Acontecimentos históricos do dia 9 de Junho

Ex-vereador rondonense Genesio Machiner, falecido em junho de 2018. 
Imagem: Acervo da família - FOTO 1 -
Ex-vereador rondonense Genesio Machiner, falecido em junho de 2018. Imagem: Acervo da família - FOTO 1 -

======================================================================================================

1954 - É instalada a comarca da Justiça Estadual na cidade de Toledo. É designado como primeiro juíz de direito, Cid Cordeiro Simas e como promotor público, Clóveis Espírito Santo. A primeira banca de advocacia aberta na nova comarca foi do bacharel Dátero Alves Oliveira (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo; Gráfica e Editora GFM, 2009. p.127).

Até 02 de julho de 1970, o município de Marechal Cândido Rondon pertenceu a comarca de Toledo (O Presente, Marechal Cândido Rondon - PR, 1960 -2010, edição especial, p. 03). 

___________________________________

1969 – É fundada  a  Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP),  em Foz do Iguaçu. O primeiro presidente eleito da entidade foi o prefeito da citada cidade, Julio Werner Hackhardt, cujo mandato foi 09 de junho de 1971 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo; Gráfica e Editora GFM, 2009. p.127).

Ainda fizeram parte da primeira diretoria da AMOP, o prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Werner Wanderer, no cargo de 1º vice-presidente, e o prefeito municipal de Cascavel, Otacilio Mion, como 2º vice-presidente. 

A associção inicialmente foi criada com o nome de "Associação dos Prefeitos do Oeste do Paraná" (Nota do pesquisador). 

________________________________             

1977 – É inaugurado o sistema de iluminação da quadra esportiva do então Ginásio Cenecista Willy Barth, da então sede distrital de Mercedes, com a realização de torneio de futebol de salão, durante o dia. À noite,  houve a partida entre os veteranos de Mercedes e os vereadores da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, o que marcou oficialmente a inauguração do sistema.

_________________________________

1977 - Segundo notícia da Rádio Difusora ocorreu pela manhã uma das celebrações mais bonitas de Corpus Christi de todas  já realizadas até então em Marechal Cândido Rondon, com a presença de mais de duas mil pessoas em procissão, todas "cantando e rezando por várias ruas da cidade". Relata ainda a informação: " profissão de fé feita com entusiasmo por crianças e adultos neste ano somam destaque e quadros diferentes, como a passagem de crianças vestidas de anjos portando cestinhas, semeando ao longo do curso da procissão um rastro de pétalas de flores".  A cerimônia aconteceu após a celebração da missa solene oficiada pelo padre-vigário Hans Lamprecht (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol.45, de 29.4.1977 a 11.6.1977). 

_______________________________

1977 - A Rádio Difusora noticia que o então SAPAM- Serviço Antônomo de Pavimentação de Marechal Cândido Rondon começou as obras, como meio-fio, implantação de galerias de águas pluviais e preparação do terreno da rua, para o asfaltamento da Avenida Maripá, desde a Rua Ceará até o final do Conjunto Habitacional Itamaraty (BNH-1) - . 

 Para executar esses serviços, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon desviou o trânsito da Avenida Maripá, no trecho a ser pavimentado, para a Rua Sete de Setembro (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 35, de 20.4.77 a 11.06.77). 

________________________________

1983 - Acontece a despedida festiva aos funcionários Calixto Schneider, sub-gerente, e Roque Luiz Theobald, chefe de setor, da antiga agência do extinto Banco Bamerindus, na então sede distrital de Mercedes, por suas transferências para a cidade de Mourinhos, no Maranhão, para assumirem a gerencia e a subgerência da agência local, respectivamente (Rádio Difusora do Paraná, Frente Ampla de Notícias: vol. 99, de 06.1983 p. 86). 

_______________________________

1983 - É eleito o novo conselho diretor do Rotary Club de Marechal Cândido Rondon: Presidente: Alcido Port; vice-presidente: Ilácio Lemke; Secretário: Carlos Alberto Rodrigues; Vice-secretário: Romito Graebin; tesoureiro: Gernot Reuter; vice-tesoureiro: Orlando Miguel Sturm; diretor de protocolo: Leodir Pasetti; avenida de serviços comunitários: Ercy Sturm; avenida de serviços internos: Ilmar Priesnitz; avenida de serviços profissionais: Norberto Neumesiter; e avenida de serviços internacionais: Elmir Port (Rádio Difusora do Paraná, Frente Ampla de Notícias: vol. 99, de 06.1983, p. 42 e 107).

_____________________________________

1983 - A Rádio Difusora noticia que a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon começou o ensaibramento das ruas do Bairro Copagril (Rádio Difusora do Paraná, Frente Ampla de Notícias: vol. 99, de 06.1983, p. 93). 

Atualmente este bairro integra o conjunto do Bairro Alvorada (Nota do pesquisador). 

_______________________________

1983 - Falece o senhor Theno Hendrichsen, morador no então distrito de Mercedes, vítima de acidente de trânsito na estrada sede municipal de Marechal Cândido Rondon ao sede distrital do distrito citado (Rádio Difusora do Paraná, Frente Ampla de Notícias: vol. 99,  de 06.1983, p. 93). 

_______________________________

1983 - Assume a Delegacia da Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon, o delegado Dirceu de Castro Andrade, no lugar do delegado Orlando José Pires transferido para assumir a 14ª Sub-divisão na cidade de Guarapuava (Rádio Difusora do Paraná, Frente Ampla de Notícias: vol. 99, de 06.1983,  p. 82 e 101). 

_______________________________

2017 - Em matéria especial, o jornal O Presente apresenta matéria sobre os cinco anos  do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), da Polícia Militar do Estado do Paraná, com sede em Marechal Cândido Rondon (O Presente, ed. 09.06.2017, p. 30, 31, 32 e 33). 

_______________________________

2017 - Começa a agenda programática de eventos alusivos a comemoração do 27º aniversário de emancipação político-administrativa de Pato Bragado, com a realização de festa junina, no Centro de Eventos de Pato Bragado (O Presente, ed. 06.06.2017, p. 23). 

_______________________________

2018 - Falece o ex-vereador rondonense Genésio Machiner, aos 50 anos, vítima de complicações de saúde provocadas por um câncer. Também era policial-militar reformado da Polícia Militar do Estado do Paraná. 

Elegeu-se vereador em 2000 para a 10ª legislativa da Câmara de Marechal Cândido Rondon, pelo partida PFL, com 660 votos. Renuncioi ao mandato em 03 de novembro de 2004. Em seu lugar, assumiu o suplente Silvestre Cottica. 

Era natural de São João (PR), onde nasceu em 17 de julho de 1967. Casou-se em Marechal Cândido Rondon como Izalete Eidelwein. Foi pai de Ana Cecília e Jéferson Luiz. 

Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon. -- FOTO 1 --

___________________________

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS


Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados