Acontecimentos históricos do dia 15 de Julho

1961 - Casam-se os jovens Clarice Vogt e João Natálio Stein, na matriz católica de Santa Cruz do Sul (RS), em cerimônia oficiada pelo padre Emílio Backes, tio do noivo (...)

Noivos Clarice Vogt e João Natálio Stein, pioneiros rondonenses que se casaram em Santa Cruz do Sul (RS), em julho de 1961.
Imagem: Acervo da família - FOTO 1 -
Noivos Clarice Vogt e João Natálio Stein, pioneiros rondonenses que se casaram em Santa Cruz do Sul (RS), em julho de 1961. Imagem: Acervo da família - FOTO 1 -
General Bellarmino de Mendonça  que abriu o caminho de Guarapuava a Foz do Iguaçu. 
Imagem: Acervo IHGB - FOTO 2 -
General Bellarmino de Mendonça que abriu o caminho de Guarapuava a Foz do Iguaçu. Imagem: Acervo IHGB - FOTO 2 -
Premiação do casal Alfonso Maier durante o Seminário Anual de Produtores de Suínos 2014, da Copagril, por ter alcançado o maior peso médio ao desmane de leitões. 
Da esquerda para a direita: Márcio Buss, Ricardo Silvio Chapla, diretor-presidente e Elói Darci Podkowa, vice-presidente da Cooperativa. 
Imagem: Acervo Copagril - FOTO 3 -
Premiação do casal Alfonso Maier durante o Seminário Anual de Produtores de Suínos 2014, da Copagril, por ter alcançado o maior peso médio ao desmane de leitões. Da esquerda para a direita: Márcio Buss, Ricardo Silvio Chapla, diretor-presidente e Elói Darci Podkowa, vice-presidente da Cooperativa. Imagem: Acervo Copagril - FOTO 3 -
Casal Margarida Eugênia (nascida Martinazzo) e Ermin Alebrandt em foto do dia de seu casamento, em 15 de julho de 1967. 
Imagem: Acervo da família - FOTO 4 -
Casal Margarida Eugênia (nascida Martinazzo) e Ermin Alebrandt em foto do dia de seu casamento, em 15 de julho de 1967. Imagem: Acervo da família - FOTO 4 -
Solenidade entrega das casas do Residencial Sol Nascente em Marechal Cândido Rondon, em julho de 2019. 
Da esquerda à direita: Hélio Bruning, prefeito municipal de Três Barras do Paraná; Ilário Hofstaetter, vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon; deputado estadual Elio Rusch, Marcio Andrei Rauber, prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon; Josiane Laborde Rauber, 1ª dama e secretária municipal de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon; não identificado, ex-deputado estadual Ademir Antonio Osmar Bier, diretor de obras da Cohapar; vereador Cláudio Kohler, presidente da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon; e não identificado. 
Imagem: Agência de Notícias do Estado - FOTO 5 -
Solenidade entrega das casas do Residencial Sol Nascente em Marechal Cândido Rondon, em julho de 2019. Da esquerda à direita: Hélio Bruning, prefeito municipal de Três Barras do Paraná; Ilário Hofstaetter, vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon; deputado estadual Elio Rusch, Marcio Andrei Rauber, prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon; Josiane Laborde Rauber, 1ª dama e secretária municipal de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon; não identificado, ex-deputado estadual Ademir Antonio Osmar Bier, diretor de obras da Cohapar; vereador Cláudio Kohler, presidente da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon; e não identificado. Imagem: Agência de Notícias do Estado - FOTO 5 -
Vista parcial das moradias do Residencial Sol Nascente. 
Imagem: Acervo Agência de Notícias do Estado - FOTO 6 -
Vista parcial das moradias do Residencial Sol Nascente. Imagem: Acervo Agência de Notícias do Estado - FOTO 6 -
Vice-prefeito Ari Maldaner (e) assumindo interinamente a Prefeitura Municipal de Entre Rios do Oeste, durante a licença do prefeito Jones Neuri Heiden (d). 
Imagem: Acervo Imprensa  PM-ERO  - Crédito: Patty Porto - FOTO 7 -
Vice-prefeito Ari Maldaner (e) assumindo interinamente a Prefeitura Municipal de Entre Rios do Oeste, durante a licença do prefeito Jones Neuri Heiden (d). Imagem: Acervo Imprensa PM-ERO - Crédito: Patty Porto - FOTO 7 -
Destaque do jornal O Presente sobre a pavimentação asfáltica em ruas do Bairro São Francisco. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 8 -
Destaque do jornal O Presente sobre a pavimentação asfáltica em ruas do Bairro São Francisco. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 8 -

======================================================================================================

1869 - O francês Hippolyte Mourriés recebe em Paris a patente para industrializar a produção de margarina, produto amplamente usada no mundo inteiro, incluindo grande parte das famílias rondonenses e da região,  para fins de alimentação. 

_____________________________________

1889 – Chega na foz do Rio Iguaçu, após 7 meses de trabalho, abrindo picadas desde Guarapuava, onde se instalou, a turma exploradora da Expedição Militar do Império, comandada pelo general Bellarmino de Mendonça¹.

Essa expedição foi encarregada pelo Império de tomar posse de toda a região que hoje compreende o Oeste do Paraná, desde Guaira a Foz do Iguaçu; abrir vias de comunicação com essa região; e fundar  colônias militares em Foz do Iguaçu, Chopim, no Paraná, e Xanxerê, em Santa Catarina.

Por ocasião da chegada a foz do Rio Iguaçu, já residiam ali 324 famílias: 9 brasileiras, 5 francesas, 2 espanholas, 1 inglesa, 95 argentinas e 212 paraguaias (nota do pesquisador). -- FOTO 2 --
 

¹ Nome completo: Belarmino Augusto de Mendonça Lobo. Era natural de Barra Mansa (RJ), onde nasceu em 19 de setembro de 1850. Fez carreira militar. Cursou a Escola do Exército e diplomou-se em engenharia e em ciências físicas e matemáticas. Foi encarregado de diversas expedições especiais do Império Brasileiro e depois do governo republicano. Nas eleições para o Congresso Nacional Constituinte, após a Proclamação da República, foi eleito deputado constituinte pelo Estado do Paraná. Faleceu em 28 de maio de 1913.
 

Ver mais, clique aqui

_______________________________

1961 - Casam-se os jovens Clarice Vogt e João Natálio Stein, na matriz católica de Santa Cruz do Sul (RS), em cerimônia oficiada pelo padre Emílio Backes, tio do noivo. Ela é filha do casal Joana (nascida Bohnen) e José Alvino Vogt, nascida em 14 de dezembro de 1939, em Linha Osório, distrito de Monte Alverne, Santa Cruz do Sul. Ele filho do casal Idalina Tereza (nascida Backes) e Helmuth Carlos Stein (de profissão ferreiro), nascido em 24 de junho de 1939, no distrito de São Martinho, município de Santa Cruz do Sul. 

O casamento civil se deu no dia anterior, dia 12.

O casal formou família com o nascimento dos filhos Sônia, Liani e Elton. 

Em 1963, Clarice e João Natálio Stein transferiram residência do Rio Grande do Sul para a atual cidade de Entre Rios do Oeste, onde tinham adquirido a casa comercial do senhor Spier. Tornaram-se prósperos comerciantes. Relata a pioneira que a compra de mercadorias para abastecer a casa de comércio, o esposo fazia no Empório Toledo, na atual cidade de Quatro Pontes: "Tomava ônibus cedo e retornava ao final da tarde"

Segundo a pioneira,  seu esposo veio meses antes para conhecer a localidade e retornou entusiasmado para Santa Cruz do Sul  e com a intenção de mudar-se tão logo possível. No entanto, em conversas com os irmãos nos dias seguintes foi arrefecendo da ideia da mudança disposto a não mais transferir-se para a atual Entre Rios do Oeste. Somente a forte insistência dela (quase obrigando), fez o marido voltar atrás e concordar em migrar para o Paraná. -- FOTO 1 --

________________________________________

1965 – A comunidade católica de Entre Rios recebe a primeira visita pastoral do bispo  D. Armando Cirio e a primeira de um bispo. 

_______________________________

1969 – Toma posse a nova diretoria do Lions Club, de Marechal Cândido Rondon.

             Presidente – Tharcy Stürmer

             1º Vice-Presidente: Rogério Dante de Oliveira

             2º Vice-Presidente: Otto Eggers

             Secretário: Ezio Bernardinis

              2º Secretário: Friederich Rupprecht Seyboth

              Tesoureiro: Daltro Paluch

              2º tesoureiro: Irineu Schwambach

              Animador: Luiz Fernando Chioratto     

              Diretor Social – Benno Weirich

_______________________________

1972 - Acontece na quadra esportiva do Clube Concórdia a partida amistosa de futebol de salão entre o selecionado de Marechal Cândido Rondon e a equipe da TV Tibagi, da cidade de Apucarana.

Após o jogo, aconteceu um grande baile no Clube Aliança, em homenagem aos visitantes, animado pelo conjunto rondonense "Os Mercenários" (Rádio Difusora Rondon AM. O Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. 16, de 19.06.1972 a 19.09.1972). 

________________________________

2014 – É realizado o Seminário Anual de Produtores de Suínos, promoção da Copagril, no pavilhão de eventos da Comunidade Evangélica Martin Luther, com início às 13h30m (nota do pesquisador). -- FOTO 3 -- 

________________________________

2016  - Acontece nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tertúlia do Paraná, a entrega dos prêmios aos dez destaques 2016 do setor agropecuário de Marechal Cândido Rondon e a entrega dos dois prêmios de "Mérito Agropecuário" (O Presente, ed. 19 de julho de 2016, p. 20 e 21). 

            Premiados como destaque 2016: 

             - Bovinocultura de Leite, Bertoldo Bündchen, da Linha Flor do Oeste, distrito de Iguiporã.

             - Diversificação de Atividades Agropecuárias, Edio Chapla e irmãos , da Linha Campos Sales, distrito de Margarida. 

             - Produção de Grãos, Eno Pedde e filhos, de Esquina Guaíra.

             - Avicultura de Corte, Alfredo Kunkel e filhos, de Curvado.

             - Suinocultura, categoria Iniciador, José Bona , da Linha São João/Margarida.

             - Suinocultura, categoria Terminador, Ricardo Kemfer e família, da Linha Bandeirantes.

             - Piscicultura, Rogério Mendes e Marlene Bona Mendes.

             - Conservação do Meio Ambiente, Sergio Suski e Familia.

             - Horticultura, Elio Conradi Junior , de Curvado.

             - Inovação tecnológica na propriedade rural, Jorge Gressler e Felipe Gressler, da sede municipal

             - Empresa destaque “Mérito Empresarial do Município”, Cooperativa de Crédito Solidário- Cresol, unidade de porto Mendes.

             - Personalidade Destaque “Mérito Agropecuário do Município, Moacir Luiz Froehlich.

________________________________

2017 - Celebra Bodas de Ouro, o casal rondonense Margarida Eugênia (nascida Martinazzo) e Ermin Alebrandt, ambos nascidos em Concórdia, Santa Catarina: ela na localidade de Uruguai e ele em Barra do Veado, depois Entre Rios. O casamento do casal se deu no então distrito de Alto Bela Vista, no município onde nasceram, em 15 de julho de 1967.

Margarida Eugênia é filha do casal Maria Olélia e Abel Martinazzo, ambos nascidos no Rio Grande do Sul. Ermin¹ é filho de Elsa (nascida  ) e de Henrique Leopoldo Allebrandt, também nascidos no Rio Grande do Sul. 

Em 24 de maio de 1968, o casal chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, fixando residência da Linha Ajuricaba. Anos depois, estabeleceu morada na sede municipal. 

São filhos do casal: Márcia, mãe dos netos Gabriel Vinicius Alebrandt Scussel e Sofia Alebrandt do Nascimento; Rosimeri, mãe de Mathaus Rahel Alebrandt Schuster e Vittória Alyne Alebrandt Schuster; Lucimar Henrique, casado com Beatriz Rauber, pai de Milena Cristine Rauber Alebrandt e de Murilo Rafael Rauber Alebrandt; e Marlo Roberto casado com Márcia Gislene Kaiser, pai de Camila Gabriela Kaiser Alebrandt (mensagem recebida de Marlo Roberto Alebrandt, via Facebook, em 17 e 23.07.2017).

Ermin foi por muitos anos até se aposentar, funcionário da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, na função de motorista de caminhão (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --
 

¹ São seus avós paternos Elizabeth (nascida Kossmann) e Carlos Allebrandt.  Os bisavós paternos, os casais: Katharina (nascida Hofmeister, natural de Westhofen, Alemanha) e Georg Allebrandt, natural de Alsheim, Alemanha; e Catarina (nascida Bock, natural de Rimsberg, Alemanha) e Cristoph Kossmann, natural de Gommersheim (?), Alemanha.

_________________________________

2019 - Depois de todo o mês de junho e a primeira metade do mês de julho, chove ao amanhecer deste dia e se estende pela manhã. Foi o período de maior precipaitação pluviométrica  do mês, com 35 mmm. O volume acumulado do mês fecho em: 36 mm (nota do pesqusiador). 

_______________________________________

2019 - Acontece a entrega de 100 residências do Residencial Sol Nascente, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), aos mutuários contemplados com o projeto (O Presente, ed. 16.07.2019, p. 08 e 09). -- FOTOS  5 e 6 --

Ver vídeo, clique aqui

_______________________________________

2019 - Assume interinamente a Prefeitura Municipal de Entre Rios do Oeste, o vice-prefeito Ari Maldaner, em virtude de licença do prefeito municipal Jones Neuri Heiden (nota do pesquisador). -- FOTO 7 -- 

_______________________________________

2019 - A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon dá largada a três obras de grande vulto: a recuperação do Contorno Sul (conhecido com Abel Viário), com investimentos de R$ 3,6 milhões; pavimentação no Bairro São Francisco (o mais antigo do município) com investimentos de R$ 2,5 milhões; e pavimentação asfáltica sobre pedras irregulares do trecho rodoviário que interliga a sede distrital rondonense de Margarida até a divisão com o município de Pato Bragado, com o investimento de R$1,3 milhão (O Presente, ed. 19.07.2019, p. 32 e 33). -- FOTO 8 --

_______________________________________

 

         

         

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados