Acontecimentos históricos do dia 19 de Maio

2005 - Por decreto presidencial, o dia 24 de junho é reconhecido no Brasil como o Dia Nacional de Araucária (pinheiro-do-paraná)...

Pinheiro-do-paraná (Araucaria angustofolia),  que  tem no dia 24 de junho a data nacional. 
Imagem: Acervo e crédito de Júlio Szymaski - Cascavel - PR - FOTO 1 -
Pinheiro-do-paraná (Araucaria angustofolia), que tem no dia 24 de junho a data nacional. Imagem: Acervo e crédito de Júlio Szymaski - Cascavel - PR - FOTO 1 -
Estampa da agenda programática de eventos do III FEARB - capa. 
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 2 -
Estampa da agenda programática de eventos do III FEARB - capa. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 2 -
Estampa da agenda programática de eventos do III FEARB  - 2ª parte e final. 
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 3 -
Estampa da agenda programática de eventos do III FEARB - 2ª parte e final. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 3 -
Candidata Camila Umeres de Oliveira desfilando em traje de gala durante o concurso Miss Marechal Cândido Rondon 2018. 
Imagem: Imprensa PM-MCR - FOTO 4 -
Candidata Camila Umeres de Oliveira desfilando em traje de gala durante o concurso Miss Marechal Cândido Rondon 2018. Imagem: Imprensa PM-MCR - FOTO 4 -
Vencedoras do concurso de  Miss Marechal Rondon 2018. 
Da esquerda a direita:  Cleiciane Storch, Miss Simpatia;  Bruna Luíza Schmidt,  2ª Miss; Camila Umeres de Oliveira, Miss 2018; e Djenifer Rhaely Huppes, 3ª Miss. 
Imagem: Acervo Imprensa PM -MCR - FOTO 5 -
Vencedoras do concurso de Miss Marechal Rondon 2018. Da esquerda a direita: Cleiciane Storch, Miss Simpatia; Bruna Luíza Schmidt, 2ª Miss; Camila Umeres de Oliveira, Miss 2018; e Djenifer Rhaely Huppes, 3ª Miss. Imagem: Acervo Imprensa PM -MCR - FOTO 5 -
Publicação do jornal O Presente referente a campanha da Feirão do Imposto, movimentado pelo Cojem de Marechal Cândido Rondon - FOTO 6 -
Publicação do jornal O Presente referente a campanha da Feirão do Imposto, movimentado pelo Cojem de Marechal Cândido Rondon - FOTO 6 -

======================================================================================================

1971 – É eleita  a nova diretoria da  então APMI, de Marechal Cândido Rondon: Presidente: Lílian Germano; Vice: Helga Port; Secretária: Creoni Maria França;  Tesoureira: Marina Sturm;  2ª tesoureira: Maria Smaniotto (nota do pesquisador). 

______________________________

1972 - A Rádio Difusora Rondon noticia que estavam em construção, naquele momento, 38 salas de aula no município de Marechal Cândido Rondon (Rádio Difusora Rondon AM. O Mundo em Revista: vol. 15, de 18.02.1972 a 17.6.1972). 

______________________________

1972 - É liberado ao tráfego o asfaltamento desde o  Posto Atlantic e até Cerealista Marialva¹(Rádio Difusora Rondon AM. O Mundo em Revista, agora Frente Ampla de Notícias: vol. 15, de 18.02.72  a 16.6.1972).
 

¹ A notícia produzida pela emissora é um pouco confusa quanto a descrição dos trechos que foram asfaltados. Deduz-se que foi parte da Rua Independência, desde a esquina da Avenida Rio Grande do Sul até a esquina com a Rua Minas Gerais;  e trecho da Rua Minas Gerais até a esquina da Rua Tiradentes (nota do pesquisador). 

_____________________________

2003 – Toma posse o novo gerente da agência do Banco do Brasil, de Marechal Cândido Rondon, Roberto Mendes Rodrigues, em substituição a Moacir Pesin. O novo gerente veio da cidade de União da Vitória (nota do pesquisador).

_____________________________

2003 - O governador Roberto Requião determina o fim da figura do "delegado calça curta", pessoas da comunidade nomeadas para exercerem as funções de delegado de polícia, quase sempre indicados à pedido de políticos. O fim do cargo foi usado como promessa de campanha de Roberto Requião na sua eleição ao governo do Estado em 1990. 

No lugar dos "calças-curta", o governador nomeou os agentes administrativos para cuidarem das delegacias que não tinham delegado de carreira (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009: 108)

 ___________________________________ 

2005 - O deputado federal Dilceu Sperafico, da cidade de Toledo e atuação na região do Oeste do Paraná, é empossado como presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, com atuação nas duas Casas (Câmara dos Deputados e Senado) do Congresso Nacional.

A frente é integrada por 114 deputados federais e 12 senadores. Sperafico é o primeiro político paranaense que assume a presidência do órgão  (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora. 2009: 108).   

_______________________________

2005 - Por decreto presidencial, o dia 24 de junho é reconhecido no Brasil como o Dia Nacional de Araucária (pinheiro-do-paraná, araucaria angustifolia), árvore quase genuinamente brasileira que ocupava vastidões a perder de visita, outrora.

Graças ao esforço de muita gente e campanhas de replantio, áreas devastadas recuperaram o espetáculo da volta dos pinheirais. -- FOTO 1 -- 

A poetisa paranense Helena Kolody com sua sensibilidade poética descreveu em versos, a imponência e a dádiva generosa do pinheiro: 
 

Araucária

Araucária,

Nasci forte e altiva,

Solitária.

Ascendo em linha reta

- Uma coluna verde-escura

No verde cambiante da campina.

 

Estendo braços hirtos e serenos.
 

Não há na minha fronde

Nem veludos quentes de folhas,

Nem risos vermelhos de flores,

Nem vinhos estonteantes de perfumes.

Só há o odor agreste da resina

E o sabor primitivo dos frutos.

 

Espalmo a taça verde no infinito.

Embalo o sono dos ninhos

Ocultos em meus espinhos,

Na silente nudez do meu isolamento.

________________________________                

2016 - Acontece, às 19h30m, a abertura oficial do III FEARB - Feira de Arborização e Meio-Ambiente, no centro de eventos do Parque de Exposições Álvaro Dias. O evento segue até dia 21.

A agenda programática iniciou pela manhã com "(...) o foco foram as questões ambientais voltadas a suinocultura. Profissionais de diferentes área estiveram falando sobre licenciamento ambiental na suinocultura, exigências ambientais municipais na macrozona do Arroio Fundo, licenciamentos ambientais, impactos da suinocultura sobre o meio ambiente, biodigestores, construção de cisternas, financiamentos de projetos ambientais na agricultura, entre outros". 

O objetivo do encontro foi proporcionar trocas de tecnologias, informações, e novidades entre instituições de ensino, pesquisa, empresas e indústrias e segmentos afins dos setores relacionados com o meio ambiente e arborização (Imprensa - PM-MCR). -- FOTOS 2  e 3 --

_______________________________

2017 - Acontece no Ginásio de Esportes Ney Braga, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, a abertura oficial da fase municipal da 64ª edição dos Jorgos Escolares do Paraná (JEPS) (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19.05.2017, p. 32). 

________________________________

2018 - Acontece na cidade de Marechal Cândido Rondon, a campanha "Pague 2 e leve", componente do movimento na nacional "Feirão do Imposto Nacional", da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE). 

Em Marechal Cândido Rondon, a campanha foi desenvolvida pelo Conselho do Jovem Empreendedor (COJEM), vinculado à Acimacar (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18.05.2018, p. 11). -- FOTO  4 -- 

_____________________________________

2018 - Acontece no centro de eventos do Parque de Exposições, a escolha da Miss Marechal Cândido Rondon 2018. Foram vencedoras do concurso: Miss, Camila Umeres de Oliveira; 2ª Miss, Bruna Luísa Schmidt; 3ª Miss, Djenifer Rhaely Huppes; e Miss Simpatia, Cleciane Storch. -- FOTOS 5 e 6 --

_____________________________________

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados