Acontecimentos históricos do dia 27 de Maio

2014 – Falece o ex- vereador Ariovaldo Luiz Bier, proponente da Festa Nacional do Boi no Rolete de Marechal Cândido Rondon.

Empresário do ramo imobiliário e vereador Ariovaldo Luiz Bier. Também presidente do Diretório Municipal do PMDB de Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo CulturaFoz
Empresário do ramo imobiliário e vereador Ariovaldo Luiz Bier. Também presidente do Diretório Municipal do PMDB de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo CulturaFoz
Casal  Leonir Verônica Layter e Oldemar Rohloff na comemoração das Bodas de Prata, com sobreposição da foto do casamento.
Imagem: Acervo do casal - FOTO 2 -
Casal Leonir Verônica Layter e Oldemar Rohloff na comemoração das Bodas de Prata, com sobreposição da foto do casamento. Imagem: Acervo do casal - FOTO 2 -
Técnico de futesal PC de Oliveira. 
Imagem: Acervo www.martinbehrend.com.br - FOTO 3 -
Técnico de futesal PC de Oliveira. Imagem: Acervo www.martinbehrend.com.br - FOTO 3 -
Rondonense Elói (Gambá) Dreher, falecido em maio de 2018. 
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 4 -
Rondonense Elói (Gambá) Dreher, falecido em maio de 2018. Imagem: Acervo pessoal - FOTO 4 -
Atleta Ricardo Brandt durante o IronMan Floripa 2018. 
Imagtem: Acervo O Presente - FOTO 5 -
Atleta Ricardo Brandt durante o IronMan Floripa 2018. Imagtem: Acervo O Presente - FOTO 5 -
Destaque do jornal O Presente ref. a aprovação do projeto de lei que homenageia o clista Alfredino Max Mülling. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -
Destaque do jornal O Presente ref. a aprovação do projeto de lei que homenageia o clista Alfredino Max Mülling. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -
Pioneiro rondonense Osvino Ernesto Wolfart com a esposa Francisca Vilma e os filhos Gladis (e), Irineu e Inge; ele falecido em final de maio de 2020.
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 7 -
Pioneiro rondonense Osvino Ernesto Wolfart com a esposa Francisca Vilma e os filhos Gladis (e), Irineu e Inge; ele falecido em final de maio de 2020. Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 7 -

======================================================================================================

1971 – Visita Marechal Cândido Rondon, o pastor Gerald Krüger, da cidade Aachen, Alemanha, na condição de alto mandatário das comunidades da Igreja Cristo da Alemanha e do Brasil (nota do pesquisador).

_______________________________

1977 – O então Grêmio estudantil Riachuelo, do Colégio Cenecista de 1º Grau Zulmiro Trento, de Novo Horizonte, realiza baile para escolha de sua 1ª rainha, no salão do Sociedade Esportiva São Luiz. Candidatas: Janir Trautmann, Liria Trento, Maria Zamboni, Anita Kremer, Clarice Gross, Carla Duncke e Salete Trento. Foram eleitas como rainha, a estudante Liria Trento; como 1ª princesa, a estudante Janir Trautmann;  e 2ª princesa, a estudante Maria Zamboni (nota do pesquisador).

_______________________________

1978 - Casam-se na igreja da Congregação Cristo, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), os jovens pioneiros Leonir Verônica Layter e Oldemar Rohloff. Ela filha do casal pioneiro Hertha (nascida Schulz) e Bruno Layter; e ele filho do casal pioneiro Elsa (nascida Kuns) e Elíbio Rohloff (chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, em 1951, procedente de Ijuí, Rio Grande do Sul)). 

O casamento foi celebrado pelo pastor Waldemar Martin, o primeiro oficiado desde sua chegada em Marechal Cândido Rondon (colaborou Leonir Verônica Rohloff). -- FOTO 2 --

_____________________________________

2014 – Paulo Cesar de Oliveira (PC de Oliveira) se apresenta a equipe Copagril Futsal, como novo técnico contratado no lugar de Marquinhos Xavier (nota do pesquisador). -- FOTO 3 -- 

_______________________________

2018 - Falece na cidade de Estrela (RS), o rondonense Elói (Gambá) Dreher, aos 55 anos, vítima de infarto do miocárdio .

Chegou menino  em Marechal Cândido Rondon, natural de Marcelino Ramos (RS).

Em Marechal Rondon consagrou-se como atleta da seleção de handebol nos anos de ouro da modalidade esportiva no município. Atuou em memoráveis  disputas estaduais, nacionais e internacionais, sob o comando do professor Paulo Peres Peres.

Anos depois envolveu-se com paixão no motociclismo de aventura, onde granjeou renome pelas longas viagens que fazia pelo Brasil e continente sul-americano, na companhia de outros apaixonadas por essa prática esportiva.

Foi, por décadas, funcionário da Kaefer Motos, de Marechal Cândido Rondon. Mais recentemente estabeleceu na cidade a sua própria empresa de motos e peças.

O seu sorriso largo, a facilidade de fazer amizades e sempre de  bem com a vidam ficam como marcas inesquecíveis de sua vida.

Seu corpo foi velado no ginásio de esportes da Vila Gaúcha e sepultado no dia 29 de maio no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon, no período matutino, com grande acompanhamento (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --

__________________________________

2018 - O atleta rondonense e professor da Unioeste - Marechal Cândido Rondon, Ricardo Brandt classifica-se entre os 160 melhores de 450 atletas que participaram da etapa do IronMan Floripa2018, ao concluir a prova em 10 horas e 56 minutos. 

O IronMan Floripa é considerado o maior evento do triatlon da América Latina (O Presente.Marechal Cândido Rondon: ed.05.06.2018, p. 09). -- FOTO 5 -- 

__________________________________

2019 - A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova em definitivo o projeto de lei nº 14/2019, de autoria do vereador Nilson Hachmann, que designa a nova pista de bicicross da cidade, com o nome do clcista Alfredino Max Mülling, falecido em 08 de setembro de 2008 (O Presente, ed. 31.05.2019, p. 12). -- FOTO 6 -- 

__________________________________

2020 -  Falece o pioneiro rondonense Osvino Ernesto Wolfart - completaria 98 anos no próximo dia 05 de julho.

Chegou de mudança a então vila de General Rondon em 07 de junho de 1952, na companhia da esposa Francisca Vilma (nascida Hassemer) e dos filhos Enna, Cláudio (ambos precederam-lhe na morte) e Gladis, procedente de Arabutã (SC). No Paraná, nasceram mais os filhos Egon (também lhe precedeu na morte), Inge e Irineu.

Residiu na atual cidade de Marechal Cândido Rondon até 21 de março de 1956, quando transferiu residência para uma chácara próxima a atual sede distrital rondonense de Iguiporã.

Exímio carpinteiro foi ajudante e mestre de obras de muitas construções pioneiras em General Rondon, entre elas o Hospital e Maternidade Filadélfia.
Em Iguiporã a grande maioria das construções dos pioneiros que chegaram depois de 1956 ou antes, também foram tocadas pelo pioneiro.

Osvino Ernesto é filho do casal Paulina (nascida Allebrandt) e Carlos Alfredo Wolfart. Éneto de Apolônia (nascida Kayser) e Carlos Albino Wolfart; e Elizabeth (nascida Gossmann) e Carlos Allebrandt. É bisneto de Anna (nascida Reichert) e Georg Wolfart; de Catarina (nascida Müller) e João Pedro Kayser; de Katharina (nascida Hofmeister, em Westofen, Alemanha) e Georg Allebrandt (de Alsheim, Alemanha); e de Catarina (nascida Bock, em Rimsberg, Alemanha) e Cristoph Gossmann).

É trineto de Catarina (nascida Herrmann, na Alemanha) e Valentin Wolfart (casal imigrante de  Bermesheim v. d. Höhe); de ....; Marianna (nascida Regner, em Windelsheim) e Johannes Reichert (natural de Weierbach); de Maria (nascida Heck, em Dickenschied) e Karl Kaiser (natural de Kreuznach); de Barbara (nascida Dillius, em Zweibrüchen) e Jacob Mülle, de ...; de Jacobina Elizabeth (nascida Fritz, em Gödern) e de Johann Georg Regner (natural Weldelsheim); de ... ; Elizabeth (nascida Brumm, em Meckenbach) e Johannes Kayser (natural de Simmern); e de ... . Todas localidades citadas estão localizadas na Alemanha.

Nos últimos anos residia na cidade de Pato Bragado (PR) com a filha Inge. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede distrital rondonense de Iguiporã (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --

_______________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados