Acontecimentos históricos do dia 16 de Maio

1947 - Casam-se na cidade de Ipira, Santa Catarina, os jovens Erich Krepsky e Úrsula Klein (...)

Os noivos Úrsula Klein e Erich Krepsky no dia do casamento em Ipira, Santa Catarina. 
O casal foi pioneiro em Marechal Cândido Rondon, em 1953. 
Úrsula, conhecida como Ula, foi a parteira que acompanhou o maior número de partos, atendeu cerca de cinco mil gestantes. 
Imagem: Acervo Marta Krepsky - FOTO 1 -
Os noivos Úrsula Klein e Erich Krepsky no dia do casamento em Ipira, Santa Catarina. O casal foi pioneiro em Marechal Cândido Rondon, em 1953. Úrsula, conhecida como Ula, foi a parteira que acompanhou o maior número de partos, atendeu cerca de cinco mil gestantes. Imagem: Acervo Marta Krepsky - FOTO 1 -
Membros fundadores da 1ª Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon, reunidos em 1958.
Imagem: Acervo PIB-Rondon - FOTO 2 -
Membros fundadores da 1ª Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon, reunidos em 1958. Imagem: Acervo PIB-Rondon - FOTO 2 -
D. Geraldo Magella Agnelo fotografado já como cardeal de Salvador, Bahia, e primaz do Brasil.
Imagem: Acervo memóriaEBC - FOTO 3 -
D. Geraldo Magella Agnelo fotografado já como cardeal de Salvador, Bahia, e primaz do Brasil. Imagem: Acervo memóriaEBC - FOTO 3 -
A jornalista Luciani Franco recebendo o prêmio por sua classificação no Prêmio de Jornalismo Ocepar 2013, das mãos do João Paulo Koslovski (a), diretor-presidente da Ocepar, e de Manfred Dasembrock, diretor-Presidente da SICREDI/ Paraná. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 4 -
A jornalista Luciani Franco recebendo o prêmio por sua classificação no Prêmio de Jornalismo Ocepar 2013, das mãos do João Paulo Koslovski (a), diretor-presidente da Ocepar, e de Manfred Dasembrock, diretor-Presidente da SICREDI/ Paraná. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 4 -
Casal Ivo e Leonida Krummenauer no dia da comemoração das Bodas de Fabulita. 
Imagem: Acervo Loni Richter - FOTO 5 -
Casal Ivo e Leonida Krummenauer no dia da comemoração das Bodas de Fabulita. Imagem: Acervo Loni Richter - FOTO 5 -

1947 - Casam-se na cidade de Ipira, Santa Catarina, os jovens Erich Krepsky e Úrsula Klein. Ele nascido na cidade catarinense de Blumenau, em 13 de março de 1927, Filho de Max Krepsky e Frida Freitag. Ela nascida na cidade catarinente de Piratuba, na época distrito de Joaçaba, em 09 de novembro de 1929, filha de Osvino Leopoldo Frederico e Lidia Klein (Certidão de Casamento nº 406, distrito de Ipira, município de Campos Novos, SC). 

            São filhas do casal: Marli, nascida em Piratuba, casou-se com Geraldo Nagel; Marta - solteira; e Margareth que csou-se com Sérgio Giordani. Marta e Margareth nasceram em Marechal Cândido Rondon. 

            O casal Erich Krepsky e Ursula Klein foram pioneiros em Marechal Cândido Rondon, chegando de mudança a então vila de General Rondon, em 1953.  Erich já tinha  estado antes na vila de General Rondon  quando acompanhou os pais de mudança para o Paraná. Na vila de General Max Krepsky instalou a primeira bicicletaria de Marechal Cândido Rondon, à Rua Santa Catarina, no lado direito, segunda construção, no sentido leste-oeste, após a Rua Cabral. 

             Úrsula Krepsky foi a parteira que mais atendeu gestantes em Marechal Cândido Rondon - perto de 5 mil parturientes. 

            Anos depois o casal Max e Frida Krepsky foram residir na sede distrital de Porto Mendes, continuando no ramo de bicicletaria. Mais para os anos de fim de vida, foi residir na sede distrital de Vila Nova, no município de Toledo, para ficarem mais de perto de filhos que residiam na adjacências. Ambos faleceram na citada comunidade e foram sepultados no cemitério local.

             A bicicletaria em Marechal Rondon passou para o filho Erich que a mudou para a Avenida Rio Grande do Sul, esquina com a Rua Cabral, a direita de ambas.  (Informação de Marta Krepsky).  

--------------------------------------

1954 – É fundada a Comunidade da Primeira Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon.

-------------------------------------

1967 - É destruída, por incêndio, a Serraria de Arlindo Schreiber, no distrito de Mercedes.

-------------------------------------------

1968 -  É inaugurado festivamente o começo do fornecimento de energia elétrica pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica – COPEL, para Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes.

-------------------------------------------

1969 - É apresentada a edição nº 1000 do noticioso "No Mundo das Notícias ... as Notícias do Mundo", atual "Frente Ampla de Notícias" da Rádio Difusora do Paraná. 

-------------------------------------------

1971 -  É inaugurado o estádio do futebol de campo da SERC Cristal, de Pato Bragado.

------------------------------------------

1977 – Começa a ser colocada a estrutura de ferro (arcos) para a cobertura do mini-ginásio ddo então Ginásio Estadual, hoje Colégio Estadual Eron Domingues.

------------------------------------------

1978 – É nomeado como bispo para a diocese de Toledo pelo Papa Paulo VI, o padre  Geraldo Majella Agnelo. O sacerdote foi investido como bispo pelo cardeal D. Evaristo Arns, na Catedral de São Paulo, em 06 de agosto de 1978. - FOTO 2 - 

---------------------------------------

1978 - Acontece forte precipitação pluviométrica em Marechal Cândido Rondon, depois de uma longa estiagem que trouxe muitos prejuízos ao município e a região do Oeste do Paraná (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 43, de 05.04.1978 a 17.05.1978, p. 336).  

--------------------------------------

1982 – O empresário Elonir José Kochen adquire a tradicional Livraria Bororo, de propriedade da senhora Veleda Liessen, mudando a designação para Livrarias Globo.

---------------------------------------

2014 – A jornalista rondonense Luciani Franco, da editoria do jornal O Presente,  recebe na cidade de Cascavel, o Prêmio Ocepar de Jornalismo 2013, premiada pela matéria jornalística “Confiança no Cooperativismo vem de Berço”. - FOTO 3 - 

--------------------------------------

2017 - Comemora Bodas de Fabulita*, o casal rondonense Ivo e Leonida Krummenauer. Ele filho de Alfredo Albino e Helma (Petry) Krummenauer. Ela filha de Nicolau e Amália (Deeken) Schmitt (Mensagem recebida de Nelvi Krummenauer, via Facebook, em 18.05.2017). 

           O casal chegou de mudança a Marechal Cândido Rondon, em 04 de outubro de 1968, procedente de Marcelino Ramos, RS <http://www.memoriarondonense.com.br/calendario-historico-single/10/4/ >. Acesso em 17.05.2017. - FOTO 5 - 

           *É um material artificialmente fabricado como um vidro especial, usado na produção de semi-jóias <http://www.dicionarioinformal.com.br/fabulita/>.Acesso em 17.05.2017. 

-------------------------------------

2017 - Pelo estudo realizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral em parceria com a Fundação Getúlio Vargas - FGV - intitulado "Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade", a cidade de Marechal Cândido Rondon ficou listada entre as 50 melhores cidades brasileiras para se envelhecer. O levantamento analisou 348 municípios brasileiros, que têm entre 50 e 100 mil habitantes (O Presente, ed. 16.05.2017, p. 05). 

-------------------------------------

2017 - O jornal O Presente noticia que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE - de Marechal Cândido Rondon iniciou a sondagem de terreno nas imediações do bairro Alto Bela Visa com o objetivo de instalar mais um reservatório para abastecimento de água potável a sede municipal (O Presente, ed. 16.05.2017, p. 08). 

-------------------------------------

2017 - O jornal O Presente publica matéria com o título "Acidentes com motocicletas triplicou em maio", abordando o crescimento de acidentes de trânsito na sede municipal de Marechal Cândido Rondon (O Presente, ed. 16.05.2017, p. 14, 15 e 16). 

-------------------------------------

 

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS



Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados