Vascelai. Imagem: Acervo O Presente - Crédito: Joni Lang - FOTO 3 -

====================================================================================================

1926 - Pela Bula “Quun in dies numerus”, o papa Pio XI, cria a  Prelazia “Prelatura Nullius Diozesis” de Foz do Iguaçu, com um território de 68.432 km2, com apenas um município e paróquia (Foz do Iguaçu) e  três padres. Hoje, na mesma área estão as dioceses de Toledo, Cascavel, Campo Mourão e partes das dioceses de Guarapuava, Apucarana e Umuarama. O primeiro prelado designado foi o padre Guilherme Thiletzeck SVD. Atendeu a prelazia de 29 de dezembro de  1926 a 25 de fevereiro de 1937. -- FOTO 1 -- 

_______________________________

1937 - Nasce na cidade de Veranópolis, RS, o toledano Duílio Genari, ex-vereador, ex-prefeito da cidade, ex-ceputado estadual , com eleição em 1986 (suplente), 1990, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo; Gráfica e Editora GFM, 2009. p.102). -- FOTO 2 --

____________________________________

1972  - Apresenta-se, pela segunda vez,  em Marechal Cândido Rondon, no então Cine Ideal, o cantor Altemar Dutra.

_______________________________

1974 – É inaugurada a agência do Banco Itaú, em Marechal Cândido Rondon, à Avenida Rio Grande do Sul, 869 – prédio Bombardelli, confluência com a Rua Mem de Sá, sob a gerência de Jorge Ruis Luna (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 41, de 16.01.1978 a 23.02.1978). 

_______________________________

1975 – É apresentada em Mal. C. Rondon, pela então empresa G.K. Comércio de Máquinas, de propriedade de Guinter Kleemann, a colhetadeira Bizon Super.

________________________________

1978 - A Rádio Difusora noticia que estavam acontecendo grandes incêndios no distrito de São Roque, em consequência da forte estiagem, intencionalmente provocados pela queima de leiras e  beira de matas e que vinham consumindo grandes áreas de mata, na divisa dos município de Marechal Cândido Rondon, Toledo e Santa Helena (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 43, de 05.04.1978 a 17.05.1978  p. B-279, B-284, B-287, B-290, B-295, B-299 e B-311). 

________________________________

1978 - Começa e vai até o dia 14, no então  Salão Wayhs e no Ginásio de Esportes Ney Braga,  a  campanha evangelizadora organizada pela Igreja de Deus e a entidade Ecos da Liberdade, com a presença do professor e pastor Thomas MacCraken, dos Estados Unidos (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 43, de 05.04.1978 a 17.05.1978, p. 286).

_______________________________ 

2003 – Assume na Câmara de Vereadores de Mal. C. Rondon, o   vereador Marino Franz, no lugar do vereador Vanderlei Schmitz, que se licencia do cargo para assumir função na Prefeitura Municipal (Nota do pesquisador). 

_______________________________

2018 - A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido apresenta ao público o conjunto de máquinas adquiridas, ao valor de cerca de 3 milhões de reais. A aquisição é considerada a maior aquisição de maquinário da história do município, num único pacote. Foram adquiridas três pás carregadeiras, uma motoniveladora, uma retroescavadeiras e três escavadeiras hidráulicas. Ainda foi reformado um caminhão que a municipalidade já possuia e adaptado para o serviço de caminhão´-prancha (O Presente, ed. 11.05.2018, p. 30). 

_____________________________________

2018 - Começam no município de Quatro Pontes,  os primeiros experimentos para uso de estabilizante sólido para emprego na pavimentação de estradas rurais, numa parceira entre a prefeitura local e a Itaipu Binacional.  O novo produto compacta e impermeabiliza o solo. O primeiro texto foi realizado na propriedade de Silecio Hoscheid, na Liga Sanga Leão. 

_____________________________________

2018 -  Em cerimônia realizada no Clube Aliança, em Marechal Cândido Rondon, ao Dia da Indústria, o empresário rondonense Osvino Ricardi, do Grupo Horizonte, é homenageado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em solenidade presidida pelo presidente da entidade, empresário Edson Campagnolo. 

Em seu discurso, o empresário rondonense anunciou um novo investimento no município, de 30 milhões de reais, na instalação de uma indústria de extração de amido de milho, no distrito de Novo Três Passos. 

Na mesma solenidade, a Federação também homenageou o empresário Olivio Vascelai, fundador da Panificadora Nova Real, na cidade de Cascavel. Também foi agraciado com o título de Benemérito da Indústria, o empresário Nelson Simonatto, falecido em 2011, fundador da Cerâmica Simonatto Ltda. na cidade de Medianeira (O Presente, ed. 15.05.2018, p. 06 e 07). -- FOTO 3 -- 

____________________________________

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS


Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados