Acontecimentos históricos do dia 11 de Maio

1968 - Acontece a eleição da primeira diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (...)

Empresário rondonense Harry Pydd, primeiro presidente eleito da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR).
Imagem: Acervo da Câmara de Vereadores - FOTO 1 -
Empresário rondonense Harry Pydd, primeiro presidente eleito da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR). Imagem: Acervo da Câmara de Vereadores - FOTO 1 -
Cleonice Rossi e Roberto Carlos, no dia do casamento em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, em maio de 1968.
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 2 -
Cleonice Rossi e Roberto Carlos, no dia do casamento em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, em maio de 1968. Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 2 -
Professor Belmiro Valverde Jobim Castor que visitou Marechal Cândido Rondon, em maio de 1978. 
Imagem: Acervo UFPR - FOTO 3 -
Professor Belmiro Valverde Jobim Castor que visitou Marechal Cândido Rondon, em maio de 1978. Imagem: Acervo UFPR - FOTO 3 -
Soberanas do Miss Marechal Cândido Rondon 1990:
Claudia Méri Schwingel (e) Miss Simpatia; Sandra Regina Weber, II Miss; Cristiane Inês Wagner, Miss; e Anelise Bier, III Miss.
Imagem: Acervo Secretaria Municipal de Cultura de Marechal Cândido Rondon - FOTO 4 -
Soberanas do Miss Marechal Cândido Rondon 1990: Claudia Méri Schwingel (e) Miss Simpatia; Sandra Regina Weber, II Miss; Cristiane Inês Wagner, Miss; e Anelise Bier, III Miss. Imagem: Acervo Secretaria Municipal de Cultura de Marechal Cândido Rondon - FOTO 4 -
O pioneiro Oscar Kaefer com o filho Valdir (Nuki). 
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 5 -
O pioneiro Oscar Kaefer com o filho Valdir (Nuki). Imagem: Acervo pessoal - FOTO 5 -
Empresário Marcio Schons eleito presidente da ACIBRA gestão 2018/2020. 
Imagem: Acervo O Presente - Crédito: Mirely Weirich - FOTO 6 -
Empresário Marcio Schons eleito presidente da ACIBRA gestão 2018/2020. Imagem: Acervo O Presente - Crédito: Mirely Weirich - FOTO 6 -
Composição da diretoria da ACIBRA gestão 2018/2020. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 7 -
Composição da diretoria da ACIBRA gestão 2018/2020. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 7 -
Projota (José Tiago Sabino Pereira. 1986 -...) que se apresentou em Marechal Cândido Rondon, em 11 de maio de 2018. 
Imagem: Acervo Universal Music Brasil - FOTO 8 -
Projota (José Tiago Sabino Pereira. 1986 -...) que se apresentou em Marechal Cândido Rondon, em 11 de maio de 2018. Imagem: Acervo Universal Music Brasil - FOTO 8 -

=============================================================================================

1914 - O extinto jornal curitibano "Diário da Tarde", publica entrevista com o deputado estadual paranaense Corrêa de Freitas¹, com uma única pergunta, na qual relata as impressões de sua viagem que fez ao Rio Grande do Sul, países sul-americanos e ao Alto Paraná (agora Oeste do Paraná). A matéria foi publicada sob o título  "Excursão ao Rio Grande do Sul, Alto Paraná,Paraguay, Argentina e Uruguay. O "Diário da Tarde" ouve o deputado Correa de Freitas":


— Certamente, trouxe v.exa. as melhores impressões de sua viagem às Missões brasileiras e argentinas, á Foz do Iguassu e ao Alto Paraná?

— Era um desejo que há muito eu alimentava. Depois de percorrer o Rio Grande do Sul, fui desde as Missões, que se contam de São Borja, Santo Thome, Gracielas e São Pedro até a cidade argentina de Posadas, que fica a margem esquerda do rio Paraná. A estrada de ferro liga Buenos Aires a Corrientes, ás Missões Argentinas, a cidade paraguaya de Encarnacion, passando por Villa Rica e outros pontos até Assuncion. Posadas é um porto muito frequentado por vapores argentinos, que fazem o comércio entre Buenos Aires, de Corrientes e por outros que vêm do Salto e Paysandu.

    E bastante commercial, sendo considerado o entre porto commercial de todo Alto e Baixo Paraná.

    Capital das Missões Argentinas, Posadas, a sua popuçlação é de 15 mil habitantes. Regular o Palácio do Governo. Tem um quartel do exército e bons estabelecimentos públicos, praças, etc. Visitei algumas escolas, onde observei grande adiantamento. As escolas elementares graduadas e Normal, sob moldes modernos. 

 

_______________________________________

1968 - Acontece a eleição da primeira diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), com a escolha do empresário Harry Pydd como primeiro presidente (O Presente. Marechal Cândido Rondon (PR), 1960 - 2010. Edição Especial, p. 38). -- FOTO 1 --

____________________________________

1968 - Ocorre em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, o casamento do músico brasileiro Roberto Carlos Braga (considerado o rei da Jovem Guarda) e Cleonice (Nice) Rossi, filha do publicitário edmundo Rossi. 

Como a noiva era uma mulher desquitada e o divórcio ainda não existia no Brasil, o casamento teve que ser realizado fora do País. 

O casório do famoso cantor causou enorme frenesi em todo o Brasil, com fãs acompanhando passo a passo tudo o que aconteceu no casamento, com a compra das revistas especializadas no mundo artístico.  A juventude rondonense, com predileção pelo artista, também não passou ao largo do acontecido. A procura pelas notícias através de revista foi grande. 

Cleonice e Roberto Carlos se separaram em 1979. No  ano seguinte, o músico contraiu matrimônio com a atriz Myrian Rios, casamento que durou 11 anos.  Em 1990,  já separado, veio o terceiro casamento do expoente da Jovem Guarda com a pedagoga Maria Rita Simões. Ela foi a única mulher com que ele se casou no civil. 

Em 1998, Maria Rita tem diagnóstico confirmado de câncer na região pélvica, vindo a falecer do mal em 19 de dezembro de 1998. De lá pra cá, Roberto Carlos não mais casou e nem assumiu compromisso com outra mulher (nota do pesquisador). -- FOTO 2 --

_____________________________________

1972 - A Rádio Difusora Rondon noticia que o engenheiro Isoaka Sasaia, do Companhia Paranaense de Energia (COPEL) está procedendo levantamento na sede distrital de Iguiporã para a construção da rede de distribuição de energia na localidade (Rádio Difusora Rondon AM. O Mundo em Revista.Marechal Cândido Rondon: vol. 15, de 18.02.1972 a 17.07.1972). 

_______________________________

1978 - Visitam Marechal Cândido Rondon, o secretário estadual do Planejamento Belmiro Valverde Castor Jobim e o secretário Nacional de Articulação entre Estados e Municípios, com objetivo de ver in loco as consequências da longa estiagem, como frustração de safra e desemprego (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 43, de 05.04.1978 a 17.05.1978, p.  B-279, B-287, B-290,  B-295, B-299, B-302 e B-311 ). -- FOTO 3 -- 

_______________________________

1978 - O delegado de polícia Alberto Meier emite a Portaria nº 26/1978, alertando quanto a observância da Lei nº 477, de 15 de setembro de 1965, que proíbe de ateamento de fogo em  florestas e demais formações vegetais. (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 43, de 05.04.1978 a 17.05.1978, p. B-299). 

A portaria foi expedida em consequência da longa estiagem na região (nota do pesquisador). 

_________________________________

1987 - Pela Portaria nº 216, o ministro da Educação, o catarinense Jorge Bornhausen, são reconhecidos os cursos de Educaçao Física e Administração da Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon (FACIMAR) hoje Unioeste - campus de Marechal Cândido Rondon (WIEDMER, Ronaldo Luiz. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 010, cad. mai e jun 1987, fls.44). 

__________________________________

1988 - Em assembleia dos mutuários, no Clube Aliança, acontece o sorteio das 96 chaves dos apartamentos do Conjunto Habitacional Tancredo Neves, edificado ao ladodo então Colégio Cenecista David Carneiro, em Marechal Cândido Rondon (LEDUC, LincolnPanorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol.016, cad. Maio e Junho 1988, fls. 46).

______________________________________

1990 – É inaugurada a unidade do Serviço Social da Indústria (SESI), em Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). .

_________________________________

1990 - Acontece no Ginásio de Esportes Ney Braga, o concurso Miss Marechal Cândido Rondon 1990¹, com a participação de 15 candidatas. O evento foi animado pelo grupo musical rondonense a Chama. 

A Comissão Julgadora escolher como Miss, Cristiane Inês Wagner; II Miss, Sandre Regina Weber Sehne, III Miss, Anelise Bier e como Miss Simpatia, Claudia Méri Schwingel. Em 4º lugar, Geovana Regina Diesel; e em 5ª colocação, Rosane Schwartzbach (fonte: Álbum do Concurso - Secretaria Municipal de Cultura de Marechal Cândido Rondon). -- FOTO 4 --
 

¹ As faixas para as soberanas foram confeccionadas pela empresária rondonense Voni Berta Amaral. 

Ver galeria de imagens, clique aqui

_______________________________________

1992 - Rádio Difusora do Paraná AM noticia que a Cooperativa Agroindustrial Copagril passa a recolher a produção de leite de seus associados por caminhão-tanque, no lugar dos tradicionais tambores que eram transportados em caminhonetas (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 206, Maio de 1992). 

________________________________

2018 - Após 40 dias de estiagem a região do Oeste do Paraná tem retorno de chuvas, de alguns poucos milímetros. No dia seguinte, também uma pequena queda de temperatura (nota do pesquisador). 

_____________________________________ 

2018 - Falece na cidade de Rio Verde de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, aos 90 anos de idade, o pioneiro rondonense Oscar Kaefer que chegou de mudança a então Vila de General Rondon em 1954, procedente de Ipira (SC). Foi um dos primeiros fotógrafos profissionais que se instalou em Marechal Cândido Rondon 

Havia 40 anos mudado para o Mato Grosso do Sul, onde se dedicava a agropecuária. Era divorciado de Erica Schranck com teve os filhos Renato, Nelson, Irene e Valdir (Nuki). 

Foi sepultado no cemitério da cidade de Rio Verde de Mato Grosso (nota do pesquisador). -- FOTO 5 -- 

_____________________________________

2018 - O jornal O Presente noticia que ocorreu a eleição da diretoria gestão 2018/2010, da Associação Comercial e Industrial de Pato Bragado (ACIBRA), com a escolha do empresário Marcio Schons como presidente, em substituição ao empresário Reinaldo Scherer (O Presente. Marechal Cândido Rondon:  ed. 11.05.2018, p. 16 e 17). -- FOTOS  6 e 7 --

_______________________________

2018 - Apresenta-se no centro de eventos do Parque de Exposições, de Marechal Cândido Rondon, o músico Projota, considerado o maior nome da rap e da cultura hipo-hop, no Brasil (O Presente. Marechal Cândido Rondon:  ed. 11.05.2018, p. 25). -- FOTO 8 --

____________________________________

2018 - Em matéria publicada pelo jornal O Presente, o secretário de Viação e Obras Públicas, Jefferson Dahmer, de Marechal Cândido Rondon, anuncia a criação de parques de máquinas nas sedes distritais de Bom Jardim, Margarida e Novo Três Pássos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 11.05.2018, p. 31)

____________________________________

2018 - Começa em Marechal Cândido Rondon, no ginásio de esportes do Colégio Estadual Eron Domigues, a 1ª etapa municipal de Badminton 2018 (O Presente. Marechal Cândido Rondon ed. 11.05.2018, p. 35). 

_______________________________________

2019 - Depois de dias de chuvas fortes, ocorre mudança brusca de temperatura. A mínima chega 8,8 graus neste dia, às 7 horas. É primeira onda de frio de 2019.

___________________________________

2019 - Ocorre a precipitação pluviométrica mais volumosa do mês na cidade de Marechal Cândido Rondon: 60mm.

Ver mais, clique aqui. 

_________________________________________

2020 - O bispo da Diocese de Toledo PR), João Carlos Seneme,  autoriza o retorno das celebrações de missas presenciais com adoção das medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia do COVID 19.

A autoridade da Província Eclesiástica emitiu o seguinte comunicado aos padres, vigários, diáconos e a comunidade católica espiscopal:

 

Prezados Párocos, Vigários Paroquiais e Diáconos
 

ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS

A Diocese de Toledo continua reafirmando a necessidade de colaborar, com responsabilidade, para a prevenção do novo coronavírus (Covid 19) tomando as medidas necessárias, considerando as orientações e deliberações das autoridades de saúde pública. Por isso, desde 20 de março estamos celebrando as missas sem a participação do povo. Muitos municípios já se manifestaram, através de decretos, sobre as atividades religiosas coletivas possibilitando a retomada das celebrações eucarísticas com a participação do povo. Portanto, seguem as orientações para as celebrações eucarísticas na Diocese de Toledo: 

 

1. A partir desta data ficam revogadas as determinações anteriores que suspendiam as celebrações da missa com participação do povo;

2. A partir do dia 16 de maio de 2020 poderão ser retomadas as celebrações da missa com participação do povo nas paróquias que estão autorizadas por decretos municipais;

3. A mesma autorização se refere às reuniões pastorais e realização de outros sacramentos;

4. As celebrações do sacramento da Crisma continuam suspensas;

5. Não há como estabelecer diretrizes iguais para a toda a Diocese. Portanto, para a abertura das igrejas com celebrações dos sacramentos para os fiéis, cada Paróquia siga rigorosamente as regras determinas pelo Prefeito Municipal, emanadas através de Decreto Municipal. O diálogo com as autoridades é de fundamental importância neste momento. 

6. Normalmente os decretos municipais indicam regras tais como: manter distanciamento de dois metros entre os fiéis, fornecimento de álcool em gel para higienização das mãos de todos os presentes, obrigatoriedade do uso de máscaras (cf. Lei Estadual 20.189/20 de 28/04/2020). As celebrações sejam breves, os ambientes estejam arejados. Evitem a todo custo as aglomerações. Sejam efetuadas a limpeza dos ambientes, antes e ao final das celebrações e reuniões. 

7. Os idosos e as pessoas enquadrados nos grupos de riscos bem como as crianças até doze anos não poderão participar das reuniões e celebrações. Portanto, estão desobrigados do compromisso de participar das missas dominicais (conforme o cânone 1248 do Código de Direito Canônico). Cada Paróquia siga as regras específicas no seu município.

8. Recomendo que cada paróquia encontre meios para acompanhar, animar e atender as necessidades espirituais dos doentes e idosos;

9. Usando as prerrogativas do cânone 87 §1 do Código de Direito Canônico, fica proibida a distribuição da Eucaristia sob as duas espécies, bem como, fica vedada a distribuição da comunhão na boca dos fiéis, sendo permitido apenas recebe-la na palma da mão;

10. Continuam suspensas as festas, escolas de formação paroquias que excedem o número de 50 pessoas. Da mesma forma os encontros de catequese (crianças, jovens e adultos);

11. O momento exige de todos muita compreensão e paciência para lidar com as mais diversas situações que certamente surgirão;

 

Agradeço a atenção e os esforços de todos. Continuemos a rezar pela superação desta pandemia e, de modo especial, pelas vítimas e por aqueles que estão a serviço dos doentes. 

Confiemos na graça de Deus, iluminação e assistência do Espírito Santo. Que nosso padroeiro Cristo Rei e Maria, Mãe da Igreja, intercedam pela nossa Diocese e nos ajudem a assumir os desafios que a momento atual exige. 

Toledo, PR, 11 de maio de 2020.

Dom João Carlos Seneme, css

________________________________________

2022 - Quarta-feira de sol pleno em Marechal Cândido Rondon  e no Oeste do Paraná  Temperaturas entre 19 e 26 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos (nota do pesquisador).

__________________________________________

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados