Acontecimentos históricos do dia 5 de Junho

1960 – Acontece a confirmação da primeira turma da Comunidade Luterana Redentor, na atual Linha Concórdia [...]

Imagem: Acervo Vilton Graff
Imagem: Acervo Vilton Graff
Marilete Gauer com o filho Lucas Rafael, a primeira criança nascida no Hospital Municipal Dr. Cruzatti. 
Imagem: Acervo Imprensa - PM-MCR - FOTO 2 _
Marilete Gauer com o filho Lucas Rafael, a primeira criança nascida no Hospital Municipal Dr. Cruzatti. Imagem: Acervo Imprensa - PM-MCR - FOTO 2 _
Egon Schwendler e esposa Marilete com o filho Lucas Rafael. 
Imagem: Acervo Marechal News - FOTO 3 -
Egon Schwendler e esposa Marilete com o filho Lucas Rafael. Imagem: Acervo Marechal News - FOTO 3 -
Prefeito Marcio Andrei Rauber  discursando na abertura da agenda programática de eventos do Dia Mundial do Meio-Ambiente. 
Imagem: Acervo Imprensa Pm-MCR - FOTO 4 -
Prefeito Marcio Andrei Rauber discursando na abertura da agenda programática de eventos do Dia Mundial do Meio-Ambiente. Imagem: Acervo Imprensa Pm-MCR - FOTO 4 -

======================================================================================================

1953 - Chegada de mudança à Marechal Cândido Rondon, o pioneiro Guilherme Sins¹, procedente de Santa Cruz do Sul, distrito de 7 de Setembro. Viajou nove dias com a mudança. 

¹ Nasceu em 24 de abril de 1916, filho de 

A esposa Ottilia² veio 20 dias depois com uma caravana, na companhia da filha Norma³.

² É nascida em 11 de fevereiro de 1917. 

³ Casou-se em Marechal Cândido Rondon com Virgelino Calai. O casal foi proprietário de uma loja de calçados onde  hoje (09.-7.2018) se localiza a Kaefer Motos, à Avenida Rio Grande do Sul esquina com a Rua D. João VI, onde antes existia a agência do Banco Itaú. 

* Ottilia e Guilherme Sins tiveram mais uma filha, Leontina, que se casou no Rio Grande do Sul.

Ao chegar à Marechal Cândido Rondon, o pioneiro foi trabalhar como marceneiro na marcenaria de Max Lindenau. Enquanto a esposa Ottília instalou o primeiro salão de beleza na cidade, principalmente para fazer permanente no cabelo (encaracolar) para as pioneiras interessadas. O permanente  era feito com uma serpentina com vapor enrolada na cabeça.

______________________________________

1960 – Acontece a confirmação da primeira turma da Comunidade Luterana Redentor, na atual Linha Concórdia, presidida pelo reverendo pastor Cristiano Steyer. O catequista foi o professor Roberto Graff. Foram confirmandos: Vilton Graff, Albino Zimpel, Natal Oliveira, Miguel Zimpel, Arnoldo Zimpel, Leonida Graff, Ilse Geib, Maria Silva, Alice Brachmann, Bronilda Graff e Margarida Silva (o jipe pertencia a Comunidade Cristo).

_______________________________

1974 – É inaugurada a então Loja Mônaco, sucedânea da Loja Eletrolar, de propriedade de Ahmud Abu Alli e Hassan Mussa.

_______________________________

1975 – A senhora Maria Luisa Kreutz Anschau completa 93 anos.

_______________________________

1976 – É eleita como rainha dos estudantes do então Ginásio Padre Montóia, de Quatro Pontes, a estudante Selecia Terezinha Kunzler, como rainha;  1ª princesa, a estudante Maria Mercedi Jung; e 2ª princesa, a estudante Silvia Grünewaldt. O baile de escolha aconteceu na sede social da então Sociedade 25 de Julho.  

_______________________________

1977 – É inaugurado oficialmente o então Grupo Escolar Érico Veríssimo, hoje Escola Municipal do mesmo nome, no bairro Alvorada, com a presença do prefeito municipal Almiro Bauermann; do secretário de Educação e Cultura, prof. Dilmo Antonio Bedin; do secretário de Finanças, Victor Hugo Borgamn; a coordenadora municipal da Merenda Escolar, professora Maria Smaniotto;  e da diretora da unidade escolar, professora Joanina Borgmann.

________________________________

1977 – É inaugurada a então Escola Municipal Antonio Carlos, na Linha Gaúcha, no distrito de Porto Mendes, com a presença do diretor do Departamento Municipal de Educação, prof. Benício Schlickmann e do diretor do Ginásio Cenecista Cap. Heitor Mendes, da sede distrital de Porto Mendes, prof. Francisco de Paula Geleski . 

________________________________

1983 - Um grande incêndio na subestação da Copel, na cidade de Cascavel, deixa grande parte do Oeste do Paraná sem energia elétrica (Rádio Difusora do Paraná, Frente Ampla de Notícias:  vol. 99, Junho de 1983,  p.65 e 79). 

_______________________________

1983 - É inaugurado o atual templo da Igreja Evangélica Congregacional de Nova Santa Rosa, cuja construção começou no dia 21 de janeiro de 1979 (GREGORY, Valdir. IECB 50 ANOS - 1959 - 2009. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008, p. 124). 

_______________________________

1985 - É fundada pelos suinocultores de Marechal Cândido Rondon, a Associação Municipal de Suinocultores. Foi eleito para seu primeiro presidente, o suinocultor Ari Hansen, que pernaneceu noc argo de 13 de junho de 1985 a 02 de setembro de 1989. 

Nos anos posteriores, assumiram a presidência da associação, os seguintes empresários: orlando Miguel Sturm, de 03 de setembro de 1989 a 14 de setembro de 1991; Paulo Alberto Dresch, de 15 de setembro de 1991 a 18 de setembro de 1993; Ari Hansen, de 19 de setembro de 1993 a 25 de novembro de 1995; Armindo Bellé, de 26 de novembro de 1995 a 20 de setembro de 1997; Silvestre Cóttica, de 21 de setembro de 1997 a 15 de setembro de 2001; Aloar Bressan (gestão interina), de 30 de maio de 2000 a 15 de setembro de 2001; e eleito, de 15 de setembro de 2001 a 31 de dezembro de 2007; Sérgio Barbian (gestão interina), de 13 de junho de 2008 a 31 de dezembro de 2009; e eleito, de 01 de janeiro (O Presente. Marechal Cândido Rondon, PR, 1960 -2010. Edição Especial, p. 46). 

______________________________________

2003 - A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) propõe a rediscussão do projeto de germanização¹ da cidade, sob a alegação que as edificações em enxaimel são mais onerosas, não compensadas pela isenção do IPTU por 10 anos, ofertado pela legislação de 1988 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo; Gráfica e Editora GFM, 2009. p.124).

¹ Antes da proposta de redicussão, o projeto da construção em enxaimel e outras iniciativas de valorização da cultura alemã já tinham perdido forças entre os empresários e a população local, devido seu custo e relapso da administração municipal em estimular o projeto  e o pouco apoio da imprensa principalmente da classe de radialistas que não se entusiasmou em abraçar o projeto (nota do pesquisador). 

________________________________

2017 - Nasce a primeira criança no Hospital Municipal Dr. Cruzatti, filho de Marilete Gauer e Egon Schwendler. Lucas Rafael foi o nome escolhido pelos pais para o menino (O Presente, ed. 06.06.2017, p. 16 e 17). -- FOTOS 2 e 3 -- 

________________________________

2017 - Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, acontece a 1ª Caminhada da Sustentabilidade e lançamento do projeto "Cisternas Marechal" e do "Prêmio Escola Sustentável". A solenidade de abertura se deu no acesso à Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon. 

A caminhada foi feita por alunos das escolas municipais, estaduais e particulares rondonenses, que iniciaram o trajeto a partir da Praça Willy Barth, passando pela Rua Espírito Santo, Avenidas Maripá e Rio Grande do Sul, e a Rua Men de Sá, retornando para a prefeitura. Durante o percurso, os alunos levaram faixas com os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável.

O projeto "Cisternas Marechal", prevê a construção de depósitos entre 10 mil e 30 mil litros de água das chuvas, com os respectivos sistemas de distribuição interna, dependendo da demanda de cada prédio público. Já o  "III Prêmio Escola Sustentável" objetiva promover a sensibilização da população para a compreensão de que a humanidade pode e deve fazer escolhas por trajetórias tecnológicas, sociais, econômicas que maximizem os ganhos para as pessoas e para o planeta. Também, a iniciativa visou a prosperidade e a paz, de forma colaborativa, por meio de ações locais nas comunidades onde estão inseridas.

O concurso abrangiu todos os CMEI's e escolas públicas e particulares do município, envolvendo toda a comunidade escolar. Cada instituição de ensino participante foi considerada uma equipe, cada qual com uma coordenação geral previamente determinada. -- FOTO 4 --

______________________________________

2018 - Retornam à normalidade as aulas, depois do fim da greve de paralização dos caminhoneiros. As aulas em Marechal Cândido Rondon foram suspensas pelo Decreto Municipal nº 165/2018 (O Presente, ed. 05.06.2018, p. 09). 

_______________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados