Acontecimentos históricos do dia 30 de Maio

1959 – Chega de mudança o casal pioneiro de São José do Guaçu, Roberto e Maria Dalita Witeck Schütz, com os filhos Izali, Marli, Neri, Clari e Dorly (...)

Casal Maria Dalita Witeck e Roberto Schütz com os filhos,  da esquerda a direta, ao fundo:  Izali e  Marli;  à frente: Neri, Dorly e Clari. 
Imagem: Acervo Dorly Schütz
Casal Maria Dalita Witeck e Roberto Schütz com os filhos, da esquerda a direta, ao fundo: Izali e Marli; à frente: Neri, Dorly e Clari. Imagem: Acervo Dorly Schütz
Grupo Escolar Floriano Peixoto, da sede distrital de Iguiporã, inaugurado em maio de 1971. 
Imagem: Acervo Fundo Fotográfico de Marechal Cândido Rondon - FOTO 2 -
Grupo Escolar Floriano Peixoto, da sede distrital de Iguiporã, inaugurado em maio de 1971. Imagem: Acervo Fundo Fotográfico de Marechal Cândido Rondon - FOTO 2 -
Os canoístas Fabionei Rauber e Diego Vianna que competiram em dupla no campeonato de canoagem, em Londrina. 
Imagem: Acervo O Presente Digital - FOTO 3 -
Os canoístas Fabionei Rauber e Diego Vianna que competiram em dupla no campeonato de canoagem, em Londrina. Imagem: Acervo O Presente Digital - FOTO 3 -
Casal Gustavo Herbert e Erna (nascida Weirich), em fotografia tirada na cidade de Cascavel. 
Imagem: Acervo Arnold Lamb - FOTO 4 -
Casal Gustavo Herbert e Erna (nascida Weirich), em fotografia tirada na cidade de Cascavel. Imagem: Acervo Arnold Lamb - FOTO 4 -
Atleta Larissa Besen, da equipe do Colégio Evangélico Martin Luther; SICOOB/Marechal Cândido Rondon.
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 5 -
Atleta Larissa Besen, da equipe do Colégio Evangélico Martin Luther; SICOOB/Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo pessoal - FOTO 5 -
Decreto nº 165/2018 que alterou o horário de funcionamento das repartições públicas municipais da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon .
Imagem:  PM - Marechal Cândido Rondon - FOTO 6 -
Decreto nº 165/2018 que alterou o horário de funcionamento das repartições públicas municipais da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon . Imagem: PM - Marechal Cândido Rondon - FOTO 6 -
Ciclistas rondonenses na chegada à cidade de Bonito (MS). 
Da direita à esquerda: Paul Lirio Berwig, Walmor Buche, Maicon Raupp e Marlise Berwig. 
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 6 -
Ciclistas rondonenses na chegada à cidade de Bonito (MS). Da direita à esquerda: Paul Lirio Berwig, Walmor Buche, Maicon Raupp e Marlise Berwig. Imagem: Acervo pessoal - FOTO 6 -

=======================================================================================================================

1518 – O padre Martinho Lutero envia as suas teses protestantes ao Papa Leão X, com a convicção de que o pontífice iria apóia-lo. O que não aconteceu.

_________________________________

1904 – Nasce na cidade Hamm, Westfália, na Alemanha, a Irmã Gertildes (Dorotéa Voss), uma das primeiras religiosas da congregação da Divina Providência a atender a comunidade católica de Marechal Cândido Rondon.

_________________________________

1959 – Chega de mudança o casal pioneiro de São José do Guaçu, Roberto e Maria Dalita Witeck Schütz, com os filhos Izali, Marli, Neri, Clari e Dorly, procedente de Lageado Mariano, no município de Piratuba, SC. No começo a família se instalou em Esquina Ipiranga, onde hoje está  o Armazém da Sperafico, para depois mudar-se para a propriedade em São José do Guaçu (Fonte: Maria Dalita Witeck Schütz). -- FOTO 1 -- 

_________________________________

1971 – Acontece  a inauguração do Grupo Escolar Floriano Peixoto, em alvenaria, substituindo a velha construção em madeira, na sede distrital de Iguiporã, com a presença do prefeito Dealmo Selmiro Poersch, do deputado federal Zacarias Seleme, do ex-prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Arlindo Alberto Lamb, do juiz de direito da comarca local, José Carlos Lins Santos e de  vereadores. -- FOTO 2 --

Atualmente (30.05.2018), o prédio abriga a Escola Municipal Floriano Peixoto e a Escola Estadual de Campo Prof. Nilson Franceski.

__________________________________

1976 – A rondonense Hanelore Hoppe participa em Ponta Grossa do Concurso Estadual da “Rainha da Soja do Paraná 1976”, certame vencido pela pontagrossense Edna Babiski Faé.

__________________________________

1977 -  Visita Marechal Cândido Rondon o engenheiro Ko Yamawacki, da Escola Técnica Federal, para ver in loco e examinar o terreno para a construção da piscina semi-olímpica junto ao Módulo Esportivo.

__________________________________

2003 – Começa o 8º Congresso Paranaense de Jovens Luteranos, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (Missouri), no Ginásio do Colégio Rui Barbosa, e se estende até o dia 1º de junho.

_________________________________

2015 – O canoísta  Fabionei Rauber, de Entre Rios do Oeste, conquista a medalha de ouro do Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, em Londrina, nas categorias C1 (individual) e C2 (dupla como paulista Diego Viana). -- FOTO 3 -- 

------------------------------------------

2015 – Participam em Curitiba da Semana Nacional de Orgânicos, as rondonenses Jaciara Rei Garcia, nutricionista do Setor de Alimentação da Secretaria Municipal de Educação, e  Márcia Pandolfo e Claudete Müller, cozinheiras das Escolas Municipais Oswino Weirich, da sede municipal, e Almirante Barroso, de Vila Curvado, respectivamente. 

_________________________________

2016 - Acontece no pavilhão de eventos da Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, o Seminário de Soja e Milho Copagril 2016. No evento, foram premiados os produtores destaque nas duas culturas:

Ganhadores:

Categoria cultivo de soja em área de até 10 alqueires e entrega da produção para a Copagril:

1º lugar: Cesar Luiz Maldaner, de Entre Rios do Oeste, com produtividade de 183,3 sacas por alqueire.

2º lugar: Lairton Luis Regert, de São José das Palmeiras, com uma produtividade de 175,2 sacas por alqueire.

3º lugar: Davi Elias Schreiner, de Marechal Cândido Rondon, com produtividade média de 168,6 sacas por alqueire.

 

Categoria cultivo de soja em área acima de 10 alqueires e entrega da produção para a Copagril:

1º lugar: Márcio Groff, de Guaíra, com a produtividade de 164,6 sacas por alqueire.

2º lugar: Marcos Knasel Vorpagel, de Pato Bragado, com produtividade de 164,3 sacas por alqueire.

3º lugar: Jurandir Jair Cotica, do distrito de Margarida, com produtividade de 157,2 sacas por alqueire.

 

Categoria cultivo de milho na safra verão 2015/16 e entrega da produção na Copagril:

1º lugar: Tadeu Lewandowski, do distrito de São Roque, com a produtividade de 424,5 sacas por alqueire.

2º lugar: Valdir Valter Schneider, de Quatro Pontes, com produtividade de 393,9 sacas por alqueire.

3º lugar: Vilmar José Krenchinski, do distrito de Margarida, com a produtividade de 369,2 sacas por alqueire.

_________________________________

2017 - Falece na cidade de Cascavel,  a pioneira rondonense Erna (nascida Weirich) Lamb, esposa de Gustavo Herbert Lamb e mãe de Arnold, Any e Albert. em sua residência, vítima de insuficiência cardíaca.  
Veio de mudança a Marechal Rondon com sua família - esposo e filhos, em 06 de junho de 1959, procedente da Colônia Riograndense, município de Maracaí, SP.

A pioneira nasceu em 21 de junho de 1927, em Forromeco, município de São Vendelino, no Rio Grande do Sul. Filha João Carlos Weirich e Emma Paula Fuhr. De uma família de 4 irmãs e 1 irmão, ela era a mais velha. Todos já a antecederam na morte.

Em meados de 1937, então com 10 anos de idade, Erna seguiu com seus pais e irmãos para a localidade de Colônia Riograndense, no município de Maracaí, no oeste do estado de São Paulo.

Com menos de um ano de morada em terras paulistas já perdeu o pai, vítima de acidente de caminhão com trem na cidade de Assis, fazendo com que desde muito cedo tivesse que auxiliar a cuidar de seus irmãos e ainda ajudar sua mãe, então viúva aos 34 anos de idade.

Casou-se com Gustavo Herbert Lamb,  no atual município de Cruzália, estado de São Paulo, realizando-se o casamento no cartório de registro civil em 17 de março de 1945 e na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), na Colônia Riograndense, em 9 de maio de 1945. O marido Gustavo Herbert Lamb a antecedeu na morte, em 16 de fevereiro de 2013.

Na Colônia Riograndense, município de Maracaí, SP, foi uma das fundadoras da Ordem Auxiliadora das Senhoras-OASE, órgão da Igreja IECLB.

Em junho de 1959 transferiu residência com a família para Marechal Cândido Rondon.

Da mesma forma, ao mudar-se para cá contribuiu ativamente nos trabalhos da comunidade, participando tanto da OASE, como também do coral da Igreja, o que já vinha fazendo no estado de São Paulo.

Acompanhou o marido na labuta, primeiro na lavoura e depois por quase 30 anos na casa comercial, dos quais um quarto de século em Marechal Cândido Rondon.

Veio morar com o marido na cidade de Cascavel, em novembro de 1985.

Erna Lamb, nascida Weirich, alcançou a idade de 89 anos, 11 meses e 9 dias.

Deixa 3 filhos, Arnold, Any e Albert, duas noras, um genro e cinco netos: Lorena, Carlos Gustavo, Bernhard , Leonardo e Eduard.

Foi sepultada no cemitério central de Cascavel.  -- FOTO 4 --   

Ver também < http://www.memoriarondonense.com.br/calendario-historico-single/06/6/>.

_________________________________

2017 - O jornal O Presente noticia que a atleta rondonense Larissa Besen, da equipe do Colégio Evangélico Martin Luther/ SICOOB/Marechal Cândido Rondon, foi convocada para a etapa de treinamentos da Seleção Brasileira de Vôlei Sub-18 ( O Presente, ed. 30.05.2017, p. 33). -- FOTO 5 - 

_________________________________

2018 - Devido os desdobramento da greve nacional de paralisação dos caminhoneiros e suas implicações decorrentes, a Administração Pública de Marechal Cândido Rondon, pelo Decreto Municipal nº 165/2018, estabelece horário especial de funcionamento nas repartições públicas municipais. -- FOTOS 6 --

______________________________________

2018 - Para desfrutar do prazer proporcionado pela bicicleta,  os ciclistas rondonenses Walmor Buche, Paul Lirio Berwig, Marlise Berwig e Maicon Raupp iniciam viagem, de Marechal Cândido Rondon à Bonito (MS). Após 28 horas de pedalada, ou seja, no dia 01 de junho, o grupo chega à cidade sul-matogrossense, depois de cobrir um percurso de aproximadamente 600 quilômetros. 

A viagem também foi um tributo aos ciclistas Renan Schroeder, vítima de violência durante assalto, em 22 de janeiro de 2018 e Vanderlei Bregoli, que passou por recente cirurgia; além de homenagem ao motociclista e aventureiro Eloi Dreher, falecido em 27 de maio de 2018. -- FOTO 7 -- 

_____________________________________

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados