Acontecimentos históricos do dia 27 de Maio

2014 – Falece o ex- vereador Ariovaldo Luiz Bier, proponente da Festa Nacional do Boi no Rolete de Marechal Cândido Rondon.

Empresário do ramo imobiliário e vereador Ariovaldo Luiz Bier. Também presidente do Diretório Municipal do PMDB de Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo CulturaFoz
Empresário do ramo imobiliário e vereador Ariovaldo Luiz Bier. Também presidente do Diretório Municipal do PMDB de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo CulturaFoz
Cândido de Abreu - primeiro deputado federal do Paraná.
Imagem: Acervo SESC Paraná - FOTO 2 -
Cândido de Abreu - primeiro deputado federal do Paraná. Imagem: Acervo SESC Paraná - FOTO 2 -
Página 1 do Decreto nº 718, de 27 de maio de 1928. 
Imagem: Acervo Arquivo Público do Paraná - FOTO 3 -
Página 1 do Decreto nº 718, de 27 de maio de 1928. Imagem: Acervo Arquivo Público do Paraná - FOTO 3 -
Página 2 do Decreto nº 718/1928. 
Imagem: Acervo Arquivo Público do Paraná - FOTO 4 -
Página 2 do Decreto nº 718/1928. Imagem: Acervo Arquivo Público do Paraná - FOTO 4 -
Página final do Decreto nº 718, do Governo do Paraná. 
Imagem: Arquivo Público do Paraná - FOTO 5 -
Página final do Decreto nº 718, do Governo do Paraná. Imagem: Arquivo Público do Paraná - FOTO 5 -
Casal Assumpta e Alcides Donin, ela primeiro funcionário da Prefeitura Municipal de Toledo, em fotografia da década de 1990.
Imagem: Acervo Museu Histórico Willy Barth (Toledo - PR) - FOTO 6 -
Casal Assumpta e Alcides Donin, ela primeiro funcionário da Prefeitura Municipal de Toledo, em fotografia da década de 1990. Imagem: Acervo Museu Histórico Willy Barth (Toledo - PR) - FOTO 6 -
Músico Henrique Uebel em uma de suas muitas apresentações., entre elas na cidade de Marechal Cândido Rondon, em maio de 1967. 
Imagem: Acervo Airton Engster dos Santos (Lageado- RS)  - FOTO 7 -
Músico Henrique Uebel em uma de suas muitas apresentações., entre elas na cidade de Marechal Cândido Rondon, em maio de 1967. Imagem: Acervo Airton Engster dos Santos (Lageado- RS) - FOTO 7 -
Inauguração das BRs 369 e 467 em maio de 1977, e depois imagem da década de 2010.
Imagem: Acervo e crédito de Xico Tebaldi (Cascavel - PR). - FOTO 8 -
Inauguração das BRs 369 e 467 em maio de 1977, e depois imagem da década de 2010. Imagem: Acervo e crédito de Xico Tebaldi (Cascavel - PR). - FOTO 8 -
Casal  Leonir Verônica Layter e Oldemar Rohloff na comemoração das Bodas de Prata, com sobreposição da foto do casamento.
Imagem: Acervo do casal - FOTO 9 -
Casal Leonir Verônica Layter e Oldemar Rohloff na comemoração das Bodas de Prata, com sobreposição da foto do casamento. Imagem: Acervo do casal - FOTO 9 -
Técnico de futesal PC de Oliveira. 
Imagem: Acervo www.martinbehrend.com.br - FOTO 10 -
Técnico de futesal PC de Oliveira. Imagem: Acervo www.martinbehrend.com.br - FOTO 10 -
Rondonense Elói (Gambá) Dreher, falecido em maio de 2018. 
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 11 -
Rondonense Elói (Gambá) Dreher, falecido em maio de 2018. Imagem: Acervo pessoal - FOTO 11 -
Atleta Ricardo Brandt durante o IronMan Floripa 2018. 
Imagtem: Acervo O Presente - FOTO 12 -
Atleta Ricardo Brandt durante o IronMan Floripa 2018. Imagtem: Acervo O Presente - FOTO 12 -
Destaque do jornal O Presente ref. a aprovação do projeto de lei que homenageia o clista Alfredino Max Mülling. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 13 -
Destaque do jornal O Presente ref. a aprovação do projeto de lei que homenageia o clista Alfredino Max Mülling. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 13 -
Pioneiro rondonense Osvino Ernesto Wolfart com a esposa Francisca Vilma e os filhos Gladis (e), Irineu e Inge; ele falecido em final de maio de 2020.
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 14 -
Pioneiro rondonense Osvino Ernesto Wolfart com a esposa Francisca Vilma e os filhos Gladis (e), Irineu e Inge; ele falecido em final de maio de 2020. Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 14 -
Banner alusivo ao Dia do Desafio 2020. 
Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 15 -
Banner alusivo ao Dia do Desafio 2020. Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 15 -
Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, falecido em final de maio de 2021.
Imagem: Acervo Instituto Jaime Lerner - FOTO 16 -
Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, falecido em final de maio de 2021. Imagem: Acervo Instituto Jaime Lerner - FOTO 16 -

======================================================================================================

1854 – Toma posse como primeiro representante paranaense na Câmara dos Deputados (Assembleia Geral), na cidade do Rio de Janeiro,  o Dr. Antônio Cândido Ferreira de Abreu (NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Revisão e ampliação de Carlos Zatti. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, via meio digital (e-mail), enviado em 26.05.2021). -- FOT0 2 --

_______________________________________

1928 - O governador do Paraná, Affonso Alves de Camargo, baixa o Decreto nº 718 regulamentando a preparação e o comércio da erva-mate no interior do Estado. 

No Oeste do Paraná, o regulamento atingiu obrages instaladas na região e que atuavam na exploração econômica da congonha. Um delas foi o empreendimento do argentino Julio T. Allica, às margens do Rio Paraná (agora submerso nas águas do Reservatório da Itaipu Binacional), no atual distrito rondonense¹ de Porto Mendes. -- FOTOS 3, 4 e 5 --
 

¹ É o gentílico do município de Marechal Cândido Rondon (PR).

_______________________________________

1953 - Alcides Donin, 1º servidor público municipal assume suas funções na Prefeitura Municipal de Toledo¹. Permaneceu no cargo 35 anos, até sua aposentadoria, em 5 de janeiro de 1988 (COSTALuiz Alberto Martins daCalendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 114). -- FOTO 6 --
 

¹ Até 1960, o atual município de Marechal Cândido Rondon foi distrito da cidade de Toledo (nota do pesquisador). 

________________________________________

1967 - Apresenta-se no extinto Salão Wayhs, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), o músico rio-grandense Henrique Uebel, conhecido como Homem Orquestra pelo fato de tocar sete instrumentos musicais, simultaneamente. -- FOTO 7 --

Sobre o artista, o jornalista Airton Engster dos Santos, da cidade gaúcha de Lageado, escreveu o seguinte em seu blog, no dia 02.07.2018:
 

Henrique Uebel - O Homem Orquestra ou Homem Jazz Band - nascido na Linha Schmidt, distrito de Estrela, hoje município de Westfália.
 

Nasceu em 22 de agosto de 1906, na localidade de Linha Schmidt, distrito de Estrela, hoje município de Westfália. Filho de Adolfo e Auguste Lizete Driemeyer Uebel.

Aos 15 anos já tocava bandoneon com maestria Passou então a apresentar-se em casas de famílias em comemorações especiais.

Em 2 de fevereiro de 1929 casou-se com Wilma Rex, nascida também na Linha Schmidt. Em abril de 1930 adquiriu uma área de terras na cidade de Estrela.

Em 1933, então com 27 anos, pensando numa orquestra com 7 músicos tocando vários instrumentos, chegou a conclusão que também poderia fazê-lo. Aprendeu a tocar os instrumentos sozinho. O primeiro instrumento foi criado em 1933/34.

Em 1935, no Centenário da Revolução Farroupilha, apresentou-se no Parque Farroupilha em Porto Alegre como HOMEM ORQUESTRA ou .

Com o constante deslocamento sentiu a necessidade de aquisição de veículo especial com adaptação para transporte do instrumento.

Com a fundação da Rádio Alto Taquari em 1948 em Estrela começou a se apresentar nessa emissora.

Na década de 1950 realizava suas viagens pelo interior do Rio Grande do Sul, Cachoeira do Sul, Agudo, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Maria, entre outras.

Em 1954, Henrique acompanhado de Oscar chaves Garcia, chega até São Paulo onde acontecia o 4º Centenário da fundação de São Paulo. Em 24 de outubro de 1954 apresenta-se na TV Tupi. Estendeu sua viagem até o Rio de Janeiro onde também realizou shows.

Em 1956 voltou a fazer Turnê pelo interior do Rio Grande do Sul.

Em 1958, Henrique fez um show na despedida do diretor do colégio Martin Luther Pastor Hans Wendt que retornou para Alemanha.

Em 1959, recebe um convite do pastor Hans Wendt para ir a Alemanha.

Inicialmente fez uma apresentação na TV Baden-Baden, situada no sul da Alemanha. Apresentou-se na TV de Colônia, a maior TV da Alemanha na época, juntamente com outros músicos. Nos dias 05 e 06 de novembro de 1959 foi gravado um programa especial pela TV Colônia.

Em 1963 viaja para o oeste do Paraná. Em 1964, Henrique volta a realizar Shows pelo interior do Estado, como a região de Agudo, Candelária, Dona Francisca entre outras cidades.

Com o novo instrumento fez apresentações na TV Piratini, TV Difusora e TV Gaúcha. Em 1965 volta a fazer seus shows no Paraná. O Paraguai foi outro país em que fez seus shows chegando a se apresentar na TV paraguaia.

Faleceu em 08 de janeiro de 1973 deixando escrita a sua obra genial para a eternidade. Seu instrumento musical encontra-se no museu municipal de Teutônia – Museu Henrique Uebel.


Entrevista de Henrique Uebel (ver vídeo) durante a sua visita à Alemanha (todos os diretos assegurados aos seus autores).

_____________________________________

1971 – Visita Marechal Cândido Rondon, o pastor Gerald Krüger, da cidade Aachen, Alemanha, na condição de alto mandatário das comunidades da Igreja Cristo da Alemanha e do Brasil (nota do pesquisador).

_________________________________

1977 - Com a presença do Presidente da República, General Ernesto Geisel; do Ministro da Educação, Ney Braga e do governador do Paraná, Jaime Canet Junior, são inauguradas as rodovias BR 369, que interliga Cascavel, a partir da BR 227, a Campo Mourão e o Norte do Paraná; e a BR 467 que interliga as cidades de Cascavel e Toledo, também a partir da BR 277 (MOREIRA, Maria Tânia de Oliveira e GERÓLIMO, Pe. Antonio Carlos. Dom Armando Cirio - Anotações da Vida e da Ataução da Diocese de Toledo 1960-1978. Cascavel: ASSOESTE, 2014, 1ª ed.: 236). -- FOTO 8 --

__________________________________ 

1977 – O então Grêmio estudantil Riachuelo, do Colégio Cenecista de 1º Grau Zulmiro Trento, d do distrito rondonense de Novo Horizonte, realiza baile para escolha de sua 1ª rainha, no salão do Sociedade Esportiva São Luiz. Candidatas: Janir Trautmann, Liria Trento, Maria Zamboni, Anita Kremer, Clarice Gross, Carla Duncke e Salete Trento. Foram eleitas como rainha, a estudante Liria Trento; como 1ª princesa, a estudante Janir Trautmann;  e 2ª princesa, a estudante Maria Zamboni (nota do pesquisador).

_________________________________

1977 - É inaugurada a pavimentação asfáltica de trecho rodoviário da BR-467¹, com 45 quilômetros de extensão, que interliga as cidades de Cascavel e Toledo.  Foi o 1º acesso asfaltado de Toledo  (COSTALuiz Alberto Martins daCalendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 114).
 

¹  O asfaltamento do trecho rodiviário, além da cidade de Toledo, beneficiou os municípios adjacentes para a acessar a BR 277 (nota do pesquisador). 

______________________________________

1978 - Casam-se na Igreja da Congregação Cristo, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), os jovens pioneiros Leonir Verônica Layter e Oldemar Rohloff. Ela filha do casal pioneiro Hertha (nascida Schulz) e Bruno Layter; e ele filho do casal pioneiro Elsa (nascida Kuns) e Elíbio Rohloff (chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, em 1951, procedente de Ijuí, Rio Grande do Sul)). 

O casamento foi celebrado pelo pastor Waldemar Martin, o primeiro oficiado desde sua chegada em Marechal Cândido Rondon (colaborou Leonir Verônica Rohloff). -- FOTO 9 --

_____________________________________

1987 - O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Parná, deputado Anibal Khury, determina a retirada dos anais do Parlamento Paranaense o discurso do deputado Paulino Delazeri (MDD), de Palotina, em solidariedade ao pastor Werner Fuchs condenado pela Justiça Militar a seis de reclusão sob acusação de dirigir injúrias ao Exército Nacional (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 010, cad. mai e jun 1987, fls.103). 

______________________________________

1988 - Acontece na sede distrital rondonense de Pato Bragado o sorteio das chaves das moradias do primeiro núcleo habitacional edificado na localidade (GOMES, JM (João Marcos). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 010, cad. mai e jun 1987, fls.108).

_____________________________________

1997 – O  Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região,  com sede em Porto Alegre, acata o pedido de abertura da Estrada do Colono. Então, em data de 16 de junho, o Parque Nacional do Iguaçu é desocupado pelos precursores da campanha da reabertura. Entretanto, em 19 de junho, o  Superior Tribunal de Justiça (STJ) cassou a decisão do Juiz Falcão da 4ª Região, fazendo com que a população voltasse ao parque no dia 20 (NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Revisão e ampliação de Carlos Zatti. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, via mei digital (e-mail), em 26.05.2021). 
 

Saber mais, clique aqui.

_______________________________________

2003 - Implantado em 2002, o Curso de Direito da Unioeste - campus de Marechal Cândido Rondon dá ênfase à Legsilação Ambiental, para atender as novas necessidades da profissão de advogado  (COSTALuiz Alberto Martins daCalendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 114).

_____________________________________

2005 - É anunciado o Ecoparque, do campus de Toledo,  da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)¹, com extensão de 773 mil m2 de área construída, reserva florestal, borboletário, viveiro de animais e plantas, trilhas, logo, área de lazer, museu da flora e fauna e centro de educação ambiental  (COSTALuiz Alberto Martins daCalendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009:114).
 

¹ É unidade de ensino superior frequentado por rondonenses¹·² (nota do pesquisador).
 

¹·²  Natural ou residente em Marechal Cândido Rondon (PR). 

______________________________________

2014 – Paulo Cesar de Oliveira (PC de Oliveira) se apresenta a equipe Copagril Futsal, de Marechal Cândido Rondon,  como novo técnico contratado no lugar de Marquinhos Xavier (nota do pesquisador). -- FOTO 10 -- 

_______________________________

2018 - Falece na cidade de Estrela (RS), o rondonense Elói (Gambá) Dreher, aos 55 anos, vítima de infarto do miocárdio .

Chegou menino  em Marechal Cândido Rondon, natural de Marcelino Ramos (RS).

Em Marechal Rondon consagrou-se como atleta da seleção de handebol nos anos de ouro da modalidade esportiva no município. Atuou em memoráveis  disputas estaduais, nacionais e internacionais, sob o comando do professor Paulo Peres Peres.

Anos depois envolveu-se com paixão no motociclismo de aventura, onde granjeou renome pelas longas viagens que fazia pelo Brasil e continente sul-americano, na companhia de outros apaixonadas por essa prática esportiva.

Foi, por décadas, funcionário da Kaefer Motos, de Marechal Cândido Rondon. Mais recentemente estabeleceu na cidade a sua própria empresa de motos e peças.

O seu sorriso largo, a facilidade de fazer amizades e sempre de  bem com a vidam ficam como marcas inesquecíveis de sua vida.

Seu corpo foi velado no ginásio de esportes da Vila Gaúcha e sepultado no dia 29 de maio no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon, no período matutino, com grande acompanhamento (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --

__________________________________

2018 - O atleta rondonense e professor da Unioeste - Marechal Cândido Rondon, Ricardo Brandt classifica-se entre os 160 melhores de 450 atletas que participaram da etapa do IronMan Floripa2018, ao concluir a prova em 10 horas e 56 minutos. 

O IronMan Floripa é considerado o maior evento do triatlon da América Latina (O Presente.Marechal Cândido Rondon: ed.05.06.2018, p. 09). -- FOTO 12 -- 

__________________________________

2019 - A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova em definitivo o projeto de lei nº 14/2019, de autoria do vereador Nilson Hachmann, que designa a nova pista de bicicross da cidade, com o nome do clcista Alfredino Max Mülling, falecido em 08 de setembro de 2008 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31.05.2019, p. 12). -- FOTO 13 -- 

__________________________________

2020 -  Falece o pioneiro rondonense Osvino Ernesto Wolfart - completaria 98 anos no dia 05 de julho. Nos últimos anos residia na cidade de Pato Bragado (PR) com a filha Inge. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede distrital rondonense de Iguiporã

Chegou de mudança a então vila de General Rondon em 07 de junho de 1952, na companhia da esposa Francisca Vilma (nascida Hassemer) e dos filhos Enna, Cláudio (ambos precederam-lhe na morte) e Gladis, procedente de Arabutã (SC). No Paraná, nasceram mais os filhos Egon (também lhe precedeu na morte), Inge e Irineu.

Residiu na atual cidade de Marechal Cândido Rondon até 21 de março de 1956, quando transferiu residência para uma chácara próxima a atual sede distrital rondonense de Iguiporã.

Exímio carpinteiro foi ajudante e mestre de obras de muitas construções pioneiras em General Rondon, entre elas o Hospital e Maternidade Filadélfia.
Em Iguiporã a grande maioria das construções dos pioneiros que chegaram depois de 1956 ou antes, também foram tocadas pelo pioneiro.

Osvino Ernesto é filho do casal Paulina (nascida Allebrandt) e Carlos Alfredo Wolfart. É neto de Apolônia (nascida Kayser) e Carlos Albino Wolfart; e Elizabeth (nascida Gossmann) e Carlos Allebrandt. É bisneto de Anna (nascida Reichert) e Georg Wolfart; de Catarina (nascida Müller) e João Pedro Kayser; de Katharina (nascida Hofmeister, em Westofen, Alemanha) e Georg Allebrandt (de Alsheim, Alemanha); e de Catarina (nascida Bock, em Rimsberg, Alemanha) e Cristoph Gossmann).

É trineto de Catarina (nascida Herrmann, na Alemanha) e Valentin Wolfart (casal imigrante de  Bermesheim v. d. Höhe); de ....; Marianna (nascida Regner, em Windelsheim) e Johannes Reichert (natural de Weierbach); de Maria (nascida Heck, em Dickenschied) e Karl Kaiser (natural de Kreuznach); de Barbara (nascida Dillius, em Zweibrüchen) e Jacob Müller, de ...; de Jacobina Elizabeth (nascida Fritz, em Gödern) e de Johann Georg Regner (natural Weldelsheim); de ... ; Elizabeth (nascida Brumm, em Meckenbach) e Johannes Kayser (natural de Simmern); e de ... . Todas localidades citadas estão localizadas na Alemanha (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --

Ver mais, clique aqui.

_______________________________________

2020 - Acontece o Dia do Desafio. Uma campanha mundial de incentivo à pratica de atividade física e esportes. Por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID 19), as mobilizações para a data, como sempre eram feitas, aconteceram de forma on-line e em casa. O Dia do Desafio é uam iniciativa do Serviço Social do Comércio (SESC). -- FOTO 15 --

__________________________________

2021 - Falece o ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, aos 83 anos  em decorrência de complicações de doença renal crônica.

Político, arquiteto e urbanista, Jaime Lerner nasceu em 17 de dezembro de 1937 em Curitiba, cidade da qual foi prefeito por três vezes, em mandatos iniciados em 1971, 1979 e 1989. Governou o Paraná por dois mandatos, de 1995 a 1998 e de 1999 a 2002.

Lerner começou sua vida política na Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido ao qual se filiou em 1971, quando foi nomeado prefeito biônico de Curitiba. Entre seus grandes feitos está a abertura de vias exclusivas para ônibus urbanos, algo considerado bastante inovador para a época (1974), que posteriormente veio a formar a Rede Integrada de Transporte da capital paranaense.

Em 1988, conseguiu se eleger prefeito pelo PDT e, em 1994 e 1997 venceu as eleições para governador, vindo a trocar novamente de legenda, ingressando no PFL.

Em 2002, foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos. Nos anos finais da década de 2010, tornou-se consultor das Nações Unidas para assuntos ligados a urbanismo.

Lerner casou-se em 1964 com Fani Lerner, com quem teve as filhas Andrea e Ilana (Agência Brasil). -- FOTO 16 --

Sobre o legado de Jaime Lerner, Costa Kominus escreveu:
 

"E o dia amanheceu e a cidade se assustou. Centenas de trabalhadores invadiam a rua XV de Novembro, acompanhados de dezenas de caminhões carregados com pedras peti-pavé e areia. Pás e enxadas, um susto para as pessoas que começavam o dia passando pela XV. Trânsito interrompido, polícia orientando motoristas e começava alí a revolução da cidade. Nascia o calçadão da XV, mais tarde chamada de rua das Flores. No início, após a conclusão da obra, críticas vieram e aplausos também. Tínhamos um calçadão cobrindo a rua XV, deixando carros para as transversais e embelezando a cidade. Coisas do Jaime...... Noutro dia, a cidade amanheceu e viu ônibus vermelhos andando em canaletas exclusivas, levando o povo com mais rapidez para o trabalho e de volta para suas casas. O expresso começava a fazer parte da cidade de Curitiba. Aplausos e comentários positivos, apesar dos acidentes. Coisas do Jaime..... Anos depois, as vias rápidas fizeram sucesso e até hoje aliviam a circulação de automóveis, ligando lados opostos da cidade de Curitiba. Coisas do Jaime.........Também, detalhes começaram a fazer parte do dia a dia da cidade, com madeiras aparecendo, troncos de árvore, sedes de entidades mais descontraídas e a alegria do Pasquale tomando conta dos sábados da cidade de Curitiba. Coisas do Jaime......Jaime Calçadão Lerner. Aí a figura deste bravo homem já se projetava internacionalmente, deixando Curitiba em primeiro plano no cenário mundial. Curitiba era mais reconhecida como uma cidade inovadora, revolucionária, mas preservando o ser humano e facilitando sua vida. Coisas do Jaime...... E hoje, vivemos em uma cidade que temos orgulho, bonita e às vezes mal tratada, mas sempre bem cuidada pelos curitibanos. Graças a Deus a política não atrasou os parques criados e nem alterou a beleza do museu do olho, mundialmente famoso pelos traços do Niemeyer e a ousadia do Jaime.....coisas do Jaime.

Este Jaime que deveria ter sido contratado pela população para ser o prefeito eterno de Curitiba, hoje nos deixou. Sempre com seu jeitão tranquilo, sempre conciliador, sempre o Jaime......e fazendo coisas do Jaime......Uma pena.

Deus já prepara a reinauguração do Pasquale Sky, com a presença dos amigos que lá em cima se encontram. Aguardam ansiosamente a chegada do Jaime para ver o que pode ser melhorado. E aos sábados, ao lado de amigos de sempre, Jaime sentará em uma mesa e ficará imaginando por onde passará o ligeirinho do céu, a pérgola da Oliveira Belo, o chapéu do pensador, mas tudo lá em cima.

Vá em paz. Sentiremos muito a sua falta. Mas sua obra ficará para a cidade eternamente. Descanse Jaime....enquanto isto, ficaremos por aqui admirando e cuidando das coisas do Jaime".

_____________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados