Acontecimentos históricos do dia 21 de Junho

1950 - Chega de mudança a então vila de General Rondon, depois Marechal Cândido Rondon, a pioneira Alice ( nascida Amann) Weirich (...)

A pioneira rondonense Alice Weirich que chegou a então Vila de General Rondon, em 21 de junho de 1950, prestando homenagem a então vice-governadora Emilia Belinati em visita a Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo Memória Rondonense
A pioneira rondonense Alice Weirich que chegou a então Vila de General Rondon, em 21 de junho de 1950, prestando homenagem a então vice-governadora Emilia Belinati em visita a Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo Memória Rondonense
Inauguração festiva do primeiro templo da Comunidade Luterana Cristo, em 21 de junho de 1953. 
Imagem: Acervo Hilda (Hartleben) Vorpagel/Clarice Verônica Vorpagel
Inauguração festiva do primeiro templo da Comunidade Luterana Cristo, em 21 de junho de 1953. Imagem: Acervo Hilda (Hartleben) Vorpagel/Clarice Verônica Vorpagel
Leonel de Moura Brizola falecido em junho de 2004. 
Imagem: Acervo History - FOTO 3 -
Leonel de Moura Brizola falecido em junho de 2004. Imagem: Acervo History - FOTO 3 -
Rondonense Vera Dockhorn Dreher falecida em junho de 2019. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 4 -
Rondonense Vera Dockhorn Dreher falecida em junho de 2019. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 4 -
Comitiva rondonense recepcionada pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Heraldo Trento, prefeito municipal de Guaíra.
[10:27, 22/06/2021] Cristiano: Em pé: Marcelo Runnie, secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Guaíra; Cristiano Metzner, vereador; Diogo Schneider (Bolha), secretário de Esporte e Lazer rondonense; Cristiano Viteck e Paulo Rodrigo Coppetti, diretor de Comunicação e presidente da Associação Rondonense de Ciclismo.
[10:33, 22/06/2021] Cristiano: Sentados: Valdir Port (Portinho), secretário de Indústria, Comércio e Turismo rondonense; vereador Vanderlei Sauer; Heraldo Trento, prefeito de Guaíra e presidente do Conselho dos Lindeiros; José João Ferri, representante da Associação Guaíra Bikes; Marli Dill e Marciane Linck Sauer, servidoras da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.
Imagem: Acervo ARC - FOTO 6 -
Comitiva rondonense recepcionada pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Heraldo Trento, prefeito municipal de Guaíra. [10:27, 22/06/2021] Cristiano: Em pé: Marcelo Runnie, secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Guaíra; Cristiano Metzner, vereador; Diogo Schneider (Bolha), secretário de Esporte e Lazer rondonense; Cristiano Viteck e Paulo Rodrigo Coppetti, diretor de Comunicação e presidente da Associação Rondonense de Ciclismo. [10:33, 22/06/2021] Cristiano: Sentados: Valdir Port (Portinho), secretário de Indústria, Comércio e Turismo rondonense; vereador Vanderlei Sauer; Heraldo Trento, prefeito de Guaíra e presidente do Conselho dos Lindeiros; José João Ferri, representante da Associação Guaíra Bikes; Marli Dill e Marciane Linck Sauer, servidoras da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo ARC - FOTO 6 -
Ricardo Silvio Chapla, diretor-presidente da Copagril, fazendo a entrega de exemplares do livro comemorativo alusivo aos 50 anos da Cooperativa, ao professor Fernando Volpato (e), secretário municipal de Educação,e ao prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, professor Marcio Andrei Rauber.
Imagem: Acervo Comunicação Copagril - FOTO 6 -
Ricardo Silvio Chapla, diretor-presidente da Copagril, fazendo a entrega de exemplares do livro comemorativo alusivo aos 50 anos da Cooperativa, ao professor Fernando Volpato (e), secretário municipal de Educação,e ao prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, professor Marcio Andrei Rauber. Imagem: Acervo Comunicação Copagril - FOTO 6 -
Professora rondonense Marlene Salette Frare Colla falecida em junho de 2021.
Imagem: Acervo da família - FOTO 7 -
Professora rondonense Marlene Salette Frare Colla falecida em junho de 2021. Imagem: Acervo da família - FOTO 7 -

======================================================================================================

1950 - Chega de mudança a então vila de General Rondon, agora Mal. Cândido Rondon, a pioneira Alice¹ (nascida Amann) Weirich, esposa do pioneiro Benno Weirich², na companhia do cunhado  Lauro Matias Weirich, procedente de Concórdia (SC), do atual município de Arabutã (PAWELKE, Joachim. Ficando rico no Oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon, PR, 1970, p. 27). -- FOTO 1 --
 

¹ Além da companhia do cunhado, a pioneira veio com o filho Ilo Darci, de um ano e meio, e grávida do gêmios Clausio (faleceu criança de difeteria) e Clausia. Alice Weirich foi a primeira mulher a residir na atual cidade de Marechal Cândido Rondon no processo colonizatório da Maripá (nota do pesquisador).
 

² Tinha chegado meses antes para comprar de área e providenciar moradia (id.).

Ver mais, clique aqui.

_________________________________

1953 -  É inaugurada a primeira igreja da Comunidade Luterana Cristo, da cidade de Marechal Cândido Rondon, pelo pastor Cristiano Steyer (nota do pesquisador). -- FOTO 2 -- 

_________________________________

1953 - É assinada a Lei Municipal nº 10 autorizando o recebimento da Prefeitura Municipal de Toledo, via doação da colonizadora Maripá, da chácara 34, com 32.59 m2 para a implantação do Cemitério Cristo Rei, na sede municipal (COSTA, Luiz Alberto Martins da.Calendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo.Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 137).

_______________________________________

1969 – É anunciada a nomeação da comissão provisória da extinta sigla partidária Aliança Renovadora Nacional (ARENA), em Marechal Cândido Rondon, integrada pelos vereadores Harry Pydd e Lauro Matias Weirich e o empresário Waldi Winter (nota do pesquisador). 

________________________________

1985 - Mobilizados por cooperativas agropecuárias e sindicatos rurais, agricultores fecham a rodovia BR 277, na cidade de Cascavel, protestando contra a ameaça de insolvência da agricultura ( COSTA, Luiz Alberto Martins daCalendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Regiostros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 137).

______________________________________

1986 - Com a manchete "Empresários e Prefeitos já estão de regresso da viagem ao Norte e Nordeste", a Rádio Difusora Rondon AM destaca o périplo realizado por um grupo de políticos e empresários para colher sugestões e apoios para a construção da Ferrovia da Produção¹:
 

"Ontem às 21,30, no aeroporto de São José dos Pinhais foi desfeita a comissão de 106 empresários, prefeitos, vereadores e deputados do Oeste do Paraná, que estiveram fazendo um grio em várias regiões do País, buscando apoio para a Ferrovia da Produção.
Durante três dias estiveram no Palácio Iguaçu² em Curitiba, sendo o ponto alto do encontro com o Presidente da República José Sarney que determinou um prazo de noventa dias ao ministro dos Transportes para que este monte um comissão de projeto para a ferrovia que deverá ser iniciada em breve.
Ontem à tarde em Vitória, após almoço oferecido pela Companhia Vale do Rio Doce foi elaborada um documento denominada Carta de Vitória, onde estão explícitas as formas como devem ser conduzidos os trabalhos à partir de agora nos contatos com o Governo Estadual e Federal, já que o empreendimento envolve recursos de empresários, agricultores e do próprio Governo.
Segundo o presidente da AMOP³ Delso José Trentin
  está sendo aguardada a confirmação de uma audiência como o governador João Elisio Ferraz de Campos que já estará de posse de todas as determinações do Ministério dos Transportes para os contatos com os empresários à nivel de Estado.
Esta audiência está marcada para 16 de julho, faltando só a confirmação. O Paraná, através de sua gente do Oeste soube apresentar muito bem as propostas de colaboração e apoio entre empresários e Governo para a concretização dessa ferrovia denomida da Produção, que será o grande canal de escoamento da produção de grãos do oeste e sul do Mato Grosso do Sul, com a ferrovia começando em Dourados e indo até Guarapuava para ser ligada à estrada já existente e que demanda ao porto de Paranaguá, para os serviços de exportação da produção de uma das mais ricas regiões agrícolas do País.
Durante a viagem os prefeitos da AMOP aprovaram a ideia de concessão do título de "Cidadão Benemérito do Oeste" ao ex-secretário da Indústria e do Comércio do Paraná Francisco Simeão que foi um dos grandes batalhadores para o surgimento da ferrovia.

Marechal Cândido Rondon esteve representado nos contatos pelos empresários Hilario Datsch, Valdoir Dickel, prefeito Ilmar Priesnitz, deputado Werner Wanderer, e Ronaldo Luiz, reporter da Difusora.
Todos voltaram maravilhados com o que viram, e acima de tido super-satisfeitos de terem participado de um encontro importante que vai significar progresso para o Oeste" (WIEDMER, Ronaldo Luiz. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 004, junho e julho 1986, ed. 21.06.1986, p. 173 e 174).  


¹ A construção da Ferrovia da Produção como projetada jamais saiu do papel. Parte do trajeto foi construído de Cascavel a Guarapuava, como a denominação de Ferroeste, no governo de Roberto Requião (nota do pesquisador).
 

² Ao tudo indica a reunião foi no Palácio do Planalto, em Brasília (Ibidem)
 

³ Associação dos Municípios do Oeste do Parana (ib.)
 

⁴ Prefeito municipal de Corbélia, Paraná (ibidem) 

_______________________________________

1986 - Acontece a eleição das soberanas do Clube dos Jovens Cooperativistas (CJC) de Novo Horioznte, no município de Marechal Cândido Rondon. Sete candidatas disputaram o título: Elizete Fátima Taglieber, Glória Terezinha Birck, Lúcia Marchi, Veiva Bozza, Márcia Goehl, Rosane Kozerski e Rosimero Birck. Entre as concorrentes foram eleitas, como rainha: Rosane Kozerski; 1ª primeira: Rosimeri Birck; e 2ª princesa: Rosemeri Birck (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 004, junho a julho de 1986, ed. 23.06.1986, p.189).

 __________________________________

2004 -  Falece o politico gaúcho Leonel de Moura  Brizola, na cidade do Rio de Janeiro, aos 82 anos, vítima de complicações pulmonares. Foi governador do Rio grande do Sul e do Rio de Janeiro. É considerado herdeiro político de ex-presidente Getúlio Vargas, fundador do trabalhismo brasileiro e um dos maiores nacionalistas. Seu corpo foi sepultado no cemitério público de São Borja (RS).

Grande parcela de pioneiros rondonenses e do Oeste do Paraná, de origem gaúcha, nutriam pelo político grande afeição, cujo apreço persiste até hoje (25.06.2018) via Partido Trabalhista Democrático (PDT) e Partido Trabalhista Brasileira (PTB). -- FOTO 3 --

_______________________________________

2015 – Acontece o 1º Festival Nacional da Carne Suína organizado pela Prefeitura Municipal de Entre Rios do Oeste, como evento integrante das comemorações do 22º aniversário do município. Participaram 33 equipes – 23 locais e dez visitantes.Na categoria local, foram vencedoras as seguintes equipes:

             1º lugar: Aquarius e Família

             2º lugar: Jorge Supermercado

             3º lugar: Heidel Refrigeração

             4º lugar: Agropecuária Panorama

             5º lugar: Agua e Luz

 

             Na categoria visitante, foram vencedoras:

              1º lugar: Prefeitura Municipal de Pato Bragado

              2º lugar: Rádio Difusora do Paraná ( Mal. C. Rondon)

              3º lugar: Rondotec e Amigos (Mal. C. Rondon)

              4º lugar: Jornal O Presente (Mal. C. Rondon)

              5º lugar: Luia e Amigos

_________________________________

2015 – Acontece no município de Mercedes, o 2º Encontro de Trilheiros, organizado pelo grupo Javali na Trilha. O evento contou com a participação de 280 trilheiros de 24 municípios paranaenses e mais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Salto del Guairá (Paraguai). 

_________________________________

2018 -  É assinada pelo prefeito municipal Marcio Andrei Rauber, a lei municipal nº 5.057/2018, que concede o título de utilidade pública ao Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG) de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22.06.2018, p. 10). 

_________________________________

2018 -  Acontece no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), o encerramento do Concurso de Oratória nas Escolas da JCI, organizado pela JCI Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22.06.2018, p. 27).

_______________________________________

2018  -  A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do  Estado do Paraná absolve o vereador rondonense Adriano José Cottica, na Apelação Crime nº 1.700.696-1, do delito de peculato pelo qual tinha sido condenado pela Vara Criminal de Marechal Cândido Rondon,  a dois anos e quatro meses de reclusão em regime aberto e onze dias-multa.

A denúncia formulada pelo Ministério Público apontava que o vereador na condição de Secretário Municipal de Viação e Obras de Marechal Cândido Rondon tinha desviado cargas de pedra britada.

Na condenção em primeira instância, é substituida a pena privativa de liberdade por duas penas restritivas de direitos, consistentes em pagamento de prestação pecuniária no importe de catorze salários minímos e prestação  de serviços à comunidade no importe de 850 horas. 

________________________________________

2019 - Falece a rondonense Vera Dockhorn Dreher¹. Atuou muitos anos na área educacional em Marechal Cândido Rondon, dentro da Secretaria Municipal de Educação e no Colégio Evangélico Martin Luther. 

Por sua meiguice e jeito fraterno de ser era conhecida, principalmente, entre os estudantes como "Tia Vera". 

Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon. -- FOTO 4 --
 

¹ Era filha do casal Alma (nascida Dockhorn) e Adolfo Dreher Sobrinho. Neta pelo lado materno de Elizabetha (nascida Gass) e de João Frederico Dockhorn,  bisneta do casal Catharina Elizabetha (nascida Stamm) e Johann Nicolau Dockhorn; e trineta do casal imigrante Anna Juliana (nascida Tatsch, natural de Ravensberg, Zell a/M) e de Johann Friedrich Dockhorn (natural de Hettstedt bei Eisleben). Os dois imigrantes chegaram ao Brasil, ele em 1825 e ela em 1827, e  aqui se casaram no ano de 1828. Ele veio sozinho e Anna Juliana com seus pais Maria Katharina (nascida Weirich) e Jacob Tatsch e os irmãos Anna Maria, João, João Jacob, Maria Katharina, Susanna, Maria Margarida  João Pedro (DOCKHORN, Avelino. Genealogia e história do imigrante Johann Friedrich Dockhorn (João Frederico) e seus Descendentes - 1825 -1988. Porto Alegre: Gráfica Editora Pallotti, 1988, p. 45, 47, 52, 118, 357 e 358). 

_______________________________________

2020 - Começa o Inverno 2020, com temperaturas amenas, com mínima média de 13 graus e máxima média de 23.
 

O começo da nova estação faz recordar o escritor francês Albert Camus e sua frase emblemática: "E no meio de um inverno eu finalmente aprendi que havia dentro de mim um verão invencível".

____________________________________

2021 - Comitiva de vereadores, secretários e servidores municipais e dirigentes da Associação Rondonense de Ciclismo (ARC) se reúne com o presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Laogo de Itaipú, Heraldo Trento, prefeito municipal de Guaíra, para tratar  e apoiar a construção de uma ciclovia de interligação entre os municípios de Foz do Iguaçu e Mundo Novo (MS).

A obra foi anunciada como prioridade da nova diretoria do Conselho, que tomou posse no início de maio. A intenção é que ela seja construída através de parceria entre a Itaipu Binacional e municípios.

O entendimento é que a ciclovia tem grande apelo turístico e esportivo para a região lindeira, que já é conhecida em todo o Paraná e Estados vizinhos pela realização do Circuito Regional de Cicloturismo, que acontece há cerca de 10 anos e hoje conta com a participação de quase 20 municípios na organização (AssesSoria de Imprensa da ARC). -- FOTO 5 --

________________________________________

2021 - O diretor-presidente da Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, Ricardo Silvio Chapla, em visita ao prefeito municipal rondonense, Marcio Andrei Rauber, e ao secretário municipal de Educação, professor Fernando Volpato, faz a entrega para cada um, de um exemplar do livro "Copagril 50 Anos - O Valor está nas Pessoas". 

A obra comemorativa destaca a história construída e produzida pela Cooperativa ao longo de seus 50 anos, desde 09 de agosto de 1970 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 25.06.2021: 28). -- FOTO 6 --

_______________________________________

2021 - Falece na sede distrital rondonense de Porto Mendes, a professora aposentada Marlene Salette (nascida Frare) Colla, aos 71 anos, em decorrência de . Seu corpo foi sepultado no cemitério público local.

Natural de Lindóia do Sul, nascida em 01 de janeiro de 1950, era filha de Gentile Gemma (nascida Vivian) e Avelino Domingos Frare. Veio ao Paraná  acompanhando os pais na mudança para a cidade de Guaíra (PR). Nessa cidade  casou-se com Gasparino Colla e passaram a residir em Porto Mendes, município de Marechal Cândido Rondon, e constituíram família com o nascimento das filhas Carla Gentile Frare Colla, Cássia Frare Colla e Carine Frare Cola. 

Marlene iniciou suas atividades no magistério, em 1974, na Escola Comandante Luiz Augusto de Moraes Rego, da sede distrital de Porto Mendes e atuou na unidade escolar até aposentar-se em 2001. Paralelo as suas funções como professora, dedicou-se por muitos anos à coordenação da catequese junto a Igreja Sagrado Coração Jesus e ao voluntariado locais (colaborou Reni e Raquely Ringenberg). -- FOTO 7 --

___________________________________

2022 - A terça-feira é de tempo em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com temperaturas amenas, entre 14 e 22 graus. Com um pouco de nebulosidade e ventos do quadrante Nordeste, fracos (nota do pesquisador).

___________________________________ 

 

 

 

   

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados