Acontecimentos históricos do dia 6 de Junho

1905 - O Governo do Paraná inicia a elaboração do mapa da Fazenda Britânia, antes conhecido como Imóvel São Francisco. O trabalho é concluído em 06 de agosto de 1906 (...)

Mapa da Fazenda Britânia elaborado pelo Governo do Paraná. 
Imagem: Acervo Adair Krolow - Curitiba - FOTO 1 -
Mapa da Fazenda Britânia elaborado pelo Governo do Paraná. Imagem: Acervo Adair Krolow - Curitiba - FOTO 1 -
Pioneiro Sigismundo Heinrich. 
Imagem: Acervo Edela Heinrich
Pioneiro Sigismundo Heinrich. Imagem: Acervo Edela Heinrich
O casal Gustavo Herbert  e Erna (Weirich) Lamb, com os filhos Arnold, Any e Albert.
Imagem: Acervo Arnold Lamb  - FOTO 3 -
O casal Gustavo Herbert e Erna (Weirich) Lamb, com os filhos Arnold, Any e Albert. Imagem: Acervo Arnold Lamb - FOTO 3 -
Elio Winter, aos 23 anos, eleito presidente da ARES em 06 de junho de 1969. 
Imagem: Acervo Harto Viteck - FOTO 4 -
Elio Winter, aos 23 anos, eleito presidente da ARES em 06 de junho de 1969. Imagem: Acervo Harto Viteck - FOTO 4 -
Noivos Egon Adolfo Lohmann e Loreli Rúbia Froehner; e Rosamaria Lohmann e Fred Teodoro Koniecziniak durante a cerimônia religiosa.
Imagem: Arquivo pessoal - FOTO 5 -
Noivos Egon Adolfo Lohmann e Loreli Rúbia Froehner; e Rosamaria Lohmann e Fred Teodoro Koniecziniak durante a cerimônia religiosa. Imagem: Arquivo pessoal - FOTO 5 -
Rondonense Plínio Kleemann falecido em começo de junho de 1997 , em Raul Peña, República do Paraguai. 
Imagem: Acervo da Família - FOTO 6 -
Rondonense Plínio Kleemann falecido em começo de junho de 1997 , em Raul Peña, República do Paraguai. Imagem: Acervo da Família - FOTO 6 -
Empresário Sérgio Marcucci e seus companheiros de diretoria e do Conselho Fiscal.
O empresário Sérgio Marcucci é o sétimo entre os sentados, da esquerda a direita.
Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 7 -
Empresário Sérgio Marcucci e seus companheiros de diretoria e do Conselho Fiscal. O empresário Sérgio Marcucci é o sétimo entre os sentados, da esquerda a direita. Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 7 -
Pioneira Hilga ( nascida Borchardt) Schneider, falecida em junho de 2015,  com a neta Bruna Gabriela Vasques.
Imagem: Acervo da família - FOTO 8 -
Pioneira Hilga ( nascida Borchardt) Schneider, falecida em junho de 2015, com a neta Bruna Gabriela Vasques. Imagem: Acervo da família - FOTO 8 -
Ciclista Nelson Gomes de Souza Neto em seu périplo pelo mundo. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 9 -
Ciclista Nelson Gomes de Souza Neto em seu périplo pelo mundo. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 9 -
Cartaz-convite para a Escola de Bocha, organizado em Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Imprensa PM-MCR - FOTO 10  -
Cartaz-convite para a Escola de Bocha, organizado em Marechal Cândido Rondon. Imagem: Imprensa PM-MCR - FOTO 10 -

======================================================================================================

1905 - O Governo do Paraná inicia a elaboração do mapa da Fazenda Britânia, antes conhecido como Imóvel São Francisco. O trabalho¹ é concluído em 06 de agosto de 1906 e nele figuram a Picada Nuñez y Gibaja, desde o Porto 12 de Outubro até o Imóvel Lopeí e os Pousos Arroio Grande, Guajuvira, Lageado Grande, Velho, Novo, Flagueiro, Cabeceira, Pinheiros e Toledo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009. p.125). -- FOTO 1 --
 

¹ A carta cartográfica também assinala o caminho do Allica, desde Puerto Artaza, em Porto Mendes, dentro da área da Fazenda Britânia (nota do pesquisador).

_____________________________________

1920 - Nasce Otto Grings, pioneiro de Quatro Pontes, na localidade de Nova Petrópolis, então pertencente ao município de São Sebastião do Caí (RS). Otto Grings foi integrante da Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial e casado com a Cháritas Grings. 

Ver mais, clique aqui.

_______________________________

1934 - Nasce em Erechim (RS) o pioneiro rondonense e primeiro eletrecista da cidade de Marechal Cândido Rondon, senhor Alfredo Bausewein, filho de Matilde Maria (nascida Maier) e Frederico Bausewein ( Revista Região. Empreendedores Pioneiros de General Rondon. Marechal Cândido Rondon: ano XII, nº 101, edição especial: julho de 2011).

Ver mais, clique aqui

 _______________________________

1946 - É registrado na Junta Comercial do Rio Grande do Sul o contrato social da colonizadora Maripá, sob o nº 43.384, com um capital inicial de 16 milhões de cruzeiros. 

Relata Luiz Alberto Martins da Costa, em Calendário Histórico de Toledo: 

 

"A empresa havia adquirido a Fazenda Britânia, no Oeste do Paraná, com 113.534 alqueires de terra. Mesmo tempo a possibilidade de comercializar a área em 50 ou 100 lotes, com menos despesas e transtornos, opta por dividí-la em colônias de 10 alqueires ou 25 hectares. A área é demarcada de maneira que todos os adquirentes tenham acesso à água. Nos futuros aglomerados urbanos, são comercializados chácaras de 2,5 hectares e em todos a empresa implanta igreja, escola e campo de futebol ainda antes da chegada dos moradores. Em 1954, já estão projetadas 13 novas vilas com 7.098 lotes urbanos demarcados, todas planejadas com quarteirões de 100 por 100 metros. Cria-se assim um novo modelo de colonização ou reforma agrária de iniciativa privada, baseada na pequena propriedade e diversificação de produção, levando em conta o elemento humano e futura industrialização" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo:  Gráfica e Editora GFM, 2009. p.125). 

 

Da Costa registra ainda, que em 06 de junho de 1956:

 

"Dos 13.262 lotes rurais, de 10 alqueires ou 25 hectares colocados à venda no território de Toledo, 9.618 haviam sido comercializados, especialmente para colonos gaúchos e catarinenses, a maioria descendente de imigrantes alemães e italianos. Restam 3.544 lotes, aos preços de 7 mil a 9 mil cruzeiros o alqueire. No interior já havia mais de 2,5 mil km de estradas, além de trilhas na mata para a retirada de madeira, abertas e conservadas por 13 tratores da Colonizadora Maripá" (idem,  p.125). 

______________________________________

1951  - Empreende viagem desde Panambi (RS) com destino a então General Rondon, o pioneiro Sigmundo Heinrich (Revista Região). -- FOTO 2 --

______________________________________

1954 -  Acontece a instalação solene da comarca de Toledo (nota do pesquisador).

_______________________________

1959 – Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal Erna (nascida  Weirich) e Gustavo Herbert  Lamb, na companhia dos filhos Arnold, Any e Albert, procedente da Colônia Riograndense, no município de Maracaí, São Paulo.

A família fixou residência a esquina da Avenida Maripá com a Rua Rio Grande do Norte, exercendo ai atividade econômica de comércio. O casal permaneceu morando no endereço até 19 de novembro de 1985, quando transferiu residência para a cidade de Cascavel.

O senhor Gustavo Herbert Lamb nasceu no dia 21 de maio de 1918, na cidade de Feliz (RS) e faleceu no dia 16 de fevereiro de 2013, em Cascavel. A senhora Erna Weirich Lamb nasceu em 21 de junho de 1927, na localidade de Forromeco, no município de São Vendelino (RS). Os filhos Arnold e Any nasceram em 05 de julho de 1946 e 22 de abril de 1950, respectivamente, na Colônia Riograndense, em Maracaí; e Albert nasceu em 02 de dezembro de 1955, em Assis, SP (fonte: Arnold Lamb). -- FOTO 3 -- 

Ver mais, clique aqui e aqui. 

_______________________________

1969 – É eleita a nova diretoria da Associação Rondonense de  Estudantes Secundários (ARES)

            Presidente: Elio Edvino Winter  

            Vice- Presidente: Romeu Sauer

            Secretário: Acelino Paneagua

            Tesoureiro: Ingebert Ruppenthal

            -- FOTO 4 -- 

_______________________________

1971 -  Tem início no município de Marechal Cândido Rondon as aulas do então Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL).

_______________________________

1972 – Chegam em Marechal Cândido Rondon os postes de concreto para a construção da linha de distribuição de energia elétrica da Copel para os distritos  rondonenses de Iguiporã, Pato Bragado e Porto Mendes (nota do pesquisador).

_______________________________

1972 – A Copel dá início ao projeto de eletrificação rural no município de Marechal Cândido Rondon, com a proposta beneficiar 696 agricultores (nota do pesquisador).

_______________________________

1972 - Assume o comando da 4ª Companhia da Polícia Militar do Estado do Paraná, de Marechal Cândido Rondon, o capitão Lenine Toniolo (Rádio Difusora Rondon AM. Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. 15, de 18.02.1972 a 17.6.1972). 

_______________________________

1977 – Acontece o 15º congresso dos jovens luteranos do Distrito Sete Quedas  da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na sede distrital de Maripá, com 252 participantes (nota do pesquisador).

            Presenças:

            -  Adilson Schülke – Presidente  da Juventude Evangélica Luterana do Brasil;

             - Wilson Züge – representante regional da Juventude Evangélica Luterana do Brasil.

               Durante o evento foi eleita a nova diretoria do distrito:

                Presidente: Leocir Lang

                Vice: Lotário Lohmann

                Secretária: Herta Tomm

                2ª secretária: Neli Mattes

                Tesoureiro: Willy Seyboth

                Vice-tesoureiro: Belmiro Krüger

                Conselheiro: Pastor Nestor Hübner

_______________________________

1977 - Acontece no Clube Aliança, com a organização do então Grêmio Estudantil Guaianá, da então Escola Normal, a Maratona Cultural, evento da ARES - Associação Rondonense de Estudantes Secundários (Rádio Difusora Rondon. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon:  vol. 35, de 29.4.77 a 11.06.77).  

_______________________________

1980 - Casam-se na Igreja Luterana (IECLB), da cidade de São Bento do Sul (SC), os jovens Rosamaria (Rose) Lohmann e Fred Teodoro Konieziniak; e Loreli Rúbia Froehner e Egon Adolfo Lohmann, respectivamente, em celebração religiosa oficiada pelos pastores Pedro Müller e Richard O.G. Wieissenstein. 

A recepção aos convidados dos dois casais ocorreu no salão principal da Sociedade Ginástica Desportiva São Bento, com animação da Big Band, de São Bento do Sul. A comemoração se deu com jantar, baile e foi encerrada com café colonial. 

O casamento civil de Rosamaria e Fred Teodoro aconteceu em Curitiba, no dia 22 de maio de 1980. 

Os irmãos Rosamaria e Egon Adolfo são filhos do casal rondonense pioneiro Elsira (nascida Lemke) e Helmuth Lohmann que chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, em 1952.  Quando do casamento de ambos, os pais residiam em São Bento do Sul, cidade que tinha migrado desde Marechal Cândido Rondon.

Fred Teodoro é filho do casal rondonense pioneiro Úrsula Tecla (nascida Schmitz) e Theodoro Konieziniak que fixou residência em Marechal Cândido Rondon, em 1959.

A noiva Loreli Rúbia Froehner é filha do casal Frida (nascida Beck) e Bertoldo Froehner. 

Os cunhados Egon Adolfo e Fred Teodoro, ambos era viúvos por ocasião do casamento. -- FOTO 5 --

Ver mais, clique aqui e aqui

_______________________________________

1983  - Acontece no auditório da Acimacar reunião com membros da diretoria da Copagril, pertinente ao seminário de debate, avaliação de expansão de alguns negócios e outros não e formulação de propostas de novas culturas opção para pequenos agricultores para a fixação do homem no campo para evitar a sua migração para a cidade, conservação de solos e mcirobacias e industrialização (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 67 e 68, ed. 06.1983, p. 71. 

_______________________________

1997 - Falece o pioneiro rondonense Plínio Kleemann, em Raul Peña, República do Paraguai, onde foi sepultado.

Nasceu em Piratuba (SC) na localidade de Filadélfia.  Chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon no dia 19 de dezembro de 1953, quando seus pais transferiram residência para o projeto de colonização no Oeste do Paraná. 

Era casado com a pioneira Cleci Finger, filha do casal pioneiro Eli (nascida Witeck) e Ervino Finger. 

Além de exercer as funções comerciais em Marechal Cândido Rondon, Plínio Kleemann assumiu diversos cargos públicos, entre eles, foi o primeiro diretor-presidente do extinto Serviço Autônomo de Pavimentação de Marechal Cândido Rondon(SAPAM). Também foi o primeiro diretor-secretário da primeira diretoria da Copagril. 

Foi um dos fundadores da Loja Macônica Quintino Bocaiúva, de Marechal Cândido Rondon, da qual foi seu primeiro venerável mestre. 

Na República do Paraguai, foi o fundador e colonizador de Raul Peña, agora uma próspera comunidade, com a presença de dezenas de famílias rondonenses que mudaram-se para aquele projeto (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --

 ____________________________________             

2014 – Toma posse como novo presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (CACIOPAR),  o empresário rondonense Sérgio Marcucci, em substituição ao empresário toledano Mário Cesar Costenaro, A posse foi em Cascavel no salão social do Tuiuti Esporte Clube (nota do pesquisador).-- FOTO 7 --

_______________________________

2015 - Falece a rondonense Hilga (nascida Borchardt) Schneider, viúva de Edgar Schneider, vítima de insuficiência cardíaca. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --

Ver mais, clique aqui

___________________________________

2017 - Com o título "Crack: uma pedra no caminho da vida", o jornal O Presente aborda a questão da expansão do consumo do crack em Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06.06.2017, p. 32, 33, 34 e 35). 

_______________________________

2017 - Em solenidade realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), acontece a comemoração do 5º ano de implantação do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), na cidade de Marechal Cândido Rondon. Durante o evenyo, autoridades e militares foram homenageados com a medalha "Mérito da Fronteira". 

Foram agraciados o prefeito municipal Marcio Andrei Rauber e o deputado estadual Elio Lino Rusch; e os militares: o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, o comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar, o coronel Washington Lee Abe, o capitão Nairo de Oliveira Cardoso da Silva, o 1º sargento Clodoaldo Ferreira da Silva, o 3º sargento Marcos Roberto Spohr e o soldado Jorge Valenski.

Foram agraciados também militares com medalhas de prata e bronze. Receberam as medalhas de prata: o 2º sargento Clodoaldo Ferreira da Silva e os soldados Amaro Alves Rodrigues Filho, Jorge Valenski e Edemar Luiz Pompermaier. As de bronze foram entregues aos soldados André Nunes de Souza, Cristian Bordignon Fernandes, Jakson Zico de Oliveira, Jorge Valenski, Thiago Vicente da Rocha, Elias Ribeiro Horta e Sidnei Jardim da Silva.

A medalha "Mérito da Fronteira" foi instituída por portaria do comando geral da Polícia Militar do Estado do Patraná sob o nº 398, em 14 de junho de 2013, e destina-se a distinguir militares, civis e entidades públicas ou privadas pela contribuição e auxílio dispensado ao Batalhão de Polícia de Fronteira em ações desenvolvidas na defesa da sociedade, em sua área de abrangência (nota do pesquisador).

_______________________________

2017 - Em reportagem produzida pelo jornalista Cristiano Marlon Viteck, o jornal O Presente publica matéria sobre o ciclista rondonense Nelson Gomes de Souza Neto, que percorre o mundo de bicicleta, com o título: "De Marechal Cândido Rondon para o mundo ... de bicicleta" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06.06.2017, p. 16 e 17). -- FOTO 9 -- 

_______________________________

2018 - Começa a funcionar a Escola da Bocha, na sede da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC) para adolescentes e jovens, de 10 a 17 anos, para meninos e meninas, para aprendizado e aperfeiçoamento na modalidade esportiva. 

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, em parceria com a AACC (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --

____________________________________

2019 - Acontece a agenda comemorativa ao 7º aniversário de instalação do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), na cidade de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 04.06.2019, p. 15 e ed. 07.06.2019, p. 32 e 33).

____________________________________

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados