Acontecimentos históricos do dia 15 de Maio

1817 - Casa-se a Arquiduquesa Leopoldina Carolina Josefa Habsburg, quarta filha de Francisco I, Kaiser da Aústria e de Maria Tereza de Nápoles e da Sicília [ ..]

Desembarque da arquiduquesa Leopoldina no Porto do Rio de Janeiro, em e recepcionado pelo Princípe D. Pedro, com quem casou por procuração. 
Imagem: Acervo Biblioteca Nacional (BN E. 54 R. Gravura a buril de Charles Simon Pradier (1783-1847), segundo pintura de Jean Baptiste Debret (1768-1848 ). - FOTO 1 -
Desembarque da arquiduquesa Leopoldina no Porto do Rio de Janeiro, em e recepcionado pelo Princípe D. Pedro, com quem casou por procuração. Imagem: Acervo Biblioteca Nacional (BN E. 54 R. Gravura a buril de Charles Simon Pradier (1783-1847), segundo pintura de Jean Baptiste Debret (1768-1848 ). - FOTO 1 -
Publicação da Lei nº 5774/68 que criou o distrito administrativo e judiciário de Margarida, no município de Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo Arquivo Público do Paraná - FOTO 2 -
Publicação da Lei nº 5774/68 que criou o distrito administrativo e judiciário de Margarida, no município de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo Arquivo Público do Paraná - FOTO 2 -
O comunicador João Marcos Gomes, que retornou ao quadro de funcionários da Rádio Difusora do Paraná, em 15 de maio de 1986.
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 3 -
O comunicador João Marcos Gomes, que retornou ao quadro de funcionários da Rádio Difusora do Paraná, em 15 de maio de 1986. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 3 -

1817 - Casa-se a Arquiduquesa Leopoldina Carolina Josefa Habsburg, quarta  filha de Francisco I, Kaiser da Aústria e de Maria Tereza de Nápoles e da Sicília, por procuração, com Pedro de Bragança (futuro D. Pedro I, primeiro Imperador do Brasil), Príncipe Herdeiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. Com o casamento  a Arquiduquesa tornou-se posteriormente Imperatriz do Brasil  e nessa função incentivou a imigração alemã ao país <https://oglobo.globo.com/ela/gente/acordo-de-casamento-de-leopoldina-dom-pedro-completa-200-anos-18948515>. Acesso em 15.05.2017.  - FOTO 1 - 

--------------------------------------------

1920 – Nasce Cristian Wiemann (Pe. Cristiano Wiemann), futuro vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na localidade Schmahlzhofen, na Áustria, filho de Christian Friedrich  e Josefine (Gindele) Wiemann.

--------------------------------------

1968 -  É criado pela Lei estadual nº 5774, o distrito administrativo e judiciário de Margarida. A publicação da lei ocorreu no Diário Oficial de 15 de Maio de 1968. A autoria do respectivo projeto de lei foi do deputado estadual Paulo Poli (Diário Oficial do Estado, de 15.05.1968, p. 01). - FOTO 2 - 

--------------------------------------

1972 - Nasce na cidade de Curitiba, o senhor José Carlos Lins Santos, o primeiro juíz de direito da comarca de Marechal Cândido Rondon, filho de Alcino Santos e Luisa Lins Santos ( Rádio Difusora Rondon: vol. 15, de 18.02.1972 a 17.07.1972).

-------------------------------------

1972 - Rádio Difusora noticia que o prefeito municipal Dealmo Selmiro Poersch assinou convênio com a então Companhia de Telecomunicações do Paraná - TELEPAR - repassando o serviço público municipal de telefonia para a empresa estatal (Rádio Difusora Rondon, Mundo em Revista: vol. 15, de 18.02.1972 a 17.07.1972). 

--------------------------------------

1977 – Com grande festividade, o Corintians Esporte Clube, da sede distrital de Margarida, recebe a Taça Rainha do Sertão, pela conquista do campeonato municipal de futebol de campo 1976 – 1ª divisão.

---------------------------------------------

1977 - Com grande festividade, o Guarani Esporte Clube, do Arroio Fundo, hoje Linha Guarani, recebe a Taça Imobiliária Bier pela conquista do Campeonato Municipal de Futebol de Campo 1976 – 2ª divisão. A comemoração contou com a presença do então deputado estadual Werner Wanderer, prefeito municipal Almiro Bauermann, Presidente da Liga Rondonense de Esportes Ireno Bayer e vereador Ariovaldo Luiz Bier – patrocinador do troféu por sua empresa.

--------------------------------------

1977 -  Acontece o primeiro passeio ciclístico de Marechal Cândido Rondon, organizado pela filial da então rede de lojas Casas Felipe. O trajeto percorrido, com saída da esquina da Ruas Paranás e Sete de Setembro, seguindo pela Paraná até a Rua D. João VI, indo por esta até a Rua Sergipe e desta até a Avenida Maripá. Seguindo pela Maripá até alcançar a Avenida Rio Grande do Sul e por esta até o encontro com a Rua Colombo, desta até a Rua Santa Catarina e seguindo por esta até o encontro com a Rua Sete de Setembro e desta até a esquina da Rua Paraná – ponto de partida.

--------------------------------------

1977 – Em assembleia geral ordinária, o Clube Concórdia elege nova diretoria: Presidente: Nori Pooter – reeleito; Vice-Presidente: Victor Hugo Borgmann; Secretário: Elói Lohmann;   2º Secretário: Norberto Neumeister; Tesoureiro: Rudi Reuter;  2º tesoureiro: Orlando Trentini; Diretores sociais: Carlos Rudolf Guinther e Mariza Goebel; Diretores esportivos:  Sady Luiz Cecatto e Ivo Jochims; Assessoria jurídica: Ivanor Brum de Brum; Conselho Fiscal: Titulares: Dieter Leonhard Seyboth, Heitor Danmilo Brenner e Auri Zart.

--------------------------------------

1977 – É inaugurada festivamente a Escola Municipal Prof. Waldomiro Liessen, no então Bairro Frigorífico, em alvenaria, com duas salas de aula e dependências administrativas. Participaram da inauguração o então deputado estadual Werner Wanderer, prefeito municipal Almiro Bauermann, secretário municipal de Educação e Cultura, prof. Dilmo Antonio Bedin, e a senhora Veleda Liessen, viúva do homenageado com o nome do educandário.

--------------------------------------

1977 – É inaugurada festivamente a então Escola Municipal Ébano Pereira, na Linha Oriental, no então distrito de Pato Bragado.Participaram da solenidade o então vereador Verno Scherer, prefeito municipal Almiro Bauermann, secretário municipal de Educação e Cultural, prof. Dilmo Antonio Bedin.

--------------------------------------

1978 - Começa a funcionar a União de Ajudantes Mirins de Marechal Cândido Rondon, sob a coordenação do cartorário Noroaldo Boska (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 43, de 05.04.1978 a 17.05.1978, p. B-265). 

            Anos depois a entidade passou a denominar-se Associação Comunitária 12 de Outubro (Nota do pesquisador). 

----------------------------------------

1986 - Retorna as atividades profissionais junto a Rádio Difusora do Paraná, o comunidador João Marcos Gomes. O profissional já pertenceu anteriormente ao quadro de funcionários da emissora (Informação de João Marcos Gomes). - FOTO 3 - 

--------------------------------------

2005 - Falece o industrial rondonense Eno Thessing, proprietário da empresa Móveis Girassol. O empresário era casado com Brunhilde (Bruni) Priesnitz. O casal chegou de mudança a Marechal Cândido Rondon, em 19 de abril de 1963, procedente de Três de Maio, Rio Grande do Sul. 

           Em Marechal Cândido Rondon, o casal se estabeleceu inicialmente com um mercadinho self-service (o primeiro da cidade), à Rua Sete de Setembro, onde hoje está o Edifício Itacorá. Por volta de 1965, mudou de atividade comercial e abriu a empresa Somerol, primeira revendedora da montadora Ford-Willys. A sede da empresa, loja de peças e oficina ocupou toda a área que abriga o Edifício Itacorá. 

           Anos depois Eno Thessing deixou de atuar com a sua empresa como autorizado da multinacional e associou-se com Willi Hiller e fundaram a empresa Móveis Wileno, com instalações na esquina da Rua Paraná com a Rua Sete de Setembro, no final da quadra, para quem segue sentido leste-oeste, à esquerda. 

          Passados alguns anos, os dois sócios resolveram abrir a sociedade. E cada um seguiu com seu próprio negócio no ramo mobiliário, ficando com máquinário  da empresa em comum, o ex-sócio Willi Hiller. Instalou sua empresa a Rua Ceará, onde posteriormente encerrou as atividades. E Eno ficou com as instalações da então Móveis Wileno.

          Com a abertura da sociedade, o casal  Eno  e Brunhilde Thessing agora com empresa exclusiva iniciaram contatos para montar o parque de máquinas, ao tempo em que pensava que nome escolher para a empresa. Várias foram as ideias, sem se definir por uma. Certo dia em viagem a cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, atrás da compra de máquinas, ao passar por uma plantação de girassol, segundo a senhora Brunhilde, seu marido teria dito "Bruni olha que coisa bonita essa plantação de girassol", ao que ele teria respondido, está o nome da nossa empresa: Móveis Girassol. E assim ficou o nome da empresa, até o encerramento das atividades com o falecimento dele (Informações repassadas pela senhor Brunhilde Priesnitz Thessing). 

---------------------------------------

2015 – Acontece em Marechal Cândido Rondon, o primeiro workshop “Uma dia delas", organizado pela Faciap – Mulher –,  ente da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Paraná, com a presença de cerca de 100 empresárias. Foi o primeiro evento de gênero no Paraná (O Presente). 

--------------------------------------

Compartilhe

COMENTÁRIOS



Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados