1947 - Casam-se na localidade de Arabutã (agora município), localizada em Concórdia (SC), os jovens Alice (nascida Amann) e Benno Weirich (...)
















======================================================================================================
1909 - Ocorre a alteração de contrato firmado entre o Governo do Paraná e os empresários Santigo M. Coole, Guiherme Weiss e Vicente Asklçin, este último representado por seus procuradores Antonio Leopoldo dos Santos e Henrique Palm, para a construção de uma estrada para o Mato Grosso¹, mediante a exploração da cobrança de taxas de pedágio pré-estabelecidas; e a preferência de compra de até 100 mil hectares de terras devolutas à margem da estrada a ser construída, excetuado aquelas localizadas na faixa da fronteira com a República do Paraguai (A República - Orgam do Partidido Republicano Paranaense. Curitiba: ed. 10.07.1909, Anno XVIV, nº 150, p. 1). -- FOTO 2 --
¹ Mais tarde foi incorporado à efetiva ligação com o Mato Grosso indiviso, a estrada do Allica que ligava Porto Artaza, no atual distrito de Porto Mendes, no município de Marechal Cândido Rondon, às margens do Rio Piquiri. A interconexão com a estrada que vinha de Guarapuava acontecia na localidade de Central Santa Cruz, no atual município paranaense de Cafelândia. A Avenida Rio Grande do Sul, na cidade de Marechal Cândido Rondon, é parte do antigo caminho que seguia para o Mato Grosso (saber mais, clique aqui).
______________________________________
1947 - Casam-se na localidade de Arabutã (agora município), localizada em Concórdia (SC), os jovens Alice (nascida Amann) e Benno Weirich. O casal formou família com o nascimento dos filhos Ilo Darci (em Santa Catarina, em 21 de novembro de 1948), os gêmeos Glausio¹ e Glausia, Ineis, Pedro e Marcus.
Alice e Benno Weirich foi o primeiro casal que fixou residência na cidade de Marechal Cândido Rondon, no período colonizatório implantado pela empresa Maripá (O Presente. 59 Anos Marechal Cândido Rondon - Personagens Nomes de nossa História. Marechal Cândido Rondon: Editora O Presente Ltda., edição especial, p. 14). -- FOTO 1 --
¹ Faleceu aos quatro meses vítima de difteria, em Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
1965 - Casam-se na Igreja Evangélica Martin Luther, os jovens rondonenses pioneiros Erotilde Müller e Sinécio Dickel, em celebração oficiada pelo pastor Harald Malschitzky.
Ela é nascida em Piratuba (SC), em 23 de outubro de 1946, filha de Hilda (nascida Wallauer) e Alfredo Müller. Ele nascido em Três Passos (RS), em 23 de julho de 1945, filho de Ella (nascida Thille) e Arnildo Dickel.
São filhas do casal: Aneli e Dirlene.
Desde jovem, Sinécio Dickel se dedicou a construção civil, sendo por muitos anos, em Marechal Cândido Rondon, sócio-proprietário da empresa Incorol. Entre suas obras, destaca-se a construção do Paço Municipal Arlindo Alberto Lamb.
Depois de residir por 23 anos em Guaratuba, no litoral do Paraná, o casal voltou a residir em Marechal Cândido Rondon, em 2016. -- FOTO 3 --
___________________________________
1969 - O médico Dr. Miguel Cruzzatti, é eleito como primeiro Presidente do Rotary Club de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1970 – Toma posse a nova diretoria do Rotary Club, de Marechal Cândido Rondon:
Presidente – Nori Pooter
Vice-presidente - Harry Feiden
Secretário – Luiz Valiente Otero
Tesoureiro – Egon Wanderer
Diretor de Protocolo – Leopoldo Piotrowski
__________________________________
1971 - A então Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda., agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, realiza Assembléia Geral Extraordinária para tratar sobre a instalação de maquinário para o fabrico de rações e autorização para a construção de armazém graneleiro (nota do pesquisador).
__________________________________
1987 - Toma posse na presidência do Rotary Club de Marechal Cândido Rondon, o empresário Romeu Gebauer, em substituição ao empresário Orlando Miguel Sturm por término de gestão (WIEDMER, Ronaldo Luiz. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 010, cad. mai e jun 1987, fls. 202). -- FOTO 4 --
_______________________________________
1993 - Falece frei Alceu Richetti, religioso da Congregação dos Frades Menores Missionários (FMM). Era natural de Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1925. Cursou a Teologia junto ao Convento São Francisco em Garibaldi, no período de 1949 a 1951. Foi ordenado sacerdote em 23 de dezembro de 1951 também em Garibaldi, por meio da imposição das mãos de D. Frei Cândido Maria Bampi.
Em 3 de março de 1974, em celebração presidida pelo bispo diocesano D. Armando Cirio, tomou posse como pároco da Paróquia Menino Deus, do Jardim Porto Alegre, na cidade de Toledo.
Ainda na Diocese, Frei Alceu foi missionário e conselheiro junto ao Seminário Franciscano Nossa Senhora de Fátima. -- FOTO 5 --
___________________________________
2015 – Acontece no Centro de Eventos o lançamento oficial da Expo Rondon 2015, comemorativa ao 55 anos de emancipação político-administrativa de Marechal Cândido Rondon (O Presente). -- FOTOS 6 e 7 --
___________________________________
2016 - A equipe de basquete Aroba/Colégio Rui Barbosa/Marechal Cândido Rondon conquista na cidade de Concórdia, Santa Catarina, o título de campeão do Sul Brasileiro de Basquete Sub - 17 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de junho de 2016, p. 24). -- FOTO 8 --
___________________________________
2017 - A Copagril Futsal anuncia a contratação do fixo Caio Barros, oriundo do Yoka Futsal, de São Paulo, para ocupar a vaga do atleta Biel que passou a atuar pelo ARAZ, do Azerbaijão (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27.06.2017, p. 32). -- FOTO 8 --
___________________________________
2018 - Acontece a inauguração da agência da Sicredi Aliança PR/SP, na cidade de Bebedouro (SP), com a nova identidade visual da instituição de crédito cooperativo. -- FOTOS 9, 10 e 11 --
________________________________________
2018 - Em matéria de duas páginas, com o título "Cortadeiras voltam a tirar o sono de produtores", o jornal O Presente aborda o drama que vivem os agricultores na região pela infestação de formigas cortadeiras¹ (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 26.6.2018, p. 14 e 15).
¹ No início do intenso desmatamento e princípio da mecanização agrícola no começo da década de 1970, um entomólogo alemão de passagem por Marechal Cândido Rondon já alertou que a região viveria décadas depois problemas com a proliferação de formigas, devido a destruição de seus inimigos naturais (nota do pesquisador).
___________________________________
2019 - A Sicredi Aliança PR/SP, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), inaugura a revitalização de sua agência na cidade de Pato Bragado (PR), com o novo visual de identificação da cooperativa de crédito, também a ampliação da unidade de atendimento, de 438 m2 para 513 m2. -- FOTOS 12 e 13 --
___________________________________
2019 - Atendendo pedido do Ministério Público Estadual, da comarca de Marechal Cândido Rondon, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), via escritório da cidade de Toledo, comunica que interditou três empresas rondonenses com atuação na recolha de entulhos de construção e outros materais, por falta de licenciamento ambiental e local adequado para depósito dos resíduos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09.08.2019, p. 20).
___________________________________
2020 - Dados da 20ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, sediada na cidade de Toledo, informa que o município de Marechal Cândido Rondon teve 2.152 casos de dengue registrados no ano epidemiológico 2019/2020 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 26.06.2020, p. 22 e 23). -- FOTO 14 --
___________________________________
2021 - Falece o rondonense Albrecht Christmann, aos 97 anos, de causas naturais. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
Chegou de mudança ao Oeste do Paraná em 1974, procedente de Tenente Portela (RS), na companhia da esposa Rosa Helena (precedeu-lhe na morte em 04 de abril de 2014) e filhos.
De profissão carpinteiro, Albrecht Christmann foi um exímio construtor de telhados. Inúmeras residências de Marechal Cândido Rondon tiveram a suas coberturas por ele edificadas (colaborou Nilton Christmann). -- FOTO 15 --
___________________________________
2022 - Falece o pioneiro rondonense Jandir Giron, aos 83 anos. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
Natural de Guaporé, nascido em 07 de maio de 1939. Casou-se com Victoria Hoffmann em 13 de maio de 1961 com quem formou família com o nascimento dos filhos Luiz Roberto, Gilson André, Paulo Gilberto, Rosane Marlise, Carlos Alberto e Giovani Marcos. Ainda no ano de matrimônio, o casal mudou-se para Marechal Cândido Rondon, fixando residência na Linha Guarani, onde ele assumiu como professor da extinta Escola Municipal Rodrigues Alves.
Em 1971, a família mudou-se para a sede municipal e Jandir Giron assumiu a gerência da filial da Transportadora Pérola (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 - A segunda-feira foi de tempo bom em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, sem nebulosidade. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas entre 14 e 23 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
COMENTÁRIOS